plinio correa de oliveira
Novidades

Follow pliniocoliveira on Twitter

NOVIDADES

 

ABRIL 2014 - PÁSCOA DE RESSURREIÇÃO

CRISTO RESSUSCITOU!

VERDADEIRAMENTE RESSUSCITOU!

"Devemos imaginar Nossa Senhora num estado excelso de recolhimento, em que toda a dor da Igreja, em que todo o júbilo da Igreja, toda esperança da Igreja estavam concentrados, para depois serem distribuídos para todos os fiéis ao longo de todos os tempos" (Plinio Corrêa de Oliveira - Comentários sobre a Ressurreição) 

 

23/04/2014

Ambientes, Costumes, Civilizações

Nº 131 - Novembro de 1961 - Se alguém tivesse uma súbita perturbação nos olhos, nos nervos ou na mente... - "É que o primeiro quadro é produto não da desordem, mas da ordem, do talento, da cultura, da civilização, e apresenta em seus imponderáveis uma marca profundamente cristã. O segundo é fruto não da ordem, mas da desordem, da extravagância, do desequilíbrio, da intemperança. Só pode proceder - insistimos - das paixões desordenadas ou da doença".

Nº 133 - Janeiro de 1962 - Indumentária, hierarquia e igualitarismo - "A partir do século XIX o traje masculino se foi modificando de maneira a acentuar sempre mais a igualdade entre os homens. Enquanto outrora se admitia que o vestuário é um complemento da fisionomia e da atitude do homem, uma expressão adequada de sua personalidade, e portanto de sua categoria e de sua função, a partir do século XIX — exceção feita dos clérigos e dos militares — o traje se tornou burguês. E ninguém teve mais o direito de se vestir senão à burguesa".

 

22/04/2014

Español:

1993-10 - Nobleza y élites tradicionales análogas en las alocuciones de Pío XII al Patriciado y a la Nobleza romana - PARTE III - DOCUMENTOS

- Documentos I - Alocuciones de Pío XII al Patriciado y a la Nobleza romana - Texto completo de las alocuciones de Pío XII al Patriciado y a la Nobleza romana ( 14 alocuciones )

 

21/04/2014 - LUCÍLIA RIBEIRO DOS SANTOS - (22/04/1876 - 21/04/1968)

"A virtude –escreve Mons. Trochu– passa facilmente do coração das mães ao coração dos filhos". "Educado por uma mãe cristã, corajosa e forte –escreveu o Padre Lacordaire da sua mãe– a religião tinha passado do seu seio para mim, como um leite virgem e sem amargura".

Em termos análogos Plínio Corrêa de Oliveira atribuiu a Dª Lucília o cunho espiritual que desde a infância selou a sua vida:

"A minha mãe ensinou-me a amar Nosso Senhor Jesus Cristo, ensinou-me a amar a Santa Igreja Católica". "Eu recebi dela, como algo que deve ser tomado profundamente a sério, a Fé Católica Apostólica Romana, a devoção ao Sagrado Coração de Jesus e a Nossa Senhora".

A ela, nosso preito de agradecimento pelo filho que formou, pelo filho que deu à Santa Igreja.

 

17/04/2014 - QUINTA-FEIRA SANTA

1992-11-25 - A cerimônia do Lavapés na Corte de Alfonso XIII, Rei da Espanha - "Os Srs. estão vendo que o ar de grandeza e de corte que eram empregados nessa cerimônia, visava precisamente fazer entender que, por maiores que fossem aqueles homens que iam lavar os pés dos mendigos, numa perspectiva do Evangelho e do exemplo dado por Nosso Senhor, eles – naquela grandeza, sem perder aquela grandeza, pelo contrário, revestidos dela – deveriam fazer atos de profunda humildade. Porque é próprio da grandeza humilhar-se diante da dor, humilhar-se diante da desventura. Isso faz parte do espírito cavalheiresco."

1973-09-15 - Meditação sobre a Sagrada Eucaristia segundo Santo Inácio de Loiola - Nos firmamentos do espírito inaciano, tudo é ordenado, tem conta, peso e medida - Exemplos concretos de como se preparar para comungar - Devemos fazer pedidos grandes, abundantes a Nosso Senhor, por intercessão de Maria Santissima - Habituar nossa ótica às verdadeiras dimensões da religião católica - Não estamos habituados à idéia de sermos objeto de uma tão grande bondade porque o mundo revolucionário não tem mais bondade e sim cálculo. Por isso não sabemos o que é confiança, o que é perdão - O suco da virtude é ser uma água que nasceu da pedra. A água é o afeto da alma nascido da pedra que é a lógica. A água, para ser pura, precisa nascer da pedra; a virtude, para ser verdadeira, precisa nascer da lógica - Comunhão impregnada de confiança, alegria e seriedade.

 

16/04/2014 -  QUARTA-FEIRA SANTA

Discursos: Santo do Dia

1971-02-18 - A Agonia de Nosso Senhor Jesus Cristo no Horto: modelo do heroísmo católico - "Neste modelo de heroísmo, os senhores tem no centro uma convicção. Estou tratando em termos humanos... Nosso Senhor Jesus Cristo tinha uma convicção profunda, na sua humanidade, de tudo aquilo quanto a Sua divindade sabia: que tinha que fazer a vontade do Padre eterno; que queria realizar a vontade do Padre eterno. Em conseqüência desta convicção inabalável, uma vontade inabalável, um domínio invencível sobre as paixões. Em conseqüência, o martírio que chega até o fim. Aqui os senhores tem o esquema, a explicação do que há de mais recôndito no heroísmo de Nosso Senhor Jesus Cristo".

 

Español:

1993-10 - Nobleza y élites tradicionales análogas en las alocuciones de Pío XII al Patriciado y a la Nobleza romana - PARTE II

- Apéndice IV - La aristocracia en el pensamiento de un Cardenal del siglo XX, controvertido pero nada sospechoso de parcialidad a favor de ella - “Aristocracia y propiedad. No se repara lo bastante en el hecho de que uno de los fundamentos de la propiedad privada consiste en el deber de perfeccionarse.” León XIII enseña en la Rerum Novarum que “los bienes se poseen como propios y se administran como si fueran comunes. Es decir, que, ‘satisfecha la necesidad, el decoro y la perfección’, lo que resta hay que darlo en limosna. Se habla muchas veces de la necesidad y del decoro y se olvida la perfección, que es un deber.”

 

15/04/2014 -  TERÇA-FEIRA SANTA

Artigos em "CATOLICISMO"

Nº 16 - Abril de 1952 - Ataram-Lhe as mãos porque faziam o Bem - "Quem pode dizer, Senhor, a glória que estas mãos agora sangrentas e desfiguradas, e entretanto tão belas e tão dignas desde os primeiros dias de Vossa infância, deram a Deus quando sobre elas pousaram os primeiros ósculos de Nossa Senhora e São José? Quem pode dizer com quanta meiguice fizeram a Maria Santíssima o primeiro carinho? Com quanta piedade se uniram pela primeira vez em atitude de prece? E com quanta força, quanta nobreza, quanta humildade trabalharam na oficina de São José?"

Mãos do Filho perfeito, que outra coisa fizeram no lar, senão o bem?

 

Ambientes, Costumes, Civilizações

Nº 128 - Agosto de 1961 - Oriente e Ocidente - Judiciosa interpenetração de valores - "A Igreja não se identifica com a civilização e cultura de nenhum povo. Está entretanto na índole d’Ela promover a conservação e o incremento de tudo quanto nas mais variadas civilizações e culturas haja de sábio e reto, bem como a eliminação do que nelas haja de falso ou mau. Bem se vê quanto a influência católica tende a promover, pois, aquela judiciosa interpenetração de valores. Quando tal interpenetração se dá sob a égide da igreja, resulta daí uma unidade essencial, mas harmoniosamente variegada, entre as civilizações e culturas. é a essa superior unidade, baseada na Fé, que se chama a civilização cristã".

Nº 130 - Outubro de 1961 - "Estímulo à cortesia e à dignidade da vida" - "Com essas palavras de ouro o Santo Padre João XXIII define as condições para que as obras de arte produzidas em nossos tempos possam ser consideradas conformes à "tradição que se chama cultura cristã". Não devem elas ser o contrário, chocante, berrante, cacofônico, amoral e extravagante, do passado cristão. Mas uma produção nova, na arte religiosa e civil, que contenha em constante ascensão os valores perenes da civilização católica: senso moral, amor ao belo, esplendor severo e puro, próprio tudo ao 'estímulo da cortesia e da dignidade da vida'".

 

14/04/2014 - SEGUNDA-FEIRA SANTA

Durante a Semana Santa propomos a nossos prezados visitantes a seção "SEMANA SANTA", dento da página ESPECIAL, onde poderão encontrar abundate matéria da lavra do Prof. Plinio a respeito dos vários aspectos sobre os quais se podem considerar os sofrimentos de nosso Divino Redentor, propiciando assim exelente substrato para as meditações e exercícios próprios à este período.

