A TFP e a sagração episcopal de Ecône

Catolicismo, N.° 492, Agosto de 1988

A propósito da sagração episcopal realizada em Ecône (Suíça), em 30 de junho último, pelo Arcebispo Marcel Lefèbvre, o Serviço de Imprensa da TFP distribuiu, nessa ocasião, a seguinte nota aos órgãos de comunicação social:

“A TFP é uma entidade voltada ao estudo e à ação acerca dos problemas sócio-econômicos, à luz dos ensinamentos imutáveis da Igreja Católica. A tensão entre o Arcebispo Marcel Lefèbvre e a Santa Sé versa, de modo especial, sobre temas de índole estritamente teológica e canônica, como, por exemplo, se a nomeação de um Bispo por Roma deve preceder necessariamente à sagração deste. Em assuntos dessa natureza a TFP jamais tomou posição”.

blank

Estátua de São Pedro na homônima Basílica, no Vaticano, adornada com a tiara e o traje especial com que normalmente dita imagem é revista na festa do Príncipe dos Apóstolos

Notas deste site:

1) Os comunicados da TFP brasileira (até setembro de 1995) externavam a posição da entidade e, portanto, de seu Presidente do Conselho Nacional, o Prof. Plinio.

2) O jornal “O Estado de S. Paulo” de 2 de julho 1988 publicou a seguinte declaração do então arcebispo de São Paulo, cardeal Dom Paulo Evaristo Arns: A cisão com a TFP aconteceu com o afastamento do próprio dom Antônio de Castro Mayer da organização, quando o ex-bispo de Campos aderiu à pregação de Lefèbvre, disse dom Paulo.

 

Contato