Do Cardeal Silvio Oddi

 

Roma, 10 de fevereiro de 1993

Ilustríssimo Professor

Li com vivo interesse a sua obra «Nobreza e elites tradicionais análogas nas alocuções de Pio XII ao Patriciado e à Nobreza romana».

O pensamento do grande Papa Pacelli, que transparece nos documentos assinalados, continua perfeitamente atual e V. Excia. teve a feliz iniciativa de propô-lo ao público hodierno, acompanhando-o de oportunas notas. Convém recordar, como repetiu o próprio Paulo VI depois do Concílio Vaticano II, que os ensinamentos do seu predecessor dirigidos ao Patriciado e à Nobreza romana, mantêm intacta a sua plena vigência.

Através dos comentários e da documentação com os quais V. Excia. propicia uma mais completa compreensão de todo o alcance do magistério de Pio XII, patenteiam-se uma grande erudição e segurança de pensamento, postas justamente em relevo pelo conhecido historiador francês Georges Bordonove no seu prefácio a esta obra.

Estou certo de fazer uma boa obra recomendando a sua leitura a todos aqueles que queiram ter um conhecimento mais profundo dos sábios e esclarecedores ensinamentos daquele pontífice.

Fazendo votos de que o seu oportuno livro tenha uma grande difusão, apresento-lhe as minhas cordiais saudações.

Silvio Card. Oddi

 

Contato