Artigos em "O Legionário"

30 de março de 1947 - nº 764 - Reflexões durante a Semana Santa - " A Igreja é o Corpo Místico de Cristo. Se perseguir a Igreja é perseguir a Jesus Cristo, e se hoje também a Igreja é perseguida, hoje Cristo é perseguido. A Paixão de Cristo se repete de algum modo também em nossos dias. Como se persegue a Igreja? Atentando contra os seus direitos ou trabalhando para dela afastar as almas. Todo o ato pelo qual se afasta da Igreja uma alma é um ato de perseguição a Cristo. Toda a alma é, na Igreja, um membro vivo. Arrancar uma alma à Igreja é arrancar um membro ao Corpo Místico de Cristo. Arrancar uma alma à Igreja é fazer a Nosso Senhor, em certo sentido, o mesmo que a nós nos fariam se nos arrancassem a menina dos olhos".

Español:

1993-10 - Nobleza y élites tradicionales análogas en las alocuciones de Pío XII al Patriciado y a la Nobleza romana - PARTE II

- Apéndice III - Las formas de gobierno a la luz de la doctrina social de la Iglesia: en teoría — en concreto -  “ Es más, las cosas naturales proceden perfectamente, pues en cada una obra la naturaleza, que es lo perfecto. Ahora bien, todo régimen natural obedece a un solo principio, pues entre la multitud de los miembros hay uno que mueve a los demás, esto es, el corazón; y entre las partes del alma hay una facultad principal que preside a las demás, esto es, la razón. También las abejas tienen un rey, y en el mundo universo un solo Dios es el autor y gobernador de todo. Todo lo cual es muy razonable, pues toda multitud se deriva de la unidad. Por consiguiente, si las cosas que proceden según arte imitan a las que proceden según naturaleza, y la obra de arte tanto es mejor cuanto más se asemeja a lo que es natural, hay que reconocer que el mejor régimen en la sociedad humana es el monárquico ( Santo Tomás de Aquino en De regimine principum)".

 

13/04/2014 - DOMINGO DE RAMOS

Artigos em "O Legionário"

24 de agosto de 1930 - Quid est veritas? - "O romano civilizado, cujos sentidos já se haviam maravilhado em todos os deleites de uma sociedade que vivia para o prazer, o romano instruído, cuja inteligência inquieta havia percorrido ansiosamente todos os sistemas filosóficos, o homem vencido pelo prazer, cuja personalidade soçobrava num mare-magno de doutrinas confusas e imperfeitas, exala através do "quid est veritas?" todo o azedume de quem sente ao redor de si somente as ruínas nascidas dos próprios desvarios de sua razão e de seus sentidos.

E o humilde Nazareno, que passara uma vida de privações e de abnegação, e que, jovem, belo e formoso, iria morrer pelos seus algozes, sustentando uma verdade de que se dizia a encarnação, representa exatamente o pólo oposto. Não venceu o pretor orgulhoso. O sibarita cético que, entre ansioso e indiferente, parecia ter procurado a verdade infrutiferamente, foi estrondosamente vencido pela vítima humilde, que regou com sangue suas próprias doutrinas, e substituiu o sistema de dúvida e negação de Pilatos por um sistema de afirmação e construção que, durante tantos séculos, a humanidade civilizada admirou!"

 

11/04/2014

Ambientes, Costumes, Civilizações

Nº 125 - Maio de 1961 - Sociedade orgânica e urbanismo - "Esse microcosmo, cerimonioso, distinto, porém marcado por uma nota de intimidade, reunido em volta de uma pequena praça, revela o espírito de uma sociedade em que os homens, longe de quererem dissolver-se em multidões anônimas, tendiam a constituir núcleos orgânicos e diferenciados, que evitavam o isolamento, o anonimato, o aniquilamento do indivíduo diante da massa. Como esta praça, tão pitoresca e humana, tão tipicamente sacral pela irradiação que nela exerce a presença do pequeno templo, diverge de certas imensas praças modernas, em que o homem só tem diante dos olhos arranha-céus ciclópicos que o acachapam".

Nº 126 - Junho de 1961 - Tradição e modernidade igualitária - "Sobre um elefante esplendidamente decorado, a Rainha Elizabeth II, acompanhada do Marajá de Jaipur, passeia por ocasião de sua recente visita à Índia. A distinção natural da Soberana e a majestade da Coroa são realçadas condignamente por todos os recursos de uma arte requintada, em que a riqueza e o bom-gosto se conjugam. Assim se faz entender como que intuitivamente aos povos a dignidade do poder público, e a origem divina que — nas diversas formas de governo — ele possui".

 

10/04/2014 - 40 ANOS DA PUBLICAÇÃO DO MANIFESTO:

"A POLÍTICA DE DISTENSÃO DO VATICANO COM OS GOVERNOS COMUNISTAS — PARA A TFP: OMITIR-SE? OU RESISTIR?"

Em abril de 1974, tendo chegado a seu auge a Ostpolitik vaticana, trazendo como conseqüência enorme perturbação de consciência para a maioria anticomunista de católicos, O Prof. Plinio viu-se levado pelas circunstâncias a elaborar um documento — vazado em linguagem profundamente reverente — em que demonstra, com base na doutrina católica, a liceidade da resistência à détente com o comunismo, então promovida pelo Vaticano. Esse documento foi largamente difundido pela imprensa nacional e internacional.

Nesse documento, as TFPs externam sua obediência irrestrita à Igreja e ao Papado, nos termos preceituados pelo Direito Canônico, e dizem ao Pastor dos Pastores:

"Nossa alma é Vossa, nossa vida é Vossa. Mandai-nos o que quiserdes. Só não nos mandeis que cruzemos os braços diante do lobo vermelho que investe. A isto nossa consciência se opõe"

 

Español:

1993-10 - Nobleza y élites tradicionales análogas en las alocuciones de Pío XII al Patriciado y a la Nobleza romana - PARTE II

- Apéndice II - La trilogía revolucionaria: “Libertad, Igualdad, Fraternidad”  - “Pero la libertad preconizada por aquellos profetas no abría la puerta al bien, sino al mal; la fraternidad predicada por ellos no saludaba a Dios como a Padre único de todos los hermanos, y la igualdad anunciada por los mismos no se apoyaba en la identidad de origen, ni en la común redención, ni en el mismo último fin de todos los hombres. Eran —¡ay!— profetas que predicaban una igualdad destructora de la diferencia de clases por Dios querida en la sociedad; eran profetas que llamaban hermanos a todos los hombres para quitar la idea de sujeción de unos a otros; eran profetas que proclamaban la libertad de hacer el mal, de llamar luz a las tinieblas, de confundir la mentira con la verdad, de preferir aquélla a ésta, de sacrificar al error y al vicio los derechos y las razones de la justicia y de la verdad".

 

09/04/2014

Ambientes, Costumes, Civilizações

Nº 123 - Março de 1961 - A Massa, engendrada pela Revolução - O Povo, filho da Tradição - "No seu intuito de nivelar, confundir e reduzir tudo ao anonimato, apraz à Revolução aglomerar multidões anorgânicas e imensas. Nesta o homem se sente como uma unidade meramente aritmética, um grão de areia num deserto, uma ficha, algo de inerte, de avulso, de inexpressivo, de inumano enfim, que a propaganda, a burocracia e a polícia — as três tenazes do socialismo — dirigem a seu bel prazer".

Nº 124 - Abril de 1961 - Suntuosidade e amor aos pobres na doutrina católica - "Não é raro, hoje em dia, encontrar nos arraiais socialistas e outros, pessoas que desejariam da Igreja uma transformação igualitária. Não se trata de vender estes ou aqueles tesouros para acudir excepcionalmente necessidades de emergência dos pobres. Trata-se, sim, de a título definitivo modificar o aspecto das funções litúrgicas e da arte sacra. Nada de paramentos preciosos, de relicários de alto valor, de edifícios sagrados luxuosos como palácios. Isto não quadra, dizem, com a caridade evangélica. (...) Como se sabe, a pobreza na França era freqüente, ao tempo de São Vicente de Paulo. Este não só obteve e distribuiu uma quantidade imensa de esmolas, mas moveu muitos membros da nobreza e da burguesia a visitar os pobres, ajudando-os não apenas com dinheiro, como com assistência moral. Entretanto, o Santo usou para o culto paramentos esplêndidos, verdadeiramente régios.

