Elias Profeta, o ígneo – Terá ele alguma participação durante a realização das promessas de Fátima? (“Bagarre”)

Auditório São Miguel, Santo do Dia, 27 de outubro de 1990 – Sábado

 

A D V E R T Ê N C I A

O presente texto é adaptação de transcrição de gravação de conferência do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira a sócios e cooperadores da TFP, mantendo portanto o estilo verbal, e não foi revisto pelo autor.

Se o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira estivesse entre nós, certamente pediria que se colocasse explícita menção a sua filial disposição de retificar qualquer discrepância em relação ao Magistério da Igreja. É o que fazemos aqui constar, com suas próprias palavras, como homenagem a tão belo e constante estado de espírito:

“Católico apostólico romano, o autor deste texto  se submete com filial ardor ao ensinamento tradicional da Santa Igreja. Se, no entanto,  por lapso, algo nele ocorra que não esteja conforme àquele ensinamento, desde já e categoricamente o rejeita”.

As palavras “Revolução” e “Contra-Revolução”, são aqui empregadas no sentido que lhes dá o Prof. Plínio Corrêa de Oliveira em seu livro “Revolução e Contra-Revolução“, cuja primeira edição foi publicada no Nº 100 de Catolicismo, em abril de 1959.

 

 

Na véspera da festa do “Pater et Dux Omnium Carmelitarum” deste ano de 2025, aqui é postado um “Santo do Dia” (de 27-10-1990), no qual Dr. Plinio Corrêa de Oliveira analisa trechos sobre Santo Elias, escritos pelo Padre Cornélio a Lápide (1567–1637), jesuíta e exegeta flamengo, conhecido por seus comentários a quase toda a Bíblia, obra que influiu na pregação dos anos posteriores.
O Prof. Plinio emprega a palavra “bagarre”, de origem francesa e que significa literalmente “confusão” ou “briga”, como uma metáfora para designar um período de grande tribulação, crise ou castigo que a humanidade enfrentará caso não se converta, conforme profetizado por Nossa Senhora em Fátima. O termo foi incorporado ao vocabulário da TFP.
Para outras exposições sobre Santo Elias, veja por exemplo:
Santo Elias (20 de julho), a denúncia profética e atualidade de sua devoção
Elias Profeta, amor e cólera

Contato