Catolicismo, N° 328, Abril de 1978 (www.catolicismo.com.br)

 

Telegrama da TFP a Carter

 

Por ocasião da visita do Presidente Carter ao Brasil, o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, Presidente do Conselho Nacional da TFP, enviou ao chefe do Executivo norte-americano, quando este encontrava-se no Rio de Janeiro, um telegrama solicitando-lhe a concessão de amparo total e eficaz para as vítimas dos regimes comunistas do Vietnã e Cambodge, as quais estão se evadindo aos milhares daquelas infelizes nações. Eis o texto integral do telegrama:

"Por motivo da visita de V. Excia. a este País, a Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade – TFP – lhe envia seus cumprimentos cordiais e muito atenciosos. E aproveita a oportunidade da estadia de V. Excia. entre nós para expressar a esperança de todos os sócios, cooperadores e simpatizantes desta entidade disseminados pelo nosso vasto território, de que os imensos recursos da nação norte-americana sejam aproveitados cada vez mais para
socorrer os infelizes fugitivos do Vietnã e do Cambodge.

Esses verdadeiros heróis, dos quais considerável parte tem morrido sem apoio e sem ajuda nos mares do Extremo Oriente, foram brutalmente privados de seus direitos humanos pela ignominiosa opressão comunista.

E grande número dos que não faleceram continuam a viajar pelos mares, sem destino certo, abandonados pelas nações ocidentais que lhes oferecem ajuda muito inferior às reais necessidades deles.

Posso assegurar a V. Excia. de que nossos desejos de amparo total e eficaz para esses infelizes são participados pelas TFPs existentes em quase todos os países da América, bem como do Velho Continente.

Como nós, essas entidades autônomas e irmãs estão persuadidas de não haver no mundo contemporâneo direitos humanos mais dignos de solicitude e amparo que os daqueles nobres e inflexíveis vietnamitas e cambodgeanos que preferem os mais terríveis riscos, e até a morte, a aceitar como fato
consumado o jugo comunista.

Agradecendo de antemão a atenção que V. Excia. der à presente, subscrevo-me com elevada estima. – Plinio Corrêa de Oliveira, Presidente do Conselho Nacional da TFP".

 

[Para formar um quadro completo da situação à época, vide “Um homem, uma obra, uma gesta – Homenagem das TFPs a Plinio Corrêa de Oliveira”, Segunda seção, 9. O drama do Vietnã e o de Cuba: as TFPs colocam os pingos nos "ii" a  respeito da chamada "política dos direitos humanos"]