08/04/2014

Español:

1993-10 - Nobleza y élites tradicionales análogas en las alocuciones de Pío XII al Patriciado y a la Nobleza romana - PARTE II

- Apéndice I - En el Brasil colonial, en el Brasil imperial y en la República brasileña: génesis, desarrollo y ocaso de la "Nobleza de la Tierra" - "Para quienes estudien el tema “aristocracia”, la consideración de las “élites análogas” les servirá de punto de partida para útiles reflexiones sobre lo que podrían ser en la sociedad contemporánea nuevas modalidades de Nobleza. Éstas podrían surgir en el caso de que algún gobierno monárquico se dedicase a la tarea de constituir en torno a la Nobleza histórica nuevas variantes de Nobleza que, por su cuño tradicional, no estuvieran expuestas al riesgo de ser meros pedestales de arribistas. Conviene, por tanto, presentar a título ilustrativo algunas informaciones, aunque sumarias, respecto a la formación de esas élites en Brasil. El lector tomará así conocimiento de cómo se constituyó de modo natural y orgánico una primera élite en Pernambuco, en Bahía y en alguna medida en otras partes del Nordeste brasileño a lo largo del ciclo socio-económico de la caña de azúcar".

 

07/04/2014

Ambientes, Costumes, Civilizações

Nº 121 - Janeiro de 1961 - Três faces da Revolução - "Se a fisionomia de Lutero exprime sobretudo a avidez dos prazeres do corpo, e a de Robespierre sobretudo o ódio igualitário, a de "Che" Guevara representa uma das máscaras mais recentes da Revolução, isto é, a bonomia insincera, a velar a pior das violências".

Nº 122 - Fevereiro de 1961 - Coexistência harmônica de desigualdades - "Desigualdades de toda ordem - de situação na Igreja e na sociedade civil, de talento, até de virtude - se apresentam nesse quadro como harmonicamente coexistentes. Pois na Igreja como na sociedade temporal não quis Deus estabelecer a igualdade completa sonhada pela Revolução. Como é isto nobre, digno, sereno, espiritual, santamente alegre. E tão diverso das carrancas, do ar maciço e agressivo que domina os ambientes soviéticos".

 

04/04/2014

Español:

1993-10 - Nobleza y élites tradicionales análogas en las alocuciones de Pío XII al Patriciado y a la Nobleza romana

    - Conclusión - En el clímax de la crisis religiosa, moral e ideológica del mundo actual: un momento propicio para la acción de la Nobleza y las élites tradicionales - "Quiera la Virgen de Fátima, patrona singular de este agitado mundo contemporáneo, ayudar a la Nobleza y a las élites congéneres a tomar en la debida consideración las sabias enseñanzas que les dejó Pío XII. Estas les señalan una tarea que el Papa Benedicto XV calificó expresivamente como “sacerdocio” de la Nobleza. Si se entregan por entero a ella, es seguro que quienes hoy las componen y, más tarde sus descendientes, quedarán algún día sorprendidos con la amplitud de los resultados que habrán obtenido para sus respectivos países, para todo el género humano, para la Santa Iglesia Católica, sobre todo".

 

03/04/2014

Ambientes, Costumes, Civilizações

Nº 119 - Novembro de 1960 - Depósito de livros? Ou também símbolo da dignidade do espírito? - "A nobreza não é um valor estritamente funcional, e não pode, pois, exprimir-se inteira e adequadamente, nem em termos de funcionalidade, nem em termos de tamanho. A nua e mera funcionalidade convém talvez às edificações de caráter industrial. Não, porém, a edifícios destinados a atender finalidades que, tendo embora algo de prático, transcendem entretanto do mero domínio da prática. No que diz respeito à quantidade, nela não se exprime tão adequadamente a nobreza, quanto na qualidade".

Nº 120 - Dezembro de 1960 - Ambiente terreno que produz inapetência das coisas do Céu - "Seria possível à população das "urbes" babilônicas de nossos dias conservar essa distensão psíquica esplêndida, que prepara as almas para se elevarem às mais altas paragens do estudo ou da meditação? Quem não vê quanto a agitação hodierna afasta a imensa maioria dos homens do gosto de se recolherem em Deus para estudar e orar? No Céu, disse Santo Agostinho, "descansando contemplaremos, contemplando amaremos, e amando louvaremos. Eis o que constituirá o nosso fim sem fim". A trepidação hodierna prepara o homem para compreender e anelar esta felicidade?"

 

02/04/2014

Español:

1993-10 - Nobleza y élites tradicionales análogas en las alocuciones de Pío XII al Patriciado y a la Nobleza romana

    - Capítulo VII - Génesis de la Nobleza - Su misión en el pasado y en nuestros días - "Gobernar no es sólo, ni principalmente, hacer leyes, dictar sanciones para sus trasgresores y compeler a la población a que las obedezca mediante una burocracia tanto más eficaz cuanto mayor sea su alcance. Así se puede gobernar, en la mejor de las hipótesis, una prisión, pero no un pueblo. Como se ha observado al inicio de este capítulo, para gobernar hombres es necesario, antes que nada, ganarse su admiración, confianza y afecto. A ese resultado no se llega sin una profunda consonancia de principios, de anhelos, de rechazos, sin un cuerpo de cultura y de tradiciones comunes a gobernados y gobernantes. Los señores feudales alcanzaron, en general, dicha consonancia en sus respectivos territorios mediante un continuo estímulo de las poblaciones rumbo a lo excelente en todos los campos".

 

01/04/2014

Ambientes, Costumes, Civilizações

Nº 117 - Setembro de 1960 - Elegância e destreza vencendo a força e a matéria - "O cavalo, dotado de uma musculatura admirável e cheio de uma estupenda vitalidade, parece espumar ainda sob o jugo do cavaleiro. Este, se mantém sereno, elegante, inteiramente senhor de si e do anima. Símbolo admirável da vitória do espírito sobre a matéria, do homem sobre o bruto. Que belo tema de meditação para os homens de uma época como a nossa, que tão freqüentemente se deixam dominar, já não pelo animal, mas por algo que na ordem dos seres lhe é muitíssimo inferior, isto é, pela máquina".

Nº 118 - Outubro de 1960 - A tradição cristã e a fermentação revolucionária na expressão fisionômica - "Trata-se de uma velha mãe de família, com todo o aspecto de quem passou a existência no ambiente digno e santo do lar. Entretanto, ela está contente com seu estado: não quer ser, nem parecer, culta, nobre ou rica. É que, aceitando embora a hierarquia social, está cônscia de que tem a dignidade essencial de criatura humana, de filha de Deus remida por Nosso Senhor Jesus Cristo. E com isto se satisfaz sabiamente, segundo a condição em que a Providência a fez nascer".

 

31/03/2014

Español:

1993-10 - Nobleza y élites tradicionales análogas en las alocuciones de Pío XII al Patriciado y a la Nobleza romana

    - Capítulo VI - Cooperación relevante de la Nobleza y las élites tradicionales en la solución de la crisis contemporánea - "A la Nobleza y a las élites tradicionales les cabe desempeñar esta función de guías de la sociedad, realizando así un luminoso apostolado: “¿Una élite? Bien podéis serlo. Tenéis a vuestras espaldas todo un pasado de tradiciones seculares que representan valores fundamentales para la vida sana de un pueblo. Entre estas tradiciones, de las cuales os sentís justamente orgullosos, incluís en primer lugar la religiosidad, la Fe católica viva y operante. ¿Acaso no ha probado ya cruelmente la Historia que toda sociedad humana sin bases religiosas corre fatalmente hacia su disolución o termina en el terror? Émulos de vuestros antepasados, habéis, pues, de brillar ante el pueblo con la luz de vuestra vida espiritual, con el esplendor de vuestra incontestable fidelidad hacia Cristo y hacia la Iglesia."

 

Artigos em "O Legionário"

25 de novembro de 1945 - Legionário, N.º 694 - 7 Dias em Revista - Diante dos últimos acontecimentos ocorridos na Ucrânia, parece de toda oportunidade relembrar artigo do Prof. Plinio em "O Legionário" de 1945, em que comentando a interferência soviética na Europa e na China - apoiando a guerra civil que levaria ao poder os comunistas - conclui:

"Hoje, fala-se em cortesia francesa, pontualidade britânica, cavalheirismo espanhol, etc., etc. Dia virá em que se falará também em cinismo soviético. Cinismo pasmoso, na verdade, que só teve um "símile" no mundo: o cinismo nazista".

 

28/03/2014

Ambientes, Costumes, Civilizações

Nº 115 - Julho de 1960 - Espírito de fé e laicismo na arte funerária - "Armado dos pés à cabeça, de mãos postas em atitude de prece, o guerreiro parece estar apenas descansando, à espera das claridade da ressurreição. As separações ocasionadas pela morte são, com efeito, uma prova dolorosa depois do pecado original. As figuras estão alquebradas, não porém desesperadas. Apesar de sua dor pungente, carregam cheias de conformidade e compostura o fardo que têm sobre os ombros: é que a resignação cristã comunica às almas uma força inquebrantável. Nenhuma cruz, nenhuma imagem se vê: entretanto tudo nos fala de Religião".

