Reforma Agrária - Questão de Consciência


Secção II

Opiniões socializantes que preparam o ambiente para a "Reforma Agrária": exposição e análise

Proposição 13

Impugnada

Não adianta argumentar com a possibilidade de distribuição de terras devolutas para evitar a partilha dos imóveis que já têm dono.

Com o melhor conceito que o trabalhador de hoje faz de si, não se sujeita ele à luta desumana e perigosa com a mata virgem e a natureza selvagem da maioria das terras devolutas.

Afirmada

Deus fez a mata virgem para que o homem a desbravasse. A luta com a natureza selvagem é cheia de glória, e é porque assim pensaram nossos maiores, que o Brasil existe.

Essa luta não é pois "desumana" senão num sentido falso e edulcorado do termo.

 

Comentário

 

A que efeitos conduzirá a mentalidade descrita na proposição impugnada?

O espírito socialista habituou muitos empregados rurais – e pessoas de outras classes – a um ideal de vida em que o trabalho é pouco, o ganho apenas suficiente, as garantias razoáveis: nada de grandes esperanças, nem de grandes riscos.

A pessoa intoxicada por esse espírito subestima os antepassados, que tanto lutaram, tantos infortúnios e tão grandes êxitos conheceram. Julga-se superior.

Nesta marcha, de superioridade em superioridade, chegar-se-á à nulidade total.

A concepção cristã da missão dos trabalhadores não leva a este comodismo, mas, pelo contrário, a uma atitude cheia de ânimo e fortaleza, inspirada no divino exemplo de Jesus Cristo: "Se a missão que eles devem cumprir nas minas, nas fábricas, nas oficinas, em toda parte onde se trabalha, exige por vezes grandes sacrifícios, lembrem-se de que o Salvador do mundo deu exemplo, não só de trabalho, mas também de sacrifício" (177).

* * *

A proposição impugnada tem um que de anacrônico. Em várias regiões bastante remotas do "hinterland" brasileiro, pode-se hoje manter um contato de grande utilidade, pelo rádio e pelo avião, com as zonas já ocupadas do País. De outro lado, em vários casos é possível o emprego de processos agrícolas mecanizados, que suavizam consideravelmente a luta do trabalhador braçal com a natureza bravia.


Nota:

(177) Pio XI, Encíclica "Divini Redemptoris", de 19 de março de 1937 – "Editora Vozes Ltda.", Petrópolis, pág. 35.


Índice  Adiante Atrás Página principal