Novidades
   

NOVIDADES

AGOSTO

 

Dia 21 - Festa de São Pio X, Papa

Retomaremos as postagens normalmente na segunda semana de setembro, com o favor de Nossa Senhora. Durante esse período, elas serão feitas esporadicamente.

21/08/2018

Especial / Santos e festas do mês:

* São Pio X, Papa (festa dia 21)

 

20/08/2018

Especial / Santos e festas do mês:

* São Bernardo (20-8) e a confiança inabalável em Nossa Senhora

* São Bernardo de Claraval: sua pregação às Cruzadas. As almas valem mais do que a Terra Santa

Artigos em O Legionário:

1945-06-17 - Nova et Vetera - A Sociedade dos Fabianos, Cavalo de Tróia Socialista / Continuação do estudo sumário sobre essa Sociedade, que muito bem caracteriza o processo de mimetismo desde o século XIX usado pelo socialismo para iludir os incautos e fazer entrar dentro da cidadela católica seu perigoso cavalo de Tróia. Análise de sua atuação sob os pontos de vista político (por exemplo, na direção da Liga das Nações), econômico (nacionalização das terras, ou em outras palavras, o confisco das propriedades particulares) e financeiro (com impostos exagerados, seu “seguro nacional de saúde” que proporciona cuidados médicos irrisórios)

 

17/08/2018

Especial / Santos e festas do mês:

* Santa Helena (festa dia 18)

Especial / Aborto:

1983-01-05 - Plinio: o "não" mais categórico contra o aborto / Entrevista para o semanário "Edição Mineira".

Artigos em O Legionário:

1945-06-10 - Nova et Vetera - A Internacional comunista e suas três mortes aparentes (II) / Já dizia Nosso Senhor que os filhos do mundo são mais atilados no trato com seus semelhantes, do que os filhos da luz. E um exemplo frisante dessa prudência nós o vamos encontrar no modo como é propagada e realizada a obra revolucionária de cujo programa faz parte a redução do mundo a um vasto e onipotente Estado totalitário socialista. A tática de disfarces camaleônicos dos socialistas. Tal tática vem sendo adaptada por uma seita socialista fundada no final do século XIX na Inglaterra e que possui filiais pelo mundo inteiro. Trata-se da "Sociedade dos Fabianos", que se propõe implantar o socialismo no mundo pela EVOLUÇÃO, apesar de não lhe repugnar a REVOLUÇÃO, se o ambiente e os tempos se mostrarem propícios. Ela é assim chamada por ter adotado como princípio determinante de sua política a CONTEMPORIZAÇÃO para chegar a seus fins e nisso procura imitar o modo de agir do pró-ditador romano Fábio Cunctator, durante sua luta contra Aníbal, a quem venceu em Tarento no ano de 215 antes de Cristo, pela tática morosa e paciente de cansar o inimigo.

 

15/08/2018

Especial / Santos e festas do mês:

* A Assunção de Nossa Senhora (15 de agosto) "deixou um perfume por toda a Igreja que se prolongará por todos os séculos"

Artigos em O Legionário:

1945-05-27 - Nova et Vetera - Falseadores esquerdistas do regime democrático / Os demagogos liberais, cujo oportunismo nos autoriza a afirmar que estariam solidários com a direita totalitária se a esta coubesse o êxito no atual conflito, começam a sustentar a impossibilidade da existência de outra democracia a não ser a de pendores esquerdistas.

1945-06-03 - Mudou o comunismo? / O comunismo poderá fazer o que entenda enquanto o burguês anestesiado dorme o seu sono delicioso. Desnorteados, muitos são os que pensam que realmente o comunismo é outro: um stalinismo que respeitaria os grandes direitos essenciais da pessoa humana...

1945-06-03 - Nova et Vetera - A Internacional comunista e suas três mortes aparentes / Diante da nova tática adotada pela propaganda comunista torna-se interessante uma recordação do que foi o agir da Internacional desde o seu nascimento na primeira metade do século XIX. Essa breve incursão histórica nos mostrará que tal mudança de bordo não atingiu a essência do programa revolucionário, que quer impor ao mundo o Estado totalitário socialista, ficando apenas em sua periferia. E quando toca em alguns pontos de importância, como a noção da Pátria e de Religião é apenas de modo transitório, à espera de melhores tempos em que toda sua peçonha possa de novo ser lançada sobre a humanidade - Ataques ao direito de propriedade, à instituição da família, ao direito dos pais de educarem os filhos e incentivos ao movimento feminista.

 

13/08/2018

Especial / Santos e festas do mês:

* Assunção de Nossa Senhora (15 de agosto)

Artigos em O Legionário:

1945-05-20 - Nova et Vetera - Liberalismo, raiz do nacional-socialismo / Há quem classifique o nazismo como um movimento reacionário. Seria ele um inimigo ferrenho dos ideais da revolução liberal de 1789. É bem verdade que tanto o nazismo, quanto o comunismo procuram canalizar, a seu favor, o movimento contrário à decomposição liberal. Não é menos verdade, porém, que a essência do liberalismo se acha na própria estrutura do nazismo... e do comunismo. Para se compreender toda a hediondez do liberalismo e a responsabilidade que lhe cabe pelo caos em que se encontra atualmente o mundo, nada melhor que comparar nossa época, farisaicamente cristã e liberal, com a Idade Média. E este contraste nós o encontraremos nas seguintes páginas do livro “Liberalismo ou Nacional-Socialismo?” de Luiz Adolfo Esteves.

Español:

1945-04-22- La estatización de la medicina / "Vienen de lejos los intentos socialistas de estatizar la medicina. El artículo levanta un punto muy interesante: La relación entre el médico y el enfermo es tan íntima que nadie deseará ver el servicio médico bajo completo dominio del Estado, generalmente burocrático y totalizante, radicalmente incapaz de atender a esta necesidad del paciente".

1957-08 - Pasado espléndido, futuro aún más bello / Los rasgos fundamentales de las civilizaciones portuguesa y española son comunes: fuerza, denuedo, inteligencia y realismo.

 

10/08/2018

Especial / Santos e festas do mês:

* São Lourenço, mártir (festa dia 10)

Especial / Família:

1945-05-06 - Nova et Vetera - Os destruidores da vinha de Nabote / Entre os primeiros ataques revolucionários contra a família e contra a propriedade privada, se acha a partilha forçada do patrimônio familiar entre todos os herdeiros, em que o Estado costuma ficar com a parte do leão.

1945-05-13 - Nova et Vetera - Nivelamento das massas / À conservação e à transmissão hereditária do patrimônio familiar se aliam estreitamente a conservação e a transmissão da profissão paterna. As qualidades profissionais eram assim adquiridas naturalmente, familiarmente e com grande perfeição. Não somente o espírito e os conhecimentos eram dirigidos nesse sentido, mas o próprio caráter e as maneiras eram para isso modelados desde a infância. E que sustentáculo para a vida essa linhagem de antepassados, que haviam exercido a mesma profissão com honra e com dignidade! André Le Nôtre, por exemplo, que traçou os mais belos jardins e as mais celebres perspectivas de famosos castelos franceses, era filho e neto de arquitetos paisagistas. Foi feito nobre por Luís XIV.

 

08/08/2018

Especial / Santos e festas do mês:

* São Domingos de Gusmão (dia 8 de agosto)

Artigos em O Legionário:

1945-04-15 - Nova et Vetera - Como ressurgirá a Liga das Nações? / Assistimos a uma completa derrogação do direito internacional, fruto da civilização católica do Ocidente. E será impossível uma recomposição das relações entre os povos e serão baldados os esforços no sentido de agrupar uma nova sociedade das Nações, enquanto perdurar o divórcio entre os dirigentes da política internacional - movidos por interesses puramente terrenos - e o sentimento religioso dos povos, única base possível para uma união duradoura. Em síntese, segundo Taparelli d'Azeglio, as bases em que se deve assentar uma sociedade das nações.

1945-04-22 - Nova et Vetera - Uma Sociedade das Nações vitalmente cristã / Presenciamos atualmente a uma das maiores conjurações urdidas contra a Cristandade no curso da História. O Estado leigo, liberal, nazista ou comunista, que às vezes pela boca de seus corifeus procura hipocritamente ostentar vestígios de princípios cristãos, cava um abismo cada vez maior entre a humanidade e seu verdadeiro destino sobrenatural e eterno. Que fazer contra essas ondas encapeladas que procuram fazer soçobrar o que ainda resta da civilização católica no mundo ocidental? Remar contra a corrente, a qualquer custo, contrapondo a boa doutrina aos princípios perversos que as forças do mal procuram impor ao mundo.

1945-04-29 - Nova et Vetera - A volta do filho pródigo / Tremendos perigos ameaçam os povos resgatados pelo precioso Sangue do Nosso Divino Salvador. E será em vão que os responsáveis pelos destinos das nações procurarão resolver o problema de uma paz duradoura, feita à base da harmonia entre os povos, se se afastarem dos princípios que alicerçaram a nossa civilização ocidental. Não se poderá nem sequer falar em civilização, pois é verdade (e verdade proferida pela voz autorizada de Pio X), que não existe verdadeira civilização a não ser a católica, fruto da missão destinada por Nosso Senhor Jesus Cristo à Sua Igreja - Conclusão do estudo que nos dois últimos números encetamos das características de uma sociedade internacional vitalmente cristã, segundo as lições contidas no “Curso de Direito Natural” do insigne Taparelli d'Azeglio.

 

03/08/2018

Especial / Santos e festas do mês:

* São João Maria Vianney, o santo Cura d’Ars (4 de agosto)

Artigos em O Legionário:

1945-04-08 - Nova et Vetera - As origens secretas dos males modernos / Adaptam-se como uma luva aos tempos modernos as palavras do Salmo dirigidas a Deus: “Senhor, eis que vossos inimigos fazem um grande fragor. Urdiram contra o vosso povo conspirações cheias de malícia e resolveram perder os vossos Santos. Sim, eles disseram, vinde e expulsemo-los do seio das nações” (Ps. LXXXII, 2-4).

 

31/07/2018

Especial / Santos e festas do mês:

* Santo Inacio de Loiola (31 de julho)

1944-07-30 - Santo Inácio de Loiola, “mestre especializado na formação dos Santos” (new)

Artigos em O Legionário:

1945-04-01 - Nova et Vetera - A peste do socialismo / O LEGIONÁRIO por mais de uma vez já se referiu aos torpedeadores da vitória que, quando o mundo assiste aos estertores do totalitarismo nacional-socialista de Hitler, procuram invalidar todo esse tremendo esforço, fazendo a humanidade caminhar para o totalitarismo internacional-socialista. Ao declamar contra a ditadura e o totalitarismo, fingem esses farsantes não saber que também a Rússia é totalitária e ditatorial. O que está em causa, sobretudo, é o regime socialista que caracteriza o Estado totalitário ou Estado-Providência. E o próprio Goebbels, em artigo publicado no “Das Reich”, declara que a vitória do nazismo está assegurada com a implantação do socialismo no mundo de após-guerra. Torna-se, portanto, muito oportuno lembrar o que já no século XIX dizia Leão XIII sobre a “peste do socialismo” em sua Encíclica “Quod Apostolici Muneris”.

 

27/07/2018

Artigos em O Legionário:

1945-03-18 - Nova et Vetera - Encíclica “Parvenu à la vingt-cinquième année” / Nossa época perdeu o senso da tradição e não conhece o nexo profundo que liga o presente ao passado. De fato, porém, nenhum conhecimento do presente será exato e inteligente, sem uma boa informação das coisas do passado. E por isto é que a Igreja timbra em formar seus homens de ação, não só no estudo do presente, mas no labor da História. A Igreja, que é de todos os tempos, tem um senso histórico muito perfeito e não julga perda de tempo o estudo do passado. Antes pelo contrário. E por isto vemos muitos de seus homens de ação mais práticos e vigorosos, dedicar-se ao estudo atento da História. Por tudo isto, o LEGIONÁRIO oferece hoje a seus leitores uma Encíclica escrita pelo Santo Padre Leão XIII por ocasião de seu jubileu. Foi um presente do grande Pontífice à humanidade. O documento de Leão XIII, magistral síntese histórica, explica para a orientação dos católicos, as raízes profundas da crise contemporânea - As perseguições à Igreja Católica antes da pseudo-reforma protestante - A Pseudo-reforma - O Filosofismo do século XVIII - O ateísmo moderno - Remédios ineficazes: falsa liberdade, instrução destituída de educação religiosa e moral, progresso da ciência emancipada de Deus - Remédios eficazes: volta ao Cristianismo - Retorno sincero à Igreja Católica - Refutação de algumas objeções - A obra tenebrosa da Maçonaria - O triunfo final será da Igreja.

1945-03-25 - Nova et Vetera - Precursores do Deão / Para enganar mais facilmente os incautos, os dirigentes da revolução socialista costumam torcer a seu favor o próprio texto dos Evangelhos. Daí o socialismo “cristão”. Wiclef e João Huss, precursores de Lutero na revolta contra a Igreja, são também precursores na revolta contra a sociedade, contra o direito de propriedade, contra a legítima autoridade e, pois, favoráveis a um "anarquismo místico". Ambos hereges consideravam-se “cristãos” e eram ao mesmo tempo autênticos partidários da foice e do martelo.

 

25/07/2018

Artigos em O Legionário:

1945-03-11 - Nova et Vetera - Divórcio e totalitarismo / O divórcio, sintoma da dissolução moral de um povo, grassa sobretudo nas épocas de decadência e sob os regimes despóticos. Foi assim durante os últimos tempos do cesarismo na Roma pagã, quando os divórcios de algumas matronas costumavam ser contados pelos seus anos de vida. O divórcio foi implantado na Inglaterra pelo tirano sanguinário que se chamava Henrique VIII e em outros países da Europa pela influência do protestantismo sobre o ânimo de príncipes ambiciosos que punham acima dos interesses de Deus e de sua Igreja a própria concupiscência e a ambição de mando. E nos tempos que correm, além de existir em alguns dos chamados países democráticos, vemos esse cancro social instituído e livremente praticado nos dois maiores expoentes do Estado totalitário moderno, que são a Rússia soviética e a Alemanha nazista.

 

24/07/2018

Español:

1992-11-18 - Herencia: factor de robustecimiento y continuidad familiar - "Para el perfeccionamiento de una sociedad, es necesario que sus miembros, bajo el influjo de la gracia divina y de la moral católica, unan sus cualidades personales a las dotes y caracteres recibidos por herencia".

 

20/07/2018

Especial / Santos e festas do mês:

* Santo Elias, pai espiritual da Ordem do Carmo

Artigos em O Legionário:

1945-01-07 - Comentando... Hábitos elegantes / Perigosa intoxicação de materialismo jurídico, que faz a lei ir a reboque dos fatos, numa atitude subserviente, em vez dos fatos serem dominados pela lei.

1945-03-11 - Comentando... Os católicos e o divórcio / A Igreja Católica, Apostólica, Romana é a suprema guardiã da ordem natural e dos direitos divinos e onde quer que sejam violados, a Igreja também está sendo ofendida naquilo que ela tem de mais substancial. Nada fará que ela abandone a missão que lhe foi confiada pelo próprio Deus.

English:

* Gnosis: the Pole of the Devil’s Egalitarian Conspiracy – Part II

 

19/07/2018

Artigos em O Legionário:

1944-08-13 - Comentando... Fatima / O mistério da iniquidade está em plena levedura, ramificando-se e multiplicando-se a perder de vista, mergulhando suas raízes de amargura até onde menos se poderia supor. Até quando prosseguirá esta gestação monstruosa de males? Nossa Senhora tem o segredo e a chave dos tempos futuros. Aconteça o que acontecer, Ela terá a última palavra, a palavra da justiça e a palavra da misericórdia de Deus.

1944-09-10 - Comentando... Confusionismo / Assis Chateaubriand se refere continuamente ao Sr. Getulio Vargas e a certos acontecimentos políticos (no artigo transcrito) com uma linguagem que só se pode aplicar a Deus e às coisas divinas. O que quer dizer que o diretor dos “Diários Associados” se utilizou, de princípio a fim, de uma linguagem blasfema - O sr. Chateaubriand blasfemou, não há dúvida. Mas não terá tido cúmplices?

1945-03-04 - Nova et Vetera - A parábola do joio e do trigo / O abuso da liberdade, gerando a anarquia, forma o clima propício ao aparecimento dos tiranos - A certeza moral é o supremo interesse e o primeiro direito da consciência humana - Os deveres da Igreja em função da diversidade de situação dos campos em que a verdade foi semeada.

Italiano:

* 20 luglio, Sant'Elia Profeta: che cosa dobbiamo chiedere a lui nel giorno della sua festa?

 

18/07/2018

Manifestos, Cartas:

1962-12 - Missiva ao Presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy, a respeito do programa "Aliança para o Progresso"

Artigos em O Legionário:

1945-02-25 - Comentando... Liberdade / A natureza humana exige a cultura para manifestar as suas virtualidades intrínsecas, o homem é naturalmente um ser cultural. No homem, pois, natureza e cultura não são conceitos opostos, mas complementares - Não há cultura sem liberdade, nem liberdade sem cultura - Saibamos estar à altura da liberdade, pois a mesma liberdade que faz os Santos, faz os bandidos.

1945-02-25 - Nova et Vetera - A Igreja e a liberdade de consciência / Já em meados do século XIX, o conhecido teólogo e publicista que foi o Padre Ramière publicava um livro, “L'Église et la Civilisation Moderne”, em que procurava desfazer todos os mal-entendidos e prevenções daqueles então tempos modernos em relação à Igreja. Depois disso, a questão foi cada vez mais esclarecida, principalmente através de documentos emanados da Santa Sé infalível. Não deixam, porém, de ter seu sabor e de ser muito aplicáveis aos tempos atuais as considerações do conhecido pensador jesuíta sobre o problema da liberdade de consciência, aqui transcritos.

Discursos - Santo do Dia:

1977-09-07 - Comentários ao filme "Dialogue des Carmelites" (Diálogo das Carmelitas), inspirado na vida real das mártires da Revolução Francesa: bem-aventurada Teresa de Santo Agostinho e companheiras Carmelitas de Compiègne, cuja festa se comemora a 17 de julho.

 

17/07/2018

Especial / Santos e festas do mês:

* Os 40 mártires do Brasil

Artigos em O Legionário:

1935-03-17 - Cristo e a Sociedade / Uns viram em Nosso Senhor apenas o homem que apostrofava os ricos e poderosos e exaltava os humildes, e O tomaram como o primeiro socialista, o primeiro comunista. Outros O transformaram no primeiro endeusador do Estado absoluto. Só a Igreja Católica manteve e mantém, entretanto, a verdadeira doutrina de Cristo, e só Ela tem de seu Fundador a verdadeira concepção, adorando-O como Deus e anunciando-O como Redentor dos homens, sem exceção. Só Ela se submete a Cristo e não deforma, à vontade de seus membros, a doutrina que Ele pregou.

1945-02-18 - Nova et Vetera - Laicismo e protestantismo / Os brados de alarma proferidos pelo Cardeal-Arcebispo de Buenos Aires e pelo Arcebispo da Cidade do México contra o perigo da propaganda protestante nos incitam a tecer alguns comentários em torno do concurso que os filhos de Lutero e de Calvino emprestam ao laicismo em sua forma atual.

English:

* Gnosis: the Pole of the Devil’s Egalitarian Conspiracy

 

16/07/2018

Especial / Santos e festas do mês:

* Festa de Nossa Senhora do Carmo

Artigos em O Legionário:

1942-07-26 - Comentando... - Combatividade / Indubitavelmente, um dos piores venenos com que o liberalismo ameaçou as consciências católicas foi a ideia de um desarmamento espiritual - Dom Vitral demonstrou, em terras de Santa Cruz, que a arma da perseguição sempre acaba por ferir aos que a empunham - Toda a força de nossos inimigos reside apenas em nossa timidez, nada mais, nada menos.

1945-02-11 - Nova et Vetera - Totalitarismo das Américas / Breve resumo das medidas governamentais adotadas no México contra a Igreja Católica, segundo o relatório da Comissão Inter-Americana da “Catholic Association for International Peace”, de Washington, a respeito da situação religiosa naquele país. A atitude totalitária do governo mexicano com relação à Igreja não constituí novidade, pois data de vários decênios, e é um exemplo típico do totalitarismo liberal.

Español:

1992-11-04 - Diversidad armónica entre las clases sociales - derechos de cada una / "Una de las tesis más importantes de [este libro] es la de que, en una sociedad orgánica bien constituida, debe haber una diversidad jerárquica y armónica de clases sociales, un intercambio de ayuda y de servicio entre ellas. Todas deben ser atendidas en sus necesidades para que puedan vivir según su posición en la escala social. Quien está hipnotizado por el problema de atender apenas a los obreros manuales y se opone al auxilio a las otras clases, tiene un espíritu de lucha de clases, un espíritu marxista".

 

13/07/2018

Especial / Fátima:

* 3a. Aparição de Nossa Senhora em Fátima: Ela faz ver às três crianças o inferno e as almas que lá caem, a fim de que o mundo inteiro tomasse conhecimento dessa manifestação do terror e lá não se fosse parar - "Mas que pecado em a gente se dizer apóstolo de Fátima e não contar isso?!"

Artigos em O Legionário:

1939-07-23 - Comentando... - Machado de Assis e a Igreja / Certo jornalista carioca pretendeu defender o grande estilista, cujo centenário ora se festeja, da pecha de indiferente, pior do que isso, da acusação de pensador que não ousa expor abertamente as suas ideias, mas que as disfarça numa escamoteação manhosa.

1945-01-28 - Nova et Vetera - Presentes de Hitler a Stalin / Não é surpreendente que os nazistas prefiram ver a Alemanha invadida pelas hordas comunistas, do que pelos exércitos aliados. É que Hitler vem de longa data preparando esse infeliz país para a recepção a ser oferecida aos homens da foice e do martelo. Além da parte negativa de sua campanha contra a Igreja, do fechamento de conventos, de escolas confessionais católicas, da extinção da imprensa católica, da prisão de Sacerdotes e de leigos militantes, do confisco de bens eclesiásticos e da desmoralização do Clero secular e regular, houve o trabalho da criação de uma nova moral nacional-socialista, para substituir a moral cristã - Documento muito útil para se estudar a atitude de certos eclesiásticos alemães de hoje (2018), opostos à moral de sempre da Igreja Católica.

Italiano:

1994-04 - Il timor di Dio, primo passo per poi amarLo interamente

 

12/07/2018

Especial / Santos e festas do mês:

* São Boaventura, Cardeal e Doutor da Igreja (festa dia 15 de julho) / Procurou antes de tudo a honra de Deus e a própria santificação, afastando de si toda a vaidade e perniciosa curiosidade, sem se perder em discussões inúteis, que mais escurecem a verdade do que servem a boa causa.

