Legionário, N.o 321, 5 de novembro de 1938

7 DIAS EM REVISTA

O protocolo brasileiro reconhece a S. Ema. o Sr. Cardeal D. Sebastião Leme todas as honras e prerrogativas de príncipe herdeiro de uma casa real, pois todo Cardeal é Príncipe da Igreja Católica e pode suceder ao Papa reinante.

Esta circunstância, acrescida da grande estima e respeito tributados a S. Ema. em todos os círculos sociais, fez com que comparecessem ao seu desembarque, no Rio de Janeiro, os seguintes dentre os ministros de Estado: general Gaspar Dutra, titular da pasta da Guerra, Almirante Aristides Guilhem, titular da pasta da Marinha e Waldemar Falcão, ministro do Trabalho.

Ainda de conformidade com o protocolo, o Ex.mo Sr. Presidente da República fez-se representar.

O Sr. Ministro do Exterior, e seus demais colegas, enviaram representantes.

* * *

Os professores normalistas de 1913 ofereceram uma imagem em bronze de Nosso Senhor Jesus Cristo crucificado à Escola Normal que hoje será solenemente instalada no vestíbulo dessa Casa de Ensino.

Pela primeira vez é comemorado dessa forma um aniversário de formatura, e de nenhum outro modo podiam os professores de 1913 comemorá-lo melhor do que tributando à Nosso Senhor o reconhecimento de todos os benefícios que Ele lhes tem prodigalizado. Os nossos votos aos que idearam tão bela festa de formatura evitando que o acontecimento fosse comemorado de agora em diante apenas por meio de almoços e outras solenidades sem qualquer significado transcendental.

* * *

Foi nomeado pela Santa Sé bispo de Caratinga, S. Ex.a Rev.ma D. João Cavati. Sua Excelência Reverendíssima, que é natural do Espírito Santo, vai ser sagrado em Vitória, e entre os festejos de sua Sagração fez questão que figurasse um desfile operário de modo que os operários prestarão uma homenagem a S. Ex.a Rev.ma, que é também filho de operário.

Esta delicada idéia do venerável Prelado constitui um tema de proveitosa meditação para todos os católicos que tenham meios de fazer apostolado na classe operária.

* * *

Na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul, foi apreendida pela polícia grande quantidade de armas e munições e farto material de propaganda nazista.

Donde se vê que prossegue a infiltração nazista no Brasil, apesar de todos os esforços para cortá-la. Os únicos responsáveis por este estado de coisas são os que não querem acreditar na propaganda hitlerista entre nós. Ou são ingênuos demais ou procuram tapar o sol com a peneira.

Em qualquer dos casos ajudam os nazistas a minar o Brasil para entregá-lo ao estrangeiro.

* * *

Todos nós ainda deploramos a demissão do Sr. Tristão de Ataide da reitoria da Universidade do Distrito Federal, ocasionada por divergências insuperáveis com os responsáveis pela instrução pública.

Em compensação, no entanto, não podemos deixar de elogiar o governo pela nomeação do insigne católico, Sr. Alcebíades Delamare, para a cadeira de Direito administrativo da Faculdade de Direito da Universidade do Brasil.

O governo deve continuar nesse caminho, nomeando para a Universidade professores católicos, pois só eles poderão colaborar eficientemente com o governo na obra de repressão aos totalitarismos comunista e nazista, em que se empenha.

* * *

As solenidades de encerramento da Semana da Asa, no Rio de Janeiro, principiaram por uma missa campal rezada por intenção dos aviadores mortos.

Começando suas festividades por um ato de fé, mostram os aviadores brasileiros claramente seu espírito católico integrado perfeitamente no espírito brasileiro.

Todo o exército, se estiver norteado por esses mesmos sentimentos, mostrará que é o fiel sucessor do Duque de Caxias, que colocava como fundamento de sua bravura militar a mais profunda convicção católica.

* * *

No México, os católicos cansados do regime de promessas do governo, arrombaram a Igreja de Misantia, no Estado de Vera Cruz, fechada há oito anos pelo governo.

Reabre-se assim uma Igreja ao culto, graças à valentia dos católicos que não confiaram mais em promessas, mas foram fazer justiça com suas próprias mãos.