Nº 116 - Agosto de 1960 - Tornaram-se abomináveis como as coisas que amaram - "As maravilhas do universo devem conduzir o homem ao conhecimento da sabedoria, da bondade e da beleza do Criador de todas as coisas. Mas, tendo se tornado pagão, ele começou a adorar não raras vezes seres inferiores, como os animais, ou até divindades imaginárias horrendas. Com freqüência, adorando figuras humanas adorou-as monstruosas".

 

27/03/2014

Español:

1993-10 - Nobleza y élites tradicionales análogas en las alocuciones de Pío XII al Patriciado y a la Nobleza romana

    - Capítulo V - Élites, orden natural, familia y tradición - Instituciones altamente aristocráticas en las democracias - "'Hasta en las democracias de fecha reciente, tras las cuales no se encuentran vestigios de pasado feudal, se ha venido formando por la propia fuerza de las cosas una especie de nueva Nobleza y aristocracia: es la comunidad de las familias que ponen por tradición todas sus energías al servicio del Estado, su Gobierno y su Administración, y con cuya fidelidad puede éste contar en todo momento'. Magnífica definición ésta de la esencia de la Nobleza, que hace recordar las grandes estirpes de descubridores, colonizadores y agricultores, que durante siglos construyeron el progreso de las Américas y, manteniéndose fieles a sus tradiciones, constituyen la preciosa riqueza moral de las sociedades en que viven".

 

26/03/2014

Ambientes, Costumes, Civilizações

Nº 111 - Março de 1960 - Paz de alma no Tabor e no Calvário - "Vítima do Amor misericordioso, Santa Teresinha se oferecera em holocausto, e esse holocausto fora aceito. Ela estava a dois passos da morte, e provas interiores misteriosas e terríveis enchiam sua alma. É toda essa dor que se exprime no olhar luminoso e triste, que parece chorar enquanto os lábios sorriem. É uma tristeza ordenada, sem revolta, nem sentimentalismo, nem vaidade. Uma tristeza que na mera criatura lembra o divino modelo da tristeza profunda, mas santamente sujeita à vontade divina, do Cordeiro de Deus".

Nº 112 - Abril de 1960 - Finura e Grã-finismo - "Grã-fino se diz atualmente de uma pessoa, um traje, um ambiente, etc. Um vestido grã-fino precisa, antes de tudo, ser novo em folha. Tudo o que é grã-fino deve, além disto, causar um certo espanto: fazer a mulher parecer homem, a velha ter jeito de moça, ou o velho, de frajola. Deve dar ao móvel, à casa ou ao templo uma impressão de máquina ou de fábrica. Seu aspecto tem de ser "democrático": nada de pompa, de solenidade, de seriedade.  Em compensação, deve ser caro. Quanto mais caro, melhor. Assim, o grã-finismo não é apanágio de grandes cidades: até vilarejos o têm. Nem é o distintivo de uma classe: até nos botequins de bairro há grã-finos suburbanos. O grã-finismo é um estilo, um gênero, uma categoria, uma doença. Quase diríamos que forma uma seita..."

 

25/03/2014 - ANUNCIAÇÃO DO ANJO A NOSSA SENHORA E ENCARNAÇÃO DO VERBO

Discursos: Santo do Dia

1965-03-25 - Santo do Dia - A atitude de Nossa Senhora diante da Anunciação - "'E ela, tendo ouvido estas coisas, turbou-se com as suas palavras e discorria pensativa que saudação seria essa'. Os senhores percebem que é uma manifestação de distância psíquica maravilhosa. (...), Ela teve atenção suficiente para entender o conteúdo do que era dito, e isto A perturbou. “...e discorria pensativa”: que bonita expressão para indicar a análise ponto por ponto! Ela analisou pensativa a mensagem, (...). No total, o que é isso? Vejam bem o que é o espírito de Nossa Senhora: diante de uma coisa, mesmo tão elevada e com todas as características de vir de Deus, uma análise, e uma análise racional do conteúdo, palavra por palavra, daquilo que lhe era dito. Devemos ser assim também. Não perder a cabeça mesmo diante da coisa mais pasmosa, (...): discorrer pensativos sobre aquilo." 

 1983-03-24 - A Anunciação de Nossa Senhora e a Encarnação do Verbo -Cogitações sobre as maravilhosas e misteriosas relações de Nossa Senhora com seu Divino Filho quando esteve em seu claustro virginal

1984-03-24 - Comentários sobre a Anunciação do Anjo a Nossa Senhora - Excertos de conferência do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira a sócios e cooperadores da TFP: "...é um tal cúmulo de graças, um tal cúmulo de favores, tanta generosidade, que é difícil calcular como Nossa Senhora se sentiu confundida naquele momento, mas ao mesmo tempo elevada..."   ( Versão em texto e áudio).

1965-03-24 - São Gabriel, dois pilares da Contra-Revolução em sua "psicologia": alto senso hierárquico e castidade

 

24/03/2014

Español:

1993-10 - Nobleza y élites tradicionales análogas en las alocuciones de Pío XII al Patriciado y a la Nobleza romana

    - Capítulo IV - La Nobleza en una sociedad cristiana - Perennidad de su misión y de su prestigio en el mundo contemporáneo - “¡Vigor y fecundidad en las obras! He aquí dos características de la genuina nobleza, de las cuales son perenne testimonio los signos heráldicos impresos en bronce y mármol porque representan de alguna manera la trama visible de la historia política y cultural de no pocas gloriosas ciudades europeas.”

 

21/03/2014

Ambientes, Costumes, Civilizações

Nº 113 - Maio de 1960 - Bens de alma na vida popular - "Cada alma, neste grupo de lúcidos analfabetos, é como um mundo interior do qual jorra a expressão de uma personalidade pujante. Ignorantes, iletrados, eles não foram submetidos aos terríveis processos de padronização da civilização mecânica do século XX. Não têm o pensamento imposto pelos mesmos jornais, a sensibilidade modelada pelo mesmo cinema, a atenção subjugada o dia todo pela atração magnética do rádio e da televisão".

Nº 114 - Junho de 1960 - "Non in Commotione Dominus" - "Para os que sabem qual o prazer do recolhimento, está estabelecido um pressuposto precioso para a santificação. São Bernardo dizia: "O beata solitudo, o sola beatitudo!" Mas para os que vivem no bulício perpétuo, os que não sabem nem querem viver fora dele, quantos ruídos abafam a voz da graça... "Non in commotione Dominus" (3 Rs. 19, 11). Deus não Se encontra na agitação".

 

20/03/2014

Español:

1993-10 - Nobleza y élites tradicionales análogas en las alocuciones de Pío XII al Patriciado y a la Nobleza romana

    - Capítulo III - Pueblo y masa— Libertad e igualdad en un régimen democrático: conceptos genuinos y conceptos revolucionarios - "Es cierto que la Iglesia ama al pueblo y se ufana de haberlo hecho de modo especial desde el primer momento en que fue instituida por su Divino Maestro. Pero, ¿qué es el pueblo? Es algo muy diferente de la masa; sí, de la masa agitada como el mar revuelto, fácil presa de la demagogia revolucionaria. A esas masas la Iglesia, que es madre, tampoco les recusa su amor; antes bien, precisamente movida por él, les desea el bien precioso de que sean ayudadas a pasar de la condición de masa a la de pueblo."

 

19/03/2014 - FESTA DE SÃO JOSÉ, PADROEIRO DA IGREJA UNIVERSAL

Discursos

1969-03-19 - São José, Protetor da Igreja Católica - A envergadura moral do esposo de Nossa Senhora e Pai adotivo do Menino Jesus - O que pedir a São José? 

1976-03-19 - Nobreza, humildade e a lógica de São José "Ora, ser o pai do Menino Jesus, governar o Menino Jesus e governar Nossa Senhora é mais do que governar todos os reis e impérios do mundo! Ora, isso não lhe veio só do casamento, Deus o escolheu para isso. Compreendemos então a nobreza excelsa que lhe vinha disso".  

 

18/03/2014

Español:

1993-10 - Nobleza y élites tradicionales análogas en las alocuciones de Pío XII al Patriciado y a la Nobleza romana

-  Capítulo II - Situación de la Nobleza Italiana en el Pontificado de Pío XII - La situación particular de la Nobleza italiana en el posguerra. Fondo de cuadro histórico necesario para la perfecta comprehensión de las alocuciones de Pío XII.

 

17/03/2014 - Festa de São Patrício, apóstolo da Irlanda

Ambientes, Costumes, Civilizações

Nº 111 - Março de 1960 - Paz de alma no Tabor e no Calvário - "Vítima do Amor misericordioso, Santa Teresinha se oferecera em holocausto, e esse holocausto fora aceito. Ela estava a dois passos da morte, por efeito de uma moléstia implacável, e provas interiores misteriosas e terríveis enchiam sua alma. É toda essa dor que se exprime no olhar luminoso e triste, que parece chorar enquanto os lábios sorriem. É uma tristeza ordenada, sem revolta, nem sentimentalismo, nem vaidade. Uma tristeza que na mera criatura lembra o divino modelo da tristeza profunda, mas santamente sujeita à vontade divina, do Cordeiro de Deus".

