Catolicismo, N° 459, Março de 1989, pág. 25 (www.catolicismo.com.br)
Estandartes tremulam em Lisboa
LISBOA — Os estandartes da TFP lusa, que juntamente com o leão rompante ostentam a histórica Cruz da Ordem de Cristo, tremularam intensamente nas ruas e praças desta Capital, durante a campanha de distribuição do manifesto contra a exibição do filme blasfemo “A última tentação de Cristo”, de Martin Scorcese.
Dando início à campanha, os jovens cooperadores da entidade rezaram na Igreja da Ordem Terceira do Carmo, junto ao túmulo do Bem-aventurado Nun’Alvares Pereira, passando a percorrer, em seguida, os principais logradouros da cidade. Foram numerosas as manifestações de aplauso por parte de pessoas do público, pertencentes às mais variadas classes sociais.
Fato edificante ocorreu na porta de uma igreja, onde certa mulher que ali pedia esmolas, solicitou um exemplar do manifesto. Logo após tê-lo lido, voltou ela a chamar o propagandista para manifestar seu contentamento com a campanha e oferecer duas moedas que acabara de ganhar. “Agradecemos a oferta, mas não a aceitamos. Ficamos sensibilizados com essa manifestação de generosidade, que nos faz lembrar o óbulo da viúva, aludido no Evangelho”, comentou um dos organizadores da campanha.