Catolicismo, N° 536, Agosto 1995 (www.catolicismo.com.br)

 

TFP argentina repudia exposição erótica em Buenos Aires

 

Patrocinada pela Secretaria de Cultura de Buenos Aires, realizou-se num ponto central da capital platina uma mostra sob o título de Erotizarte II. O local, conhecido como Recoleta, encon­tra-se vinculado à história, à origem ca­tólica e a ilustres tradições familiares da Argentina.

A TFP argentina publicou um co­municado do qual extraímos os prin­cipais tópicos:

"O mau gosto, a amoralidade, a sordidez, a perversão e a loucura se unem nesta mostra degradante, patro­cinada pela Secretaria de Cultura da Prefeitura de Buenos Aires. Isso repre­senta uma mal dissimulada proclama­ção de anarquia moral e agride os va­lores familiares e católicos da imensa maioria dos portenhos.

"De fato, a exposição mais parece um concurso de infâmias, no qual to­dos se afanam para ver quem realiza a torpeza mais vil, mais mórbida, mais alucinada. Por exemplo, um manequim masculino vestido de noiva traz por­menores pornográficos que o respeito impede-nos descrever.

"O extremo de obscenidade atrai o paroxismo da blasfêmia. Assim, há um quadro denominado "Cruz suspensa", que mostra o adorável símbolo da Fé católica, a Cruz de Cristo, sobre um corpo desnudo.

"Eventos como Erotizarte II cons­tituem uma autêntica expressão da anarquia no campo moral, de onde se estende ao campo social. Pois ao in­centivar a abdicação da razão e à en­trega aos mais torpes instintos, se açula a transgressão a toda moral, toda lei e toda ordem.

"A TFP expressa seu mais categó­rico repúdio a essa exposição degra­dante, anarquizante e blasfema, e con­vida a todos quantos compartilham seu sentimento a expressá-lo de viva voz, para fazer sentir às autoridades muni­cipais e aos patrocinadores dessa ex­posição iníqua, o descontentamento da imensa maioria dos argentinos, inva­riavelmente fiéis aos valores católicos e familiares, que são o fundamento de nossa Nação e a única garantia de sua sobrevivência."