Artigos em O Legionário:

1944-10-29 - Comentando... - A economia canavieira / Antigamente, a cultura da cana, como as demais explorações agrícolas, se revestia de um aspecto todo patriarcal. As relações entre patrões e empregados tomavam a feição e o colorido das relações familiares. A palavra “patrão”, hoje cada vez mais em desuso, substituída como é pela palavra “empregador”, se origina de “pater”, isto é, “pai”. Deste tipo de exploração econômica surgia uma forma toda espontânea de previdência social: a unidade econômica, para a qual todos concorriam, era também o amparo e o apoio de todos. Os organismos sociais daí decorrentes se alicerçavam na força das coisas, que é muito mais forte do que a força das leis. Porém, tudo isto está sofrendo uma evolução enorme.

1945-01-21 - Nova et Vetera - Não há verdadeira paz fora da Igreja / Pio XI na sua Encíclica sobre a “Paz de Cristo no Reino de Cristo”: os remédios a serem aplicados aos males do mundo contemporâneo. "(...) esses mesmos, em suas conversas, em seus escritos e em toda sua maneira de proceder portam-se como se os ensinamentos e preceitos promulgados tantas vezes pelos Sumos Pontífices, especialmente por Leão XIII, Pio X e Bento XV, tivessem perdido sua força primitiva ou tivessem caído em desuso. No que é preciso reconhecer uma espécie de modernismo moral, jurídico e social, que reprovamos com toda energia, do mesmo modo que reprovamos o modernismo dogmático".

 

11/07/2018

Especial / Santos e festas do mês:

* São Bento, Abade, um dos Patronos da Europa: o católico não deve prestar ouvidos ao mundo, porque este sempre acha o que falar e só deixaria de critica-lo quando, pactuando com seus erros, ele deixasse de cumprir o seu dever.

Artigos em O Legionário:

1944-12-31 - Comentando... - Amar os pecadores / Contra os pecados, todo o nosso zelo, toda a nossa energia, toda a nossa indignação. Para com os pecadores, toda a doçura, toda a compaixão, toda a nossa dileção. Ora, odiar os pecados e amar os pecadores é o que há de mais certo e virtuoso. Isto não obstante, é preciso acrescentar que este adágio sofre, atualmente, uma interpretação que o deforma inteiramente. E o que o faz estar tão em moda não é o seu significado correto mas, precisamente, a sua interpretação deturpada ("quem sou eu para julgar?") - O ensinamento de São Tomás de Aquino a respeito do assunto.

1945-01-14 - Nova et Vetera - A letra e o espírito dos tratados de paz / Encíclica sobre a “Paz de Cristo no Reino de Cristo” (Papa Pio XI): as causas dos males que afligiam a humanidade após a I Guerra Mundial e que continuam ainda hoje - O esquecimento da caridade - Ânsia imoderada dos bens terrenos - As três concupiscências - O olvido de Deus - A principal causa engendradora de tantas calamidades: ”Os que abandonaram o Senhor serão consumidos” (Is. 1, 28)

English:

1983-07-02 - Mediocrologists / Some observations about the mediocre man by one of the heroes of militant Catholicism in France, Ernest Hello

 

10/07/2018

Artigos em O Legionário:

1944-06-04 - Nova et Vetera - "Livrai-me de todo pecado. Amém" / Refutação a objeção de fundo protestante contra a mediação de Nossa Senhora.

1944-07-02 - Comentando... - Frei Nuno de Santa Maria / Não foi apenas para impedir que Portugal fosse governado por Castela que a Providência lhe enviou o santo Condestável. Havia questões muito mais profundas envolvidas no conflito entre Castela e as pretensões da incipiente Casa de Avis - Um santo guerreiro não é uma contradição, como o desfibramento do liberalismo religioso o quer considerar, mas é uma sublime coerência.

1945-01-07 - Nova et Vetera - A luz que as trevas não compreendem / Admirável Encíclica sobre a “Paz de Cristo no Reino de Cristo” (de Pio XI) contra o perigo de um retorno ao paganismo pelo abandono das verdades eternas. Os males que assolavam a humanidade após a I Guerra Mundial: os mesmos que hoje dividem e infelicitam os homens.

English:

* Eliminate Inequalities By Obscuring The Idea Of Being

 

09/07/2018

Artigos em O Legionário:

1944-04-09 - Comentando... - “O perigo da má influência norte-americana” / Sob os auspícios da União Cultural Brasil-Estados Unidos, o professor Carleton Sprague Smith, da Universidade de Colúmbia, pronunciou conferência com o título do presente artigo. O catedrático dividiu sua crítica em quatro tópicos: cinema, arquitetura, literatura e música, abordando cada um destes pontos separadamente. Pena é que o conferencista não tenha abordado um tema capital para o Brasil: o proselitismo protestante.

1944-05-21 - Comentando... - A safra de Satanás / Propaganda do suicídio que vem sendo feita de modo sistemático, fazendo cair cada dia a sua gota envenenada sobre o ânimo perturbado da humanidade contemporânea. Estas sugestões continuadamente repetidas ficarão germinando inconscientemente, no fundo de muita afetividade descontrolada, para produzir subitamente um dia, em virtude de algum incidente talvez mínimo, a sua eclosão funesta. Isto assume um aspecto tenebroso, quando se consideram o desregramento dos costumes, o endurecimento do coração e o afastamento de Deus, que caracterizam nefastamente a nossa época. Há, também, um sentido não menos satânico dessa campanha: consiste em induzir os homens ao desprezo de si mesmos, através do desprezo de sua vida, a fim de aceitarem o jugo da escravidão.

1944-12-31 - Nova et Vetera - Ação popular dos católicos / Encíclica “Graves de communi” (do Papa Leão XIII, de 18 de janeiro de 1901): trecho que explica em que consiste esta ação popular dos católicos, que nada tem a ver com a “democracia social”, condenada pela Igreja e que tende a promover o igualitarismo pela abolição da hierarquia social e pelo nivelamento das fortunas - "Se vislumbra um acúmulo imenso de desventuras que ameaçam pavorosas catástrofes, por efeito, principalmente, do incremento que toma a seita dos socialistas", os quais "excitam as multidões à sedição; abandonada toda ideia religiosa, rechaçam os deveres e proclamam apenas os direitos e assim inflamam as turbas". Infelizmente tão sábios conselhos de Leão XIII não foram devidamente atendidos. Assim, São Pio X foi obrigado a fazer a Encíclica condenando o movimento do "Sillon" que difundia um falso conceito de democracia, inspirado nos princípios revolucionários da Revolução de 1789, cujas consequências são ainda mais nefastas quando eles são colocados como base da vida religiosa.

English:

1969-04/05 – Hidden Groups Plot Subversion in the Church - IDO-C and the “Prophetic Groups” / On the Cross Our Lord Jesus Christ suffered not only because of the moral and physical abuse inflicted by His executioners. He also suffered anticipating all the sins that would be committed until the end of time. Among them, the secret plot hatched in powerful Catholic circles to ‘reform’ the Church and turn her into a pantheist, demythified, desacralized and disalienated New Church at the service of communism undoubtedly was one of the most atrocious torments of our Divine Redeemer Who, with His Life, Passion and Death taught precisely the opposite of these clamorous errors.

 

06/07/2018

Especial / Santos e festas do mês:

* Santa Maria Goretti, mártir da pureza: suma intransigência e requintada doçura

Artigos em O Legionário:

1944-03-26 - Comentando... - Caridade e serviço social / O homem contemporâneo prefere endurecer no orgulho de sua alma: ele não quer misericórdia, não quer compaixão, não quer caridade. Ele não quer confessar suas fraquezas e desfalecimentos. Ele só quer reivindicar, só quer conquistar avidamente a vida, como uma fera que se lança sobre a presa; ele despreza a gratidão. E ainda que tenha de sacrificar a sua consciência, o seu valor pessoal, inconfundível e único, para transformar-se em simples número, em simples instrumento anônimo nas mãos de um tirano, ele o prefere, para salvar intacto o seu orgulho. E ele acabará por rejeitar a salvação, porque vem da misericórdia de Deus e não da justiça nem da “solidariedade”: não é “serviço”.

1944-12-24 - Nova et Vetera - Plebs christiana / Leão XIII procurou separar da ação popular dos católicos, a que se dera na Bélgica em fins do século XIX o nome de “democracia cristã”, qualquer sentido político que fizesse confundir este movimento, com a “democracia social”, condenada pela Igreja e que tende a fazer residir a autoridade no povo e a promover o igualitarismo pela abolição da hierarquia social e pelo nivelamento das fortunas - "Deve-se remover da democracia cristã outro conceito, que é atender de tal modo as classes humildes, que pareçam preteridas às superiores, as quais também contribuem para a conservação e aperfeiçoamento da sociedade" - "Na opinião de alguns, a chamada questão social é somente econômica, sendo pelo contrário certíssimo que ela é principalmente moral e religiosa".

English:

1966-06-06 - Saint Maria Goretti and the Importance of Chastity

Italiano:

* Verità dimenticate - L'uso e il culto della nudità: "orribile bestemmia" (Papa Pio XI)

 

05/07/2018

Artigos em O Legionário:

1944-03-05 - Comentando... - Os equilibrados / O tipo clássico do “Homem equilibrado” é o que, entre duas ideologias irreconciliáveis, não quer abraçar nem recusar nenhuma, ou a ambas; ele cobre então a sua perplexidade desfibrada com o manto grave de uma atitude sensata, prudente, “equilibrada”, que não é mais do que um tempero indigesto de antíteses, uma espécie de angu frouxo e encaroçado. Outros há que não tem coragem de aceitar as últimas consequências das premissas que adotaram, mas também não querem abandonar as premissas.

1944-11-26 - Nova et Vetera - Estarão mortos os inimigos de D. Vital? Em ocasião do primeiro centenário do nascimento do grande Bispo de Olinda

1944-12-10 - Nova et Vetera - Gestapo literária / A perseguição à imprensa católica sob o regime hitlerista na Alemanha.

Italiano:

* 6 luglio, Santa Maria Goretti - Senza la purezza, qualunque ordine sociale o politico inevitabilmente cade in rovina

 

04/07/2018

Especial / Santos e festas do mês:

* Santa Isabel, Rainha de Portugal - sucinta biografia, com fatos milagrosos mais significativos

Artigos em O Legionário:

1944-07-30 - Comentando... - Arte amoral / Conceitos errados que afirmam que há um só critério para aquilatar as obras de arte: o estético. Desde que uma ficção artística é agradável, nada mais se deve exigir dela. E querer fazê-lo é deturpá-la na sua própria substância artística, desnaturando-a. Pois assim como o campo da moral é o bem, o campo da arte é o belo, de modo que onde começa a arte, termina a moral. O que há no fundo deste modo de pensar, que dá novo vigor ao velho ideal da arte pela arte, é toda uma filosofia de inspiração neoplatônica. Isto desconhece a analogia do ser, a transcendência divina e a sobrenaturalidade essencial da graça.

1944-12-17 - Nova et Vetera - Obras sociais e obras de caridade / À medida que a questão social vai se agravando, cresce a geral preocupação nos meios católicos no sentido de se dar maior incremento e coordenação às obras sociais e de beneficência devidas à iniciativa da Igreja e de seus filhos. E um dos problemas que surgem quanto aos meios e métodos a serem empregados nesse enorme campo de apostolado, vem a ser a conveniência ou não de se dar um aspecto nitidamente católico a essas iniciativas no campo social e caritativo - São Pio X: "não é nem leal nem digno dissimular, cobrindo-a com uma bandeira equívoca, sua qualidade católica, como se o catolicismo fosse uma mercadoria avariada e de contrabando. Ademais, com a ideia da justiça cristã, muito larga e perigosa, não se saberia nunca até que ponto se poderia chegar".

Deutsch:

1937-06-27 - Anbetung und Sühne

 

03/07/2018

Especial / Santos e festas do mês:

* São Tomé / S. Gregório Magno: "A incredulidade de Tomé foi para nós de vantagem maior que a fé dos demais Apóstolos"

Artigos em O Legionário:

1944-11-12 - Comentando... - História da Igreja / Importantes diretrizes dadas pelo Papa Pio XII acerca do estudo desta matéria - Principalmente, é preciso ser evitada, no estudo da História da Igreja, a ideia de que as crises em que Ela outrora se debateu são coisas definitivamente do passado, que jamais se repetirão. Este é o melhor modo de desarmar os fiéis, nas lutas que devem enfrentar.

1944-11-19 - Nova et Vetera - As bolotas do filho pródigo e o sistema da previdência social / "A história da legislação caritativa e do pauperismo na Inglaterra prova à saciedade que, nesse grande país, o pobre é alimentado, não é moralizado; a pobreza é temida, não é amada; não ousaria dizer que em lugar de lhe fazer caridade, faz-se-lhe guerra, se essa frase não houvesse sido pronunciada por um dos mais notáveis escritores que trataram da matéria, Charles Wiston (Remarks on the Poor Laws), numa página repleta de uma eloquência expressiva e dolorosa".

1944-12-03 - Nova et Vetera - O dever do laicato / Homenagem à grande obra do Apostolado da Oração que teve no Padre Bartolomeu Taddei, aqui no Brasil, o seu grande batalhador

Italiano:

1984 - La cappa della TFP: un simbolo che parla di crociata

 

02/07/2018

Artigos em O Legionário:

1941-06-29 - Comentando... - Operação plástica / Qual a atitude de um católico ante a eventualidade de uma tal cirurgia?

1944-11-12 - Nova et Vetera - Entraves à união dos católicos / A pretensão de conhecer melhor do que ninguém as necessidades da época, eis a mais grave das desordens dos neoliberais. Juntai a esta pretensão uma generalizada antipatia contra os princípios absolutos e verdadeira intolerância para com seus defensores; pelo contrário, grande simpatia para com os erros modernos e ampla disposição de transigir com seus adeptos à custa da verdade e dos direitos de Jesus Cristo e tereis o diagnóstico da doença que corrói muitos dos nossos irmãos. Os neoliberais se opõem à união dos católicos entre si, união esta que somente é possível em torno da tradicional doutrina da Igreja, que eles repudiam. Tais erros liberais já existiam desde o século XIX...

Español:

1992-11-05 - Profesores universitarios, comerciantes y plebeyos podían acceder a la nobleza / "La historia contiene numerosos ejemplos de personas provenientes de las clases más modestas y que tuvieron ese don, esa capacidad. Es frecuente depararse, en la historia militar de la Edad Media, con hechos heroicos practicados por personas que pertenecían a la plebe pero que revelaban, en su modo de combatir, una tal elevación de sentimientos, un tal desprendimiento de sí mismos que —aunque pertenecían a la plebe más elemental, más modesta— que podían ser elevadas a la condición de nobles. Pues quien es capaz de ser mártir, de arriesgar y dar la propia vida teniendo en vista un bien común, tiene las grandes fortalezas y las grandes elegancias de alma que son la materia prima del noble".

English:

* Egalitarianism and God’s Order for the Universe

Italiano:

1954-02 - Dall’eroismo melodrammatico al moderatismo hollywoodiano / Gli umori dei Paesi possono variare, passando per cicli storici che oscillano fra l’“eroismo” e il “moderatismo”. È importante conoscere questi cicli per capire dove va l’opinione pubblica. Tanto quanto quello degli individui, anche l’umore dei popoli può soffrire variazioni.

 

29/06/2018

Especial / Santos e festas do mês:

* Festa de São Pedro e São Paulo / São Paulo é o tipo perfeito do “miles Christi” (soldado de Cristo) e portanto, implicitamente, automaticamente, do “miles Petri” (soldado de Pedro), é o que queremos ser. Dá-nos isto, Senhor, “et caetera tolle” (e o resto tirai-nos).

Artigos na Folha de S. Paulo:

1985-12-05 - Ditadura colegiada, não / Se se tratasse de pedir à Nação que atribuísse um poder total a um só, o clamor de protesto seria geral. Curiosamente, desde que se trate de confiar o mesmo poder para algumas pessoas ou para duas ou três centenas, o clamor cairia para o nível do mero sussurro... Dir-se-ia que, para mentalidades tais, o mal não é a ditadura, mas o fato de esta ser exercida por um só. Uma vez exercida por muitos, ei-los que a aplaudem! Como se a História não registrasse abusos de câmaras legislativas absolutamente não menores do que abusos de ditadores individuais! Basta pensar na Constituinte da Revolução Francesa, da qual brotaram, por via de conseqüência, todo o delírio, todo o despotismo e toda a sangueira da década revolucionária subsequente.

Artigos em O Legionário:

1944-10-29 - Nova et Vetera - Arquivamento de Encíclicas / Em dois grandes grupos principais se dividem os partidários da campanha de silêncio em torno da palavra do Papa. Há os que publicamente recomendam que se arquivem as Encíclicas pontifícias, por constituírem um entrave à livre propagação dos erros modernos. Em segundo lugar há os que se confessam filhos obedientes da Igreja, mas na realidade vivem à margem da doutrina católica, passando por cima das definições e pronunciamentos pontifícios, com o que acabam encerrando as Encíclicas Papais num arquivo fechado a sete chaves. Esta última categoria é mais perniciosa, por se filiar à dos escribas e fariseus. Não falam em arquivar as Encíclicas, mas de fato as arquivam. Exemplificando com o liberalismo nos Estados Unidos (no séc. XIX e meados do XX) que teve o nome de "americanismo".

1944-11-05 - Nova et Vetera - Inimigos da Realeza Social de Jesus Cristo / Jesus Cristo, não menos que Deus seu Pai, tem direito às homenagens e à obediência das sociedades. Quando veio à terra, o eterno Padre lhe deu por herança não só as almas, mas também as nações. Constituiu-o Rei soberano e único Salvador, e tanto aos povos como aos indivíduos se aplicam as palavras do Apóstolo: “Não há, debaixo do céu, outro nome fora do nome de Jesus, no qual os homens se possam salvar”. Jesus disse aos Apóstolos: “Ide, instrui todas as nações e ensinai-lhes a guardar tudo o que vos mandei”. Aqui não há distinção entre deveres sociais e deveres individuais. Não são os ataques dos inimigos que enfraquecem a verdade. É de sua essência ser combatida pelo erro, como é de essência da luz ser contrária às trevas. Se os órgãos encarregados de manifestá-la ao mundo, não a afirmam senão por metade, como poderão as mentes obscurecidas conhecê-la?

Español:

* Dos ideales: el Derecho y la máquina

 

28/06/2018

Especial / Santos e festas do mês:

* Santo Irineu (Bispo e Confessor) e a virtude da intransigência contra o mal, inclusive dentro da Santa Igreja Católica

Artigos em O Legionário:

1944-10-15 - Nova et Vetera - Um recuo estratégico / A igualdade revolucionária não é a que nos ensina a Igreja, isto é, a igualdade que temos de nossa comum origem e de nosso destino comum, mas a igualdade social, aquela que deve abolir toda hierarquia e por consequência toda autoridade, fazendo reinar a anarquia, que é o clima propício para o aparecimento dos déspotas totalitários. Deu-se o fenômeno na Itália com Mussolini, na Alemanha com Hitler, na Rússia com Lenine e Stalin. Dar-se-á amanhã em escala maior, quando se julgar favorável o momento para o grande golpe. Surgirá então o grande Omniarca, previsto por Veuillot como o futuro dominador do mundo. Na Encíclica “Parvenu à la vingtcinquième année”, Leão XIII mostra que a salvação do mundo não se acha nos valores parciais e deturpados da “liberdade, igualdade e fraternidade”, mas na volta ao cristianismo. Volta que de nada valerá se não implicar em um retorno à Igreja, pois só na Igreja existe não somente a verdadeira igualdade, a verdadeira fraternidade, a verdadeira liberdade, mas todo o conjunto harmônico de valores necessários à conservação do fim último do homem e da conquista da verdadeira felicidade - Trechos dessa Encíclica.

1944-10-15 - Comentando... - Oportunismo / A vitória tem um prestígio inexcedível junto a certas pessoas. Tudo o que está na moda, tudo o que é bem-sucedido, tudo o que é geralmente aplaudido, encontra junto a elas um acolhimento entusiasta. São os fiéis mais devotos dos ídolos do momento, e estão à frente de todas as popularidades. Quando o nazismo, o fascismo e assemelhados estavam em voga, a “onda” os seguia, ardentemente. E o LEGIONÁRIO sabe o que foi a luta contra esta “onda”... - O oportunismo estabelece inenarrável confusão, seja turvando as águas e favorecendo as pescarias suspeitas, seja com seu afã febril de mais incensar o vencedor e de atirar mais pedras ao vencido.

1944-10-22 - Nova et Vetera - A tese e a hipótese / Condenações no "Syllabus" do Bem-aventurado Papa Pio IX a respeito da questão de imigrantes não católicos em países católicos - Voltam os seguidores incondicionais do sr. Jacques Maritain a reabrir os debates em torno das ideias políticas e sociais do “Mestre”.

English:

1960 - Land Reform: A Matter of Conscience - By Nature, All Men Are in One Sense Equal, but in Another They Are Unequal

 

27/06/2018 - Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Especial / Santos e festas do mês:

1968-11-18 - Nossa Senhora do Perpétuo Socorro: um auxílio ininterrupto, que não se detém nunca, que não cessa nunca. Simbologia das cores, objetos e letras.

Artigos em O Legionário:

1937-11-28 - São permitidas pela Igreja as exibições femininas de caráter esportivo? / Carta do Papa Pio XI ao Cardeal Vigário de Roma sobre o assunto: Dizemos também Nós com o profeta (Is. 62, 1) "Por amor de Sião não me calarei e por amor de Jerusalém não repousarei". O Bispo dos Bispos e dos fiéis de todo mundo não pode esquecer mais ainda em circunstâncias como estas, que ele é o primeiro dos guardas dado por Deus à nova Jerusalém, e do qual está escrito (Is. 62, 6) "que dia e noite eternamente não se hão de calar". De fato, os fiéis de todo mundo só poderiam, e pouco se diria, se sentir confundidos e desconcertados se Nos encontrassem silenciosos a este respeito, enquanto se passa sob as Nossas vistas aquilo contra o que os Santos Pastores levantaram sua voz e os Nossos Veneráveis Irmãos poderiam no Nosso silêncio encontrar grande e penoso motivo para duvidar se o nosso sentir e julgar seja mudado a esse respeito.

1944-10-08 - Nova et Vetera - Igualitarismo totalitário / Com famílias estáveis, o Estado é estável; com famílias que se elevam um dia e desaparecem no seguinte, os aventureiros, isto é, os homens sem apoio no passado, se apossam de todas as funções, e nelas fazem campear uma ambição desenfreada, o gosto das inovações e a ausência de experiência hereditária, capital de sabedoria que apenas se acumula com o correr dos séculos - Um Estado centralizador, tudo pode contra os cidadãos isolados; demagógico, é impotente conta as paixões populares. Ora a sociedade é esmagada pelo despotismo, ora se dissolve na anarquia. Eis a consequência inevitável da destruição da aristocracia; eis o efeito do nivelamento de todas as classes e do estabelecimento de um direito uniforme para todos os cidadãos.

