A Chapa Única consagrada pela opinião pública de São Paulo

“Folha da Manhã”, 13 de abril de 1933

A CHAPA-ÚNICA CONSAGRADA PELA OPINIÃO PÚBLICA DE SÃO PAULO

A palavra de diversos candidatos em torno das diretrizes da Constituinte

O que declarou o Dr. Plinio Corrêa de Oliveira

Em seu escritório, fomos ouvir o Dr. Plinio Corrêa de Oliveira. Espírito combativo e vibrante, orador impetuoso, é um dos valores de nossa mocidade.

– Estou satisfeitíssimo – disse-nos s.s. [Sua Senhoria] – não porque meu nome tenha sido incluído na Chapa Única, mas porque, principalmente, do programa que será defendido pela bancada paulista fazem parte os princípios que a Igreja Católica pleiteia. Princípios esses que já foram amplamente divulgados e em que estão sintetizadas as aspirações dos católicos brasileiros, ou seja, da grande maioria do nosso povo.

Aliás, cumpre notar, a “Liga Eleitoral Católica” não fez, nem faria questão de apresentar candidatos. Nós, por ela indicados, outra missão não teremos que a de, melhor conhecedores dos princípios e da doutrina católica, defender com melhor eficiência, o que deseja a Igreja Católica, com referência à futura Constituição.

– Quanto aos interesses de São Paulo?

– Serão defendidos, tanto quanto o poderiam ser. A constituição eclética da Chapa, permitirá a defesa de nosso Estado, com eficiência verdadeiramente notável, quer na parte política, quer na intelectual, na espiritual e na financeira. Nela estão elementos que dispõem dos conhecimentos, da capacidade a isso indispensável.

– Será vitoriosa…

O Dr. Plinio Corrêa de Oliveira atalhou-nos, com vivacidade:

– Sem dúvida, sem a menor sombra de dúvida. Ela representa o idealismo, o civismo de São Paulo. São Paulo a sufragará, nas urnas, por quase unanimidade.

– E vencedores?

– Paulistas natos, paulistas por convicção, paulistas por ideal, paulistas de coração, que somos todos nós, saberemos envidar o máximo de nossos esforços, em prol da defesa dos interesses e dos direitos do povo paulista, de São Paulo.

– Referiu-se a um programa? – perguntamo-lhe, quando nos despedíamos.

– Sim. Deverá ser divulgado, por estes dias. Posso adiantar-lhe que, nele, estão incluídos os postulados da Igreja Católica e de São Paulo.

 

Contato