Reforma Agrária - Questão de Consciência


Secção I

A investida do socialismo contra a propriedade rural

Título II

A "Reforma Agrária", objetivo genuinamente socialista e anticristão

Capítulo I

O socialismo, falseando o quadro da realidade brasileira, preconiza a "Reforma Agrária"

 

Qual a ideologia que vai transformando as mentalidades a respeito do agricultor?

Como explicar um processo de transformação tão profundo, na opinião pública nacional?

Qual o nome, qual o conteúdo dessa ideologia que se vai lentamente insinuando nos espíritos, enquanto se vão evolando, sob a ação do olvido, as convicções antigas?

Importa sobremaneira responder a essas perguntas, para compreender o sentido profundo dessa transformação e os fins últimos a que ela conduz.

Trata-se de uma ideologia que se implantou gradualmente em alguns pequenos círculos "avançados". Favorecida por uma profunda disposição de nosso ambiente, ela se vem infiltrando paralelamente nos mais variados meios políticos, sociais, técnicos, e até religiosos. Essa infiltração se opera através de um processo curioso que adiante descreveremos (21).

É o socialismo em marcha, nas múltiplas variantes: o socialismo ateu e radical, o socialismo laico e "moderado", e o socialismo dito "católico". Com efeito, a mentalidade socialista e igualitária tem várias vezes tentado colorir-se de católica, com não pequena confusão dos espíritos (22).

Para se ter certeza de que é o alastramento do socialismo que impele os espíritos à "Reforma Agrária", torna-se necessário fazer uma rápida exposição da doutrina socialista, de sua concepção do universo, da moral, da sociedade, da economia e do Estado. Tornar-se-á assim claro que a "Reforma Agrária" se ajusta ao socialismo com a exatidão com que, num raciocínio bem feito, a conclusão se ajusta às premissas.

Essa exposição será objeto do próximo capítulo.


Notas:

(21) Cfr. Título III, Capítulo I.

(22) Cfr. D. Antônio de Castro Mayer, "Carta Pastoral sobre problemas do apostolado moderno" – "Boa Imprensa Ltda.", Campos 1953 – No capítulo III deste título trataremos mais detidamente deste ponto.


Índice  Adiante Atrás Página principal