Legionário, N.º 333, 29 de janeiro de 1939

 

7 DIAS EM REVISTA

O Sr. Prestes Maia, prefeito da Capital, declarou à imprensa que não cogita da instalação de fornos crematórios em São Paulo. Essas declarações do Sr. Prestes Maia vieram desanuviar o ambiente de estranheza e descontentamento que os jornais alimentavam nos círculos católicos, com a notícia da breve instalação de fornos crematórios, contrária às convicções católicas de nosso povo.

Com o seu feliz gesto de desmentir esses boatos, o Sr. Prestes Maia vem pôr cobro a essas notícias alarmantes dos jornais.

* * *

Seguindo o exemplo de São Paulo, o prefeito de Campinas decidiu não oficializar o Carnaval este ano. É auspiciosa essa notícia, que deve ser muito bem recebida pelos católicos, pois que concorre para a extinção das festas desmoralizadoras do Carnaval.

* * *

Quando se fala em governo comunista no México, alguns incrédulos acham que há exagero nessa afirmação, levados pela aparência de democracia com que o governo mexicano encobre as suas relações com os sovietes.

Aparece agora mais um depoimento insuspeitíssimo, que de uma vez por todas deverá destruir essa incredulidade. O liberal senador Landon, ex-candidato a presidente do super-liberal Estados Unidos, afirma no seu discurso de 21 do corrente mês, na Associação de Imprensa de Kansas:

“Muito se fala de governos ditatoriais ao sul de nosso país; entretanto, ouvimos falar relativamente pouco sobre um governo comunista no México”. E, depois de denunciar abertamente o caráter esquerdista daquele governo, o Sr. Landon se insurge contra a miopia do Sr. Roosevelt, que só pensa no perigo nazista e não nota o incêndio comunista que lavra em território mexicano, às portas dos Estados Unidos.

* * *

Não cessam as provas que o “Legionário” recebe, de solidariedade à sua orientação. Ainda nesta semana chegou-nos às mãos uma, que comprova fielmente a grande aceitação de nosso jornal. Foi a “União Beneficente e Cultural dos Praças Reformados e ex-Praças da Força Pública” deste Estado, que nos enviou um amável ofício, e trazido em mãos pelo associado Sr. Elpídio Passos, a fim de cumprimentar-nos pela orientação educativa e moral exercida pelo “Legionário”.

Nossos agradecimentos.

* * *

O Governo brasileiro pretende realizar um plano qüinqüenal e a oficialização dos esportes.

O primeiro projeto tem seus precedentes na Rússia, que depois foi imitada por outros países. O segundo reproduz providências idênticas dos Srs. Hitler e Mussolini.

* * *

O Governo brasileiro tomará providências enérgicas, segundo se noticia, contra alguns oficiais de registro civil de Goiás que, fraudulentamente, promovem contratos de casamento a prazo, isto é, casam dois jovens só durante certo tempo, findo o qual eles estarão novamente livres.

Ainda bem que o Governo vai coibir esses abusos de seus funcionários fraudulentos, mas seria de desejar que o Governo estendesse essas medidas de coerção aos processos imorais de anulação de casamento que se alastram por todo o Brasil, onde fatos e provas são clamorosamente forjados para que o juiz conceda anulação do casamento, conseguindo assim desrespeitar as nossas leis, que não permitem o divórcio.

É essa burla escandalosa que precisa ser impedida.

* * *

O governo nacionalista de Burgos assinou com a Alemanha um acordo cultural, em que é proibida a divulgação de “obras contra a forma de governo de outros países e seus chefes nacionais”.

Portanto, de agora em diante, a Espanha nacionalista não pode mais atacar o nazismo e o Sr. Hitler. E se o Episcopado espanhol quiser condenar a heresia de extrema-direita, como já têm feito os prelados da Alemanha e Itália, não poderá fazê-lo.

* * *

Os Srs. Hitler e Mussolini vivem a clamar contra o comunismo, dizendo que são a única barreira contra o terror vermelho.

Mas as relações comerciais entre a Alemanha e Itália com o México desenvolvem-se cada vez mais, sendo agora trocados o petróleo mexicano com o papel alemão, ou com a lã artificial “rayon” italiana.

Onde está o anticomunismo do Sr. Hitler? O que se vê é um auxílio desses dois ditadores à expansão econômica do México comunista. Se isso é anticomunismo, não sabemos o que seja favorecer o comunismo.

* * *

O governo nazista exumou os cadáveres de Monsenhor Seipel e Dollfuss.

A profanação de cadáveres dos antigos inimigos, nesses últimos tempos, só foram vistos na Rússia soviética e na Alemanha nazista.

Mais uma vez se comprova a identidade de métodos do comunismo e do partido do Sr. Hitler.

Ao mesmo tempo, o Sr. Hitler baixa um decreto dando a um batalhão o nome do assassino de Dollfuss, Planeta.

Confere.

* * *

Já que, neste número, elogiamos os atos dos Srs. prefeitos desta Capital e de Campinas, estendamos nossas vistas também para outro município, onde ocorreu um fato digno de nota. Em Ubá, o prefeito municipal entronizou a imagem de Nossa Senhora das Graças na Prefeitura, e baixou um ato municipal especial sobre o fato.

Que nos conste, é esta a primeira prefeitura do Brasil que tem um gesto tão desassombradamente mariano.

Fora do manto de Maria, o Brasil não encontrará salvação. O gesto do Sr. prefeito de Ubá se reveste, pois, de alto significado religioso e patriótico.