Legionário, N.º 429, 1º de dezembro de 1940

7 DIAS EM REVISTA

A política internacional continua cheia de mistérios entre os quais o mais importante é o das relações teuto-russas. As duas potências totalitárias parecem estar representando para o mundo inteiro uma farsa de esconde-esconde. Ora deixam cair a máscara de sua pseudo-incompatibilidade e apresentam ao público suas faces idênticas de irmãs siamesas, ora cobrem-se novamente com a máscara de inimigos iracundos, e ameaçam travar entre si uma luta de morte. No meio de tudo isto, o público crédulo e ingênuo fica sem saber o que pensar. E assim, a mascarada vai continuando enquanto os atuais senhores do mundo quiserem.

  * * *

Evidentemente, o problema das relações teuto-russas está intimamente ligado ao problema das relações anglo-russas.

Pois tão misterioso é este assunto que os telegramas desta semana registraram um fato verdadeiramente enigmático. Na seção de 27 p.p., na Câmara dos Lords, no ambiente protocolar e solene em que decorrem as deliberações daquela Casa do Parlamento inglês, pediu a palavra Lord Addison que perguntou ao governo inglês se os sovietes ainda não haviam respondido às propostas britânicas concernentes ao reconhecimento, pela Inglaterra, da anexação dos estados bálticos à Rússia, e contendo garantias de não agressão. No entanto, com surpresa para todos, e sem nenhum motivo que se pudesse perceber, aquele Lord deixou a tribuna interrompendo inesperadamente sua alocução e declarando que não pretendia prosseguir no assunto. O orador não forneceu explicação de seu estranho procedimento.

Se a razão disso fosse uma indisposição, por que não a alegar? Por que interromper sem a menor explicação uma interpelação de tão evidente atualidade?

* * *

Informam-nos os telegramas desta semana haver falecido em avançada idade Lord Rhotermore, geralmente conhecido como um dos magnatas do jornalismo inglês, e também apontado nos círculos políticos ingleses como um dos mais decididos fascistas de seu país.

Lord Rhotermore pertencia à posição ideológica de muitos políticos ingleses aos quais o fascismo e o nazismo deveram, graças às inadmissíveis ingenuidades (!) do Sr. Chamberlain , mais vitórias do que jamais as baionetas lhes poderiam dar.

* * *

Nos Estados Unidos, está em franca atividade uma comissão oficial encarregada de estudar o alastramento do nazismo e do comunismo na grande república setentrional.

Depois de ter publicado um relatório extenso sobre as atividades da III Internacional, a comissão encetará, agora, o estudo das atividades nazistas.