Nº 112 - Abril de 1960 - Finura e Gra-finismo - "Grã-fino se diz atualmente de uma pessoa, um traje, um ambiente, etc. Um vestido grã-fino precisa, antes de tudo, ser novo em folha, com aquela forma de esplendor que só as coisas novas têm. Tudo o que é grã-fino deve, além disto, causar um certo espanto: fazer a mulher parecer homem, a velha ter jeito de moça, ou o velho, de frajola. Deve dar ao móvel, à casa ou ao templo uma impressão de máquina ou de fábrica, e deve de algum modo produzir a sensação de que viola as leis da física. Seu aspecto tem de ser "democrático": nada de pompa, de solenidade, de seriedade. Tudo simples, lambido, com lampeirices de garoto em férias. Em compensação, deve ser muito limpo. E sobretudo caro. Quanto mais caro, melhor."

Discursos: Santo do Dia

1967-03-16 - São Patrício, apóstolo da Irlanda

 

14/03/2014

Español:

1993-10 - Nobleza y élites tradicionales análogas en las alocuciones de Pío XII al Patriciado y a la Nobleza romana

    -  Capítulo I - Deshaciendo objeciones previas - "Esto no obstante, las enseñanzas pontificias sobre la Nobleza son en gran medida aplicables a esas élites tradicionales por fuerza de analogía de situación; de ahí la importancia y actualidad de esas enseñanzas pontificias también para quienes, aun siendo portadores de auténticas y elevadas tradiciones familiares, no han sido honrados con un Título de Nobleza, pero a quienes corresponde una noble misión en sus respectivos países a favor del bien común y de la Civilización Cristiana. Mutatis mutandis, lo mismo se puede decir de las élites no tradicionales, en la medida en que se van haciendo tradicionales.

Français:

Prière de la restauration de l'innocence spirituelle

1960 - Révolution et Contre-Révolution (édition de 1997)

 

13/03/2014

Ambientes, Costumes, Civilizações

Nº 109 - Janeiro de 1960 - Civilização e Tradição - "Esse pobre bárbaro também tem tradição. Pesam sobre ele séculos de selvageria, sem os quais, em via de regra, ninguém chega a ser tão típica, tão inteira, tão escancaradamente assim. Tradição de barbárie, que degrada o homem fazendo com que pareça um bicho. Tradição de civilização, que faz com que um bicho pareça quase ter um pouco de humano. É a força modeladora da civilização. É a influência indiscutível e profunda da tradição".

Nº 110 - Fevereiro de 1960 - Tranqüilidade da ordem. Excitação na desordem - "Mas os sons típicos das imensas babéis modernas, o ruído das máquinas, o tropel e as vozes dos homens que se afanam em pós do ouro e dos prazeres; que não sabem mais andar, mas correr; que não sabem trabalhar sem se extenuar; que não conseguem dormir sem calmantes nem se divertir sem excitantes; cuja gargalhada é um ricto frenético e triste; que não sabem mais apreciar as harmonias da verdadeira música, mas só cacofonias do jazz; tudo isto é a excitação na desordem, de uma sociedade que só encontrará a verdadeira paz quando tiver reencontrado o verdadeiro Deus."

 

12/03/2014

Español:

1993-10 - Nobleza y élites tradicionales análogas en las alocuciones de Pío XII al Patriciado y a la Nobleza romana

    - Prólogo de los Duques de Maqueda - "Esta obra responde cuestiones fundamentales para el hombre contemporáneo. En efecto, éste duda muchas veces entre dos modelos de sociedad. Uno, de inspiración nítidamente católica y tradicional, fundado en el supuesto de que las desigualdades proporcionales y armónicas entre las diversas clases sociales están en total consonancia con la doctrina católica y los principios básicos de la Civilización Cristiana."

    - Cartas de apoyo de personalidades de renombre internacional - "Sirviéndose de una amplia y segura documentación, realiza Vd. en su libro un fino análisis de la muy compleja realidad sociopolítica actual y, comentando con gran rigor de lógica las luminosas enseñanzas del Papa Pacelli, hace ver cuánto él y sus sucesores, hasta Juan Pablo II, continúan esperando de la nobleza aún existente y de las élites análogas a ser creadas, en pro de la elevación religiosa, moral y cultural del mundo." (Del comentario del Cardenal Don Alfons M. Stickler, S.D.B. al libro)

    - Plinio Corrêa de Oliveira: un hombre de Fe, de pensamiento — de lucha y de acción - "Como intelectual, además de maestro de doctrina contrarrevolucionaria de todas las TFPs y entidades análogas, ocupa el profesor Plinio Corrêa de Oliveira un lugar de innegable destaque en el panorama internacional como un líder y orientador, en nuestra época de realizaciones y de crisis, de aprensiones y de catástrofes."

 

11/03/2014

Ambientes, Costumes, Civilizações

Nº 107 - Novembro de 1959 - Casas para a alma, e não só para o corpo - "Há em muitos arquitetos modernos a tendência a ignorar essa imperiosa necessidade da alma, construindo casas em que o homem se sente como na rua. Nada de isolado, de recolhido, de típico. Tudo permeável, anódino, vulgar. (...) Nada de recolhido, nada de "ambientação". O prédio tem a mera função física de proteger contra o frio, vento ou calor. É tão desnudo de significação moral para os homens, quanto o é para os respectivos ocupantes uma chocadeira".

Nº 108 - Dezembro de 1959 - O riquíssimo significado moral de singelos objetos caseiros - "Dessa poltrona feita para um repouso com dignidade — "otium cum dignitate" — esse homem, inundado numa luz que brilha sem queimar, vê pela janela largamente aberta, todo um panorama. Situação propícia para considerar de longe e de cima as pessoas, as coisas, o passado e a vida. Precisamente as grandes considerações que são a distração dos velhos, o fruto mais alto de sua experiência, e sua melhor preparação para a eternidade".

 

10/03/2014

Español:

Tenemos la grata satisfacción de anunciar a nuestros visitantes que iniciaremos hoy la puesta en línea de la edición española del libro Nobleza y élites tradicionales análogas en las alocuciones de Pío XII al Patriciado y a la Nobleza romana, en edición completa, con toda la documentación que le compone, bien como la mayor parte de las ilustraciones que le enriquecen. Así lo describió, en su Auto-Retrato Filosófico, el propio autor:

"Uno de los aspectos más graves de la presente crisis brasileña tiene como causa profunda el proceso de decadencia gradual de nuestras élites. En cualquier actividad donde se quiere reintroducir la honradez, la gran cuestión que realmente surge es la de constituir, en cada plano, un equipo moral e intelectualmente capaz. ¿Por qué no poseemos tales equipos? Porque no tenemos las élites necesarias. (...) El memorable Pontífice Pío XII (1939-1958) previó seguramente que, antes o después, las condiciones morales del mundo moderno llevarían a esta situación a casi todos los países. Por eso, pronunció, durante su pontificado, catorce importantísimas alocuciones, en las que solicita sean preservadas cuidadosamente las aristocracias respectivas en los países con tradición nobiliaria. Al mismo tiempo, desea que las élites nuevas, originadas del trabajo ejercido tanto en el campo de la cultura como en el de la producción, encuentren condiciones propicias para constituir auténticas élites, congéneres con la nobleza por su formación moral y cultural, así como por su capacidad de mando.

Con la intención de contribuir a la solución de este magno problema, escribí el libro Nobleza y élites tradicionales análogas en las alocuciones de Pío XII al Patriciado y a la Nobleza romana, el cual analiza el estado del mundo contemporáneo a la luz de las catorce alocuciones de Pío XII."

1993-10 - Nobleza y élites tradicionales análogas en las alocuciones de Pío XII al Patriciado y a la Nobleza romana - Índice

    - Presentación

    - Opción preferencial...

