1952-07-16 – O Cirineu de Pio X (Cardeal Rafael Merry del Val y Zulueta)

Por ocasião de sua visita a Roma em 1952, o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira fez chegar ao Vaticano sua declaração abaixo. O documento original se encontra devidamente guardado no Arquivo Apostólico Vaticano. Segue abaixo uma tradução livre, disponibilizada por este site.

 

blank

O Cireneu de Pio X

O passar do tempo, que lentamente coloca cada personalidade em sua verdadeira perspectiva histórica, está trabalhando para tornar a notável personalidade do Cardeal Merry del Val melhor e mais conhecida e compreendida. Aos olhos de um número crescente de historiadores, homens de pensamento e ação, o grande Cardeal é agora visto, com a ajuda de uma crítica histórica muito precisa, como a personificação da piedade, sabedoria e força.

No Brasil, graças aos esforços do grande Bispo de Campos, Dom Antonio de Castro Mayer, o número de pessoas que conhecem e veneram a memória do inesquecível Secretário de Estado do Beato Pio X está aumentando significativamente.

Visitando Roma, não foi sem profunda emoção que percebi – ao ajoelhar-me junto ao túmulo do Cardeal Merry del Val – o movimento de profunda veneração que ele inspira nos visitantes que ali vão, no recolhimento e confiantes, para pedir a Deus que a auréola que brilha na fronte de Pio X possa um dia brilhar também na fronte daquele que foi chamado, a tão justo título, seu Cireneu.

Roma, 16 de julho de 1952

Plinio Corrêa de Oliveira

Prior da Ordem Terceira do Carmo em São Paulo

Nota deste site: O processo de beatificação do Cardeal Merry del Val [10-10-1865, Londres + 26-2-1930, Vaticano] foi iniciado a 26-2-1953.

Contato