Legionário, N.º 569, 4 de julho de 1943

7 DIAS EM REVISTA

Quando da passagem entre nós do ilustre estadista belga Paul Van Zeeland, um dos líderes da opinião católica de seu país, que prestou ao mundo o serviço memorável de derrotar estrondosamente, em famoso pleito eleitoral, o Quisling Degrelle, fez, na sede da ABI, uma descrição trágica da miséria que reina em seu glorioso país. [...]

A doutrina da Igreja nos mostra que deve reinar a ordem na caridade, pelo que a compaixão para com nossos irmãos na fé deve ser mais intensa do que para com os hereges e infiéis.

Devemos pensar maduramente sobre isto ao considerar os horrores que o Sr. Van Zeeland descreveu.

Com efeito, país católico que é, o Brasil deverá, tanto quanto possível, auxiliar as nações feridas pelo infortúnio.

Mas, acima de tudo, deverá auxiliar os povos católicos, entre os quais a Bélgica ocupa tão destacado lugar.

* * *

A imprensa diária publicou o seguinte telegrama de Porto Alegre:

PORTO ALEGRE - O Conselho Administrativo do Estado opinou contrariamente ao pedido da Cúria Metropolitana, solicitando do Governo do Estado a cessão de um terreno para edificar um templo para serventia dos quartéis existentes no lugar, atendendo, ao mesmo tempo, as prementes necessidades espirituais da população das imediações e de um grupo escolar.

O parecer do Conselho declara que a Constituição coloca o Estado numa posição de absoluta neutralidade em relação às religiões - (B.P.)

* * *

Achamos curioso que a Sociedade Cultural de Amigos do México tenha escolhido a sede da Sociedade Teosófica do Brasil para a realização de uma conferência de propaganda. E isto tanto mais quanto, na relação dos presentes, se encontra o prócer espírita Campos Vergal, na qualidade de membro da diretoria de uma entidade de aproximação brasilio-mexicana.

* * *

De um leitor, residente no Rio de Janeiro, recebemos a sugestão de ser instituído um "Dia do Sacerdote" no qual, se inculcasse a devoção dos fiéis para o sacerdócio.

A iniciativa seria magnífica. Entre nós, os RR.PP. Salvatorianos fazem muito mais do que isto, procurando pela difusão do "Sábado do Sacerdote", o que é magnífico.

Recomendamos esta prática ao piedoso leitor.