    - Al lector

 

07/03/2014

Français:

1980-10 - La TFP brésilienne : ses activités de 1960-1969

 

06/03/2014

Français:

1983-10 - Fruit de la pensée de Plinio Corrêa de Oliveira : les Associations TFP

 

05/03/2014

Français:

1983-10 - L’histoire d’un document épique - Campagne mondiale des 15 TFP

 

04/03/2014 - Festa de São Casimiro, Príncipe

Discursos: Santo do Dia

1968-03-03 - São Casimiro, Príncipe, e o verdadeiro equilíbrio: faz penitência, mas sabe que sua condição lhe impõe que se vista com a pompa inerente à sua categoria

Français:

1983-10 - Plinio Corrêa de Oliveira, un homme dont la pensée et l’action se projettent sur tout le monde contemporain

 

03/03/2014

Français:

1993-09-08 - L'opinion du R.P. Anastasio Gutiérrez CMF sur Révolution et Contre-Révolution

1983-10 - D’un continent neuf, appel aux idéaux éternels

 

28/02/2014

Biografia:

1989 - Cap. IV, n° 1 - Da Abertura à Constituinte – o País no tobogã rumo ao caos e ao socialismo. A TFP intensifica sua luta pela preservação do que resta de civilização cristã no Brasil (1980-1988) / Noite Sandinista na PUC de São Paulo – A TFP denuncia incitação à guerrilha comuno-"católica" / CNBB apoia greves: TFP toma atitude / Na visita de João Paulo II ao Brasil, homenagens da TFP / Bombas, "estrondos" e Abertura transviada / Do livro “Um homem, uma obra, uma gesta - Homenagem das TFPs a Plinio Corrêa de Oliveira”

1989 - Cap. IV, n° 2 - Desfazendo um falso boato da esquerda católica: o católico pode ser contra a Reforma Agrária / "O católico deve ser fiel aos ensinamentos tradicionais do Supremo Magistério da Igreja. Em conseqüência, o católico anti-agro-reformista tem não só o direito, como também o dever de continuar a ser contrário à Reforma Agrária" / Do livro “Um homem, uma obra, uma gesta - Homenagem das TFPs a Plinio Corrêa de Oliveira”

 

27/02/2014

Biografia:

1989 - A nobre epopéia das caravanas das TFPs / De outubro de 1970 até a data da publicação deste volume, tais caravanas já percorreram, no território brasileiro, 4.155.310 km, efetuaram 19.387 visitas a cidades e venderam mais de 1.430.981 exemplares das publicações. A distância assim percorrida pelas “caravanas” da TFP brasileira equivale a cem voltas em torno da Terra, ou a dez viagens até a Lua / Do livro “Um homem, uma obra, uma gesta - Homenagem das TFPs a Plinio Corrêa de Oliveira”

 

26/02/2014

Biografia:

1989 – Capítulo III - 1970-1979 - A TFP se torna cada vez mais a grande barreira ideológica à comunistização do Brasil / OBJEÇÃO: o consenso, que a TFP frequentemente quebra com suas campanhas, é a condição para o bem-estar da coletividade humana. Quem quebra o consenso é por definição um indivíduo nocivo. - RESPOSTA: o profeta Simeão, quando disse de Nosso Senhor que Ele “está posto para ruína e para ressurreição de muitos em Israel, e para ser alvo de contradição”, anunciou que Ele quebraria o consenso de seu tempo. E o quebrou tanto, que contra Ele chegaram a se levantar as ondas de ódio e de calúnias que O levaram até o Calvário. Deve-se deduzir daí que Ele foi nocivo para a Humanidade porque rompeu o consenso? / Do livro “Um homem, uma obra, uma gesta - Homenagem das TFPs a Plinio Corrêa de Oliveira”

 

25/02/2014

Discursos:

1970-06-25 - Eça de Queiroz: filosofia dos trajes na História da humanidade. "Vestindo-nos todos pelo mesmo molde, você (meu alfaiate) leva-nos todos a ter o mesmo sentir e a ter o mesmo pensar"

Eça de Queiroz e a importância dos ambientes e costumes. Segundo ele mesmo afirmava, o estilo Realista é um “auxiliar poderoso da ciência revolucionária”

 

24/02/2014

Biografia:

1989 - Atividades da TFP brasileira de 1964 a 1970 - Ela cresce e se afirma como um dos polos de pensamento do panorama nacional / Na sua ação desinteressada e heróica em favor da propriedade privada e da livre iniciativa, a TFP obteve um resultado de expressão moral ímpar, que é o de aglutinar em torno de si grande número de pessoas jovens, que não são proprietários, nem exercem a livre iniciativa porque não são empresários. Mas que dão desinteressadamente tempo e trabalho em favor desses princípios básicos da ordem social e econômica da civilização cristã / Do livro “Um homem, uma obra, uma gesta - Homenagem das TFPs a Plinio Corrêa de Oliveira”

 

22/02/2014

Discursos:

1964-02-22 - Significado da festa da Cátedra de São Pedro

Artigos em "O Legionário":

1944-12-17 - Uma grande e nobre data. A Santa Igreja multiplicou os meios de vincular à Cátedra de São Pedro todos os povos fiéis

1946-06-16 - Falsa alternativa: despotismo-anarquia. A Igreja se recusa a escolher entre as duas vias de perdição - O socialismo não é um animal selvagem, susceptível de ser domado e domesticado. É um monstro apocalíptico, reunindo a falsidade da raposa à violência do tigre.

 

21/02/2014 - Festa de São Pedro Damião, Bispo, Confessor e Doutor da Igreja

Italiano:

San Pier Damiani: lo spirito di penitenza e contro-rivoluzionario

1985-04 - Importanza decisiva delle opzioni religiose nel futuro latinoamericano

Discursos:

1985-04 - Importância do fator religioso nos rumos da América Latina / Texto da conferência do Prof. Plinio na reunião da Junta Diretiva do "International Policy Forum" realizada em Dallas, Texas, nos dias 26 e 27 de abril de 1985. Ela fornece importantes elementos para a análise do que se passa hoje em dia em diversos países do continente latino-americano. Com a ascensão ao sólio pontifício de um Papa argentino, a temática aqui focalizada ganhou particular relevo. Razão pela qual julgamos enriquecedor recordar esse documento aos prezados visitantes do site.

Español:

1985-04 - La importancia del factor religioso en los rumbos de América Latina

 

20/02/2014 - Festa dos Bem-aventurados Jacinta e Francisco Marto, a quem Nossa Senhora apareceu em Fátima

1965-02-19 - Jacinta de Fátima: sem o sofrimento nada de grande se faz

Italiano: 

Giacinta e Francesco di Fatima: come la Madonna tratta le anime elette

Biografia:

1989 - Parte I, Cap. 1 - Atividades da TFP brasileira de 1960 a 1964 / Do livro “Um homem, uma obra, uma gesta - Homenagem das TFPs a Plinio Corrêa de Oliveira”

 

19/02/2014

1969-02-19 - Batalha dos Montes Guararapes, vitória milagrosa. Maior papel da graça do que da natureza na História da Igreja militante: ponto a respeito do qual jamais será suficiente insistir

 

18/02/2014 - Festa do Beato Angélico

1967-02-18 - Fra Angélico: o São Tomás da pintura / No Reino de Maria, haverá "Angélicos" nos mais variados campos, formando uma sinfonia harmônica, remetendo sempre a Deus Nosso Senhor

Ser moderno: apostasia ou dever sagrado? (comentários a pinturas de Fra Angélico)

Biografia:

1989 -  Entrevistando Plinio Corrêa de Oliveira: a História da TFP, a bem dizer o Brasil inteiro a conhece / Um homem, uma obra, uma gesta - Homenagem das TFPs a Plinio Corrêa de Oliveira

Discursos: formação histórica

1987-03-26 - Célebre audiência de Napoleão com Metternich (Dresden, 1813) - Praticidade das antigas fórmulas de educação: permitem dizer, com leveza, duras verdades - Traços psicológicos de Metternich

 

17/02/2014 - Festa dos Sete Santos Fundadores dos Servitas (OSM)

Italiano:

Una rinnovata devozione alla Madonna per avere un autentico spirito contro-rivoluzionario. La supplica ai Sette Santi Fondatori nella loro festa

Biografia:

1989 - Plinio Corrêa de Oliveira: fé, coerência, liderança e valentia (ilustrado) / Tradição, Família, Propriedade: “a reunião desses três termos não se deve ao acaso; trata-se de bloco coerente que se aceita ou se rejeita, mas cujos elementos não se pode separar. As novas comunidades não podem nascer e subsistir senão ultrapassando (sic) a família, a propriedade privada e a tradição” (Max Delespesse) / Um homem, uma obra, uma gesta - Homenagem das TFPs a Plinio Corrêa de Oliveira

 

14/02/2014

Artigos em O Legionário:

Prevendo a eutanásia para crianças... em 1936! - Os órgãos de comunicação social dão a infausta e trágica notícia de que a Bélgica se tornou ontem (dia 13/2) o primeiro país a legalizar - sem fixar limites de idade - a eutanásia para crianças e adolescentes com "doença incurável". Na Holanda, já está em vigor uma disposição semelhante, mas limitada às crianças com mais de 12 anos.

Na coluna "7 dias em revista" do Legionário n. 212, de 4 de outubro de 1936, Plinio Corrêa de Oliveira comentava um fato então pioneiro: em Perth (Austrália) o pai de uma criança de três anos a matou e "o próprio infanticida conduziu depois o pequeno cadáver à polícia, e declarou que a razão do crime que praticara era que seu menino sofria de moléstia incurável. Não era lícito a esse pai desnaturado, matar o seu filho, qualquer que fosse o pretexto por ele invocado. (...) A tal ponto o mundo descristianizado está perdendo o senso da caridade, que diversos escritores europeus já sustentam a inutilidade e, mais do que isto, a nocividade dos estabelecimentos de assistência à infância doente. Se a criança doente é um ser inferior, por que razão há de o Estado sobrecarregar-se com sua educação? (...) Se algum dia esse pensamento conquistar o mundo, casos como (este) serão numerosíssimos. Nesse dia, a Igreja certamente já terá voltado para as catacumbas".

