Catolicismo, N° 449, Maio 1988, pág. 19 (www.catolicismo.com.br)
Protesto contra peça blasfema
BOGOTÁ — A TFP colombiana protestou contra a apresentação da ímpia peça “Teledeum”, encenada por um grupo de artistas brasileiros que desembarcaram no aeroporto desta capital trajados como se fossem religiosos católicos.
A obra consiste numa burla ignóbil do Santo Sacrifício da Missa, apresentando uma freira concelebrante que faz uma espécie de sanduíche com duas hóstias grandes, sobre as quais derrama catchup, insinuando ser este o preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.
O comunicado da TFP, estampado na edição de 26 de março último do diário “El Tiempo”, de Bogotá, ressalta: “Perguntamos, bogotano católico, como você considera ser isto tomado na corte celeste? Não teme que ao se debochar do Santo Sacrifício da Missa, para regozijo e alegria de alguns, venha a diminuir a efusão das misericórdias de Deus sobre você e sua família? E que inclusive fiquemos expostos a mais castigos ainda? Por essa razão, os membros da TFP colombiana oferecem desde o dia em que começou o festival até seu encerramento, orações especiais e atos de reparação ao Santíssimo Sacramento, pelas mãos de Nossa Senhora. Bogotano: associe-se a este desagravo, ao menos com uma breve oração interior”.
Em São Paulo, o diretor de imprensa da TFP, Paulo Corrêa de Brito Filho, desmentiu notícias publicadas na imprensa brasileira de que membros da TFP colombiana teriam tentado invadir o teatro onde teve lugar a representação da peça blasfema.