English:

* Land Reform: A Matter of Conscience - Why the Devil Wants to Destroy All Inequality

 

26/06/2018

Especial / Sagrado Coração de Jesus:

1937-06-27 - Comentando... - Adoração e reparação / Nestes últimos dias do mês de junho, mês do Sagrado Coração de Jesus, conviria que os católicos mais se voltassem para o Divino Coração em um ato de adoração e de reparação. Por toda parte a luta se encarniça, em todas as nações as forças do bem se defrontam com as forças do mal. Como nos primeiros tempos do Cristianismo, os fiéis são martirizados. Cumpre, pois, que os católicos sejam homens de sua época e enfrentem o século com as forças formidáveis de que dispõem. E a oração e a penitência estão inscritas em primeiro lugar. Nunca nas vitórias de Deus e da Igreja se viu o desinteresse e o bem-estar.

Artigos em O Legionário:

1944-10-01 - Nova et Vetera - A cabeça da serpente / “Porei inimizades entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a sua; e em vão armar-lhe-ás ciladas no calcanhar”. Eis, no Paraíso, a primeira profecia sobre o papel providencial de Nossa Senhora na luta contra o mal. É Nossa Senhora a eterna inimiga do príncipe deste mundo, a vencedora de todas as heresias. E, de todos os atos de devoção a essa poderosa aliada, a mais eficaz e predileta é sem dúvida o Rosário. O Rosário, disse Leão X, ”foi instituído contra as heresias e os heresiarcas; ele nos salvará” - Trechos da Encíclica “Supremi Apostolatus”, de Leão XIII.

Especial / Aborto:

1983-08 - Prof. Plinio Corrêa de Oliveira ressalta importância da moral católica quanto ao aborto / "Na Espanha a Hermandad Sacerdotal, prestigiosa organização que congrega membros do Clero espanhol, afirmou que cada aborto constitui um assassinato. Assim, à medida em que a impunidade legal venha a favorecer no Brasil que o aborto se introduza em nossos costumes, ocorrerá um número indefinidamente crescente de assassinatos. Tudo isso abre como que um rio de pecados a 'bradarem aos céus clamando por vingança', segundo a expressão do Catecismo".

Español:

1992-11-06 - Nobleza: función social y sustentación religiosa / "Esa función social [de la nobleza] consistía en que, siendo la nobleza reconocida como la más alta clase social, todo el resto de la sociedad tenía sus atenciones vueltas hacia ella en lo que respecta a la moralidad, a las costumbres, a la conducta, a las modas, en fin, a todo cuanto es vida social y tipo humano. Pues el tipo humano del noble era aquel que todos juzgaban deber imitar".

 

25/06/2018

Artigos em O Legionário:

1944-09-24 - Nova et Vetera - Liberalismo totalitário / Uma das mais importantes consequências do princípio liberal da igualdade de direitos dos vários credos religiosos vem a ser a subordinação da Igreja Católica ao Estado, culminando no mais completo totalitarismo. É o que se depreende da encíclica “Immortale Dei” de Leão XIII, cujos textos são aqui transcritos.

1944-09-24 - Comentando... - A primeira mesquita da América, construída em São Paulo / Alto sentido simbólico desse fato - O Islã, que durante tantos séculos oprimiu a Cristandade e exerceu a liderança de todos os inimigos de Jesus Cristo, vai levantar aqui o seu baluarte e aqui vai celebrar os seus triunfos. E isto exatamente no momento em que as forças do mal procuram galvanizar novamente as potências muçulmanas, tirando-as de seu longo letargo, para que voltem a influir nos destinos da humanidade, como outrora o fizeram - A grande maioria das intenções do Apostolado da Oração, para o próximo ano de 1945, refere-se ao mundo muçulmano - É benevolência querer o bem do próximo. Ora, o maior bem que se pode desejar a um maometano é que ele abandone os erros, que o impedem de ver a luz da verdade católica. Tudo o que se faça neste sentido, serão atos de benevolência. Inversamente, tudo o que concorra para conservá-los no erro, será a mais autêntica malevolência, um enorme pecado contra a caridade.

1944-10-22 - Pela libertação da Polônia católica / Desde as mais remotas eras de sua história, a Polônia foi para a Europa Oriental um luzeiro de Fé. Erguemos preces para que, pelos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo na Santa Cruz, a Polônia seja salva do terrível perigo que a ameaça.

Español:

1983-07 - Una indispensable campaña contra el aborto / El derecho de la Iglesia de Jesucristo a ser oída no le viene de la mayoría, sino del propio Jesucristo, el cual fue igualmente Maestro cuando la multitud lo glorificaba cantando "Hosanna al hijo de David" como cuando aullaba: "¡Crucifícalo!" - A medida en que la impunidad legal venga a favorecer que el aborto se introduzca en nuestras costumbres, ocurrirá un número infinitamente creciente de asesinatos. Todo eso abre como un río de pecados que "clamarán a los cielos por venganza": expresión enérgica que está hasta en los Catecismos. ¿Puede haber algo más terrible para un país?

 

22/06/2018

Especial / Santos e festas do mês:

* São Tomás Morus, Chanceler e mártir

*
Comentários ao filme "O homem que não vendeu a sua alma" (A man for all seasons)

Artigos em O Legionário:

1944-09-10 - Nova et Vetera -
Catolicismo e socialismo / Papa Pio XI na Encíclica “Quadragesimo Anno”: "Socialismo religioso e socialismo cristão, pois, são termos contraditórios: ninguém pode ser católico e ao mesmo tempo verdadeiro socialista”.

Italiano:

* 23 giugno, Sant’Eteldreda: uno scorcio dell’Inghilterra primitiva e l’alba del Medioevo

Español:

1992-11-09 - Pueblo, masa y la influencia de los medios de comunicación"Cuando se establecía en una ciudad pequeña el dominio de los grandes medios de comunicación, esto solía crear una tal influencia sobre el pueblo, que éste quedaba inhibido en su saludable capacidad de reflexionar y de tener una opinión propia e inconfundible. Tendía a ser masa. La masa no tiene la iniciativa de pensar, queda a la espera de la publicidad escrita o hablada, y piensa de acuerdo con lo que ella determina".

 

21/06/2018

Especial / Santos e festas do mês:

* São Luís Gonzaga S.J., Padroeiro da juventude

Artigos em O Legionário:

1944-09-17 - Nova et Vetera - Brotoejas literárias / Há os que sustentam que uma obra literária pode perfeitamente ignorar o bem e o mal. Há os que retiram a arte do raio de ação da Igreja, mediante o artifício de considerar que seu domínio próprio não é o do bem e do mal, pois “por definição” ela é amoral como a ciência... Há os que elogiam livros escabrosos, sentenciando que “os espíritos limpos” saberão demonstrar a necessária repulsa pela miséria moral e pelo cinismo dos tipos surrealisticamente descritos nas páginas de certos romances modernos. Porém, não foi assim que a Santa Igreja procedeu ao longo dos séculos, conforme documenta a História. Exemplos concretos.

1944-10-01 - Comentando... - A mística do futebol / Nós não somos contra o futebol em si, como não somos contra o esporte, contra os divertimentos, contra a ginástica, contra os progressos científicos e nem mesmo contra o sr. Maritain, tudo competentemente em si. Neste sentido, somos as criaturas mais brandas e cordatas que possam haver sobre a face da terra. Somos, isto sim – e isto se diz com o dedo em riste – contra os abusos!

Italiano:

* La Chiesa permette le esibizioni femminili di carattere sportivo? - Verità dimenticate.

Deutsch:

1964-06-04 - Die Botschaft der hl. Margareta Maria

 

20/06/2018

Artigos em O Legionário:

1944-09-03 - Nova et Vetera - Previdência (social) totalitária / Há dois grupos extremos, que assumem na questão social, uma atitude condenada pela Igreja. De um lado se acha o grupo individualista, da velha escola liberal, que não admite interferência do Estado ou da sociedade junto às atividades dos indivíduos. De outro lado se acha o grupo totalitário, que deseja socializar todos os recursos ou estabelecer um coletivismo estatal. Segundo o Papa Leão XIII, deve ficar firme um princípio importantíssimo na filosofia social: isto é, “como é ilícito tirar aos indivíduos o que eles podem fazer com suas próprias forças e indústria para confiá-lo à comunidade, assim é injusto incumbir a uma maior e mais alta sociedade o que pelas menores e inferiores comunidades pode ser feito. Este é ao mesmo tempo um grave prejuízo e uma perturbação para a reta ordem social; porque o objeto natural de qualquer intervenção da mesma sociedade é o de auxiliar de modo completo os membros do corpo social, não já destruí-los e absorvê-los”.

1944-09-17 - Comentando... Êxodo rural / O Papa Pio XII apontou os gravíssimos empecilhos que se encontram nas grandes cidades modernas ao normal desenvolvimento de uma vida integralmente católica. Este é o ponto sobre o qual jamais se pode refletir suficientemente. Não se trata apenas das desordens morais, oriundas da promiscuidade, ou da facilidade de prazeres próprios às grandes cidades. É algo de mais profundo: trata-se deste aspecto de gado humano, que apresentam, necessariamente, as coletividades muito densas. Nas grandes aglomerações, a personalidade como que se dissolve e o homem passa a ser um mero valor numérico. Além disso, todos os valores culturais se vão desgastando nesta porção de atritos inevitáveis à vida nas populações concentradas.

Español:

* N. 48 - Altivez popular y pretensión revolucionaria / La cuestión social no se resolverá mientras la mayor parte de la humanidad se sienta avergonzada de la condición de vida que le es propia; mientras no vuelva a florecer un arte popular que haga resplandecer ante los ojos de todos la fuerte, bella y noble dignidad del verdadero plebeyo; mientras no se le den al obrero urbano y rural condiciones de vida materiales que tornen esto posible. Sobre todo, mientras la templanza cristiana no expulse de la atmósfera contemporánea el tóxico de la Revolución, y todas las clases, en lugar de soñar con una loca igualdad, sepan amarse en Jesucristo, Nuestro Señor, que quiso nacer hidalgo y trabajador manual, Príncipe de la Casa de David e hijo de carpintero, para hacer circular entre ellas el amor y la caridad cristiana.

Italiano:

* N. 65 - Dignità e pudore di ieri

 

19/06/2018

Artigos em O Legionário:

1944-08-27 - Nova et Vetera - A Santa Sé e a Questão Social / A questão social só poderá ser levada a bom termo se as instituições fundadas para resolvê-la forem dirigidas como convém, isto é, conformemente aos preceitos da doutrina católica. Carta do Santo Padre Bento XV ao Bispo de Bergamo (Itália) na qual, em forma resumida, repetiu as prescrições da Santa Sé com relação à questão social. "Trabalham muito mal em favor do operário aqueles que, apregoando a pretensão de querer melhorar suas condições de existência, lhe dão a mão apenas para a conquista dos bens frágeis e perecíveis aqui da terra, esquecendo-se de o esclarecer sobre seus deveres à luz dos princípios da doutrina cristã e indo mesmo até a excitar sempre e cada vez mais sua animosidade em relação aos ricos, entregando-se a essas declamações amargas e violentas, pelas quais vossos adversários impelem as massas à sublevação da sociedade".

1944-08-27 - Comentando... Lisieux / Entre todas as cidades da França, Lisieux toca de um modo todo particular o coração dos brasileiros. Lá viveu, lá conquistou as mais belas flores da santidade, lá embalsamou o claustro do Carmelo este prodígio de virtudes que é Santa Teresinha do Menino Jesus. Por isso mesmo, é com aflita solicitude que aguardamos o desenlace da situação trágica de Lisieux, envolvida nas garras destruidoras da presente conflagração. Os nazistas que se inculcavam como os salvadores da civilização, estão dando uma triste prova de sua sinceridade. Vê-se claramente que eles preferem arrasar o mundo, se o mundo não puder ser deles.

1944-09-03 - Comentando... Morte antiquada / O "anacronismo" de que ela se reveste em nossos dias: a morte é muito séria, e o nosso mundo é frívolo por princípio. A morte é triste, e os homens de hoje cultuam a puerilidade. A morte é velha, mas a juventude é um dos valores supremos da atualidade. A morte dá testemunho da precariedade de nossa vida, mas isto contraria a religião das vitaminas. A morte é espiritual, abre a porta para os valores transcendentais, mas o mundo moderno crê na carne e no sangue. A morte traz a mortificação, a disciplina, a austeridade, a renúncia, a delicadeza espiritual, mas isto, hoje, são heresias.

Italiano:

* Beato Angelico: pittore del divino / Nel fondo dello sguardo di questi angeli si intravede un riflesso della grazia che nessun artista, nemmeno il più bravo, riuscirebbe a dipingere se non fosse egli stesso un santo. Nello sguardo di questi angeli vediamo un riflesso di Dio.

 

18/06/2018

Artigos em O Legionário:

1944-08-20 - Nova et Vetera - Manobras contra Fé / Documento da Santa Sé advertindo as manobras feitas no sentido de se articular um movimento interconfessional de grande envergadura, no qual trabalhariam ombro a ombro católicos, cismáticos, protestantes e ateus, todos empenhados na causa comum de reerguimento da civilização. Em outros termos, Ela não vacilou em “desmascarar as manhas e ciladas do inimigo” que, oferecendo pão material, procurava roubar às almas o inestimável tesouro da verdadeira Fé, nelas implantando a indiferença religiosa.

1947-07-02 - Nova et Vetera - “E as portas do inferno não prevalecerão contra Ela” / É indefectível a Igreja, mas esta certeza não nos deve levar a um estado eufórico de vazio otimismo, idêntico ao dos habitantes de Bizâncio, da Bizâncio dominada pela política do Baixo Império, os quais porfiavam em fechar os olhos à realidade dos muçulmanos acampados a poucas léguas de suas portas. Nossa atitude em relação a esta verdade consoladora deve ser pautada pelo exemplo dos santos que a Igreja suscitou - Os modelos dados por São Luís Maria Grignion de Montfort e São Vicente de Paulo.

Español:

1992-11-23 - Desigualdades sociales armónicas / "Dios ama las desigualdades a tal punto que en la primera sociedad, la más elemental, que es la familia, Él la dispuso de tal manera que ella es desigual por esencia. Y por eso mismo la sociedad mayor, que es un tejido de familias, también es desigual. Es en este espíritu familiar que las desigualdades deben existir".

Italiano:

* La Virgo Potens vincerà! / Per il mondo contemporaneo non c’è altra via che l’Ordine perfetto del Cattolicesimo. O è questo, o è il caos completo, l’annichilimento. Di Maria Santissima dicono le Sacre Scritture: "Tu sola hai schiacciato tutte le eresie"! La sua forza sta nella sua carità invincibile, nella sua umiltà incommensurabile, nella sua purezza indicibile.

 

15/06/2018

Artigos em O Legionário:

1944-08-06 - Nova et Vetera - Um Catolicismo aceitável / O LEGIONÁRIO por mais de uma vez já se referiu à mentalidade de certos católicos, que embora vivam a apregoar sua irrestrita adesão à Igreja, na prática fazem dEla uma verdadeira trepadeira, que não poderia viver sem se arrimar nas correntes políticas e sociais dominantes. Esses mesmos homens “prudentes” e “esclarecidos” que achavam que a atitude dos católicos para com os partidos emanados do fascismo e/ou do nazismo não devia ser nem de hostilidade ou de confusão, mas de cooperação, esses mesmos homens que acreditaram no “conto” da reação direitista são capazes de querer atrelar a Santa Igreja a qualquer totalitarismo, independente da cor que este último tenha, ao "políticamente (ou religiosamente) correto" do momento.

1944-08-13 - Nova et Vetera - Democracia e totalitarismo / Continuando nosso esforço em favor do esclarecimento das ideias, num mundo em que elas se acham em constante delírio, transcrevemos o que a respeito das formas de governo se acha no livro “Du Pouvoir” do Padre Raboisson.

English:

* The disastrous comedy of the U.N.

Italiano:

* La commedia fallimentare dell'O.N.U.

 

14/06/2018

Artigos em O Legionário:

1944-07-16 - Nova et Vetera - O erro técnico dos Césares

1944-07-23 - Nova et Vetera - Inimigos internos / Trechos da Encíclica de São Pio X "Pascendi" fulminando os erros modernistas, por onde se vê que a tática por eles empregada confere ponto por ponto com as “Instruções" dos inimigos da Santa Igreja escritas em 1818.

Ambientes, Costumes, Civilizações:

Nº 110 - Tranqüilidade da ordem - Excitação na desordem

Italiano:

1946-06-16 - Falsa alternativa / Il socialismo oggi, come il nazismo ieri, come il liberalismo l’altro ieri, vanta mille volti e la reazione dei cattolici può essere una sola: combatterlo in modo deciso, franco, risoluto, senza paura

 

13/06/2018

Especial:

* 13 de junho: festa da segunda Aparição de Nossa Senhora aos três pastorinhos, na Cova da Iria

Artigos em O Legionário:

1944-07-02 - Nova et Vetera - Carbonários de ontem e hoje / Alguns comentários da autorizada revista “Civiltà Cattolica” (de 1875), de cujo volume extraímos valiosa documentação (escrita em 1818) sobre a meta e o método dos inimigos da Santa Igreja, ainda hoje de palpitante atualidade, a respeito de como infiltrá-la por dentro para executar o "aniquilamento do Papado e do Catolicismo". Agora, há 200 anos de tal "Instrução", esta última se reveste de particular importância e significado.

1944-07-09 - Nova et Vetera - A tática da infiltração (na Santa Igreja, corrompendo o catolicismo por dentro) / Conclusão do documento escrito em 1818, transcrito no artigo anterior.

Italiano:

1953-06 - La devozione al Cuore di Maria salverà il mondo dal comunismo

Español:

1992-05-14 - Actualidad del Mensaje de Fátima

Deutsch:

1965-02-12 - Das durchbohrte Herz Jesu

 

12/06/2018

Artigos em O Legionário:

1943-04-04 - Contra o ódio a Deus triunfe o amor a Deus! / O que deve mover a vontade a amar a Deus com perfeita caridade é o Sumo Bem, não porque é meu bem, mas porque é o Bem por excelência. O objeto secundário da caridade: nós e o próximo.

1944-06-25 - Nova et Vetera - Ainda o pseudo-estado cristão / Texto integral da Carta Apostólica de São Pio X ao Episcopado da Bolívia (24-11-1906), quando o governo desse país deixou de reconhecer oficialmente o Catolicismo como religião do povo boliviano, bem como extinguiu a imunidade eclesiástica judiciária.

Ambientes, Costumes, Civilizações:

* Nº 109 - Civilização e Tradição

Español:

* N° 629 - La Sainte Chapelle / "las columnas son gráciles, son tenues; no son columnas fuertes, pesadas; pero todas ellas se abren como si fueran palmeras cuyas hojas se unen en el techo. En la intimidad, se tiene la impresión de gran elevación; y, en la elevación, se tiene la impresión de gran intimidad. El hombre mide toda la grandeza de Dios, pero, concomitantemente, se siente elevado hasta el Creador. Afectuosa y cariñosamente elevado hasta Dios".

Italiano:

* 13 giugno, Sant'Antonio da Padova: dipinto fedele e santino sdolcinato

 

11/06/2018

Artigos em O Legionário:

1943-04-04 - Catolicismo e Política / O erro de apreciação de certos leitores provem de um raciocínio estribado em premissas simplistas. Dado que o apostolado é um trabalho para a salvação das almas e que à Igreja só interessa o culto de Deus e a salvação das almas, pergunta-se: que tem a política a ver com isso? Que interessa à salvação das almas uma eleição geral na Inglaterra, um artigo de jornal escrito na Suíça, a expansão da influência japonesa na Indochina, o problema da unidade sindical ou a Carta do Atlântico? Não será preferível abandonar este campo estéril, todo feito de questiúnculas envenenadas, de ambições feridas, de desilusões e despeitos? Não será mais generoso e mais nobre cuidar exclusivamente da formação piedosa e moral dos fiéis? - A verdadeira vida de piedade se expande necessariamente. E, se não se expande, não é verdadeira - Ou a imprensa católica forma um público piedoso que a arrastará a outros campos que não o da piedade; ou o jornal católico, ainda que trate só de piedade, realmente não é piedoso.

1944-06-18 - Nova et Vetera - De Lutero a Stalin / Do protestantismo saiu o Estado totalitário socialista em sua forma moderna. O LEGIONARIO sempre insistiu nesta tese, paralelamente a outra não menos importante segundo a qual nunca acreditamos na oposição entre nazismo e comunismo, por serem ambos irmãos gêmeos, filhos da mesma desordem do livre-exame. Declarações do "Karl Marx francês", Louis Blanc, em que a Igreja católica aparece como sinônima de "opressão e tirania" e demonstra ele como do protestantismo desencadeou-se o movimento das “liberdades” reivindicadas pela Revolução Francesa.

Español:

1970-04-03 - La certeza del castigo anunciado por Nuestra Señora en Fátima / "Algo que la Historia registra, que la Teología de la Historia indica como cierto, es que los grandes desastres de los pueblos son castigos. En general, cuanto más largo es el tiempo de ese suspense, tanto más terrible es el castigo. De manera que, de esta demora no se deduce que no vendrá, sino por el contrario, que vendrá terrible".

English:

N° 95 - Masculinity and Extravagance in the Ultramodern Female Profile

 

09/06/2018 - Festa do Sapiencial e Imaculado Coração de Maria

Mariologia:

1943-07 - A Consagração ao Imaculado Coração de Maria / Ela é um complemento da que se faz ao Coração Sacratíssimo de Jesus; não um complemento supérfluo, mas precioso e admirável, que dá à Consagração ao Coração de Jesus uma realidade e uma plenitude admiráveis.

1968-08-21 - Imaculado Coração de Maria: a virtude da sabedoria em Nossa Senhora

1975-05-31 - Imaculado e Sapiencial Coração de Maria: cetro com o qual Nossa Senhora governa todos que Lhe obedecem

Español:

1975-05-31 - La fiesta de María Reina y el Inmaculado Corazón de María

Italiano:

1944-07-30 - Il Cuore Immacolato di Maria, porta del Cielo per gli uomini del nostro tempo

English:

1953-06 - Devotion to the Heart of Mary Will Save the World

Deutsch:

1943-08-15 - Die Weihe an das Unbefleckte Herz Mariens

 

08/06/2018

Especial / Santos e festas do mês:

* Festa do Sagrado Coração de Jesus

Artigos em O Legionário:

1944-06-11 - Nova et Vetera - Heresia e comunismo / Contra o erro total, somente pode lutar a Verdade total. Protestantes, cismáticos e “católicos” livres se unem contra a Igreja Católica, uma adversária real do nazi-comunismo - Sólido e esclarecedor trecho da obra “Du Protestantisme et de toutes les Herésies dans leur rapport avec le Socialisme” de autoria do publicista e filósofo católico Auguste Nicolas - As doutrinas panteístas, que a Igreja havia sucessivamente fulminado sob o nome de Ebionismo, de Gnosticismo, de Maniqueísmo, de Montanismo, de Arianismo, de Nestorianismo, de Entiqueismo, propugnavam a destruição da religião, da família e da propriedade, o mais pavoroso Comunismo.

English:

* The Infinite Majesty of the Sacred Heart of Jesus

Italiano:

1965-03-04 - La devozione al Sacro Cuore di Gesù e la Contro-Rivoluzione

Español:

1940-07-21 - Nuestra Señora del Sagrado Corazón / Si no hay catástrofes que no deba temer una humanidad impenitente, no hay misericordias que no pueda esperar una humanidad arrepentida.