Infelizmente, não estamos muito longe dessa situação (basta pensar nas manifestações de “cristianofobia”, inclusive nos países ocidentais, ora sangrentas, ora incruentas mas de um estilo persecutório próprio aos regimes totalitários do século passado). Sem embargo do que – acima de tudo - devemos confiar filial e cegamente nas promessas feitas por Nossa Senhora em Fátima e que Deus nos valha!

Italiano:

Il ruolo dei Santi Cirillo e Metodio. L’economia della grazia della Divina Provvidenza

 

13/02/2014

Biografia:

1989 - Homenagem das TFPs a Plinio Corrêa de Oliveira. Ao leitor (Um homem, uma obra, uma gesta) / Começamos hoje a postagem ilustrada deste trabalho que constitui elemento de referência indispensável para os que desejam conhecer a fundo e imparcialmente as TFPs. Quer para os que queiram concordar com elas e amá-las, quer para aqueles que, movidos pela hostilidade, tenham a ilusão de encontrar motivos fundados para combatê-las. Este livro, no qual esta homenagem se consubstancia, é essencialmente um livro de fatos. Em sua simplicidade forte, eles falam para o homem contemporâneo mais alto e com mais eloquência do que muitas e muitas considerações

Frases:

* O que se faz na Europa repercute, com grande eco, no mundo inteiro.

* Quando atacamos Stalin, fazemos ato de russofilia.

Quando apontamos os erros de Hitler, procedemos como autênticos germanófilos.

Quando desmascaramos o Sr. Blum, cumprimos nosso dever de francófilos entusiastas.

Quando vituperamos Azaña e Cardenas mostramo-nos fraternais amigos da Espanha e do México.

E quando apontamos algumas nuvens que toldam os horizontes italianos, damos provas de uma italofilia incontestável.

 

12/02/2014

Italiano: Ambienti, Costumi, Civiltà

1960-12 - Ambiente terreno che produce inappetenza dei beni del Cielo

 

11/02/2014 - Festa de Nossa Senhora de Lourdes

1958-02 - Quando a iniquidade parece triunfar, há algo de frustrado em sua aparente vitória (Primeiro marco do ressurgimento contra-revolucionário) / Fato talvez novo desde que começou, no século XV, o declínio da civilização cristã, o mundo inteiro geme nas trevas e na dor, precisamente como o filho pródigo quando chegou ao último da vergonha e da miséria, longe do lar paterno. A experiência nos mostra que é de descontentamentos assim que nascem as grandes surpresas da História. À medida que a contorção se acentuar, acentuar-se-á o mal-estar. No extremo do pecado e da dor, está muitas vezes, para o pecador, a hora da misericórdia divina... / Lourdes e Fátima.

1965-02-04 - Lourdes e a mediação Universal de Nossa Senhora. Que graças Lhe pedir?

Italiano:

1958-02 - La cornice iniziale del risorgimento controrivoluzionario

 

10/02/2014 

Discursos: Santo do Dia

1965-02-10 - Santa Escolástica: fecundidade da oração e do sacrifício na construção da Europa e em todo apostolado / A irmã de São Bento atraiu religiosas que não faziam assistência social, não davam catecismo, não faziam "nada". Numa época em que sua ação pareceria tão necessária, elas realizavam algo que era muito mais do que agir: rezavam e se sacrificavam.

 

07/02/2014 - Festa do Bem-aventurado Papa Pio IX

1938-12-11 - A estratégia apostólica de Pio IX

1938-12-18 - A estratégia apostólica de Leão XIII - A História do pontificado do grande Pio IX mereceria ser estudada a fundo pelos católicos. Ela contém ensinamentos muito mais oportunos e mais profundos do que geralmente se pensa.

1965-12-08 - Pio IX e a Imaculada Conceição 

Ambientes, Costumes e Civilizações: 

Catolicismo, Nº 106 - Outubro de 1959 – Se Oriente e Ocidente se unirem fora da Igreja, só produzirão monstros / As diversidades entre os povos são um bem. Elas correspondem, no plano humano, às imensas e harmoniosas diversidades com que Deus enriqueceu o universo, diversidades estas que constituem precisamente um dos maiores encantos da criação. Assim, as relações entre o Ocidente e o Oriente não devem visar uma insípida e banal uniformização. Elas supõem, pelo contrário, que o Ocidente continue bem Ocidente, e o Oriente bem Oriente. Trata-se de estabelecer um convívio harmônico entre um e outro, o que certamente se pode obter mostrando quanto as diversidades legítimas levam os povos a se completarem reciprocamente, realizando aquela unidade que é outra grande nota da perfeição do universo segundo os planos da Providência.

 

06/02/2014 

Ambientes, Costumes e Civilizações:

Catolicismo, Nº 105 - Setembro de 1959 - Galeria de Hotel? Museu? Depósito? / Batistérios de igrejas construídas por artistas "modernos", alhures na Europa. Diante deles se mantém confrangido o coração de muitos fiéis, para os quais são incompreensíveis e inassimiláveis as obras marcadas por aquilo que lhes parece um conjunto de exageros em nítida contraposição às normas da verdadeira arte.

 

05/02/2014

Español:

1990-02 - Formación doctrinal y la noble epopeya de las caravanas de las TFPs / Los hombres de Fe, que no se dejan engañar por el torbellino de la publicidad hecha en torno de la supuesta omnipotencia comunista, creen en Dios, confían en la Virgen y están dispuestos a entrar en lucha, seguros de que la victoria final les pertenece / Hoje concluímos a postagem ilustrada e completa da obra "TRADICION FAMILIA PROPIEDAD - UN IDEAL, UN LEMA, UNA GESTA: La Cruzada del siglo XX”, 1990, São Paulo”

 

04/02/2014

Español:

1990-02 - TRADICION FAMILIA PROPIEDAD - Por qué? / Tradición es sinónimo de progreso. Progreso condensado que se transmite de una generación a otra / Donde florece pujante la vida de familia, quedan impregnadas de tradición las costumbres públicas y privadas, la cultura y la civilización / La herencia es una institución en la cual se abrazan la tradición, la familia y la propiedad. Entre las múltiplas formas de herencia la del dinero no es la más preciosa / Si la familia genera por  sí la tradición y la jerarquia social, es obvio que los comunistas deben, para abolirlas, depauperarla, debilitarla y reducirla a harapos / “TRADICION FAMILIA PROPIEDAD - UN IDEAL, UN LEMA, UNA GESTA: La Cruzada del siglo XX”, 1990, São Paulo

 

03/02/2014

Biografía:

1975-02-03 - Vítima expiatória - Na noite de 1 de Fevereiro de 1975, durante uma reunião com sócios da entidade que fundara, Plínio Corrêa de Oliveira ofereceu-se heroicamente a Nossa Senhora para sofrer pela TFP em ordem ao serviço da Santa Igreja. Apenas 36 horas depois (ou seja, no dia 3, pouco depois das 13 hs) sofreu um grave acidente automobilístico, nas proximidades de Jundiaí (cidade a poucos quilômetros da capital paulista). As graves conseqüências deste acidente perduraram até ao fim da sua vida. Foram vinte anos de cruzes suportadas com ânimo resoluto e varonil - cfr. “O Cruzado do século XX – Plinio Corrêa de Oliveira”, Roberto de Mattei, Editora Civilização, Porto, 1997, Capítulo VI, tópico 14).

Español:

1980-1989 - Brasil en un tobogán rumbo al caos y al socialismo. La TFP intensifica su lucha para preservar lo que aún resta de civilización cristiana / “Cuando todo parece perdido nada está perdido para el católico –afirma el Prof. Plinio al referirse a la crítica situación de Brasil– pues en lo alto de los Cielos está Aquella a quien pedimos ayuda en favor de la Cristiandad oprimida: Maria Santísima, la Estrella del Mar”. TRADICION FAMILIA PROPIEDAD - UN IDEAL, UN LEMA, UNA GESTA: La Cruzada del siglo XX", 1990, São Paulo, Sección Segunda – Sociedad Brasileña de Defensa de la Tradición, Familia y Propiedad – TFP (1980-1989).  

