Catolicismo, N. 526, Outubro 1994, pag. 21 (www.catolicismo.com.br)
TFP colombiana pede consagração ao Coração de Jesus
Bogotá – A Sociedade Colombiana de Defesa da Tradição, Família e Propriedade publicou manifesto dirigido à Corte Constitucional, solicitando que seja renovada a consagração do país ao Sagrado Coração de Jesus, feita inicialmente em 1902, quando a Colômbia acabava de sair de um sangrento conflito.
A partir de 1952, com entusiástico apoio da população, majoritariamente católica, tal consagração passou a ser renovada anualmente pelo Governo colombiano.
Recentemente, entretanto, o procurador geral da Nação resolveu não mais renová-la, alegando o princípio da liberdade e igualdade de cultos.
Associando-se a vários Bispos colombianos que se manifestaram contrários a tal cancelamento, a TFP ressalta que a “gloriosa expansão da Fé católica no país foi fruto da adesão espontânea de seus habitantes, sendo natural que esta adesão, unida ao meritório trabalho católico em favor de seus habitantes, tenha efeitos na posição do Estado ante a Igreja, sem violar como até aqui tem sido feito os direitos de consciência do resto da população”.