 

07/06/2018

Artigos em O Legionário:

1944-06-04 - Nova et Vetera - Precursores do totalitarismo / Os Papas sabem que eles se acham no mundo para fazer o impossível quando o interesse das almas o exige.

Español:

* Sagrado Corazón de Jesús: la perspectiva de un perdón misericordioso y amplio

Italiano:

1943 - Sacro Cuore di Gesù, fonte di giustizia e carità

Deutsch:

1965-03-04 - Herz-Jesu-Verehrung

 

06/06/2018

Artigos em O Legionário:

1947-12-07 - Nova et Vetera - As várias cabeças da hidra socialista / Há quem sustente que a oposição da Igreja ao socialismo se cinge ao terreno da filosofia de vida. Uma vez livre da feia crosta do materialismo e do ateísmo, o socialismo, considerado apenas como sistema econômico, passaria a ser aceitável como outro qualquer - A história do Cristianismo é que o socialismo tem sido sempre a consequência prática, no campo social, dos erros religiosos - Há uma classe de advogados do conúbio do socialismo com a Igreja que consideram que o mal do socialismo não estaria no fim por ele visado, mas nos meios que emprega para atingir e manter esse mesmo fim. Um socialismo não imposto pela violência, evolucionista, que agisse pela persuasão e por processos “legais”. Mas ainda há outras formas de implantação do socialismo para estômagos ainda mais delicados...

Artigos em outros periódicos:

1958-09 - O sentido contra-revolucionário da obra de dois santos (São Luís Maria Grignon de Montfort e Santa Margarida Maria Alacoque) / A devoção ao Coração de Jesus é a manifestação mais rica, mais extrema, mais delicada, do amor que nos tem nosso Redentor. A via para chegar ao Coração de Jesus é a Medianeira de todas as graças. E assim se vai ao Coração de Jesus pelo Coração de Maria. Esta última devoção, que Santo Antonio Claret pôs em tanta luz, São Luís Grignion de Montfort, ao que parece, não a conheceu. Mas é o ponto de junção entre a mensagem de Paray e a pregação do apóstolo marial da Vandéia. Ponto de junção que, diga-se de passagem, teve tanto realce nas aparições de Fátima.

Español:

1960-07-01/15 - Una observación de San Juan Bosco esclarece la causa de la Revolución / 1 — La unión acentua las caracteristicas (de los malos); 2 — La acentuación de las caracteristicas, engendra el odio; 3 — El odio concita a la lucha; 4 — La lucha conduce al proselitismo y a la combinación de esfuerzos; 5 — La permanencia de tales esfuerzos articulados, da lugar a una organización. - La causa motriz de toda esta sucesión de fenómenos es el odio al bien, engendrado por la perversión, cuando ésta alcanza cierto nivel de profundidad. Insisto en tal aseveración.

Français:

1958-11 - Le sens contre-révolutionnaire de l’œuvre de Saint Louis Marie Grignion de Montfort et de Sainte Marguerite-Marie Alacoque

 

05/06/2018

Artigos em O Legionário:

1946-01-20 - Nova et Vetera - Uma progênie de monstros / É de todos conhecida a passagem do protestantismo ao deísmo, do deísmo ao filosofismo, do filosofismo à Revolução liberal, da revolução liberal ao totalitarismo socialista. Tal como na enumeração da genealogia do Salvador, do mesmo modo podemos traçar essa execranda genealogia dos descendentes, em linha direta, de Lutero até Karl Marx - Ao lado do nazismo pagão e do comunismo materialista, vemos em plena II Guerra Pio XII condenar o totalitarismo religioso, ou seja, a acentuação unilateral e demasiada do aspecto coletivo, comunitário da vida de religião, fundamentada num “cristo-misticismo-panteístico” de fundo protestante.

Ambientes, Costumes, Civilizações:

Nº 99 - Triunfos da técnica e encantos da natureza / Na pitoresca capital da Bahia, tão querida por todos os brasileiros, os víveres estão expostos ao natural em um mercado. Não passaram por toda uma complicada cadeia de intermediários, nem estacionaram, hirtos e enregelados, nos frigoríficos, pois ali o sistema de transporte e comércio é muito mais elementar. Cheios de sabor e de vida, irão do mercado para as panelas, em que serão transformados em quitutes pelas famosas cozinheiras de Salvador. Mais atraso? Talvez. Mas quanto mais humano, mais aprazível, mais doce este atraso que deixa subsistir um delicioso aspecto de vida naquilo de que se nutre o homem! Não haverá aí algo a proteger contra a ação onimodamente invasora da técnica?

Deutsch:

1947-06-01 - Hl. Chlothilde – 3. Juni

1947-06-01 - Betrachtung und Bittgebet am Fest der hl. Klothilde

 

04/06/2018

Artigos em O Legionário:

1944-07-30 - Nova et Vetera - Falso espírito de conciliação / Numa época em que a política da mão estendida tenta lançar uma ponte entre católicos e hereges, é muito oportuno lembrar o que sobre a união dos católicos disse o santo por excelência da Caridade e do amor ao próximo, São Vicente de Paulo.

English:

1940-07-21 - Hope of a Hopeless World - the Sacred Heart of Jesus and Our Lady of the Sacred Heart / If an impenitent humanity has every reason to fear every catastrophe, a repentant humanity has every reason to expect every mercy

Español:

1954-03 - Moderación, la gran exageración de nuestra época / "Lo que el moderantismo radical tiene de característico, es que lleva prácticamente a una posición de "tercera fuerza" entre la verdad y el error, el bien y el mal. Si en un extremo está la Ciudad de Dios, cuyos hijos procuran difundir por todas las formas el bien y la verdad, si en el otro extremo está la Ciudad del Demonio, cuyos soldados procuran difundir el error y el mal bajo todas sus formas, claro está que la lucha entre estas dos ciudades es inevitable. Es precisamente lo que no quieren ver los moderantistas radicales cuando llevan a la exageración la primera máxima".

Deutsch:

1940-07-21 - Muttergottes vom Heiligsten Herzen

 

01/06/2018

Especial / Santos e festas do mês:

1947-06-01 - Meditação e prece na festa de Santa Clotilde (3 de junho) / O que a bomba atômica é para as potências temporais, é a santidade para a Igreja: a grande arma que move as montanhas, transforma os firmamentos e desloca o eixo da terra.

1947-06-01 - Santa Clotilde - breve biografia, impregnada dos perfumes da Idade Média

Artigos em O Legionário:

1944-05-28 - Nova et Vetera - A apostasia dos Estados modernos / Histórico das reiteradas condenações dos erros liberais esposados pelos Estados totalitários.

Español:

Nº 82 - ¿Tienen los símbolos, la pompa y la riqueza una función en la vida humana? / "Dios dio al hombre la posibilidad de expresar con gestos, ritos, formas protocolares, la alta noción que tiene de su propia nobleza, o de la sublimidad de las funciones de gobierno espiritual o temporal que a veces es llamada a ejercer. De ahí, que más allá del lujo, la pompa sea un elemento natural de la vida de un pueblo culto".

 

31/05/2018

Especial / Santos e festas do mês:

* Corpus Christi

* Visitação de Nossa Senhora

Artigos em O Legionário:

1944-05-21 - Nova et Vetera - O Estado vitalmente cristão / A crítica e a discussão das doutrinas dos “católicos” liberais no que diz respeito às relações entre o poder espiritual e o poder temporal. Exemplo: o poder civil, sendo uma instituição de ordem puramente natural, está totalmente separado da ordem sobrenatural e é completamente independente dela? - Santo Agostinho escrevia a um dignitário do Império Romano: “Sabendo que sois um homem sinceramente desejoso da prosperidade do Estado, eu vos peço que observeis como, pelo ensino das Sagradas Escrituras, é certo que as sociedades públicas participam do dever dos simples particulares e não podem encontrar a felicidade senão na mesma fonte. Diz o rei profeta: ‘Bem-aventurado o povo de que Deus é o Senhor’."

Español:

1970-05-28 - Corpus Christi: gran lección de combatividad de la Iglesia

English:

1970-07-02 - The Visitation: Saint Elizabeth and the “Catholic Sense” - God Gives Glory According to His Unfathomable Designs - Immediate Sanctity: A Grace to Ask from Our Lady.

 

30/05/2018

Especial / Santos e festas do mês:

* Santa Joana d'Arc

* São Fernando III, Rei

Artigos em O Legionário:

1944-05-14 - Nova et Vetera - Liberalismo “católico” (II) / Continuação da transcrição do artigo “liberalismo” do “Dictionnaire Apologétique de la Foi Catholique”

Français:

1960-07 - Une observation de saint Jean Bosco éclaircit la cause de la Révolution

 

29/05/2018

Artigos na Folha de S. Paulo:

1982-12-14 - Cuidado com os pacatos! / Quem ganhará: a direita? o centro? a esquerda? – Quem conhecer as verdadeiras fibras da alma brasileira e souber entrar em diálogo pacato com essas fibras. Seja governo, seja oposição, pouco importa. A influência será de quem saiba fazer isto.

Artigos em O Legionário:

1938-09-04 - A cooperação da vontade / Entra-se em uma sala de reunião. O presidente perora. Trata de questiúnculas burocráticas ou de política. Ou então trata de tão alta piedade ou questões de vida espiritual tão superior, que boa parte dos ouvintes não o entende. Enquanto isto, o moço X ou a moça Y ou Mme. Z, que é casada e luta com as mais sérias dificuldades, fingem ouvir, por mera cortesia, mas não ouvem. Seu espírito está longe do que se passa na reunião. O moço tem algum grave problema moral que o agita. É sua pureza que periclita. A moça tem suas perplexidades às vezes dramáticas, sobre alguma situação moral que não sabe resolver. A senhora casada encontra-se em alguma daquelas encruzilhadas em que é preciso escolher entre a vida da alma ou a do corpo. Para estas pessoas, é a salvação eterna que está em jogo. Mas a reunião continua indiferente a tudo isto... Oficialmente, dir-se-ia que a associação ignora tais problemas. Por isto, o moço X, a moça Y ou a Sra. Z os resolverão sem o apoio dos ensinamentos ministrados na associação. Um belo dia, não comparecem mais à reunião... é o epílogo doloroso que fará sangrar muitos corações bem intencionados na associação. Corações bem intencionados, sim, mas que não compreenderam a gravidade do drama que se desenrolava ao seu lado e, por isto, não souberam, perante este drama, cumprir sua missão.

1944-04-30 - Nova et Vetera - Liberalismo “católico” / Hoje como ontem, aparecem católicos desejosos de conciliar Nosso Senhor Jesus Cristo com o mundo, ressuscitando todos os erros rançosos do liberalismo “católico”, já tantas e tantas vezes condenados pelos Sumos Pontífices.

1944-05-07 - Nova et Vetera - "A Igreja livre no Estado livre" / Segundo período do liberalismo “católico” e nova condenação pontifícia - A promulgação da Encíclica “Quanta Cura” e do “Sylabus” fez entrar o liberalismo “católico” em uma terceira fase (descrição)

 

28/05/2018

Artigos em O Legionário:

1944-04-02 - Cândido Mendes / Este Senador do Império, "genuíno tipo de Veillot brasileiro", dá-nos um exemplo contra o preconceito de que o brasileiro é irremediavelmente mole, incapaz de obedecer com inflexível exatidão aos austeros preceitos do Evangelho, incapaz de produzir homens de fibra combativa, ânimo sobranceiro, coerência ideológica e têmpera de aço, como os que existem em outros povos - Nele sobravam todas as qualidades que dele fariam um grande homem e que se pôs a serviço da Santa Igreja. Nesta sua dedicação, agrada muito uma faceta: a argúcia. Como católico, Cândido Mendes não foi um proclamador de lugares comuns, um defensor de verdades incontroversas, um desses vulgares heróis de opereta que às vezes aparecem nas fileiras de todas as ideologias, sublimes em defender o que ninguém ataca, ou em atacar o que ninguém defende.

1944-04-09 - Nova et vetera - “Perniciosa consequência” / Na Encíclica “Urbi Arcano Dei” Pio XI condena a atitude daqueles que, embora professem seguir a doutrina católica, “em suas conversas, escritos e em toda sua maneira de proceder se portam como se os ensinamentos e preceitos promulgados tantas vezes pelos Sumos Pontífices, especialmente por Leão XIII, Pio X e Benedito XV tivessem perdido sua força primitiva ou houvessem caído em desuso. No que é preciso reconhecer uma espécie de modernismo moral, jurídico e social, que reprovamos com toda energia juntamente com o modernismo dogmático.” - Papa Leão XIII a respeito da verdadeira liberdade dos Estados.

1944-04-16 - Nova et Vetera - Protestantes e cismáticos / Pilatos e Herodes esqueceram suas divergências na véspera da Paixão de Nosso Senhor. Na crucificação da Santa Igreja, todos os seus adversários estão de acordo. Que o digam os católicos da Polônia e da Lituânia, martirizados ora por nazistas, ora por comunistas.

1944-04-23 - Nova et Vetera - Um jornalista católico / "Quanto às coisas deste mundo, nem o Papa nem a Igreja nada podem por nós a não ser encorajar nosso trabalho, se ele é bom, e em seguida benzer nosso caixão. Nada mais pedimos. Para obter a benção filial, é necessário ser e somos, pela graça de Deus, homens OBEDIENTES. Eis aí nosso lugar na Igreja. Obedientes à lei, não obedientes ao homem. Friso este ponto".

Deutsch:

1938-04-24 - Die Pflicht der Familieneltern / Dieser Artikel gib uns einen Einblick in die Gesellschaft der brasilianischen Großstadt São Paulo, die in der ersten Hälfte des 20. Jahrhunderts noch sehr katholisch geprägt war. Man legte großen Wert auf die Feier der jährlichen Osterkommunion der verschiedenen Stände und Berufsgruppen gemeinschaftlich zu begehen, wie es das dritte Kirchengebot für jeden Katholiken verordnet.

Français:

1953-01 - Ambiances, Coutumes, Civilisations - L’art sacré et le naturalisme

 

24/05/2018

Especial / Santos e festas do mês:

* Nossa Senhora Auxiliadora: o Menino Jesus em seus braços representa um donativo infinitamente precioso aos homens

* Nossa Senhora Auxílio dos Cristãos / Habitualmente pedir-Lhe seu auxílio para tudo que se faz, reconhecendo a dependência em relação a Nossa Senhora e reportando nossa esperança no auxílio dEla para resolver todos os problemas e – sobretudo – aos referentes à vida interior.

* Nossa insuficiência proclama a vitória de Nossa Senhora Auxiliadora

Español:

1964-05-23 - En la fiesta de María Auxiliadora, qué pedirle?

English:

1984-05-23 - Our Insufficiency Proclaims the Victory of Our Lady Help of Christians

Italiano:

* 24 maggio, Maria Ausiliatrice: che la Madonna faccia nell’anima di ciascuno ciò che Lei ritiene sia meglio

 

23/05/2018

Mariologia:

1939-05-21 - Objetivos da instituição da festa à Nossa Senhora Auxiliadora / Aos católicos, hoje tão perseguidos em tantos países, é prudente lembrar que se ainda há perseguidores vulgares como Napoleão, a Mãe de Deus também continua a ser a mesma dispensadora de graças.

Artigos em O Legionário:

1944-04-02 - Nova et vetera - “Política de clericalismo” / “Toda a nação subtraída à influência da Santa Sé será conduzida invencivelmente à escravidão ou à rebelião”: eis como Joseph de Maistre previa o advento da ditadura totalitária como fruto amargo da apostasia dos Estados modernos - Antes de fazer leis para um povo, é mister fazer um povo para as leis.

Especial / Verdades Esquecidas:

* A "Igreja Católica é, por mandado e ordem de Deus, única vingadora e mestre da justiça e da verdade entre os homens" (Papa Pio XI) / Isto é muito importante, apesar de não ser muito conhecido: a Igreja é a guardiã da ordem natural, porque a ordem natural está contida na lei de Deus

Français:

* Vérités oubliées: "L'Eglise catholique seule a reçu de Dieu mandat et ordre de venger ici-bas et d'enseigner la justice et la vérité"

 

22/05/2018

Artigos em O Legionário:

1944-03-19 - Comentando... O ocaso da Civilização / A civilização está ameaçada. E a pior ameaça para a civilização não parte dos tiranos que, em certo momento, pareceram abalar o mundo. O fenômeno é bem mais profundo. A humanidade cansou-se da civilização e sente um prazer animal e irado em destruir o que ela mesma edificou penosamente, à força de vitórias contra si mesma. O homem contemporâneo já não gosta de pensar por si mesmo e a massa olha com desconfiança e surda irritação para os que não seguem as ideias “standards” que a propaganda lhes incute...

1944-03-26 - Nova et vetera - O poder temporal dos Papas / Para certos autores modernos, a Igreja - para se adaptar aos novos tempos - teria que acertar o passo com as “conquistas” da Revolução Francesa. Que tais escritores sustentem essa opinião errônea pelo fato de que “nunca souberam ler” a história, veremos pelas linhas seguintes extraídas da magistral obra “Du Pape”, do ultramontano Joseph De Maistre - A planta é uma imagem natural dos poderes legítimos. Considerai uma árvore: a duração de seu crescimento é sempre proporcional à sua força e duração total. Todo o poder constituído imediatamente em toda a plenitude de suas forças e atributos é por isso mesmo falso, efêmero e ridículo. Isto equivaleria a imaginar um homem que já nascesse adulto.

English:

1952-05 - Spes Nostra Salve - Optimism, pessimism, realism: what position should we take in the face of current events? / With our eyes fixed on Mary and in all serenity we can answer the question. A healthy pessimism should persuade us that we deserve everything and perhaps will suffer an awful lot; but a healthy and supernatural optimism should persuade us that the triumph of the Church is being prepared in today’s pains through a complete crushing of the mentality of our times. Both that pessimism and optimism are healthy realism because they take into account a great reality without which any vision of human problems is flawed: the Providence of Mary.

Español:

1984-06 - Dios al final da la victoria a aquellos que defienden la buena causa / Este "es el resultado de quienes, en momentos de gran aflicción por la causa del bien, siguen adelante, no permiten que nada los detenga, enfrentan cualquier cosa, confiados en la misericordia de Dios y en la intercesión de Nuestra Señora".

 

21/05/2018

Artigos em O Legionário:

1944-03-12 - Nova et Vetera - Cesarismo de ontem e de hoje / Não é privilégio do Estado totalitário moderno a exploração do egoísmo, fraqueza própria de uma sociedade decaída e materializada. Mesmo porque totalitarismo e socialismo não são novidades no mundo. O paganismo antigo os conheceu. E o processo de sedução e escravização das massas era semelhante - O cesarismo se volta para a parte inferior da alma humana e tende, por sua própria essência, a solapar a bela e grande ideia do trabalho cristão, a substituir o gosto do trabalho modesto, corajoso, perseverante e a estima do salário penosamente ganho, pela caça febril do dinheiro e dos prazeres, do amor de fortunas fáceis e de riquezas improvisadas - Descrição da "vida" no Império romano, com trechos do livro “Escravos Cristãos” (Les esclaves chrétiens) do historiador Paul Allard, obra que ao ser publicada foi elogiada pela Santa Sé, através de carta enviada ao autor, durante o pontificado de Pio IX.

1944-03-19 - Nova et Vetera - Tática jansenista / “Querem ser mais católicos que o próprio Papa”. “São representantes do Santo Ofício”. “Por que não denunciar estes erros à Autoridade Superior em vez de trazê-los a debate nas páginas de um jornal?” Eis, entre várias outras frases típicas que representam as acusações comumente formuladas contra os jornalistas católicos empenhados na luta em defesa da Igreja e de sua sã doutrina. O argumento não é novo, pois já servia no século XIX aos sectários da heresia liberal, que por esse meio queriam colocar uma mordaça na boca de seus mais destemidos adversários - E há outra teoria tão cômoda para o demônio e seus sequazes que, apenas um bom católico os ataca ou desmascara, imediatamente os vemos acudir por ela e refugiar-se em suas trincheiras, perguntando com ares de magistral autoridade: “E quem sois vós para qualificar-me de liberal? Quem vos constituiu mestres em Israel para declarar quem é bom católico e quem não o é? É a vós que se há de pedir patente de Catolicismo?”

Español:

1992-11-13 - Aspectos fundamentales de la nobleza en una civilización cristiana / "Siendo por excelencia la clase militar, la nobleza debía vivir para el combate, para el riesgo, para la aventura. La verdadera aventura es el riesgo calculado, grave, al cual el noble recurría porque estaba comprometido el bien para el cual vivía. Este bien era una vida de inmolación por algo de inmensamente mayor que él mismo. La nobleza vivía para la fe, y viviendo para la fe vivía para la Iglesia, para el bien común de la sociedad. Lo cual nos hace comprender el perfil moral del noble: lanzarse e ir hasta el fin, hasta lo inimaginable".

Italiano:

1952-05 - Spes Nostra Salve - Ottimismo, pessimismo, realismo: quale posizione dobbiamo prendere dinanzi ai fatti contemporanei? / Con gli occhi posti verso Maria Santissima, in tutta serenità possiamo rispondere alla domanda: un sano pessimismo ci deve persuadere che meritiamo questo e altro, e forse abbiamo da soffrire molto, moltissimo; ma un ottimismo sano e soprannaturale ci deve persuadere che il trionfo della Chiesa viene preparato dai dolori dei nostri giorni, mediante il completo annientamento dello spirito del mondo. Questo pessimismo e questo ottimismo costituiscono un realismo sano, perché prendono in considerazione una grande realtà senza la quale qualsiasi visione dei problemi umani sarebbe falsata: la Provvidenza di Maria.

 

18/05/2018

Especial / Santos e festas do mês:

* Pentecostes: comentários à oração composta por Santo Agostinho ao Divino Espírito Santo

Artigos em O Legionário:

1942-05-24 - Odores do Céu, cheiros do inferno / Neste dia de Pentecostes, dia de fogo e de amor, dia em que o afeto sobrenatural se abrasa e inspira atitudes que, como as dos Apóstolos de tão veementes e radicais chegaram até a sugerir a idéia da ebriedade, peçam os mornos e os tíbios um pouco daquela centelha que os ressuscitará para a vida plena da graça e da verdade. De nossa parte, se tantos esforços que fazemos puderem render neste sentido simplesmente 1 %, já estaremos plenamente recompensados.

1944-03-05 - Nova et Vetera - A “cidade fraternal” / Uma das mais temíveis armas do totalitarismo moderno é o interconfessionalismo. Dois exemplos: o grande ímã usado pelo nazismo para atrair os católicos foi o “cristianismo positivo”; também os soviets estão lançando campanha interconfessional de grande envergadura - Oportuna recordação da Carta Apostólica em que São Pio X condenou o movimento do “Sillon”. Por esse documento vemos como aquele grande Pontífice já concluía ser esse interconfessionalismo funesto uma arma propícia à implantação do totalitarismo, restaurando no mundo “o reino legal da fraude e da violência e a opressão dos fracos, daqueles que sofrem e trabalham”. Em tal documento condena o "Sillon", que se transformara em "um miserável afluente do grande movimento de apostasia organizada para o estabelecimento de uma Igreja universal que não terá nem dogmas, nem hierarquia, nem regra para o espírito, nem freio para as paixões".

