19 de dezembro de 1949

 

Visita do Exmo. Sr. Ministro da Educação Dr. Clemente Mariani à Faculdade Sedes Sapientiae

 

Saudação do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira

 

 Senhor Ministro

 

 A Faculdade Sedes Sapientiae não poderia deixar de aproveitar esta ocasião para exprimir a V. Excia. todos os sentimentos de honra e de satisfação que a sua visita lhe causa.

 A presença de V. Excia. nesta casa é mais uma afirmação dos sentimentos de simpatia e das provas de interesse que V. Excia. tem dispensado à Faculdade. E a Faculdade se sente particularmente feliz de poder pôr debaixo das vistas de V. Excia. algumas manifestações do esforço que ela vem desenvolvendo em prol da cultura superior feminina e católica do Brasil já há tantos anos.

  V. Excia. sabe que esta é de todas as faculdades de Filosofia do país a primeira aprovada pelo governo federal. Apenas foi facultado à iniciativa privada auxiliar o Estado na obra de ensino superior e já as Cônegas de Santo Agostinho se apressaram em proporcionar à cultura feminina católica do Brasil, no Estado de São Paulo, a obra que aqui está diante dos olhos de V. Excia. Obra a respeito da qual não nos compete dizer nada, mas que apresentamos aos olhos de V. Excia. como manifestação de interesse que a Igreja Católica e que todo o público culto de São Paulo têm pelo ensino universitário.

  Nós sabemos que um dos traços mais característicos e mais luminosos da administração de V. Excia. consiste precisamente na compreensão da tarefa que a iniciativa particular tem em relação ao ensino superior. Disto mesmo a cultura superior de São Paulo teve uma manifestação eloqüente com o gesto simpático que V. Excia. teve recentemente com a Escola Paulista de Medicina, dignamente representada aqui pelo Prof. Álvaro Guimarães.

  A Faculdade Sedes Sapientiae recebendo neste momento V. Excia., não só homenageia o amigo esclarecido e o Ministro de Estado, mas sobretudo o estadista que soube ver com visão clara, nesta era em que a respeito da iniciativa individual nem sempre se pensa tudo aquilo que se deveria pensar, soube ver com clarividência o grande papel da iniciativa individual na obra do ensino superior brasileiro.

  Nestes sentimentos portanto, Senhor Ministro, eu tenho a honra de apresentar a V. Excia. os cumprimentos e as expressões de muita simpatia e os desejos de cooperação da diretoria e do corpo docente da Faculdade Sedes Sapientiae.