Plinio Corrêa de Oliveira

 

7 Dias em Revista

 

 

 

 

 

 

 

Legionário, 20 de outubro de 1940, N. 423

  Bookmark and Share

 

Merece louvor a precaução tomada pelo governo norte-americano de, alistando embora os Sacerdotes para o serviço militar, isentá-los de prestar tal serviço pelo que não se obriga os Sacerdotes a pegar em armas, e suas atividades ficam disponíveis para o exclusivo exercício do ministério sacerdotal.

* * *

É de uma rara oportunidade o edital da Cúria Metropolitana que abaixo transcreveremos:

“Tendo chegado ao conhecimento da autoridade eclesiástica que algumas pessoas, valendo-se do edificante movimento que vem sendo feito em favor das Missões Católicas, procuram desvirtuar tão bela iniciativa promovendo bailes, chás dançantes, etc. contra severas determinações da Cúria Metropolitana, relembro aos Rev.mos Párocos, Reitores de Igreja, capelães e muito particularmente aos diretores de colégios católicos, que é proibido receber qualquer donativo proveniente dessas diversões.

São Paulo, 16-X-1940 - De ordem de S. Exa. Rev.ma - Cônego Paulo Rolim Loureiro, Chanceler do Arcebispado”.

* * *

O “Legionário” tem insistido reiteradas vezes sobre a existência de uma Internacional das pseudodireitas, tão viva, tão eficaz e tão regiamente coordenada, em todos os Continentes, quanto a III Internacional, hoje, quase defunta.

Seyss-Inquart, Degrelle, Serrano Suner, Quisling, Mussert, são outras provas vivas desta verdade.

Está no rol destes tristes personagens o chefe pseudo-direitista romeno, sr. Hória Sima, que, a despeito de furibundamente nacionalista, foi esperar na fronteira de sua Pátria, para lhe prestar homenagem, os militares “técnicos” nazistas, sobre cujos reais objetivos o Sr. Hória Sima é o primeiro a não ter a menor ilusão.

* * *

Já que falamos em Serrano Suner, convém registrar que quando este político nazificante visitou Roma, o “Osservatore Romano” publicou um comunicado oficial afirmando que, se S. Exa. não fora recebido pelo Santo Padre em audiência, é porque tal audiência não fora solicitada.

Para bom entendedor...

* * *

O Sr. Serrano Suner foi, esta semana, nomeado Ministro do Exterior pelo Sr. Franco, ficando-lhe entregue, assim, a direção de toda a diplomacia espanhola após os entendimentos que teve com o Sr. Hitler.


Bookmark and Share