Legionário, N.º 443, 9 de março de 1941

7 DIAS EM REVISTA

Noticiamos em edição anterior que o partido comunista búlgaro, obediente à III Internacional como costumam sê-lo todos os partidos da esquerda, distribuiu na Bulgária numerosos boletins em que procurava desanimar o povo em relação a qualquer reação violenta contra a investida nazista.

Dias depois, o telégrafo nos traz, entretanto, a curiosa informação de que o Kremlin protestou oficialmente contra a ocupação da Bulgária por tropas alemãs.

Assim, ao que parece, a Rússia procura novamente afivelar a máscara do anti-nazismo, ainda há poucos dias considerada antiquada e inútil pelos dirigentes soviéticos. É possível que a farsa vá longe, e que chegue até algum simulacro de guerra. Mas depois do que aconteceu desde o pacto Ribbentrop-Molotov, só os ingênuos poderão acreditar na “reprise” do duelo nazi-soviético.

* * *

Merece registro simpático a notícia de que a Santa Sé acaba de distinguir a “Universidade Javeriana” de Bogotá com o título de Universidade Pontifícia.

A Universidade Javeriana, centro de alta cultura católica que honra todos os ibero-americanos, vem prestando à causa da Religião os mais assinalados serviços, e foi exatamente em reconhecimento desses méritos que o Santo Padre a distinguiu com tão alto título.

A este propósito é interessante informar que a Universidade Javeriana instituiu recentemente um curso de jornalismo, o que despertou a mais grata impressão nos círculos de imprensa de Bogotá.

* * *

Muito se tem falado ultimamente - e com quanta razão! - a respeito da propaganda espírita e protestante entre nós. Entretanto, cumpre não esquecer o melhor trabalho contra esses dois flagelos consiste na tonificação da vida espiritual dos próprios católicos.

Assim, devem os leitores do “Legionário” apoiar com todo o ardor de sua piedade, de seu entusiasmo e de seu zelo, duas grandes iniciativas apostólicas lançadas pelo Ex.mo Rev.mo Sr. Arcebispo Metropolitano, isto é, as Santas Missões, e a Campanha de Páscoa.

Sobre as Santas Missões, o “Legionário” já afirmou a seus leitores, e conta continuar a faze-lo. Trata-se de importantíssimo empreendimento confiado à gloriosa Congregação dos Padres Redentoristas, do qual a Arquidiocese muito espera.

Também a Campanha de Páscoa é uma iniciativa grandiosa, que se destina a chamar a totalidade dos habitantes da Arquidiocese à Mesa Eucarística durante a Semana Santa.

Uma e outra iniciativa, afervorando os piedosos e estimulando os tíbios, correspondem aos mais fundamentais interesses da Glória de Deus e da exaltação da Santa Igreja entre nós.