Do Cardeal Alfons M. Stickler, S.D.B.

Carta do Cardeal Alfons M. Stickler, S.D.B.

 

SCV, Festa de São José 1993

Ilustríssimo Senhor Professor,

Agradeço-lhe de coração o gentil presente da sua obra «Nobreza e elites tradicionais análogas nas alocuções de Pio XII ao Patriciado e à Nobreza Romana», que recebi na tradução italiana.

Ela me tocou por vários motivos: antes de mais nada, por sua oportunidade, pois constitui a re-proposição dos ensinamentos do grande Papa Pacelli sobre o tema, num momento histórico-cultural em que a ferocidade anti-nobiliárquica, provocada no mundo inteiro pela Revolução Francesa, parece diminuir em todo o orbe.

Em segundo lugar, a obra — face à decadência universal dos valores cristãos, sobretudo, mas também dos meramente naturais — suscitará em toda a parte e em muitos corações o desejo de que as elites nobiliárquicas voltem a dar à Humanidade os exemplos de que esta tem urgente e suprema necessidade. As elites, nos séculos passados, tiveram um papel importante, e com freqüência dominante, em enaltecer esses valores, através de sua vida e de sua atividade.

Um terceiro motivo resulta das suas considerações — que me parecem de extrema atualidade — a respeito da formação, ao lado das nobrezas e das elites de sangue, de nobrezas e elites de espírito e de ânimo que, associando-se e organizando-se entre as tantas almas nobres que existem, assumam em todo o mundo as funções de exemplo e de guia rumo a uma ordem natural e perene das coisas. Isto tanto para sustentar as nobrezas de sangue ainda existentes e re-emergentes, quanto para substituir as que não sabem reagir eficazmente a decadências que se patenteiam em nossos dias, em mais de um caso.

O senhor, valendo-se de uma ampla e segura documentação, realiza no seu livro uma análise fina da muito complexa realidade sócio-política hodierna e, comentando com grande rigor de lógica os luminosos ensinamentos do Papa Pacelli, faz ver quanto ele, e seus sucessores até João Paulo II, continuam a esperar da nobreza ainda existente, e das elites análogas a serem criadas, a elevação religiosa, moral e cultural do mundo.

Por isso, ilustre Professor, alegro-me por este livro e desejo-lhe uma larga difusão a fim de suscitar, sustentar e construir uma profunda e vasta sensibilidade em relação a esse excelente instrumento de restauração de uma sã ética natural e de uma moralidade religiosa redivivas, que levem toda a Humanidade àquela paz, prosperidade e felicidade que somente os autênticos e genuínos valores podem realizar e garantir.

A estes meus votos acrescento ardentes orações ao Senhor e à Mãe da Igreja, para que o sustentem na obra tão benéfica quanto angustiosamente atual no tempo em que vivemos.

SEU EM CRISTO

  Alfons M. Card. Stickler S.D.B

 

Contato