Catolicismo, N° 527, Novembro 1994 (www.catolicismo.com.br)
Leão dourado da TFP em Frankfurt
FRANKFURT — O leão rompante áureo que figura no rubro estandarte da TFP é hoje conhecido não só no Brasil, mas também nos 25 países onde existem entidades coirmãs daquela associação, bem como bureaux-TFPs. Por isso, em especial para muitos brasileiros e latino-americanos que visitaram a grande Feira do Livro de Frankfurt, aqui na Alemanha, realizada de 5 a 10 de outubro último, constituiu grata surpresa deparar-se com o stand da TFP, no pavilhão de editoras do Brasil. Outros, porém, como esquerdistas de várias gamas e partidários da Teologia da Libertação, não esconderam seu desagrado em face da presença da TFP.
Facilmente identificável pelo estandarte rubro, o stand apresentava ao público todo o acervo das obras já publicadas pelas TFPs, destacando-se o mais recente livro de autoria do Prof. Plínio Corrêa de Oliveira, Nobreza e Elites Tradicionais Análogas nos Discursos de Pio XII ao Patriciado e à Nobreza romana.
De longa data, a Alemanha abriga a maior feira de livros, a qual, aliás, desta vez superou as anteriores. Os números são realmente impressionantes: ali encontravam-se expostos nada menos que 321.975 títulos, incluindo 88.891 lançamentos, da parte de 8.628 expositores, provenientes de 105 países, e ocupando 131 mil metros quadrados.
A maior feira de livros do mundo
Não obstante, nesse verdadeiro mar de livros, a presença da TFP chamava a atenção do público pelos símbolos aristocráticos, com forte nota medieval.
Entre os visitantes, os alemães eram os mais admirativos quanto ao simbolismo de nossas insígnias, enquanto os italianos, mais intuitivos, logo à primeira vista entendiam do que se tratava. Conversamos com visitantes dos mais diversos países: Noruega, Hungria, Taiwan, Bulgária, Polônia, sem deixar de mencionar os latino-americanos.
Diversas pessoas fotografaram nosso stand, como, por exemplo, urna senhora brasileira de Belo Horizonte, dois alunos de jornalismo da Universidade de São Paulo, e também repórteres do Frankfurter Algemeine Zeitung.