Legionário, No 319, 23 de outubro de 1938

Sete dias em Revista

Cada dia se atesta mais claramente a afinidade ideológica e política entre o nazismo e o fascismo.

Durante os recentes acontecimentos verificados na Áustria, a imprensa fascista da Itália inteira afetou não dar a menor importância ao ataque contra o palácio cardinalício, às injurias proferidas contra o Arcebispo de Viena e à profanação, em praça pública de veneráveis imagens do culto católico. Paradoxalmente, porém, a mesma imprensa deu grande relevo ao discurso profundamente injurioso à Igreja pronunciado pelo governador nazista da Áustria, Sr. Buerckel.

A este propósito, o “Osservatore Romano” manifesta sua profunda estranheza, pois que vê, nesta singular conduta, a manifestação de uma demasiada simpatia com o Reich pagão e ateu.

* * *

Enquanto se acentua cada vez mais a solidariedade fascistico-nazista, patenteia-se também cada vez mais a analogia entre o nazismo e o comunismo. Assim, o “Voelkister Beobachter”, órgão nazista de Viena, publicou uma reportagem espalhafatosa em que comenta em um artigo as riquezas da Igreja Católica na Áustria, reproduzindo fotografias de seminários, igrejas e escolas Católicas, afirmando que a Áustria tem ricas igrejas e um povo pobre. Finalmente, termina dizendo: “Não nos parece fácil socializar semelhantes bens improdutivos e fazer com que possam ser de proveito para a comunidade nacional.”

Mais uma vez constatamos não só a identidade de métodos e de linguagem entre comunistas e nazistas. Não foi outra a política do comunismo ateu na Rússia, Espanha e México. E este argumento contra a Igreja é tirado diretamente do surradíssimo arsenal de invectivas da maçonaria liberal democrática no século XIX. Não há a menor diferença.

* * *

Se o “Legionário” acentua estes fatos, fá-lo não para hostilizar esta ou aquela nação, mas para dissipar certas ilusões políticas funestas.

Não nos importam as campanhas mais ou menos surdas que elementos estrangeiros tem tentado mover contra nossa orientação na política internacional. O “Legionário” tem, graças a Deus, o apoio da Autoridade Eclesiástica e do público católico. E, com a graça de Deus, perseveraremos neste caminho.

Desse apoio do público é uma prova expressiva a aquisição e melhoria de nosso maquinário, que pudemos fazer graças ao exclusivo e larguíssimo apoio de leitores desta folha, sem nenhuma contribuição ou ônus para qualquer entidade ou instituição eclesiástica.

* * *

O governo dos Estados Unidos, dando uma prova de reconhecimento da benemerência da Igreja Católica e da necessidade do culto a Deus, se fará representar por um secretário de Estado no Congresso Eucarístico de Nova Orleans. Com isso, romperá aquela República com o laicismo rançoso e anacrônico que era, até há pouco, objeto da admiração de todos os liberais do mundo.

* * *

O partido rexista foi derrotado nas últimas eleições da Bélgica o que vem demonstrar que os católicos belgas com verdadeiro espírito de disciplina compreenderam a necessidade de só lutar pela Igreja.

Foi graças a este espírito de disciplina que os belgas evitaram para sua Pátria a desgraça que pesa hoje sobre os católicos bascos, austríacos e sudetos.

* * *

A peça “Deus lhe pague”, de Joracy Camargo, está sendo novamente representada no Teatro Boa Vista.

Peça nitidamente comunista, e que procura convencer que o fracasso de um homem é fruto exclusivo de imbecilidade produzida pela religião, deve ser proibida pela polícia, pois não se compreende no Estado Novo a exibição de uma peça de carácter subversivo.

* * *

O Sr. Eden, em Cardiff, advertiu o povo inglês, solene e formalmente, de que o atual governo da Inglaterra caminha para a ditadura.

O “Legionário” já em uma de suas notas mostrou essa tendência do Sr. Chamberlain e o discurso do Sr. Eden confirma perfeitamente essa nossa asserção, embora esta, pelo que apresentava de sensacional e imprevisto, possa ter espantado alguns leitores.

*  *  *

Diz uma nota oficial do governo do Reich que, em virtude das demonstrações feitas pelos católicos em Viena, tomou as seguintes medidas:

1º expulsão de todos os judeus e checos que participaram das demonstrações; 2º anulação de todas as facilidades que o governo tencionava conceder aos católicos no tocante à educação dos seus filhos; 3º exclusão de católicos e judeus da anistia em sinal de regozijo pela reincorporarão da região dos sudetos no Reich; 4º conservar preso o Sr. Schuschnigg, não atendendo aos pedidos dos católicos no sentido de sua libertação.

É simplesmente vergonhoso esse comunicado do governo hitlerista. Revela claramente a má fé e a desfaçatez do Sr. Hitler. Ele persegue de todas as formas o Catolicismo, e se o Catolicismo, em legítima defesa, reage, afirmam os nazistas que ia conceder isto e mais aquilo aos católicos, por dar a impressão de que toda a reação é nociva. Já é tempo do Sr. Hitler acabar com essas comédias.

*  *  *

O Sr. Sebastião Medeiros atendeu ao pedido de matrícula, no Departamento de Serviço Social, do Colégio Católico Japonês “São Francisco Xavier”.

 A matrícula do Colégio São Francisco Xavier é muito justa não só pela natureza de seus serviços, como pela grande obra de benemerência que promove, tornando assimiláveis os japoneses que vem para o Brasil, fazendo-os católicos.

*  *  *

 O Partido Radical da França, ao qual pertence o Sr. Daladier, condenou o Sr. Flandin, acusando-o, em nota pública e oficial, de convivência culposa com o nazismo. Essa nota também confirma nossa anterior informação de que na França se desenvolvia uma larga ação em prol da nazificação do País.

*  *  *

Desejamos que se confirme a notícia segundo a qual o Ministro do Trabalho mandou construir no Paraná 2.000 casas de madeira para acabar com a Favela no Rio.

Essa medida é altamente justa, pois na Favela os moradores não tem o menor conforto e com isso o Ministro do Trabalho vem melhorar as condições de vida de seus habitantes.