English:

1990-05-20 - Commentary on Saint Augustine’s Prayer to the Holy Ghost / “Come, O Holy Ghost, come.” Notice the emphasis: “come, come! – and have mercy on me.” The one in need of mercy insistently implores: "Come, come!" And then Saint Augustine explains what mercy concretely means in his case: “Make my soul simple, docile, and faithful.” These three words should be taken together, as they are a kind of triad.

Italiano:

* 18 maggio, San Felice da Cantalice, esempio della spontaneità, della gioia e della semplicità medioevale

 

17/05/2018

Artigos em O Legionário:

1938-08-28 - Sociologite / Sentimos a gravidade da omissão irritante daqueles que, em pleno cataclismo contemporâneo, se julgam no direito de levar sossegadamente um vidinha espiritual medíocre, tão indiferente às lutas da Santa Igreja quanto um habitante do planeta Marte! No entanto, por mais nobre que seja a preocupação apostólica dos que ardem de entusiasmo no meio da peleja contemporânea, também ela se tornará nociva se chegar a abafar a preocupação da santificação de seus membros.

1944-02-20 - Ainda “Os direitos do homem e a lei natural” (segundo Jacques Maritain) / As contradições flagrantes e insustentáveis de quem considera que “a mais velha das religiões, que é a liberdade, tomou a dianteira a todas as outras. Enquanto ela subsistir, as demais também vicejarão. É por esse ângulo naturalmente que Maritain encara a Igreja” - Nós, católicos, aceitamos dogmas. Quem considera a "liberdade" como um ídolo supremo, os elabora... - Nossos princípios de cristãos colocam acima de tudo Aquele que disse: “Eu sou o Caminho, a Verdade, a Vida”. O caminho, a verdade, a vida, estão na Igreja e não no interconfessionalismo.

1944-02-27 - Nova et Vetera - Direitos de Deus, direitos dos homens / O totalitarismo, muito antes do aparecimento de Hitler e de Stalin, já era previsto como uma consequência dos princípios revolucionários - Descrição, com cores muito vivas, do domínio do mundo pelos régulos totalitários que viriam, feita pelo grande polemista católico do séc. XIX Louis Veuillot. Este último, a seguir, tem uma palavra de esperança. O mundo sairá dessa fase de abjeção e de miséria, não quando o Papa fizer concessões ao espírito moderno, mas na volta às verdades pregadas pela Igreja: “Esperemos o castigo, não a morte. Todas as transgressões serão vingadas, todas as ingratidões punidas; o mundo, seus erros sobre os ombros, banhado de suor, de sangue, de lágrimas, passará por espessas trevas, implorando luz, autoridade e liberdade. E será nessa provação, cujos gemidos pedirão a Deus que abrevie o curso, que o Papa recuperará o mundo, ou antes que o mundo recuperará Deus. Então a inesgotável fecundidade da Igreja se manifestará: de suas velhas verdades surgirão novas forças e novas maravilhas e Ela prosseguirá em sua obra, que é de pôr Jesus Cristo na posse de toda a terra, e toda a terra na posse de Jesus Cristo”.

Español:

Nº 13 - Dos estilos, dos modos de ser / "Una y otra, la Princesa [Elizabeth] y la “leader” de los “descamisados” [Eva Perón], representan ideales, principios, mundos en choque ora consciente y violento, ora desapercibido, pero permanente, en todos los países de la actualidad. Comparar estas dos figuras femeninas, consideradas no personalmente, sino como “tipos”, no es pues comparar dos naciones, sino dos modos de ser que existen en todos los países".

Français:

1933-10-01 - Développer le sens catholique / La doctrine catholique est une chose et le sens catholique en est une autre. Il y a plusieurs points où la doctrine catholique est appliquée avec un grand avantage quand elle est aidée par le sens catholique.

 

16/05/2018

Artigos em O Legionário:

1938-08-21 - Burocracia / Infelizmente, a questão da santificação não é tratada pelos dirigentes de associações religiosas com o supremo cuidado que merece. Há três “espíritos” que prejudicam imensamente a formação dos membros de uma associação: o burocratismo, a sociologite e o pietismo - Em uma reunião em que se trata quase exclusivamente de poeira administrativa, o que se disse de útil? Que esforço se fez para iluminar a inteligência dos associados, de sorte a inserir nelas, cada vez mais profundamente, a semente da Verdade católica? O que se fez para consolar seus corações, às vezes torturados de dores? O que se fez para lhes apontar com clareza o dever a cumprir? O que se fez para lhes dar ânimo para o cumprimento desse dever?

1944-02-6 - Nova et Vetera - Interconfessionalismo nazista / Histórico do início do conflito entre a Igreja e o nacional-socialismo - Do artigo 24 do programa oficial do partido hitlerista: “Nós favorecemos a liberdade de todas as confissões religiosas no seio do Estado, na medida em que elas não estejam em conflito com o sentimento moral da raça germânica” - A "igreja nacional alemã" (eine deutsche National Kirche): a igreja sonhada pelo racismo - (ainda nos presentes dias deste sec. XXI, a história se repete com a "igreja patriótica" na China comunista) - Trecho da obra sobre o nacional-socialismo de um de seus fundadores, Rud Jung: “O fim de nosso esforço, nós o definiremos por uma palavra que resume tudo: uma Igreja do povo (Volkskirche), do povo alemão. Quando falamos de uma Igreja do povo alemão, não temos em vista senão o seguinte: a fusão das duas Igrejas que dominam o território alemão. Esta Igreja da Nação deverá romper todo laço com o centralismo romano" - “cristianismo positivo”: verdadeira fórmula-talismã de que o hitlerismo saberá fazer uso tão generoso.

1944-02-20 - Nova et Vetera - Igreja e poder temporal / O poder temporal dos Papas se robusteceu e estendeu quando ainda não se achava verdadeiramente constituído nenhum dos outros poderes. Assim, chamar-lhe usurpação é não só uma inexatidão, senão também um anacronismo - É preciso dizê-lo em alta voz, para que se ouça, é preciso repeti-lo uma e mil vezes, para que não se olvide: não se respeitam os limites que não existem, não se violam as leis quando se formam, não se introduzem perturbações na sociedade quando se faz desaparecer o caos que a envolve. Isto fez a Igreja, isto fizeram os Papas.

English:

* AMBIENCES, CUSTOMS, CIVILIZATIONS - Poverty and Splendor: Harmonious Extremes in the Firmament of the Church

 

15/05/20118

Artigos em O Legionário:

1944-02-13 - Nova et Vetera - De Rousseau a Hitler / “As crianças, dizia Danton, pertencem à República antes de pertencer a seus pais; o egoísmo dos pais pode ser perigoso para a República. Eis porque a liberdade que nós lhe concedemos não vai até à educação de seus filhos contra a nossa vontade” - O direito exclusivo ao qual o Estado se arroga sobre a juventude: suprimir toda liberdade de ensino, entregar à sua educação as crianças de todas as famílias, da escola dita maternal (jardim da infância) às Faculdades - “A educação nas regras prescritas pelo povo soberano é uma das máximas fundamentais do governo popular”, disse Rousseau - “As boas instituições nacionais são as que conseguem melhor desnaturar o homem" (idem) - O Estado (totalitário) compreende que os filhos não poderão pertencer-lhe completamente enquanto não abolir a família; enquanto esta subsistir, a voz da natureza protestará contra sua intrusão. Aí está porque ele tende à supressão do casamento - O “casamento civil” e o divórcio são etapas que devem conduzir ao amor livre e por conseguinte ao Estado, único pai nutrício, único educador das gerações vindouras. A abolição da família, a supressão da propriedade, o aniquilamento da Igreja e a sufocação de toda associação que não seja a pertencente ao Estado, “todos estes artigos, diz Taine, são consequências irresistíveis do contrato social".

1944-02-13 - "O santo do diabo" / O último discurso de Hitler, por ocasião do 11º aniversário de sua ascensão ao poder - Ele está perdido e o sabe. Sabe-o o seu Estado Maior, sabem-no os aventureiros que constituem sua comitiva habitual. E, a despeito de tudo isto, Hitler luta. Por que não entrega o governo desde já? Por que não foge? A resposta saltará, provavelmente espontânea e ingênua, a muitos lábios: por seu orgulho, preferiria a tragédia de uma nova Santa Helena a um fim de vida à Sancho Pança. Resposta ingênua. A Rússia avança e já vai estendendo sua influência pela Europa central. O "führer", gentilmente, vai recuando. Não que não lute. Mas prefere a expansão russa à expansão anglo-americana. Derrotado, procura influir na configuração do mundo de amanhã. É este seu último crime. A irrupção de Hitler na História é de um verdadeiro anjo das trevas semeando a corrupção, a mentira, a confusão, malfazejo em toda linha, e procurando o maior detrimento da Cristandade.

Deutsch:

1965-03-01 - Der Engel des Herrn – Das Angelusgebet

 

14/05/2018

Artigos em O Legionário:

1944-01-30 - Nova et vetera - Um Imperador Católico / Diz Nosso Senhor que todo homem instruído no que respeita ao reino dos céus “é semelhante a um pai de família, que tira de seu tesouro coisas novas e velhas”. Daí o título desta seção (Nova et vetera) que hoje se incorpora às páginas do LEGIONÁRIO - Louis Veuillot ("maior ultramontano leigo de todos os tempos"): Carlos Magno e Napoleão Bonaparte - Carlos Magno não é somente mais piedoso que Napoleão, mais esclarecido em sua fé, mais largo em suas vistas e em suas obras. Ele é incomparavelmente mais civilizado.

1947-11-23 - Nova et vetera - "Romantismo católico" / Suas origens, sua mentalidade, sua concepção da Igreja Católica e de seus inimigos - Os insufladores da questão social, dos que artificialmente criam a miséria social como meio propício ao advento da revolução que conduzirá o mundo ao totalitarismo socialista - Cada vez mais o homem se torna menos dependente das próprias faculdades de pensamento e de expressão. Tudo lhe é sugerido, desde os mais triviais objetos de uso diários, aos ideais políticos, à filosofia de vida. As ideias lhe chegam prontas e mastigadas, as opiniões lhe são impostas pelo mesmo processo pelo qual é convencido de que deve usar um determinado sabonete.

Español:

1992-11-11 - Cómo el clero, la nobleza y el pueblo participaban del gobierno / "En el régimen de separación entre la Iglesia y el Estado en que vivimos, puede sorprender que el clero sea mencionado como fuerza política. Sin embargo, el clero constituye una clase social nítidamente definida y diferente de las demás. Un sacerdote, en cuanto ciudadano de un país, tiene el derecho de exteriorizar su opinión a respecto de los problemas de ese país. En aquellos tiempos, el clero era la primera clase social. No apenas debido a su carácter sagrado, sino también porque proporcionaba al país el propio fundamento de la civilización".

English:

1964-02-12 - Devotion to the Holy Rosary / I recommend praying the Rosary as a weapon for the counter-revolutionary to persevere, to sanctify oneself, and to defeat heresies.

1995-05-24 - Mother: Love, Affection, Goodness, and Mercy

 

11/05/2018

Mariologia:

* Coletânea de documentos relativos à Nossa Senhora de Fátima

English:

1944-05-14 - The voice of Fatima speaks to us today: Let us not harden our hearts

Italiano:

1944-05-14 - Non induriamo i nostri cuori alla voce di Fatima

Español:

1944-05-14 - Una vez más la voz de Fátima llega a nosotros: no endurezcamos nuestros corazones, porque sólo así habremos encontrado el camino de la paz verdadera

Deutsch:

1965-06-19 - Fatima und die Notwendigkeit des Leidens

Français:

1953-05 - Fatima: explication et solution de la crise contemporaine

 

10/05/2018

Especial / Santos e festas do mês:

* Ascensão de Nosso Senhor Jesus Cristo


Especial / São Luís Maria Grignion de Montfort:

1947 - Homenagem do Brasil ao Bem-aventurado Grignion de Montfort quando de sua canonização (1947): um relicário de prata para guardar o manuscrito do “Tratado da Verdadeira Devoção” / Artigos no LEGIONÁRIO a respeito da entrega desse presente, carta de agradecimento do Superior Geral dos Padres Montfortinos e das Filhas da Sabedoria, bem como outras notícias relativas à tão bela e significativa iniciativa dos devotos àquele doutor marial, especialmente dos Congregados Marianos de São Paulo.

Italiano:

1982-01-09 - Maria Santissima: compassione insondabile (con audio)

English:

1963-11-20 - The most precious grace in terms of devotion to Our Lady

Español:

1941-06-01 - La Medianera Universal / Aunque los horizontes parezcan estar a punto de descargar sobre nosotros un nuevo diluvio, aunque los caminos se nos cierren al paso, los precipicios se abran y la propia tierra se mueva bajo nuestros pies, no perdamos la confianza: Nuestra Señora superará todos los obstáculos que estén por encima de nuestras fuerzas. Mientras esta confianza no deserte de nuestro corazón, la victoria será nuestra, y de nada valdrán las tramas de nuestros adversarios.

 

09/05/2018

Especial / Santos e festas do mês:

* São Pacômio (9 de maio): saber discernir, em pequenos fatos, indícios de importantes movimentos da Revolução e da Contra-Revolução

Multimedia:

1993-12-07 - O monte Fujiyama, o Pão de Açúcar e Hollywood

Artigos em O Legionário:

1938-08-14 - Ainda os Dirigentes (continuação das reflexões sobre lacunas do apostolado leigo em São Paulo, na década de 30 do século XX) / O  primeiro fim de toda e qualquer associação religiosa é a santificação de seus membros. O segundo, deve ser a santificação do próximo. Uma sociedade que não realiza seus fins é uma sociedade cujo funcionamento é anormal e imperfeito. Um dirigente que não conheça os fins da sociedade não é capaz de reconduzí-la à normalidade. Ele é, pois, um dirigente incapaz de dirigir, um piloto que não conhece o mar, um capitão que não sabe guerrear. E quando, em virtude disto, a associação se esfarelar e se esboroar nas suas mãos, ele ainda clamará contra a corrupção do século, como se fosse esta a única causa de seu fracasso! Certamente o século é corrupto. Mas a Igreja é santificadora e não há quem lhe possa resistir! - Um católico que, fazendo bem ao seu próximo, o faz como um ateu, isto é, como se Deus não existisse, é uma perfeita aberração. Não há um único católico ou uma única associação que, podendo promover a salvação de uma alma, não deva fazê-lo.

Español:

Nº 25 - Arte Sacro, Espíritu Naturalista / "Bienestar terreno, gloria terrena, placer terreno, orden natural: todo eso se expresa con admirable nitidez e inteligencia en esta sala. Pero, ¿le basta esto? ¿Dónde está la idea del pecado original, de la lucha entre el bien del mal, de la necesidad de la mortificación, de la muerte, y más allá de la muerte, del infierno o del Cielo? ¿Dónde la idea de un Redentor que padeció y murió por nosotros en un océano de dolores inexpresables? ¿Dónde están todos los valores de la Revelación y de la Redención, tan presentes y tan vivos en el arte medieval? ¿Dónde está, en una palabra, la Cruz de Nuestro Señor Jesucristo?"

 

08/05/2018

Artigos em O Legionário:

1943-04-11 - Como edificar a Cidade de Deus? / Para que floresça e frutifique o nosso apostolado, para que nos guiemos em tudo de acordo com as luzes do Evangelho e possamos seguir os exemplos de Nosso Divino Salvador, indispensável se torna que recorramos sempre à Rainha e Soberana do Céu e da terra, Mãe de Deus e Mãe dos homens, Medianeira de todas as graças, dessas mesmas graças, sem as quais, ao tentarmos lançar as bases de qualquer obra, apenas edificaremos sobre a areia.

1943-04-11 - Comentando... - Pornografia científica / O “Reader’s Digest” (ou "Seleções") reflete (alimentando-a também), com alta perfeição técnica, a mentalidade do homem médio, sempre satisfeito consigo mesmo, com seu apartamento, satisfeito com os automóveis, com os rádios e com todos os outros brinquedos que lhe põem nas mãos, satisfeito com as ideias que lhe põem na cabeça, satisfeito com seus chefes, satisfeito, sempre satisfeito, distribuindo palmadinhas e abracinhos amáveis à esquerda e à direita, a conhecidos e a desconhecidos, penetrado da mística do “bom humor”.

Español:

1974-05 - Documento que TODO CHILENO debe tener para nunca olvidar, nunca transigir, nunca reincidir. La vía chilena: parábola de un comunismo con ropajes nuevos / OLVIDAR, todos pueden: TRANSIGIR, nadie debe: REINCIDIR, la izquierda no debe - Marx con su socialismo cerró para la humanidad la era del hambre o abrió para la humanidad la era de la miseria? - La experiencia chilena analizada en todos sus aspectos, en un extraordinario lanamiento periodístico de los órganos reunidos de las TFPs americanas y entidades afines.

English:

1974 - The Thousand Days of Allende: Freedom and Prosperity? Or Tyranny and Hunger? / Introduction to TFP Report on Chile - After the Thousand Days of Allende, the People Give Their Testimony - First Words from the Streets of Santiago - The Chilean Experiment - The Autodemolition of the Church: Chief Factor in the Demolition of Chile

 

07/05/2018

Artigos em O Legionário:

1938-08-07 - Para onde caminha o fascismo? / As origens do racismo: suas raízes remotas se cravam no liberal século XIX e até na Revolução Francesa e nos naturalistas da Renascença - Uma das maiores inovações que a Igreja nascente difundiu pelo mundo foi a idéia de que todos os povos são irmãos por filiação a um mesmo Pai comum, e sua redenção universal pela efusão generosa do Precioso Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. Como acentua Fustel de Coulanges, o mundo antigo não tivera idéia desta fraternidade. Cada povo tinha seus deuses que só aceitavam o culto dos nacionais. Toda a vida internacional antiga tem um só sentido. É o da famosa frase: “Homo homini lupus” (o homem é um lobo para o outro homem) - O contraste entre o racismo e o Catolicismo é total e irremediável.

1938-08-07 - Para os liberais do Brasil lerem - Não basta abrir escolas, para que se fechem as prisões! O exemplo da Inglaterra / É necessário, antes de tudo, que o ensino seja são, do contrário, o estabelecimento será facilmente transformado em escola superior de crimes como está acontecendo em Londres.

Français:

1952-11 - Vieillesse : décrépitude ou gloire ?

 

04/05/2018

Artigos em O Legionário:

1938-07-24 - Quais os livros que os católicos podem ler? Um importantíssimo artigo do órgão da Santa Sé / Algumas das 12 categorias de livros proibidos pelo Canon 1399 do Código de Direito Canônico pio-beneditino (de 1917): os livros de qualquer escritor que propugnem a heresia ou o cisma ou tentem solapar de qualquer modo os fundamentos da religião; os livros que combatam ou zombem de qualquer dos dogmas católicos; que defendam erros condenados pela Sé Apostólica, ou difamem o culto católico, ou tentem relaxar a disciplina eclesiástica; os que defendam a liceidade do duelo, do suicídio, do divórcio; edições de livros litúrgicos que não concordem com os autênticos. De quanto fica aí escrito, vê-se qual a índole própria do Índice dos Livros Proibidos. Não é nem poderia ser um elenco completo de todos os livros maus nem tão pouco uma seleção dos livros piores, que se publicam em todos os países. Os livros nominalmente catalogados no Índice não estão todos condenados da mesma forma.

1938-07-24 - A nova catedral de Reims: símbolo da reconstrução religiosa de dois povos (com vídeo-documentário)

Español:

1995-03-03 - ¿Qué son la nobleza y las élites tradicionales análogas? / "La nobleza debe influenciar, pues esto hace parte de su misión. Ella debe no apenas dar la vida por los habitantes del país, sino también ejercer influencia sobre ellos, enseñarles una de las artes más nobles que existe: el arte de vivir. O sea, el arte del buen gusto, de la buena organización de la vida, de las buenas maneras, de la distinción. El arte, en fin, de tener el tono humano propio del noble".

Français:

1939-10-01 - Freud, sa doctrine et ses erreurs

 

03/05/2018

Artigos em O Legionário:

1938-07-24 - A Itália em vias de ser nazificada? - A significação do decálogo racista adotado oficialmente na Itália / O que no fascismo sempre preocupou o “Legionário” foi a sua tendência para os erros do racismo alemão e da estatolatria nazista

1938-07-31 - Dirigentes / Dirigir não é exibir-se, mas servir. Um dirigente que ocupa um cargo que não pode, não sabe ou não quer exercer, rouba sua associação. E este roubo é especialmente grave porque consiste na subtração de bens imperecíveis e eternos, que o dirigente, ao aceitar o cargo, se obrigou implicitamente a proporcionar aos associados.

Deutsch:

1985-07/08 - Mutter vom Guten Rat von Genazzano - Eine Erklärung

Français:

1959-08 - La grandeur du roi dignifie le cuisinier

 

02/05/2018

Especial / Santos e festas do mês:

1967-05-01 - Como melhor aproveitar o mês de maio, todo ele dedicado a Nossa Senhora?

Artigos em O Legionário:

1938-07-24 - Cristãos acatólicos (relação entre o hitlerismo e o livre exame protestante) / Que frutos esperar de um "cristianismo" sem Fé e sem Igreja, explicitamente acatólico? Um fato apenas: onde, fora da Igreja Católica, se encontra o tipo de “homem cristão” na plenitude que os Santos da Igreja atingiram? Onde o Francisco de Assis? Qual o Führer cristão que lave as chagas dos leprosos como São Luís e Santa Isabel? Qual o benfeitor cujo coração arda com o amor compassivo pelos pobres de um Vicente de Paulo?

1939-08-20 - Nazistas reduziram a pedaços vários Crucifixos / Uma víbora (o nazismo) procurando exterminar outra víbora (o comunismo). E qualquer que vença, constituirá um grave perigo para o rebanho de Cristo.

Español:

1939-11-12 - El divorcio y los prejuicios / "Por ahí se ve que sólo hay dos actitudes coherentes frente al matrimonio: su negación o su indisolubilidad. El divorcio es la hipocresía de quien no tiene el coraje de encarar de frente lo que realmente piensa".

 

01/05/2018

Mariologia:

1943-05-23 - Maio, mês de Maria / Nossa Senhora é a Rainha do Céu e da Terra e, ao mesmo tempo, nossa Mãe. É esta a convicção com que entramos sempre no mês de maio e tal convicção se radica cada vez mais em nós, lança claridades e fortaleza sempre maior, quando o mês de maio se encerra. Maio nos ensina a amar a Maria Santíssima por sua própria glória, por tudo quanto Ela representa nos planos da Providência. E nos ensina também a viver de modo mais constante nossa vida de união filial a Maria.

Español:

1943-05-23 - Mes de María / Cuanto más sombrías se vuelvan las circunstancias, cuanto más lancinantes los dolores de toda especie, tanto más debemos pedir a Nuestra Señora que ponga término a tanto sufrimiento, no sólo para hacer cesar, así, nuestro dolor, sino para mayor provecho de nuestras almas.

