Catolicismo, n.° 419, novembro de 1985 (www.catolicismo.com.br)

 

Protesto contra filme blasfemo

 

A PROPÓSITO da eventualidade de ser projetado no Brasil o filme blasfemo Je vous salue Marie, o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, Presidente do Conselho Nacional da TFP, enviou ao Presidente José Sarney e ao Ministro da Justiça, Fernando Lyra, o seguinte telegrama:

"CONSTANDO ATRAVÉS de notícias de imprensa que eventualmente seja autoriza­da no Brasil a projeção do filme Je vous salue Marie, de Jean Luc Godard, permito-me encarecer junto a V. Excia. a grave necessidade de ser isto proibido por decisão federal.

Por certo, não ignorará V. Excia. que se trata de um filme agressivamente blasfemo e imoral, cuja apresentação na Cidade Eterna foi considerada de tal maneira ultrajante à Religião Católica, que motivou especial reparação, publicamente feita por S. S. João Paulo II em ato difundido pelo mundo inteiro através da Rádio Vaticana.

Ademais, em todos os países em que — como na França e na Itália — governos socia­listas têm autorizado essa infeliz projeção, vem ela sendo objeto de veementes protestos da parte do escol da opinião católica.

V. Excia. está em condições de analisar melhor do que ninguém o trauma profundo que essa projeção causaria na opinião pública de nosso País, tão compactamente católico.

Manifesto, pois, minha esperança de que V. Excia. afaste do cenário nacional esse fa­tor de discórdia e confusão. E impedirá que ao Brasil — descoberto por naus em cujas velas figurava a Cruz de Cristo, intitulado Terra de Santa Cruz, e instituído como Reino de Nossa Senhora Aparecida por célebre decreto da Santa Sé — seja lançada essa desonra".