Legionário, N.º 210, 20 de setembro de 1936

 

Sete Dias em Revista

 

Na sua alocução de Castel Gandolfo, o Santo Padre aludiu à intensa preparação que precede, em diversos países sul-americanos, a ação comunista. Nem assim as ingênuas (o crime às vezes toma ares de ingenuidade) autoridades do Chile proibiram a realização de um comício da “Frente Popular”, em que 5.000 mil pessoas desfilaram dando morras ao nazismo.

O nazismo, em si, pouco nos interessa. Mas quem é que pode ignorar que, por detrás do nazismo, está visada diretamente a civilização católica?

* * *

A ópera bufa que foi o Congresso Mundial da Paz, de Bruxelas, teve diversos aspectos curiosos. Entre outros, este: uma das figuras mais salientes do Congresso foi a deputada Dolores Ibarruri, a famosa “Pasionaria”.

Quem é esta “Pasionaria”? Uma mulher (...) que arrastou pelos campos de batalha da Espanha o seu ódio anticlerical, encorajando com sua presença os soldados do marxismo, que atiravam contra os defensores da civilização.

E é esta incendiária, de apelido tristemente expressivo, que foi posta em destaque pelos “pacifistas” do Congresso!

* * *

Em carta dirigida ao Diretor do “Osservatore Romano”, o Cardeal Pacelli, falando em nome do Santo Padre, teve estas palavras magistrais, que é preciso gravar no coração de todos os católicos:

“É tanto mais necessário e urgente reforçar as colunas dos defensores da verdade, quanto mais hostis se tornam e cada vez mais encarniçados se mostram os inimigos que tentam destruir as bases da sociedade pelo massacre, devastação e ruína, tal como assistimos na atualidade”.

* * *

Telegrama de Madri: “A coluna governista de Bilbao foi derrotada. Continuam as remessas de ouro para o estrangeiro. Ainda ontem, foram expedidos duzentos e cinqüenta quilos desse metal”.

Expedidos para onde? Por que? Para que?

Ou para enriquecer os amigos comunistas de além-Pirineus ou para comprar armas. Não há outra explicação.

E é a isto que se pretende chamar governo. Durante quanto tempo o Brasil ainda manterá um representante junto a tal gente?