Catolicismo, N° 631 – Julho de 2003 (*)
Esta fotografia, do Cardeal Merry del Val (1865-1930), mostra um fidalgo proveniente de duas grandes famílias. Pelo lado paterno, era filho do Marquês Merry del Val; e pelo lado materno, da Condessa de Zulueta. Circulava em suas veias sangue inglês, espanhol e holandês.
Analisando sua figura, notamos no todo – na impostação da cabeça, do pescoço, no modo superior de olhar — uma dignidade, a qual parece pousar sobre seu peito, e que o esplendorifica por inteiro.
Há nele, sobretudo, muito do homem virtuoso. Um olhar bastante fixo, que vê longe, muito longe; e uma expressão de força e de tristeza. Força e tristeza aveludadas, meio disseminadas sobre o rosto. Muita resolução. Todo o perfil dele é resoluto, as sobrancelhas e o corte da boca são de um homem resoluto.
O olhar revela algo de doce, mas que mira para bem longe, e como que diz para os inimigos da Igreja o seguinte: “Vejo tua infâmia, ela me entristece. Mas eu te enfrento e te combato!”
Quando da eleição de São Pio X para Papa, ele fazia parte do conclave, não como cardeal, mas como secretário do conclave. Entrando na Capela Paulina, encontrou o então Cardeal Sarto, Patriarca de Veneza, rezando aos pés do Santíssimo Sacramento, com lágrimas que se desprendiam de seus olhos. Ajoelhou-se então junto ao futuro Pontífice e transmitiu-lhe uma comunicação do Cardeal Decano. Após ouvir a resposta de seu ilustre interlocutor, Mons. Merry del Val disse-lhe: “Eminência, tenha coragem, o Senhor o ajudará”.
Na manhã seguinte, o Cardeal Sarto foi eleito Papa com grande maioria de votos.
Logo depois, São Pio X, embora quase não conhecesse o jovem eclesiástico, mas percebendo seu valor, convidou-o para uma altíssima função, o mais alto cargo depois do Papado: Secretário de Estado da Santa Sé. E ele serviu São Pio X durante todo o seu pontificado.
Em suas memórias, o Cardeal Merry del Val narra como São Pio X morreu. Diz ele que, no decurso do mês de agosto de 1914, o Santo Padre estava acometido de uma enfermidade que não causava maior preocupação. Mas na noite de 19 daquele mês, seu estado se agravou. Na manhã seguinte, o Cardeal Merry del Val acudiu à cabeceira de seu leito. O Pontífice reconheceu-o, estreitou fortemente sua mão, e disse: “Eminência… Eminência!” Não conseguiu dizer mais nada. As últimas palavras pronunciadas pelo Pontífice, quando lhe comunicaram, pouco depois, a urgência de lhe serem administrados os últimos sacramentos, foram: “Resigno-me totalmente!” Algumas horas se passaram e São Pio X entregou sua bela alma a Deus.