Sete Dias em Revista

 

"O Legionário" Nº 211, 27 de setembro de 1936

 

"A Reforma" órgão oficial dos integralistas de Juiz de Fora filiado à cadeia jornalística "sigma-jornais-reunidos" noticiou que "se reuniram no Rio trinta Bispos sob a presidência de Dom Leme, a fim de examinar a doutrina do Sigma, concluindo-se dessa reunião ser o Integralismo indispensável como reação ao comunismo e ao materialismo".

Órgão católico aprovado pela Autoridade Eclesiástica, e em constante contato com os elementos da maior responsabilidade na vida religiosa da Arquidiocese, não temos o menor conhecimento da notícia divulgada por "A Reforma", à qual, aliás, só damos alguma importância pelo fato de circular, também, à boca pequena, em certas rodas integralistas desta Capital.

*   *   *

O vapor "Belle Isle", que provocou um tão desagradável incidente no Rio, tinha alguns passageiros de nome expressivo: Isaac Teper, Jacob Goldstein, Judel Szachnowicz, Ruth Haase, Salomon Drasmin, Juda Goldberg, Johanna Levy, Fritz Marx. Como se vê, são nomes israelitas.

Estamos a cem léguas de distância do anti-semitismo bárbaro do Sr. Hitler.

Mas nem por isto podemos esquecer as medidas de prudência recomendadas por Santo Tomás a respeito do povo de Israel.

*   *   *

O cronista da Câmara Estadual que trabalha no "Estado" teve uma referência ao "Osservatore Romano", que, diz ele, sendo embora "órgão do Vaticano, não perdoa os seus adversários políticos ou religiosos, chegando mesmo a cobri-los de ridículo".

Desafiamos o referido cronista a nos apontar um só texto do órgão pontifício, que justifique essa acusação.

*   *   *

Os chefes da rebelião comunista no Rio Grande do Norte foram condenados a penas insignificantes, como sejam 5 anos para um, 3 anos para outro, um ano e seis meses para mais outro e, finalmente, 6 meses para o que pareceu menos culpado.

Quem mata por motivos pessoais, pelo Código, deve sofrer 30 anos de prisão. Mas quem mata o próximo com o fito de destruir a Pátria, a família, a propriedade, sofre uma pena de 5 anos!

Quem pode haver, no Brasil inteiro, que seja capaz de justificar tamanho disparate?

*   *   *

Infelizmente, porém, parece que esse fato, e outros análogos, não lograram impressionar a inteligência moça e vigorosa do Sr. Deputado César Salgado. S. Ex.a, há dias pronunciou um discurso em que brandia o espantalho de uma nova revolução paulista, caso fossem postos em funcionamento os tribunais especiais destinados a julgar os comunistas de 35. De nossa parte, lamentamos que o Sr. César Salgado tenha tomado tal atitude. E, ainda mais, informamos a S. Ex.a que, paulistas que somos, estamos dispostos às mais duras extremidades, dentro do que permitem os princípios católicos, para apoiar uma organização judiciária que justicie energicamente os comunistas.

*   *   *

Em Cuba, os partidários do Governo (?) de Madri dinamitaram um jornal que combatia o marxismo ibérico, e preparavam 500 quilos de dinamite para fazer voar pelos ares outro órgão da reação antimarxista.

Assim, os partidários do bolchevismo não hesitam em intervir na vida interna de Cuba, para praticar em benefício de seu credo os maiores atos de banditismo.

E, na Câmara brasileira, ainda há gente que tem escrúpulos em aprovar um simples e inofensivo voto de pesar pela morte dos heróis de Toledo.

*   *   *

Os jornais referiram o modo bárbaro por que foi condenado o ex-ministro Salazar Alonso, criminoso por contigüidade, se assim se pode dizer.

Realmente, a própria acusação reconheceu que o único fato que se podia articular contra ele era sua amizade com Sotelo e Gil Robles. Nem um ato de solidariedade ou incitamento à Revolução pôde ser demonstrado como tendo sido levado a efeito pelo acusado. Um simples indício justificou sua condenação.

E no Brasil há gente que tem contemplações para com comunistas manifestamente criminosos perante a Pátria e a Humanidade.

*   *   *

Lamentamos que a "Revista das Revistas" de "O Estado de S. Paulo", tenha dado tamanha atenção à "Revista de Metapsíquica" que apareceu recentemente.

Principalmente, lamentamos as palavras que, à guisa de elogio, encerraram o comentário de "P. J.": "À porta da metapsíquica, ninguém precisa deixar as sandálias ou persignar-se".

Repetindo a frase famosa, "lamentamos, estranhamos, discordamos".

*   *   *

A Câmara aprovou que se considere feriado o dia 18 de Outubro, em que se comemorará o centenário de Benjamin Constant.

Não consta que qualquer dos deputados católicos tenha oposto obstáculos a tais comemorações.

Entre as celebrações que serão feitas em virtude do decreto que a Câmara aprovou, figurarão dissertações em todos os colégios do País.

O que se poderá dizer, em um colégio católico, que elogie o mais faccioso dos "leaders" positivistas do Brasil?

*   *   *

Queremos terminar com uma nota espiritual.

Faleceu no Rio de Janeiro o congregado José de Araújo, que tinha apenas 20 anos de idade.

Antes de expirar, pediu que lhe colocassem no peito a fita azul, e disse, ao sacerdote que o assistia, que sentia que Nossa Senhora o chamava, e que Lhe oferecia a vida por todos os congregados do Brasil. Entoou depois o "Magnificat" e pronunciada a última estrofe, entrou serenamente na eternidade.

Enquanto o mundo paganizado só se ocupa com o prazer, e foge da morte com horror, os verdadeiros filhos da Igreja ainda não perderam a noção de como se deve viver e como se deve morrer. Sóbrios e temperantes no prazer, são corajosos perante a morte, que é para eles a aurora de um novo dia.

Lembra-nos isto a famosa máxima carmelita: "a dor de viver sem prazer vale bem o prazer de morrer sem dor"