Italiano - Biografia:

1918/19 - Plinio Corrêa de Oliveira “incontra” Carlo Magno

 

02/02/2014

Discursos: Santo do Dia 

1988-11-30 - Apresentação do Menino Jesus no Templo: atmosfera de santidade e pureza

1985-02-02 - Nossa Senhora do Bom Sucesso (Equador) e os acontecimentos previstos em Fátima (1917)

 

31/01/2014 - Festa de São João Bosco

Italiano:

1959-10 - Un’osservazione di san Giovanni Bosco illumina la causa della Rivoluzione: "Il 'dimmi con chi pratichi, e ti dirò chi sei' è un mezzo facilissimo per scoprire le pecore rognose prima ancora che diventino lupi"

31 Gennaio - San Giovanni Bosco, apostolo anche della buona stampa e della divulgazione di idee

 

30/01/2014

1959-10 - Uma observação de São João Bosco esclarece a causa da Revolução : "O 'dize-me com quem andas e te direi quem és' é um meio facílimo de dar com as ovelhas sarnentas, antes que se transformem em lobos rapaces", escreveu o Fundador dos Salesianos / O ódio ao bem / A simpatia e conivência dos "moderados" / Antipatia em relação à Contra-Revolução / O papel do demônio

1967-01-30 - São João Bosco: a atividade de ordem espiritual é mais importante do que a assistencial (econômica) / Ele foi mais escritor ainda do que homem de obras. E costumava afirmar aos seus discípulos: "Somos soldados de Cristo sempre em armas, sempre em presença do inimigo e é preciso vencer".

São João Bosco: "O pé vencedor que esmaga a cabeça da serpente nos pressagia uma vitória tão gloriosa quanto infalível"

 

29/01/2014

Discursos: formação histórica

1980-10-26 - Carlos Magno: nome que adquiriu som de prata e de bronze, que ecoa pelos séculos!

 

28/01/2014

Biografia:

1993-10-28 - Prece dos fracos chamados a grandes feitos dirigida a Carlos o Grande, Carlos o forte, Carlos o vencedor, o qual recebeu de Maria a luz que o tornou sábio, a coragem que o tornou herói, a força que o tornou invencível até mesmo contra os fortes.

Discursos:

1972-10-30 - Carlos Magno, pedra angular da Idade Média. Sua tarefa, considerada em sua essência, foi análoga à de Moisés / Ele foi o muro, o arrimo, o filho e a glória da Igreja. Não invadiu os Seus direitos, mas respeitou Sua soberania, reconheceu-Lhe todo o poder. E, por causa disso, a Igreja também o coroou / Um aspecto muito bonito a ser observado: a solidariedade de seus Pares, sem orgulho, sem inveja, que visava apenas o serviço do Imperador. E, em seu serviço, a Causa da Civilização Cristã. Portanto da Igreja Católica, de Nossa Senhora e, pois, de Nosso Senhor Jesus Cristo no mais alto dos Céus! Por isso eles eram intimamente unidos entre si. O modelo ideal da amizade nobre, forte, varonil, despretensiosa e leal é a que reuniu os Pares de Carlos Magno.

 

27/01/2014

Discursos: Santo do Dia

1967-01-19 -  São Sebastião, verdadeiro herói católico - "Eu não posso tratar do assunto São Sebastião sem me lembrar da imagenzinha de São Sebastião que foi colocada na igreja onde comungamos- Aquilo não daria nunca um chefe de coorte imperial, não daria nunca um legionário romano, é um bobinho imberbe, fraco, com um arzinho de dodói, com ar de quem vai ser morto sem saber porque. É o São Sebastião da iconografia corrente... Devemos formular no nosso espírito o vulto de um legionário romano clássico, com tudo aquilo de virtudes militares que tornou exatamente o exército romano invencível. E devemos imaginar a fé então habitando uma tal alma e um tal corpo, e inspirando a essa alma e esse corpo lances de heroísmo de que nunca o Império Romano tinha sido capaz no seu exército, entretanto um exército indômito. Aí nós temos a idéia do que foi esse grande santo."

 

24/01/2014 - Véspera da festa de São Paulo Apóstolo 

Discursos: Santo do Dia

1967-01-25 - São Paulo legou verdadeiro manual de apostolado, com a gravidade de um testamento espiritual / "Há de vir um tempo em que muitos já não suportarão a doutrina, mas desejosos de ouvir coisas agradáveis cercar-se-ão de mestres segundo seus desejos. Persevera no que aprendeste e que te foi confiado, sabendo de quem aprendeste e combate pela Fé"

Español:

1970-1979 - TFP enfrenta al anti-anticomunismo Y es cada vez más la gran barrera ideológica contra el comunismo en Brasil / Nadie provoca un maremoto para sumergir un guijarro... ¡Nadie promueve una campaña publicitaria a nivel nacional para combatir a una entidad que no tiene importancia o que no es eficaz!

 

22/01/2014

Español:

1964-1969 - La TFP crece y se afirma como uno de los polos de pensamiento del panorama brasileño / Del libro "TRADICION FAMILIA PROPIEDAD - UN IDEAL, UN LEMA, UNA GESTA: La Cruzada del siglo XX", 1990, São Paulo, Sección Segunda – Sociedad Brasileña de Defensa de la Tradición, Familia y Propiedad – TFP

 

21/01/2014 - Festa de Santa Inês, virgem e mártir

Frases:

Há um amigo a quem o Sr Getúlio Vargas tem sido fidelíssimo: é o próprio Sr. Getúlio...

Italiano:

21 gennaio - Sant'Agnese, in una sola vittima, un doppio martirio 

Español:

Sección Primera - Plinio Corrêa de Oliveira: Fe, coherencia, liderazgo, valentía / "Si los católicos no se hubieran unido para interferir en las elecciones de 1933, hoy Brasil estaría definitivamente desviado hacia la izquierda" (Oswaldo Aranha)

 

20/01/2014 - Festa de Nossa Senhora do Milagre (Madonna del Miracolo) que apareceu ao judeu Alphonse Ratisbone a 20-1-1842, convertendo-o ao catolicismo, na igreja de Sant'Andrea delle Fratte (Roma)

1976-01-20 - Nossa Senhora do Milagre: a felicidade da despretensão, da pureza e da admiração 

Italiano: 

20 gennaio – Madonna del Miracolo - La felicità ineffabile dell’assenza di pretese e della purezza 

Français: 

À tous et à chacun, je demande profondément et à genoux de rester extrêmement dévots à Notre-Dame : le testament spirituel de Plinio Corrêa de Oliveira

 

17/01/2014

Español:

Parte I - El Brasil, un hombre, una cruzada / Brasil integra, junto con toda Hispanoamérica, la región más promisoria para la Iglesia en el tercer milenio / El fondo de cuadro, sumariamente descrito en ese libro, facilitará al lector la comprensión del papel clave de Plinio Corrêa de Oliveira en la vida pública brasileña como uno de los líderes del movimiento católico de los años 30 y más tarde como Presidente del Consejo Nacional de la Sociedad Brasileña de Defensa de la Tradición, Familia y Propiedad — TFP. Seis décadas de una sostenida e infatigable lucha —con una metodología sabiamente ajustada a las diferentes modalidades adoptadas por el socialocomunismo— para evitar que el país se aparte de los sagrados y perennes principios de la civilización cristiana.

Français:

1992-07 - Les doigts du chaos et les doigts de Dieu / La civilisation a été tissée par les mains bénies de l'Église et non par les doigts tremblants, sales et pollués du chaos / Vers qui le lecteur tournera-t-il son espoir ? Vers Dieu lui-même qui n'abandonnera jamais son Église sainte et immortelle, et qui par son moyen réalisera - dans les jours proches ou lointains que sa Miséricorde et sa Justice ont marqués mais qui restent mystérieux pour nous - la renaissance splendide de la civilisation chrétienne, le Règne du Christ par le Règne de Marie.

 

16/01/2014

Español: 

Atendendo a diversos pedidos, retomamos a postagem com ilustrações da obra "TRADICION FAMILIA PROPIEDAD, UN IDEAL, UN LEMA, UNA GESTA: La Cruzada del siglo XX" (Comisión de Estudios de las TFPs, ARTPRESS, São Paulo, Brasil, 1990, 675 páginas). Obviamente não recolocaremos os capítulos inseridos no ano passado.

Al lector - Somos los heraldos de las verdades olvidadas, a veces culpablemente olvidadas, a veces dolosamente olvidadas; y lo seguiremos siendo aún bajo la metralla de las injurias y de las calumnias, aún bajo el cerco de las campañas de silencio, aún enfrentando los aislamientos y los abandonos cobardes / Este libro narra pormenorizadamente la actuación de las TFPs y constituye, por el número y la variedad de los datos que contiene, una obra única sobre el tema. Para quienes deseen conocer a fondo a las TFPs, será una lectura indispensable; tanto para los que concuerden y quieran colaborar con ellas, como para quienes, discordando, quieran entablar un sano diálogo o polémica a nivel doctrinal.

 

15/01/2014

Biografia: 

1944-12 - Famoso texto de Pio XII sobre conceitos de povo e massa: diversos comentários do Prof Plinio

 

14/01/2014

Mariologia:

1969-09-23 - A misericórdia e a intransigência virginal de Nossa Senhora / Teófilo, o monge que entregou sua alma ao demônio

*   *   *