Legionário, N.o 304, 10 de julho de 1938

7 DIAS EM REVISTA

O Sr. presidente da República baixou um decreto-lei instituindo o Conselho Nacional do Serviço Social, e fixando as bases para o seu funcionamento em todo o país.

É essa uma medida, da qual aliás podem resultar bons frutos, implica para o Estado em muita responsabilidade, pois o Serviço Social, quando passa a ser orientado pelo governo de um país católico, deve necessariamente ser norteado pelos princípios católicos, sob pena de privar o país dos inestimáveis benefícios decorrentes da aplicação de tais princípios.

* * *

Merece os maiores louvores ter o governo brasileiro indicado S. Ex.a Rev.ma Dr. D. Aquino Corrêa, Arcebispo de Cuiabá, como representante do Brasil ao Congresso Internacional de Educação, a realizar-se proximamente em Genebra.

S. Ex.a Rev.ma, que é membro da Academia Brasileira de Letras e foi ex-governador do Estado do Mato Grosso, é mais do que tudo isto um prelado de alto zelo e saber, representará brilhantemente o Brasil, tornando-o o paladino da pedagogia católica no Congresso de Genebra.

* * *

A Prefeitura de Petrópolis reconheceu de utilidade pública as “Vozes de Petrópolis”.

É de grande justiça essa medida.

As “Vozes de Petrópolis” conseguiram se impor ao reconhecimento de todos os brasileiros. O ato da Prefeitura de Petrópolis veio apenas reconhecer oficialmente sua grande benemerência.

* * *

Um certo jornal, “O Viajante”, que anuncia e propaga o espiritismo, teosofismo, etc., procura despistar seus leitores, inserindo em um de seus recentes números uma conferência de S. Ex.a Rev.ma o Sr. D. José Gaspar de Affonseca e Silva.

Esses métodos são sempre usados pelos espíritas e teósofos, que procuram dar às suas coisas aparência de Catolicismo, para mais facilmente poder se infiltrar entre os católicos desprevenidos. E caracterizam a tática dos modernos inimigos da Igreja, que já não consiste na blasfêmia soez dos ateus do século XIX, porém no beijo infame e traiçoeiro de Judas.

* * *

Em geral, se supõe que só os católicos chamam a atenção do povo para os perigos do espiritismo, supondo ainda que todas essas advertências não passam de fanatismo religioso.

Nada melhor, pois, que um artigo publicado no “Estado de S. Paulo”, de 3 do corrente mês, em que o articulista chama a atenção das autoridades para essas sessões espíritas que são, como ele diz, verdadeiras salas de espera do manicômio. O Estado Novo, que é anti-liberal, está armado de todos os recursos para reprimir o espiritismo.

* * *

É lamentável a regulamentação do jogo do bicho em Niterói, que se anuncia ter sido oficialmente feita ali.

De vez em quando aparecem essas tentativas de regulamentação, que são um sintoma frisante da impotência das autoridades em acabar com o jogo, que é um vício que a polícia pode reprimir mas só a Ação Católica pode suprimir.

* * *

Numerosas senhoras de oficiais mexicanos dirigiram um protesto ao governo contra os atuais métodos de ensino no México, que visam imbuir o espírito das crianças das doutrinas extremistas e ateístas.

Com toda certeza, o governo mexicano, não tomará  em consideração o protesto, mas ele revela até que ponto o povo está  lá  sendo oprimido e obrigado a ser comunista.

E os Estados Unidos continuam de braços cruzados...

* * *

Trinta e sete países reúnem-se em Genebra em uma Conferência Internacional convocada pelo presidente Roosevelt para discutir o caso dos refugiados de todos os países do mundo.

Quando a Rússia foi avassalada pelo comunismo, ninguém se lembrou de procurar abrigo aos nobres que de lá  fugiam, mas toda a Europa abandonou ao seu destino inclemente os membros das mais tradicionais famílias do mundo. (...)