Italiano:

1943-05-23 - Mese di Maria / Dice la Sacra Teologia che la preghiera della Madonna ha affrettato il momento in cui il mondo doveva essere riscattato dal Messia. In questo momento pieno di angoscia, guardiamo alla Madonna, chiedendogli che abbrevi il momento che tutti speriamo, quando una nuova pioggia di grazie somigliante a quella della Pentecoste che apra gli splendori di luce e di speranza in mezzo alle tenebre.

English:

1943-05-23 - The month of Mary / We should be like Daniel, whom Holy Scripture describes as the "desideriorum vir," that is, a man full of great desires. Let us desire many great things for the glory of God. Let us always ask Our Lady for everything. And let us, above all, ask her for that which the Sacred Liturgy beseeches of God: "Emitte Spiritum tuum et creabuntur, et renovabis faciem terrae" (Send forth Thy Spirit, and they shall be created; and Thou shalt renew the face of the earth). We should ask, through the mediation of Our Lady, that God once again send us the Holy Ghost with the plenitude of His gifts so that His kingdom may be created anew and be purified by a renewal of the face of the earth.

Deutsch:

1943-05-23 - Der Marienmonat: Der Monat Mai lehrt uns Maria lieben

Français:

1943-05-23 - Le mois de Marie

 

30/04/2018

Especial / Santos e festas do mês:

* São Pio V, Papa

Artigos em O Legionário:

1938-07-17 - Ressalva preliminar (sobre o movimento católico) / Quem faz apostolado não quer como coroa - ou ao menos não deve querer - o elogio de um jornalista. A única coroa do verdadeiro apóstolo está no Reino dos Céus e só Jesus Cristo Senhor Nosso será sua recompensa. Qualquer recompensa que não for esta deve, pelo apóstolo, ser olhado como o prato de lentilhas que custou a Esaú o direito de primogenitura - Em geral, as verdades mais úteis são as que indicam lacunas a preencher. As outras, não falta quem as diga e até quem as exagere...

Italiano:

* 30 aprile - San Pio V, il Pontefice della battaglia di Lepanto: la vittoria della fiducia eroica

Español:

1970-06-22 - Castillo de la Garza Blanca: delicado, noble, una obra de sueños / "El castillo japonés es un edificio delicado, noble, propio a un pueblo orientado hacia el sueño. Y que garantiza su incolumidad contra el adversario a través de la gruesa muralla alrededor de él. La vida del señor feudal japonés parece algo ajena a la lucha y a la defensa. Él es un contemplativo, vive en sus delicias, sus contemplaciones, sentado en el suelo, delante de una mesita, vestido con telas preciosas, bebiendo té, en una taza de porcelana muy bonita, y pensando, pensando…"

Deutsch:

1965-05-03 - Kreuz und Herrlichkeit im Leben Unseres Herrn

 

27/04/2018

Especial / Santos e festas do mês:

1988-12-29 - São Pedro Armengol: modelo de confiança admirável

Artigos em O Legionário:

1938-06-12 - Medalhões / Conceito: todo indivíduo cujas aparências vistosas contrastem dolorosamente com a realidade, com fama feita e com valor nulo. A qualidade fundamental para que alguém exerça cargos de grande responsabilidade não é a fama mas a competência. E esta se mede, antes de tudo, pela virtude e em segundo lugar pelas qualidades de chefe e pela agudeza da inteligência e do senso prático - Só mesmo em nossa época anarquizada se veria o absurdo de considerar a idade como uma circunstância vexatória, quando uma velhice digna é uma das mais respeitáveis e legítimas auréolas que o homem pode ambicionar neste mundo.

1938-07-17 - Comentando... - Frutos do profissionalismo nos esportes / Lembrem-se os amigos do esporte o que foi a excursão feita pelo C. A. Paulistano à Europa em 1925. Não houve, em absoluto, essas notas destoantes que vieram empanar o brilho da representação brasileira no Campeonato Mundial de 1938. Há entre as duas épocas uma diferença profunda, capaz de explicar muitos dos fatos desagradáveis que acabamos de presenciar.

Deutsch:

* Die höchste soziale Funktion des Adels / Die Wahrung, die Verteidigung und die Verbreitung der christlichen Lehre, die in den edlen Traditionen enthalten ist, die den Adel auszeichnen

 

26/04/2018

Mariologia:

* Coletânea de documentos relativos a Nossa Senhora do Bom Conselho (26 de abril)

Italiano:

* 26 aprile: festa della Madonna del Buon Consiglio

English:

* Mother of Good Counsel / It is natural for us to affirm that these times represent the greatest confusion of history and for our lips to plead a supplication to the Mother of God: Our Lady of Good Counsel, pray for us and help us to remain faithful to the Way, the Truth and the Life in the midst of so much rebellion, so much deceit and so much destruction!

Español:

* Madre del Buen Consejo, ruega por nosotros en este siglo de confusión

Deutsch:

* Muttergottes vom Guten Rat. Wie kommt der gute Rat in unsere Seele?

Français:

* Dans ce siècle de confusion, priez pour nous, o Mère du Bon Conseil

 

25/08/2018

Especial / Família:

* Corre risco a família - a primeira e essencial célula da sociedade - se o Estado exorbita de suas funções (da encíclica Summi Pontificatus, de Pio XII).

* Todo atentado contra a família é um atentado contra o próprio gênero humano (da alocução de Pio XII, de 20 de setembro de 1949, aos delegados da União Internacional dos Organismos Familiares)

* Quando a instituição cristã da família vacila, quando são negados ou violados os mandamentos do Divino Redentor sobre este ponto, desabam os fundamentos da civilização, a sociedade civil corrompe-se e corre grave perigo com prejuízos incalculáveis para todos os cidadãos (João XXIII, encíclica Ad Petri Cathedram)

Italiano:

* Verità Dimenticate: Se lo stato a sé attribuisce e ordina le iniziative private, la famiglia corre pericolo

English:

* Forgotten Truths: When the State arrogates such dominion to itself as absolute master, the family is in danger

Español:

* Verdades Olvidadas: Si el Estado se atribuye y apropia las iniciativas privadas, la familia está en peligro

 

23/04/2018

English -  AMBIENCES, CUSTOMS, CIVILIZATIONS

1958-11 - Natural and Organic Life v. Artificial & Mechanical Existence - "Calm, temperance, pleasantness: behold the dominant notes of this painting. The highly modest costumes give an aspect of purity to this family life, which in turn explains why their conviviality is so pleasant. In a family invaded by the gnawing worm of impurity, souls do not have the wholesomeness or freshness to delight in chaste affections such as those of home"

Español - Ambientes, Costumbres, Civilizaciones

1954-05 - ¿El Ángel de la Guarda es menos inteligente que el demonio? - "Representando insistentemente al demonio como inteligente, vivo, capaz; y representando siempre ‒como lo hace cierta iconografía azucarada‒ a los Ángeles buenos como seres muelles, inexpresivos, casi tontos, ¿qué impresión se crea en el alma popular? Una impresión de que la virtud produce seres desfibrados y tontos y, por el contrario, el vicio forma hombres inteligentes y varoniles."

 

 

21/04/2018 - 50 ANOS DO PASSAMENTO DE DA. LUCILIA RIBEIRO DOS SANTOS

Biografia

1996 - Do coração das mães ao coração dos filhos: Dona Lucília Ribeiro dos Santos - "A minha mãe ensinou-me a amar Nosso Senhor Jesus Cristo, ensinou-me a amar a Santa Igreja Católica. Eu recebi dela, como algo que deve ser tomado profundamente a sério, a Fé Católica Apostólica Romana, a devoção ao Sagrado Coração de Jesus e a Nossa Senhora"

Español

1996 - Del corazón de las madres al corazón de los hijos: Doña Lucilia Ribeiro dos Santos - "Mi madre me enseñó a amar a Nuestro Señor Jesucristo, me enseñó a amar la Santa Iglesia Católica. Yo recibí de ella, como algo que debe ser tomado profundamente en serio, la Fe Católica, Apostólica y Romana, la devoción al Sagrado Corazón de Jesús y a Nuestra Señora”

Deutsch

1996 - Vom Herzen der Mütter in die Herzen der Kinder: Dona Lucília Ribeiro dos Santos - „Meine Mutter hat mich gelehrt, unseren Herrn Jesus Christus zu lieben, hat mich gelehrt, die heilige katholische Kirche zu lieben. Von ihr habe ich den römisch-katholischen apostolischen Glauben, die Andacht zum Heiligsten Herzen Jesu und zur Muttergottes als etwas tief Ernstes erhalten.“

Italiano

1996 - Dal cuore delle madri al cuore dei figli: donna Lucilia Ribeiro dos Santos Oliveira - “Mia madre mi insegnò ad amare Nostro Signore Gesù Cristo, mi insegnò ad amare la Santa Chiesa Cattolica. Ho ricevuto da Lei qualcosa che deve essere preso profondamente sul serio: la Fede Cattolica Apostolica Romana e la devozione al Sacro Cuore e a Nostra Signora”.

Français

1996 - Du Cœur des mères au Cœur des fils: dona Lucilia Ribeiro dos Santos - “Ma mère m’enseigna à aimer Notre Seigneur Jésus-Christ, m’enseigna à aimer la Sainte Eglise Catholique. Je reçus d’elle quelque chose qui doit être pris profondément au sérieux: la Foi catholique Apostolique Romaine ainsi que la dévotion au Sacré Cœur et à Notre Dame”.

English

1996 - From the hearts of the mothers to the hearts of the children: Dona Lucilia Ribeiro dos Santos - “My mother taught me to love Our Lord Jesus Christ, she taught me to love the Holy Catholic Church. I received from her something to be taken in a profoundly serious way, the Roman Catholic and Apostolic Faith, devotion to the Sacred Heart of Jesus and to Our Lady”

 

18/04/2018

Especial:

* Acréscimo de mais documentos à coletânea de entrevistas, discursos e artigos de Dr. Plinio relativos à sagrada instituição da Família / Na medida de nossas possibilidades, irão sendo agrupados outros trabalhos a respeito da "célula-mater" da sociedade. Além de sua evidente utilidade, fazemo-lo também por uma questão de gratidão e de justiça ao "sangue, suor e lágrimas" que o Fundador e Presidente da TFP brasileira versou para evitar que o Brasil se tornasse uma outra Cuba comunista. Toca a cada um realizar sua parte a fim de que nosso País continue "terra de Santa Cruz": "para Deus, ninguém é herói anônimo".

Artigos em O Legionário:

1938-07-17 - Setecentos dias de heroísmo / A capela da catedral de Burgos traz muito bem ao espírito a recordação da gloriosa tradição ibérica, de catolicismo e de heroísmo.

Discursos:

1989-06-09 - O centro, a onça e o cordeiro. Descrição da mentalidade do "centro decisivo" da opinião pública / No atual contexto político-social do Ocidente, o centro é um caminho que, por etapas, conduz o homem contemporâneo à extrema esquerda - Um pêndulo viciado pelo sentimentalismo - "Ceder para não perder", agradar para não lutar - Uma parábola explicativa

English:

1939-10-01 - Freud, His Doctrine and Errors / Freud’s sexualizing effort is perhaps the deepest characteristic of his doctrine, which appears more as a morbid conception than as the brainchild of a thinker and sage.

 

17/04/2018

Multimedia:

1967-05-25 - O Castelo de Chambord, o estandarte rubro-áureo e a proclamação do maravilhoso / A partir da análise e da admiração de belos monumentos de diferentes procedências, é possível cada povo destilar para si próprio um determinado estilo que mais esteja de acordo com as qualidades que a Providência divina lhes concedeu. "O que eu quero para nós brasileiros e para o mundo inteiro é esse senso do maravilhoso".

Español:

1992-11-14 - Una influencia más fuerte que la de los medios de comunicación / "La nobleza puede y debe ejercer sobre toda la sociedad una influencia tan grande o mayor que la ejercida por los medios de comunicación. Pero para representar bien tal papel, ¿cómo debe ser el noble? Lo que caracteriza a un auténtico noble, ante todo, es la práctica consciente y persuadida de su fe católica, de la cual resulta una conducta moral irreprensible, cuyo campo inmediato de acción es su propia familia. El noble está rodeado por su familia como la luna por su halo".

English:

1971-11-19 - Why does the Church have a habit of consecrating the Saturday to Our Lady? “It is during the night that it is beautiful to believe in the light”

Deutsch:

1939-10-15 - „O LEGIONÁRIO“ – Verkünder der Nächstenliebe / Eines können jedoch diejenigen, die uns nicht verstehen, sehr sicher sein. Auch sie lieben wir in Jesus Christus. Und sollte eines Tages ihre Gewissensrechte verletzt werden, werden sie uns liebevoll an ihrer Seite finden. Dann werden sie wohl wahrnehmen, mit wie viel Liebe unsere Kampfbereitschaft durchdrungen ist, in der sie nur Hass sehen.

 

16/04/2018

Especial / Santos e festas do mês:

* Santa Bernardette Soubirous: exemplo de desinteresse, alienação e holocausto

Artigos em O Legionário:

1938-05-08 - Comunismo e nazismo nada mais são que duas expressões diferentes do espírito pagão de nosso século

Italiano:

* 16 aprile, Santa Bernardetta Soubirous, specchio della Madonna

Deutsch:

1955-04 - „Dieser ist bestimmt zu einem Zeichen, dem widersprochen wird“

 

13/04/2018

Especial / Santos e festas do mês:

* Santo Hermenegildo, mártir (13 de abril) / A fé católica bruxuleia e quase se extingue, mas assim que se derrama o sangue do mártir, ela readquire o seu antigo esplendor. Como é infantil, e sinal da máxima ignorância, esses perseguidores que cantam vitória antes de ganha-la e dizem, como se fossem eternos: “Se acaso eu faltar...”

Artigos em O Legionário:

1938-07-10 - Católicos não precisam aliar-se aos comunistas para vencer o nazismo. E nem aliar-se ao nazismo para vencer o comunismo

1939-07-16 - Os cadetes católicos de West Point praticam intrepidamente sua Fé / Lá não se compreende que de um indiferente em assuntos religiosos e - mais ainda - de um ateu, possa surgir um militar cônscio e fiel às suas responsabilidades. West Point apresenta, ao lado da beleza e eficiência conhecidas, uma noção exata do valor da Religião. E neste fato está, indubitavelmente, o segredo de seu sucesso.

English:

1976-03/04 - The Church of Silence in Chile. The TFP proclaims the Whole Truth

 

 

12/04/2018

Multimedia:

1971-07-09 - Nobreza, Revolução Francesa, Napoleão Bonaparte e burocracia

Artigos em O Legionário:

1938-04-24 - 7 Dias em Revista - Recente decreto de repressão à infiltração nazista no País / Tal medida traz o cunho característico de Getúlio Vargas: tão extremamente macio que deveria despertar a gratidão de todos os nazistas das plagas brasileiras - A paganização também da Áustria já teve início com a aplicação das leis nazistas sobre esterilização completamente contrárias à doutrina católica - Governo do México propôs às nações americanas um pacto de honra para a supressão dos bombardeios aéreos e da guerra química, evitando o morticínio da população civil não combatente... enquanto sua política interna é um tecido de morticínios e atrocidades praticadas contra os católicos.

1938-06-26 - "Comentando..." - Criminalidade e divórcio / O divórcio facilita ao cônjuge relapso a fuga do lar. A maior parte de crimes passionais se verificam nas uniões irregulares, isto é, exatamente naquelas uniões mais facilmente dissolúveis.

Italiano:

* N. 82 - Il ruolo dei simboli, la pompa e la ricchezza nella vita umana

 

11/04/2018

Especial / Santos e festas do mês:

* Santa Gema Galgani: pureza e altivez


Discursos:

1972-09-16 - Dois conceitos de felicidade, duas mentalidades: o idealista e o egoísta / Privado longamente dos bens da alma, o homem começa a ter sede dos mesmos e isso irá aumentando com o correr do tempo.

Artigos em O Legionário:

1938-01-30 - 7 Dias em Revista - Os 10 mandamentos do nazista, publicados pelos jornais alemães, revelam nitidamente o desejo de atacar o Catolicismo.

1938-05-29 - No século das heresias políticas / Que valor tem o pastor que não sabe distinguir o lobo entre suas ovelhas? Que valor tem, pois, o dirigente de Ação Católica que não possui a perspicácia recomendada pelo Evangelho? - Para empolgar e arrastar as massas, o demônio insinua-se na política, na sociologia e na economia e, nestes terrenos diretamente ligados com a vaidade e ganância de cada indivíduo, faz fermentar o veneno da heresia. E como se trata de dinheiro, de luxúria e de mando, o homem moderno se agita, se entusiasma e se levanta em pé de guerra. Assim sendo, nossa tática é de aceitar o combate neste terreno em que somos atacados e de procurar preservar as almas contra a heresia - O senso católico é uma das graças que mais deve ambicionar um filho da Igreja, realmente digno deste glorioso nome.

English:

1957-10 - Do Symbols, Pomp and Riches Have a Function in Human Life?

Italiano:

* 11 aprile, Santa Gemma Galgani, fierezza e purezza angelica

 

10/04/2018

Multimedia:

1992-11-23 - São Tomás de Aquino: a importância da tradição - Costumes, leis e o bem comum

Artigos em O Legionário:

1938-05-22 - O reconhecimento do Governo de Burgos pela Santa Sé

1938-05-22 - A argúcia, dever de hoje / No século XIX, os católicos foram mais uma vez culpados por sua falta de fortaleza. No século XX, os católicos serão especialmente culpados se, além da fortaleza, não tiverem uma invencível perspicácia. Hoje, mais do que nunca, a Providência nos pede que, conservando a inocência da pomba, não negligenciemos por isto a aquisição da astúcia da serpente, expressamente recomendada pelos Santos Evangelhos - Compreenderam nossos leitores a razão pela qual o LEGIONÁRIO passa muitas vezes por pessimista, por intransigente, por agressivo? Porque ele não intenta fazer para a Igreja certas “conquistas” que introduziriam o cavalo de Tróia na cidadela católica. Com a graça de Deus, o LEGIONÁRIO nunca se acumpliciou com os beijos de Judas. Que Deus o ajude para perseverar sempre neste caminho.

1938-05-22 - 7 Dias em Revista: Hitler proíbe aos católicos da Alemanha e da Áustria de participarem do Congresso Eucarístico em Budapeste / Isto define mais uma vez a fisionomia brutalmente pagã do homem mais característico deste nosso século de paganismo - Notável a “sem cerimônia” absolutamente marxistica com que os nazistas tratam a propriedade privada.

 

09/04/2018

Discursos:

1988 - Meditando sobre as grandezas do Brasil - Procurar a voz do Criador em meio às maravilhas dos seres criados / O mistério brasileiro é um enigma que sorri e envolve. Nele não se vislumbra nenhuma carranca. Esse mistério parece dizer o seguinte: "Filho, não me evidencio já, mas entende que, do fundo das minhas brumas, podes aguardar uma carícia, uma promessa. O Brasil de hoje virá a ser como um grandioso palácio, cujo esplendor não te intimidará. Ele será o fruto de tua própria grandeza. E por sua vez, ele te engrandecerá ainda mais".

Artigos em O Legionário:

1938-04-17 - Sensacionalismo: os males que produz na opinião pública

1938-05-15 - Mussolini e o nazismo / Visita de Hitler a Mussolini, em Roma: observações sob o ponto de vista religioso - A verdadeira fisionomia de Mussolini, o homem em que erroneamente se quer ver o paladino da Igreja em nosso século. Não negamos os serviços por ele prestados à Igreja. Mas era de seu interesse político prestá-los. Agora, é à cruz suástica que Mussolini quer servir, porque este é no momento o seu interesse. - Durante a visita, confirmaram-se plenamente as opiniões externadas pelo LEGIONÁRIO sobre a inegável afinidade doutrinária existente entre o nazismo e o fascismo.

1938-05-22 - Comentando... Eutanásia / A ciência só afirma o que é, nunca o que deve ser. Isso porque a ciência apenas descreve o mundo físico. É necessária a especulação sobre a natureza e os fins da ação humana para se saber o que deve ser feito e o que deve ser evitado. Essa especulação quem a faz é a Moral.

 

08/04/2018

Español:

1945-04-01 - Pascua de Resurrección / "Esta es la gran lección de hoy, el gran consuelo para los hombres rectos que aman sobre todo a la Iglesia de Dios: Cristo murió y resucitó. La Iglesia inmortal resucita de sus pruebas, gloriosa como Cristo, en la radiante aurora de su Resurrección".

 

06/04/2018

Artigos em O Legionário:

1938-05-01 - Sala João Mendes da Faculdade de Direito de São Paulo regurgitou do que havia de mais seleto em nossa mocidade universitária para ouvir um discurso sobre... a castidade!

1938-05-08 - Evangelho - Os sofrimentos e a glória / “É difícil, mesmo impossível, comenta São Jerônimo, que possa alguém gozar dos bens presentes e dos futuros, que aqui possa encher o ventre e lá recrear a mente, passar dos prazeres para as alegrias, ser o primeiro em um e outro século, ter glória na terra, e obte-la igualmente no Céu”.

Español:

Nº 118 - La tradición cristiana y la fermentación revolucionaria en la expresión fisonómica / La criatura humana es lo que existe de más típico en materia de “Ambientes, costumbres, civilizaciones”. Sin embargo, es a veces más difícil interpretar el significado de una fisonomía que el de un mueble o un edificio.

English:

N. 144 - Artists, Craftsmen, and Ambience

 

05/04/2018

Especial / Santos e festas do mês:

* São Vicente Ferrer: pregador extraordinário, assemelha-se a um profeta do Antigo Testamento e anuncia o começo da Revolução

Artigos em O Legionário:

1938-04-17 - Comentando... - Soberania nazista no Brasil / É preciso que aqueles que moram em território nacional e estão sob a proteção de nossas leis, obedeçam às nossas autoridades. Se há alguém que não as obedeça e induza outrem a não obedecê-las, esse alguém é um delinquente vulgar e como tal deve ser tratado.

1938-04-17 - Polêmica entre o “Osservatore Romano” e jornais fascistas a propósito da anexação da Áustria pelo nazismo e da perseguição religiosa na Alemanha pelo regime de Hitler

1938-04-24 - Comentando... - Obrigação dos pais de família / Sabe o leitor que os empregados são partes integrantes da família? Aristóteles já dizia, ao falar da família, ser ela composta de três sociedades: a conjugal, a parental e a heril. Esta última é aquela constituída pelos pais de família e os empregados. Os pais de família são responsáveis não só por seus filhos, mas também pelos seus criados e, o que é mais importante, responsáveis perante Deus pela alma de uns e de outros.

English:

1974-12-01 - Resistance, Tarancón, and Casaroli / From St. Peter to our days the Popes have usually defended themselves masterfully. Why, then, upon immolating Cardinal Mindszenty Paul VI leaves this great and glorious victim in complete ignorance of the lofty motives which would have led him to strike this blow? Could the Cardinal-Martyr not even deserve enough confidence to be told the secret shared between His Holiness, Archbishop Casaroli, and the communist government of Budapest? These are perplexities that Archbishop Casaroli will certainly not answer, not even at this time of postconciliar dialogue.

