Catolicismo, N° 521, Maio 1994, pag. 11 (www.catolicismo.com.br)

 

Nas Filipinas, lançamento da obra do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira

 

MANILA — Em sessão solene que lotou o amplo auditório do Shangri-lá Hotel Manila — um dos mais prestigio­sos desta capital —, a Associação de Jovens Santo Tomás de Aquino por uma Civilização Cristã promoveu o lança­mento da obra do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, "Nobreza e Elites tradicionais aná­logas nas Alocuções de Pio XII ao Patriciado e à Nobreza romana".

Na solenidade, que foi abrilhantada pela participação do Coral Música Harmônica, di­versos oradores discor­reram sobre aspectos do tema abordado pelo mencionado livro: o educador Frei Ramón Salinas O.P., o Senador Francisco Tatad e a Rei­tora universitária, Pro­fessora Helena Benitez.

O principal orador, Senador Tatad, falou sobre a relevância política das eli­tes na democracia. Manifestou também sua entusiástica admiração em relação ao Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, asseve­rando: "Não tive dificuldade em perce­ber o perfil desse ilustre autor, formado no ensinamento dos Papas e Doutores da Igreja, segundo o exemplo dos Apósto­los".

Vivamente aplaudido pelos pre­sentes, o discurso que o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira enviou para ser apre­sentado na sessão foi lido pelo advogado Cícero Sobreira de Sousa, da Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade.

"De que modo o tema tratado no livro se relaciona com a situação política e social das Filipinas?" — indaga num de seus prospectos a Associação de Jovens Santo Tomás de Aquino. E acrescenta: "A resposta pode ser encontrada nas palavras do sociólogo americano Scott Symons: 'toda nação necessita de elites, se não quiser se estag­nar na mediocridade'. Mas também, examinando detidamente a própria História das Filipinas, o papel desempenhado pe­las elites é indubitável" .

Após a sessão foi oferecido um cock­tail aos presentes, durante o qual o stand que expunha as várias edições da referida obra atraía sobremaneira a atenção do público.