Plinio Corrêa de Oliveira

 

7 Dias em Revista

 

 

 

 

 

 

 

 

Legionário, 22 de maio de 1938, N° 297, pags. 1 e 2

  Bookmark and Share

A proibição de comparecer ao Congresso Eucarístico de Budapeste imposta pelo Sr. Hitler aos desgraçados católicos da Alemanha e da Áustria, define mais uma vez a fisionomia brutalmente pagã do homem mais característico deste nosso século de paganismo.

Este estúpido ultraje feito ao Rei Eucarístico, sem a menor vantagem para a política do Sr. Hitler, só se explica pelo ódio direto e brutal a Nosso Senhor Jesus Cristo.

E é neste homem que alguns persistem loucamente em ver um defensor do que chamam a “civilização cristã” contra o comunismo!

* * *

“Contra o comunismo”, grifamos porque a aparente incompatibilidade que o Sr. Mussolini quer ver entre o nazismo e o comunismo até parece uma ironia.

Os pontos de contato entre o comunismo e o nazismo são cada vez mais visíveis. No Congresso Eucarístico, por exemplo, quais serão as nações ausentes? A Espanha vermelha, a Alemanha nazista e a Rússia comunista. Que trio homogêneo!

* * *

A este propósito, é notável a “sem cerimônia” absolutamente marxistica com que os nazistas tratam a propriedade privada.

Há dias atrás, veio a notícia de que a “Juventude Nazista” da Áustria, comprazendo-se em um castelo histórico do Príncipe Stahenberg, “requisitou-o”. Com este eufemismo, o castelo passou a ser utilizado pelos nazistas e ninguém pode protestar.

O que é isto? Não é comunismo?

* * *

A designação do Sr. Dr. Sebastião Medeiros para suceder ao Sr. Dr. Carlos Lebeis na direção do Departamento de Assistência Social deve ser bem recebida pelos católicos.

Pela própria natureza de suas amplas atribuições, aquele departamento constitui uma constante causa de possíveis dificuldades para os católicos. Estes devem, pois, alegrar-se vendo na sua direção um católico como o Sr. Dr. Sebastião Medeiros, capaz de desenvolver ao maximum o regime de colaboração e harmonia inaugurado na operosa e eficiente administração do Sr. Dr. Carlos Lebeis.

* * *

O Sr. Dr. Prestes Maia, prefeito da Capital, concedeu uma entrevista à imprensa expondo o programa que pretende desenvolver durante sua gestão no governo municipal.

A este propósito temos a louvar francamente a preocupação de S. Exa. de limitar o mais possível as despesas sumptuárias, reservando as rendas municipais para o saneamento dos bairros pobres.

Assim procedendo, S. Exa. beneficiará zonas inteiras da Capital, que exigem urgentes melhorias para a conservação da própria existência de seus habitantes, seguindo uma linha de conduta que o “Legionário” sempre preconizou em matéria de finanças municipais.

* * *

O Sr. Dr. Henrique Dodsworth, prefeito do Distrito Federal, assinou a 3 do corrente um decreto estendendo às funcionárias municipais os favores facultados às professoras primárias, concedendo-lhes três meses de licença, sem quaisquer prejuízos, quando estiverem prestes a ser mães, e mesmo concedendo afastamento para gozo de licença imediata nos casos em que tal se torne necessário.

O “Legionário” aplaude o gesto de S. Exa. e seria de desejar que todos os Estados e municípios do Brasil imitassem o seu decreto, pois a funcionária que vai ser mãe é digna de todos os cuidados e favores do governo.

* * *

De 1° a 14 de maio, a Sociedade Radio Transmissora Brasileira irradiou uma meia hora destinada à propaganda protestante, que se chamava “A voz evangélica do Brasil”.

Em um país como o nosso, é penosa, para a maioria católica do nosso povo, essa propaganda protestante a que se prestam certas estações de rádio do Brasil.

Os católicos devem negar seu apoio a essas estações, que visando apenas o seu lucro material, não se incomodam de impingir ao povo irradiações contrárias à sua fé e conceder, por outro lado, todo apoio a estações que, como a Radio Bandeirante de São Paulo, sempre estão prontas a fazer irradiações gratas ao espírito católico de nossa gente.

* * *

Realizou-se no Rio de Janeiro uma solenidade a que não estamos acostumados no Brasil: a benção dos diplomas.

Todos os anos, costumam-se benzer as espadas dos novos oficiais, a fim de que Deus abençoe o oficial no cumprimento de seu dever, que é a defesa da Pátria.

Nada mais natural, pois, que se benzam também os diplomas daqueles que se formam nas Escolas Superiores, para que sempre se lembrem os recém-formados de que devem usar de um diploma honestamente, e que Deus os abençoará se dele fizerem uso lícita e honestamente.

Seria desejável que também na Universidade de São Paulo se procedesse a tão expressiva cerimônia.

* * *

Uma tal Fundação Médico Cirúrgica do Rio de Janeiro instituiu o “Dia da Noiva” que recai a 16 de maio, visando intensificar a propaganda em prol do exame pré-nupcial.

Apesar de repetidas vezes derrotados, os inimigos da família brasileira sempre voltam a propagar suas idéias, com planos organizados como esse que estamos vendo atualmente, e que comporta, além do “Dia da Noiva”, a larga e ruidosa propaganda feita pelo “Diário da Noite” em torno da eutanásia e outros assuntos congêneres.


Bookmark and Share