 

04/04/2018

Artigos em O Legionário:

1938-03-13 - Comentando... - “Não prevalecerão” / O protestantismo tornou-se, sob o reinado de Guilherme II, uma instituição do Estado inteiramente submissa e incapaz de lutar contra o totalitarismo nazista. Transformou-se, assim, no que é atualmente a "Associação Patriótica" na China comunista.

1938-04-03 - Comentando... - Agentes comunistas / O LEGIONÁRIO levanta o seu ardoroso protesto contra quaisquer violações a direitos líquidos e incontestáveis do homem que vive do seu trabalho. - Lembrem-se estes politiqueiros sem entranhas de que são responsáveis, perante Deus, pelo mínimo dano causado à salvação dos pequenos e humildes, que lhes são confiados.

1938-04-10 - Comentando... - Cristão ou católico? / É preciso acabar com essas baboseiras de “cristianismos”. Ou bem somos católicos romanos, ou do contrário estaremos traindo a Cristo.

English:

1974-10-13 - Tenderness that Would Draw Tears / “The two great torments of the Prelate: crucified by the Kremlin and betrayed by the Vatican.” With these words, last September 15 The Sunday Telegraph of London began to transcribe Cardinal Mindszenty's long-awaited memoir.

 

03/04/2018

Artigos em O Legionário:

1945-02-04 - "Nova et vetera" - Nazismo versus comunismo? / Em seu último discurso, Hitler teve a coragem de fazer mais um apelo patético ao povo alemão no sentido de o ajudar na luta contra o bolchevismo. Isto nos faz lembrar uma hipotética luta entre dois bandos de gângsteres: Dillinger faria um apelo ao bom povo de Chicago no sentido de o ajudar a eliminar da face da terra o inimigo número dois do gênero humano representado por Al Capone... - Métodos do nazismo para criar um sucedâneo religioso para o povo alemão

1945-04-22 - Medicina burocratizada (socializada) e medicina orgânica / Para a medicina burocrática, o doente não será nada mais do que um caso anônimo, sem qualquer relevância particular, sem personalidade. O Estado moderno é essencialmente burocrático, mecânico e rombudo. Só quem vê, antes de mais nada, o interesse humano é verdadeiramente médico por vocação, e alcança toda a dignidade de sua profissão, alçando-se acima das contingências materiais de seu exercício. O grande médico, antes de ser grande na medicina, há de ser grande como homem.

English:

1974-03-31 - In Honor of the Great Troublemaker

Español:

* N. 32 - Máquina, ídolo vulgar y disforme de un mundo materialista / La idolatría de la máquina llegó a una verdadera mecanización de la vida. Pío XII manifestó la necesidad de que la Acción Católica no fuera concebida a manera de un inmenso mecanismo movido a electricidad a partir de un mando central, pues debe ser una articulación viva de seres vivos, y no un encaje de piezas inertes aunque sabiamente ligadas entre sí.

 

29/03/2018

Especial / Quaresma - Semana Santa:

1971-11-19 - Sábado Santo e a Fé de Maria Santíssima - "É durante a noite que é belo crer na luz"

Italiano:

1937-03-21 - Una meditazione politica sulla Passione e il Trionfo di Nostro Signore Gesù Cristo

English:

1937-03-21 - A Political Meditation on the Triumph and Passion of the Son of God

Español:

1994-02-10 - Vitrales de la catedral de Chartres

 

28/03/2018

Especial / Quaresma - Semana Santa:

1980-01-26 - Santo Sudário: recusa e horror ao pecado cometido

Entrevistas:

1979-08-03 - Qual sua opinião sobre o jogo de tênis?

Español:

1930-08-24 - ¿Quid est veritas? / El pretor orgulloso (Pilatos) no venció. El sibarita escéptico fue estrepitosamente vencido por la víctima humilde, que regó con sangre sus propias doctrinas, y sustituyó el sistema de duda y negación de Pilatos por un sistema de afirmación y construcción que, durante tantos siglos, la humanidad civilizada admiró.

Français:

1945-01-07 - Prière à Sainte Jeanne d'Arc pour la France / Puisse Sainte Jeanne d'Arc maintenir au cœur des Français cette flamme d'une catholicité combative et intransigeante, en vue de la pleine exaltation de la Sainte Église et l'humiliation définitive de ses ennemis.

Deutsch:

1952-04 - Sie hatten seine Hände gebunden, weil diese das Gute taten

 

27/03/2018

Especial / Quaresma - Semana Santa:

1973-04-18 - Quinta-feira Santa: instituição da Sagrada Eucaristia – Como fazer uma Comunhão bem-feita?

Italiano:

1947-03-30 - Riflessioni durante la Settimana Santa / Davanti alla Passione della Chiesa, qual'è il nostro atteggiamento?

English:

1947-03-30 - Embracing Christ and the Cross: "Could You Not Watch One Hour With Me?"

Español:

1947-03-30 - Reflexiones durante la Semana Santa / Si perseguir a la Iglesia es perseguir a Jesucristo, y si hoy también la Iglesia es perseguida, hoy Cristo es perseguido. La Pasión de Cristo se repite de algún modo también en nuestros días.

Deutsch:

1954-04 - „Pater non mea voluntas, sed tua fiat“

 

23/03/2018

Especial / Santos e festas do mês:

* São Toríbio de Mongrovejo, inquisidor e bispo de Lima

Especial / Quaresma - Semana Santa:

1941-04-06 - Ramos / Nosso Senhor, indubitavelmente, é muito ultrajado em nossos dias. Sejamos nós algumas daquelas almas reparadoras, que, se não pelo brilho de nossa virtude, ao menos pela sinceridade de nossa humildade – humildade inteligente, razoável, sólida, e não apenas humildade de palavrório sonoro e pescoço torto – reparemos nestes dias santos, junto ao trono de Deus, tantos ultrajes que, incessantemente, Lhe são feitos.

Español:

1941-04-06 - Domingo de Ramos / Mientras ciertos católicos proclaman su amor a la Iglesia de Cristo, por su negligencia, por su tibieza, por su indiferencia, permiten que la Iglesia sea lentamente maniatada, que su influencia sea sabiamente solapada, que su actividad sea engañosamente coartada, a fin de que, el día en que suene la hora del ataque violento la reacción se haya tornado enteramente imposible. Pero también se encuentran gestos que recuerdan de modo irresistible la piedad, tan dulce hacia Cristo y tan audaz frente a sus perseguidores, de la Verónica.

Italiano:

1941-04-13 - Anche noi / "Dilatate spatia veritatis - dilatate gli spazi della verità" e non del dubbio e del relativismo. Ritorniamo all'ortodossia verginale della Fede

English:

1974-06-09 - “Vatican Ostpolitik Favors Moscow” / I offer the reader a statement of major importance on the subject. I transcribe excerpts from an article on the Vatican Ostpolitik by a leading German Catholic. He is Dr. Bernhard Vogel, President of the Central Committee of German Catholics and Minister of Culture of the State of Rhineland-Palatinate

 

22/03/2018

Artigos em O Legionário:

1938-03-20 - "Comentando..." - Noivado moderno / O único meio de vencer o materialismo de hoje não é uma volta ao romantismo de Romeu e Julieta... Mas sim um trabalho intenso no sentido de preparar aqueles que se destinam ao casamento para o cumprimento dessa vocação sublime, a de constituírem um lar santificado pelo Sacramento do matrimonio. Caso contrário, o resultado é o crescimento de lares infelizes e a corrupção cada vez maior dos costumes.

1938-03-20 - A conjuração dos Césares e do sinédrio (retrospecto da situação internacional, desde a metade da I Guerra Mundial até a anexação da Áustria por Hitler, o Anschluss, em 1938) / Com "a alma indignada e o coração em sangue", Plínio Corrêa de Oliveira denunciou, neste artigo de cinco colunas na primeira página do LEGIONÁRIO, o "dramático desaparecimento do mapa europeu da Áustria católica". "Mais do que qualquer argumentação, este retrospecto provará a solidariedade com que os Césares totalitários e os sinédrios liberais trabalham para crucificar mais uma vez o Salvador, representado hoje pela Santa Igreja" - "Os católicos que discutem o que é melhor, se o nazismo ou se o comunismo, para se abrigarem de um inimigo sob as garras de outro"...

English:

1974-02-10 - Glory, Joy, Honor - “The good shepherd gives his life for his sheep”

Français:

1974-04-10 - La politique de détente du Vatican avec les gouvernements communistes — Pour les TFPs : s’abstenir? Ou résister? / Dans cet acte filial, nous disons au Pasteur des Pasteurs : Notre âme est vôtre, notre vie est vôtre. Commandez-nous ce que vous voulez. Mais ne nous commandez pas de nous croiser les bras face au loup rouge qui donne l'assaut. Notre conscience s’y oppose.

Deutsch:

1967-03-17 - Schmerz und Freude verflechten sich ständig im Leben der Mutter Gottes

 

21/03/2018

Especial / Globalização - União Européia:

1946-04-28 - Há mouros na costa / O plano de um governo mundial que terminará com a soberania dos diversos países. Disraeli dizia: "o mundo é governado por seres completamente diferentes daqueles que imaginam os que não se acham nos bastidores”.

Artigos em O Legionário:

1938-01-23 - "Comentando..." - O gesto da Condessa de Zubiria / Só nas almas formadas ao calor da Fé e na vida eucarística é possível encontrar-se a caridade que vem da imitação de Jesus Cristo.

Livros:

* RCR, Parte III, Cap. II, n. 4, C. Reações baseadas em “Revolução e Contra-Revolução”

English:

1974-05-12 - Another Cardinal in the State of Resistance

Deutsch:

1965-04-07 - Die Schmerzensreiche Gottesmutter und die Schmerzen der Kirche heute

 

20/03/2018

Artigos em O Legionário:

1946-04-28 - "Comentando..." - Propaganda da impureza / Nas conversações pornográficas, note-se que as pessoas que se refocilam em tais conversas tem prazer em pronunciar repetidas vezes os grandes palavrões obscenos, como a saborear-lhes a essência. É na pronunciação das palavras obscenas que as pessoas impuras obtêm uma certa realização plástica da própria impureza, na qual se verifica uma como experiência direta do vício enquanto tal. Por isso São Paulo nos adverte a nem mencionar tais coisas.

Livros:

* RCR, Parte III, Cap. II, n. 4, B. A Igreja, moderno centro de embate entre a Revolução e a Contra-Revolução

English:

1974-04-14 - Indispensable Resistance / About the TFP statement on its program of resistance to the policy of rapprochement between the Holy See and communist governments. Is there an antidote to safeguard Catholics? That can only be a specialized anticommunist action based on the traditional doctrine of the Church, carried out by Catholics to warn their brethren in the Faith and lead them to fight against the red danger. Any other type of antidote will be either vain or counterproductive.

1974-04-21 - Resisting... / Therefore, by making this commentary on the words of the August Head of Christendom, I am defending my country. I am defending Christendom. And in so doing I try to preserve for the Pontiff himself an influence that his strategy is stealing from him by the day. In this act of resistance to Paul VI's policy there are no other psychological components but love, fidelity, and dedication. Since the Pope is the monarch of Holy Church, my gesture means defending the kingdom for the benefit of the King even if, to do so, I should incur his displeasure. It seems to me that no man could take his dedication any further.

 

19/03/2018

Especial / Santos e festas do mês:

* São José: nobre, humilde, calmo e lógico

Livros:

* RCR, Parte III, Cap. II, n. 4 - A ofensiva psicológica da III Revolução, na Igreja, A. O Concílio Vaticano II

Español:

1969-03-19 - San José, Protector de la Iglesia Católica - invocación que resume su grandeza

English:

1976-03-19 - Saint Joseph, Martyr of Grandeur

Italiano:

1976-03-19 - La calma, la coerenza e la logica di San Giuseppe

 

16/08/2018

Especial / Santos e festas do mês:

* São Patrício (17 de março)

ESPECIAL / São Pio X, Papa:

1943-03-14 - Esperada para breve a beatificação de Pio X / Ele foi típica e caracteristicamente o homem de Deus descrito por Dom Chautard, estuante de vida interior e irradiando de todos os modos a graça de Deus - Atraídas por toda sorte de diversões novas, as massas fugiam ao Santuário. Se a Igreja lhes tirasse a música profana, as igrejas se esvaziariam de vez. Não seria melhor contemporizar? E' o eterno problema dos que julgam que o melhor meio de propagar verdades consiste em as diluir e ocultar, como se o melhor meio de disseminar a luz fosse quebrá-la com um abat-jour... Pio X pensou de modo radicalmente diverso. Ele fez ver a todos os fiéis que, se as mãos de um Papa e de um Santo sabem ser maternais para cicatrizar as feridas dos que sofrem, sabem ser pesadas como montanhas, para esmagar erros e matar heresias - O esplendor das virtudes de Pio X havia abafado inteiramente o ruído estúpido dos que, inteiramente naturalistas, julgavam que o fator mais importante do apostolado está na inteligência e não na virtude. E, por isto, o ambiente criado pela admirável figura do Papa era de verdadeiro e universal enlevo.

Artigos em O Legionário:

1943-03-28 - "Comentando..." - O bem comum e os direitos dos operários

1939-10-22 - Missa dialogada / É frequente nos pedirem nossos leitores explicações acerca do modo de assistir à Santa Missa vulgarmente chamada “Missa Dialogada”. Melhor não os poderíamos atender do que transcrevendo o que a respeito traz o Professor de Liturgia no Seminário Central de São Leopoldo (Rio Grande do Sul), Pe. João Baptista Reus, da Companhia de Jesus, no seu “Curso de Liturgia”.

Livros:

* RCR, Parte III, Cap. II, n. 3. O ódio e a violência, metamorfoseados, geram a guerra psicológica revolucionária total / As duas grandes metas da guerra psicológica revolucionária: a) iludir e adormecer paulatinamente os neutros; b) dividir a cada passo, desarticular, isolar, aterrorizar, difamar, perseguir e bloquear os adversários

Español: Ambientes, Costumbres, Civilizaciones

Nº 98 - Paganismo sombrío de la masa, alegria cristiana del pueblo - "Dos ambientes populares, dos formas de existencia, dos concepciones del trabajo. De un lado, el contenido de vida tranquilo y digno, modesto pero lleno de temperante lozanía, la concepción bautizada y afable del trabajo cristiano. Por otro lado, la vida opresiva y agotadora, saturada de egoísmo y de odio, la concepción materialista, brutal y mecánica del trabajo pagano".

 

15/03/2018

Especial / Santos e festas do mês:

* São Clemente Maria Hofbauer / "Seguir a corrente é covardia. Quem quiser indicar o caminho ao nosso tempo, vá acender seu facho de luz na própria Revelação"

Livros:

* RCR, Parte III, Cap. II, 2. Obstáculos inesperados para a aplicação dos métodos clássicos da III Revolução / A. Declínio do poder persuasivo; B. Declínio do poder de liderança revolucionária; C. Objeção: os sucessos comunistas na Itália e na França

Discursos - Conferências:

1987-10-18 - Comentários de quadros de jesuítas contemporâneos a Santo Inácio e alguns posteriores

Italiano:

* San Clemente Maria Hofbauer: “Nuotare seguendo la corrente è da codardi”. Proclamare le “verità improponibili oggi” della Santa Chiesa

 

14/03/2018

Artigos em O Legionário:

1938-01-09 - "Comentando..." - Ainda os armamentos (prevendo a Segunda Guerra Mundial que se aproximava) / Que a humanidade se destrua e que tudo se perca, que importa aos homens de hoje? É precisamente o ideal do anarquismo: a destruição até que desapareça da terra o último vestígio do homem.

1939-08-13 - A Hungria ameaçada de uma intensa nazificação

Livros:

* RCR, Parte III, Capítulo II - Apogeu e crise da Terceira Revolução, n. 1 / Crise na III Revolução, fruto inevitável das utopias marxistas - A. Na rota do apogeu, a III Revolução evitou com cuidado as aventuras totais e inúteis - B. Aventura, nas próximas etapas da III Revolução? - “Perestroika” e “glasnost”: desmantelamento da III Revolução, ou metamorfose do comunismo?

Ambientes, Costumes, Civilizações:

Nº 98 - Paganismo sombrio da massa, alegria cristã do povo / Os rostos, em seus pormenores, variam quase ao infinito; as expressões fisionômicas não. Dir-se-ia que um só desejo, uma só preocupação, um só estado de espírito domina esta multidão. "Domina" é, no caso, uma expressão insuficiente. Trata-se de um "dominar" tão radical, tão escravizador, que essas almas parecem vazias de qualquer outro ideal ou sentimento. Se é que se pode falar de ideal ou de sentimento, quando se analisam almas assim.

 

13/03/2018

Artigos em O Legionário:

1943-02-14 - Comentando... - A "teologia" nazista / A filosofia provém de dados objetivos, tais como são alcançados pelos sentidos e elaborados pelas luzes naturais da razão humana. A teologia pressupõe uma revelação, que apresenta ao homem certas realidades que ele jamais poderia alcançar pelas suas próprias forças - Os pedantes negaram os profetas, os corruptos negaram a justiça, os mercenários se congratulam desvanecidos pela estupidez insondável que trouxeram ao mundo. E depois? Depois foram prostrar-se diante de Hitler, Goering e Rosenberg, curvaram-se diante do mito da raça e aceitaram um testemunho que é interrompido por um bombardeio aéreo...

Livros:

* RCR, Parte III - Revolução e Contra-Revolução - vinte anos depois, Capítulo I - A Revolução, um processo em transformação contínua / 1. “Revolução e Contra-Revolução” e TFPs: vinte anos de ação e de luta; 2. Em um mundo que se vem transformando contínua e aceleradamente, permanece atual, nos presentes dias, “Revolução e Contra-Revolução”? - A resposta é afirmativa

Ambientes, Costumes, Civilizações:

Nº 95 - Masculinidade e extravagância no perfil feminino ultramoderno / Um dos efeitos mais deploráveis do neopaganismo naturalista, igualitário e sensual de nossa época consiste em degradar a velhice, "enfeitando-a" com as aparências da mocidade e em "realçar" a mulher, induzindo-a a ostentar a desenvoltura de maneiras e o ar de independência próprio ao homem.

Italiano:

1978-10-28 - E Giovanni Paolo II? / Anche l'ambiguità di fronte all'inaccettabile può essere una forma di accettazione. Preghiamo affinché il suo comportamento riempia di chiarezza gli spiriti, dia forza agli animi e dia gloria alla santa Chiesa di Dio. 

 

12/03/2018

Multimedia:

1988-09-06 - Por que a Disneylândia atrai também os norte-americanos?

Livros:

1959 - RCR, Parte II, Capítulo XII - A Igreja e a Contra-Revolução / 1. A Igreja é algo de muito mais alto e mais amplo do que a Revolução e a Contra-Revolução; 2. A Igreja tem o maior interesse no esmagamento da Revolução; 3. A Igreja é, pois, uma força fundamentalmente contra-revolucionária; 4. A Igreja é a maior das forças contra-revolucionárias; 5. A Igreja é a alma da Contra-Revolução; 6. A exaltação da Igreja é o ideal da Contra-Revolução; 7. O âmbito da Contra-Revolução ultrapassa, de algum modo, o da Igreja; 8. Se todo católico deve ser contra-revolucionário; 9. Ação Católica e Contra-Revolução; 10. A Contra-Revolução e os não católicos

Ambientes, Costumes, Civilizações:

Nº 93 - Graça e Grandeza, Miséria e Servidão / Pede a ordem natural das coisas, que todos os valores particularmente ricos em graça e delicadeza estejam a serviço da mulher. Pois eles constituem o ambiente próprio à sua fragilidade, o meio adequado para que na alma feminina se expandam as mais nobres qualidades de esposa, mãe e de filha. E por isto mesmo nada nos é mais desagradável do que ver uma mulher incumbida de serviços cuja rudeza é incompatível com a sua delicada natureza: carregadora de fardos, mecânica...

Deutsch:

1994-12-09 - Die TFPs des amerikanischen Kontinents richten sich an den „Amerika-Gipfel“ 1994

 

09/03/2018

Especial / Santos e festas do mês:

* Santa Francisca Romana (9 de março): táticas do demônio para perder as almas e como se precaver contra as insídias infernais

Artigos em O Legionário:

1943-02-07 - "Comentando..." - Direito Internacional / Há certas condições mínimas para a existência do direito. De fato, ninguém vai confundir o direito com as determinações violentas da força bruta triunfante, pois, do contrário, teríamos de achar que o bandido tem direito nas suas rapinas - A inconsistência das doutrinas que almejam conciliar a possibilidade da existência do Direito Internacional com uma ordem informada pelos princípios totalitários, da direita ou da esquerda. Os regimes nazista, fascista ou comunista dissolvem a comunidade internacional e tiram a base do Direito Internacional.

1943-03-14 - "Comentando..." - No quinto aniversário da anexação da Áustria ao Reich nazista / Ela, última fração do que fora em outros tempos o Sacro Império Romano Alemão, pilar da Igreja Católica, foi deglutida por outro império, instituído por Lutero no seio do povo alemão, império ímpio e satânico, reino do Anticristo, que atingiu pleno desenvolvimento com Hitler, o imperador sem coroa e sem a unção dos santos óleos, o imperador que não foi eleito pelos Príncipes, mas se alçou ao poder nos ombros da demagogia, o imperador igualitário, camarada, sem nobreza, sem dignidade. No entanto, o Sacro Império ainda vive no sacrifício dos que foram abatidos quando carregavam, a despeito de tudo, a tocha de um grande ideal. E, ao terceiro dia, ressuscitará.

1943-03-21 - Evangelho - Mediocridade / “Em alguém nós precisamos nos apoiar” ouvíamos um dia destes de um católico temeroso do futuro da Igreja. Esta frase significa uma talvez inconsciente e profunda falta de fé, uma nefasta visão natural das coisas divinas, uma perniciosa anemia de vida espiritual. Mas não foi assim que Jesus Cristo ensinou que deveríamos considerar a indefectibilidade de Sua Igreja. Este dito “precisamos nos apoiar em alguém” significa: é preciso condescender, fechar os olhos, permitir transgressões claras da Lei Divina, do Direito Natural, porque do contrário a Igreja não se poderá manter.

Ambientes, Costumes, Civilizações:

Nº 91 - Estilos funerários, nobre lição de vida / A morte, vista por seu lado novelesco, é fonte de emoções, e a tal título constitui tema para literatura sensacionalista. Mas, vista com olhos cristãos, ela é fonte de reflexões austeras. E é do que muita gente não gosta: pensar... e pensar austeramente. Entretanto, poucas ocasiões revelam, tanto quanto a morte, o sentido de uma civilização, com os ambientes e os costumes que ela comporta. Pela atitude do homem perante a morte, conhecem-se os valores supremos segundo os quais ele modelou sua vida.

 

08/03/2018

Especial / Santos e festas do mês:

* São João de Deus (8 de março)

Artigos em O Legionário:

1943-01-17 - "Comentando..." - A canonização de Nero / A sinuosa tese da benemerência dos perseguidores à Igreja encobre apenas a tendência de cruzar os braços ante a perseguição

1943-03-28 - Coração de Maria, nossa esperança! / Se urge anunciar as riquezas insondáveis de Cristo Jesus aos homens, o caminho mais rápido e obrigatório é Maria: per Maria ad Jesum. Tem sido sempre assim desde o começo da Igreja. É por Maria que nos vem Jesus - É pelo Coração de Maria que nos há de vir o Coração de Jesus, é pelo reinado do Coração da Mãe que há de vir o reinado do Coração do Filho - Assim como não se conhece deveras a Cristo enquanto não se conhece Seu Coração, assim também Maria Santíssima só será conhecida e amada e reinará plenamente nas almas, quando intimamente for conhecido o Seu Coração Imaculado - Quiséramos não somente reclinar a cabeça sobre o Coração Imaculado de nossa Mãe do Céu, mas poder estabelecer lá dentro a nossa morada para que, iluminados nessa luz, virginizados nessa pureza e inflamados nas chamas dessa caridade, tudo o que disséssemos fossem palavras de luz e fogo a brotar da abundância desse Coração inefável.

 

07/03/2018

Español:

1971-10-09 - Múltiples y maravillosos atributos de nuestro Divino Salvador - Consideraciones sobre la grandeza de la fisonomía moral de Nuestro Señor Jesucristo —su psicología, su capacidad intelectual, su actuación y otros aspectos—, tejidas por Plinio Corrêa de Oliveira. Se ha efectuado una adaptación al lenguaje escrito para facilitar su lectura a quienes se sientan deseosos de meditar sobre este tema durante la Semana Santa que se acerca.

Ambientes, Costumes, Civilizações:

Nº 86 - Fila cerrada, passo cadenciado, porte marcial - "Ao lado dessas amazonas pedestres, caminha franzino, leve, de paletózinho cintado, um frágil Adonis burguês. Toda a sua apresentação tende ao etéreo, ao afável, ao delicado. É que se a mulher deve ser igual ao homem, este deve ser igual à mulher. E o homem efeminado é fruto genuíno das mesmas tendências e idéias igualitárias, mais ou menos subconscientes, que deram origem à masculinização da mulher. Mulher masculina, homem efeminado, índices seguros de decadência e corrupção da família e, pois, da civilização".

 

06/03/2018

Artigos em O Legionário:

1938-11-27 - "Comentando" - Mocidade e esporte - O mundo moderno vive de exterioridade: gosta de parecer ingênuo e é, no fundo, canalha. Quer ser jovem, mas é gasto, azedo, neurastênico. A personalidade humana é como vinho precioso, que precisa de ser guardado com cuidado, sem agitações, para depurar-se e valorizar-se com o tempo. Do contrário, se ficar exposto ao ar livre, torna-se vinagre.

Discursos - Santo do Dia:

1974-09-05 - A beleza das desigualdades harmônicas - "Os homens devem ser desiguais porque é assim que eles exprimem melhor a Deus. (...) cada um espelha a Deus a seu modo, inclusive esse que é bobo, no que ele não é bobo espelha a Deus de algum modo que Churchill não exprimia. Ele é um miosótis do reino humano, que exprime a Deus de um modo que Churchill não exprimia. O resultado é que precisa haver essa desigualdade para se ver a Deus. Qual a beleza do menor? É que junto com o outro dá a beleza de Deus".

Ambientes, Costumes, Civilizações:

Nº 87 - Trabalho-diversão e trabalho-heroísmo - "Subjacente à fisionomia deste trabalhador, e ao ambiente que ela traz consigo, está toda uma concepção católica do trabalho e da dor. O sofrimento existe. Mas é um dom admirável de Deus para que o homem, auxiliado pela graça, tempere e eleve sua personalidade. São Francisco de Sales chamava o sofrimento o oitavo Sacramento. Ocultar a dor é esconder um dos mais nobres e importantes aspectos da existência".

 

Artigos em O Legionário:

1939-07-16 - Os 40 mártires do Brasil - Comemorações de uma grande data - "O desbarato da expedição missionária parecia uma catástrofe. Ruía uma soberba organização. O plano grandioso para o aumento das vocações no Brasil parecia irremediavelmente desfeito; humanamente, um fracasso. Martírio casual? Para Deus não há casualidade. Estes heróis recebiam o prêmio da fidelidade à vocação e a cena sangrenta do Atlântico se transformou em seiva para o futuro da Obra das Vocações no Brasil".

Español:

1974-09-05 - La belleza de las desigualdades armónicas - "Los hombres deben ser desiguales porque es así como expresan mejor a Dios. (...) cada uno refleja a Dios a su modo, incluso el que es tonto, en lo que no es tonto, refleja a Dios de alguna manera que Churchilll no expresaba. Él es un miosótis del reino humano, que expresa a Dios de un modo que Churchilll no expresaba. ¿Cuál es la belleza del menor? Es que junto con otro da la belleza de Dios".

Ambientes, Costumes, Civilizações:

Nº 74 - Ambientes, Costumes, Barbárie - "Em 1952 ainda, este varão estava em plena atividade. Seus ombros suportavam o fardo do episcopado, tão grande que, como escreveu São Jerônimo, causaria medo aos próprios Anjos. Seu nome é Mons. Alfonso Ferroni, O.F.M. Sua nacionalidade, italiana. Sua Diocese, de Laohokow, na China, caiu sob o poder dos vermelhos, que o sujeitaram a toda sorte de maus tratos. Ele recusou heroicamente aderir ao marxismo. E o resultado aí está. A ferocidade dos asseclas de Chu En-Lai deixou sua marca nesta face. Esplendida expressão dos dois valores em luta: a virtude sobrenatural da Igreja, e a infâmia satânica do comunismo".

 

02/03/2018

Artigos em O Legionário:

1939-02-26 - Santa Cunegundes (3 de março)

1939-03-12 - Evangelho - O orgulho cega / Desde que Jesus começou sua pregação, teve pela frente - como mais encarniçado inimigo - a estulta vaidade dos escribas e fariseus que se julgavam os únicos conhecedores da Lei e dos Preceitos de Deus aos homens. De maneira que estes homens juraram perder, a qualquer preço, o Salvador. Este Evangelho evidencia até que ponto os cegou o ódio alimentado contra Jesus Cristo. Seja para nós advertência. Pois bem-aventurado só é aquele que ouve a palavra de Deus e a pratica.

Livros:

1959 - RCR, Parte II, Capítulo XI - A Contra-Revolução e a sociedade temporal / 1. A Contra-Revolução e as entidades de caráter social; 2. Cristandade e República Universal; 3. Contra-Revolução e nacionalismo; 4. A Contra-Revolução e o militarismo

Español:

1974-04-08 - La política de distensión del Vaticano con los gobiernos comunistas — Para la TFP: ¿cesar la lucha o resistir? / "Cesar la lucha no podemos. Y es por imperativo de nuestra conciencia de católicos que no podemos. Pues si es deber de todo católico promover el bien y combatir el mal, nuestra conciencia nos impone que difundamos la doctrina tradicional de la Iglesia y combatamos la doctrina comunista. Nuestra alma es vuestra, nuestra vida es vuestra. Mandadnos lo que queraís. Sólo no nos mandeís que crucemos los brazos delante del lobo rojo que embiste. A esto, nuestra conciencia se opone."

 

01/03/2018

Artigos em O Legionário:

1939-11-12 - "Comentando..." - O velho tema / Só há duas atitudes coerentes em face do casamento: a sua negação ou a sua indissolubilidade. O divórcio é hipocrisia de quem não tem coragem de encarar de frente o que pensa na realidade.

1939-08-20 - O “Osservatore Romano” é contrário ao trabalho de crianças como atores / Para o bem dos homens de hoje, dever-se-iam sacrificar os homens de amanhã?

Livros:

1959 - RCR, Parte II, Capítulo X - A Contra-Revolução, o pecado e a Redenção / 1. A Contra-Revolução deve reavivar a noção do bem e do mal; 2. Como reavivar a noção do bem e do mal

Español:

1966-06-01 - Estirpes familiares - III / La familia en la historicidad de un país - Punición o recompensa a las familias incluso en esta tierra - La familia moderna vive de lo anti-connatural

 

28/02/2018

Multimedia:

1991-05-29 - Pierre Toussaint: apóstolo do amor à hierarquia social

Artigos em O Legionário:

1939-08-27 - "Comentando..." - Café, policultura e igualitarismo socialista / A pequena propriedade é, em si, uma coisa boa, porque possibilita a posse da terra, senão a todos, ao menos a muitos. Entretanto, o regime exclusivo da pequena propriedade não serve. A grande propriedade agrícola (que não precisa ser latifúndio), tem a sua função necessária. - Se tudo vier a transformar-se na atomização das sitiocas, baixará o nível social das populações rurais; perderão qualquer influência na ordem política e serão fácil presa do banqueirismo ou, o que ainda é pior, serão encaixadas na estandardização burocrática do estatismo moderno.

Livros:

1959 - RCR, Parte II, Capítulo IX - Força propulsora da Contra-Revolução / 1. Virtude e Contra-Revolução; 2. Vida sobrenatural e Contra-Revolução; 3. Invencibilidade da Contra-Revolução

Español:

1966-06-01 - Estirpes familiares - II / Las raíces de una nación - La desigualdad de cuna - Principio expuesto por Pío XII refuta preconcepto revolucionario

 

27/02/2018

Especial / Santos e festas do mês:

* São Gabriel da Virgem Dolorosa (27 de fevereiro): modelo sobretudo para os jovens de devoção a Nossa Senhora e de pureza

Livros:

* Acordo com o regime comunista - Para a Igreja, esperança ou autodemolição?

* La libertad de la Iglesia en el Estado comunista

* La libertà della Chiesa nello Stato comunista

* L'Eglise et l'Etat communiste: la coexistence impossible

* Die Freiheit der Kirche im kommunistischen Staate

* The Church and the communist state: the impossible coexistence (in traditional chinese)

 


* 1974-04 - The Vatican policy of detente toward the communist governments. For the TFP: to withdraw? or to resist (in traditional chinese)

 

26/02/2018

Artigos em O Legionário:

* 1939-03-05 - A transfiguração de Nosso Senhor / Ela nos lembra uma grande e capital máxima do Cristianismo: “Foi necessário que Jesus muito padecesse e assim entrasse em sua glória”. Também para nós, nossa glória se condiciona à participação nos sofrimentos de nosso Divino Mestre.

* 1939-09-24 - São Miguel Arcanjo / Muito tem hoje que fazer o Príncipe da Milícia celeste contra o paganismo moderno sob suas mais diversas formas. Como, por exemplo, a de um estatismo que reduz a finalidade humana a um complemento do Estado, reduzindo o homem a uma peça incógnita formadora do grande todo e doce objeto de seu orgulho. A devoção pelos Santos Anjos não é muito desenvolvida entre nós, entretanto ela é preciosa, pois além de poderosíssimos, os Anjos tem a missão de nos proteger de maneira especial. Portanto, seria esplendido cultivar com mais carinho devoção tão indicada.

Ambientes, Costumes, Civilizações:

Nº 39 - Pró ou contra o moderno: questão de palavras ou de princípios? / Insistimos na idéia expressa em números anteriores. Se por "moderno" se entende tudo quanto é contemporâneo, só um estúpido pode condenar em bloco as coisas modernas só porque modernas. Mas se por "moderno" entendemos as manifestações incontáveis e triunfantes de certo espírito materialista, nivelador e pagão que chegou hoje ao seu paroxismo, então somos contra tudo quanto é moderno, em bloco e por princípio.

Livros:

1959 - RCR, Parte II, Capítulo VIII - O caráter processivo da Contra-Revolução e o “choque” contra-revolucionário / 1. Há um processo contra-revolucionário; 2. Aspectos típicos do processo revolucionário; 3. Como destroçar o processo revolucionário;

Español:

1966-06-01 - Estirpes familiares - I / Armonía entre alma y cuerpo; La formación de la estirpe; Herencia espiritual y física; Transmisión de caracteres

 

23/02/2018

Artigos em O Legionário:

* 1939-09-10 - Adultério e cebolas / Uma das colunas de que se ocupava o Prof. Plinio no LEGIONÁRIO era a intitulada "Comentando...", em geral publicada ao lado do artigo de fundo.

* 1939-02-05 - A parábola do joio e do trigo / "Evangelho" era outra seção do LEGIONÁRIO de autoria de Plinio Corrêa de Oliveira, na qual fazia breves comentários que pudessem ser úteis aos sacerdotes em suas pregações nas Missas aos Domingos.

* 1939-09-24 - As tradições religiosas na Polônia / A embaixada daquela nação agradece ao LEGIONÁRIO pela atitude assumida por esta folha contra a invasão totalitária nazista e comunista em solo polonês

* 1939-10-29 - O LEGIONÁRIO na Espanha / De boletim de uma importante Federação Mariana espanhola, artigo com elogiosas apreciações acerca daquele semanário dirigido por Dr. Plinio: "é um periódico católico no mais amplo sentido da palavra. Em suas oito páginas, se acham as atividades das Congregações e da Ação Católica dos Estados, sendo que se analisa através a lente da verdade da Igreja todo movimento de ideias que aparece no mundo. Em nenhum periódico católico lemos críticas mais severas e contundentes contra o comunismo e o neo-paganismo como no “Legionário”. Em nenhum tampouco vimos um critério católico tão reto e bem apetrechado para a luta contra os inimigos da religião. Vive sempre à caça da atualidade católica, em estilo ligeiro e vibrante, capaz por sua audácia de fazer-se ler pelos seus próprios adversários. Suas secções “7 dias em revista”, “Duas palavras aos Congregados”, Comentários ao Evangelho etc... são um modelo de sensatez e o segredo de uma extraordinária difusão em todo o Brasil".

 

22/02/2018

Especial / Santos e festas do mês:

* Cátedra de São Pedro

Artigos em O Legionário:

* 1939-09-10 - No campo de concentração de Dachau - Os pilares do regime nazista / Os regimes totalitários são assim. Impõem-se pelo terror e pela ameaça. A sua consideração está na força e na brutalidade. Em Dachau, são encerrados os inimigos do Estado (lembre-se que inimigos para eles são todos os que procuram manter uma opinião própria), judeus, não arianos e criminosos vulgares. Encerrados aí, estes prisioneiros sofrem os mais inconcebíveis tratamentos e são considerados como verdadeiros animais.

Livros:

1959 - RCR, Parte II, Capítulo VII - Obstáculos à Contra-Revolução / 1. Escolhos a evitar entre os contra-revolucionários; 2. Os “slogans” da Revolução: A. “A Contra-Revolução é estéril por ser anacrônica”; B. “A Contra-Revolução é estéril por ser essencialmente negativista”; C. “A argumentação contra-revolucionária é polemica e nociva” - 3. Atitudes erradas em face dos “slogans” da Revolução: A. Abstrair dos “slogans” revolucionários; B. Eliminar os aspectos polêmicos da ação contra-revolucionária / Quando se vê que a Revolução considera algo como coerente com o espírito dos tempos, é preciso circunspeção. Pois não raras vezes se trata de alguma velharia dos tempos pagãos, que ela quer restaurar. O que têm de novo, por exemplo, o divórcio ou o nudismo, a tirania ou a demagogia, tão generalizados no mundo antigo?

Especial / Islã:

* 1956-07/08 - Sessenta Dias em Revista / Algumas transformações sintomáticas e profundas se vão dando no mundo árabe: Ceilão (Sri Lanka), Egito, Tunísia... A Liga Árabe vai tomando cada vez mais o caráter de uma vasta federação muçulmana.

 

21/02/2018

Especial / Santos e festas do mês:

* São Pedro Damião / O mundo pagão anterior a Cristo foi evangelizado por doze Apóstolos, que, em pouco tempo, transformaram a face da terra, civilizando-a e fazendo com que brotasse a maravilha da Idade Média. O demônio, porém, não tolera essas florescências do Catolicismo e tudo faz para desvirtuá-las, porque não pode abafá-las completamente como é o seu desejo. Daí introduzir nos católicos, vícios com aparências de virtudes e lançar o orgulho nos homens, para que mesmo as obras santas que pratiquem sejam manchadas pelo pecado. Se os católicos não se precaverem, vem pouco a pouco desfalecer a sua fé e, levados pelo comodismo, seguem as máximas do mundo, esquecidos dos ensinamentos da Igreja.

Artigos em O Legionário:

* 1939-10-01 - FREUD – Sua doutrina, seus erros

Livros:

1959 - RCR, Parte II, Capítulo VI - Os meios de ação da Contra-Revolução

Ambientes, Costumes, Civilizações:

Nº 32 - A máquina, ídolo vulgar e disforme de um mundo materialista / A idolatria da máquina chegou a uma verdadeira mecanização da vida. O Papa Pio XII manifestou a necessidade de a Ação Católica não ser concebida à maneira de um imenso mecanismo movido a eletricidade de um ponto de comando central, pois deve ser uma articulação viva de seres vivos, e não um encaixe de peças inertes se bem que sabiamente ligadas entre si.

 

20/02/2018

Especial / Santos e festas do mês:

* Santa Jacinta de Fátima: uma obra prima de Nossa Senhora

Livros:

1959 - RCR, Parte II, Capítulo V - A Tática da Contra-Revolução / 1. Em relação ao contra-revolucionário atual; 2. Em relação ao contra-revolucionário potencial; 3. Em relação ao revolucionário; 4. Elites e massas na tática contra-revolucionária

Ambientes, Costumes, Civilizações:

Nº 24 - Só a arte sacra pode ser cristã? / Uma obra de arte não é cristã pelo simples fato de estar coberta de símbolos de nossa santa Religião, como um homem não se faz frade pelo simples fato de vestir burel. É preciso que seja católica a alma que na obra de arte palpita, para que esta se possa dizer genuinamente cristã. E o ambiente cristão não é susceptível de impregnar apenas um edifício destinado ao culto, mas qualquer local que tenha em sua configuração a marca inconfundível com que a alma cristã exprime tudo quanto faz.

Español:

1985-05-15 - El león dorado puede frenar al monstruo rojo

 

19/02/2018

Mariologia:

1939-05-28 - Maria Santíssima Medianeira / Nos Evangelhos, em toda a vida de Nosso Senhor Jesus Cristo, os fatos mais importantes, aqueles que de mais de perto se relacionavam com a restauração da humanidade, não se fizeram sem a intervenção de Nossa Senhora. Nas bodas de Canaã, o milagre que determinou a fé dos Apóstolos, não se fez sem a intercessão de Maria. Ora, os Apóstolos foram as primícias da obra de Jesus Cristo, e os fundamentos da evangelização do mundo todo.

Livros:

1959 - RCR, Parte II, Capítulo IV - O que é um contra-revolucionário?

Multimedia:

1986-12-05 - A conversa, obra-prima da Civilização

Deutsch:

1940-03-03 - Stalins 60. Geburtstag / „Osservatore Romano“ analisiert die Expansiosntechnik des bolchevistischen Diktators

 

16/02/2018

Especial / Santos e festas do mês:

* Os sete Santos Fundadores (dia 17 de fevereiro): os Servitas de Maria e o senso da Contra-Revolução

Artigos em O Legionário:

1941-02-02 - Catedrais e igrejas da França depois da guerra / Como ficarão os admiráveis monumentos da França medieval e católica?

Italiano:

1978-11-18 - "Ahorita, ahorita" / Ho qualificato "mossa straordinaria" il fatto che l’abilità manovriera comunista sia riuscita a farsi alleati musulmani reazionari, nella lotta contro lo scià. Mi rendo conto che questo è niente di fronte all’altra mossa, questa veramente straordinaria, e mille volte più tragica. Quella di essere riuscita a infiltrare tanto ampiamente, tanto spaventosamente, la santa Chiesa di Dio... Che tristezza!

English:

1977-Jan/Feb - Gold, Mourning, and Blood - Ukraine: A Tragedy Without Frontiers

 

15/02/2018

Especial:

* Coletânea de documentos relativos à Quaresma

Artigos em O Legionário:

1940-02-04 - Santa Ágata (ou Águeda), grande heroína da Igreja primitiva

1940-02-04 - Hitler “meditando...”

1940-02-25 - Esporte e comunismo / A educação física, bem compreendida, nunca foi proibida pela Igreja, e como tal sempre foi praticada - Revista francesa comunista: “O culto da nudez na criança e na mulher é essencial para o nosso fim, a liturgia possível desse culto é o atletismo. No dia em que tivermos obtido a desenvoltura completa da mulher, arrancando-a à influência e ensinamentos da Igreja, fazendo-a entrar no culto da força pela beleza plástica, teremos ganho a batalha”.

1940-03-03 - 60º. aniversário de Stalin e o telegrama que Hitler lhe enviou com votos de felicidade / Miserável e terrível felicidade a deste homem, que significa a infelicidade de toda Europa!

 

14/02/2018

Especial / Santos e festas do mês:

* Quarta-feira de Cinzas

Español:

* TRADICION, FAMILIA, PROPIEDAD - Un ideal, un lema, una gesta, La Cruzada del siglo XX (en formato PDF inteligente, en el que se puede buscar palabras) / Un libro que narra pormenorizadamente la actuación de las TFPs hasta 1991. Por el número y la variedad de los datos que contiene, constituye una obra única sobre el tema. Indispensable para quienes quieren conocer a fondo a las TFPs.

 

09/02/20188

Especial / Santos e festas do mês:

* Santa Escolástica (10 de fevereiro): confiança serena e inabalável na Divina Providência / Em geral, os católicos se esquecem de sua fé, quando as atribulações da vida vêm bater à sua porta. É raro se encontrar católicos que tenham ilimitada confiança na Providência, entregando-se a Ela completamente. Os cuidados da vida os absorvem completamente, quando não chegam a impedir o cuidado por suas almas, e a prática da virtude, que é a única coisa verdadeiramente necessária na terra. Se passarmos dos verdadeiros católicos para os católicos de meias tintas, então a falta de confiança em Deus é absoluta. Chega ela até a impedir a prática dos deveres mais essenciais do Catolicismo, porque os cuidados da vida tomam completamente o seu tempo.

* Nossa Senhora de Lourdes (11 de fevereiro) e a Mediação Universal da Mãe de Deus

Ambientes, Costumes, Civilizações:

Nº 33 - Dignidade e distinção para grandes e pequenos

English:

1965-02-06 - Lourdes’ Lesson in Suffering: Why would Our Lady cure one and not others?

 

08/02/2018

Cartas de elogio:

1939-04-30 - Papa Pio XII envia benção especial ao LEGIONÁRIO. Afetuosas palavras do Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro Dom Sebastião Leme a esta folha / Para um jornal católico que não tem tido outro fito senão pensar com a Igreja, viver para a Igreja, lutar pela Igreja e, se preciso for, imolar pela Igreja a própria vida dos que o escrevem, não pode haver recompensa maior do que essa benção especial do Santo Padre.

Livros:

1959 - RCR, Parte II, Capítulo III - A Contra-Revolução e o prurido de novidades / 1. A Contra-Revolução é tradicionalista; 2. A Contra-Revolução é conservadora; 3. A Contra-Revolução é condição essencial do verdadeiro progresso

Artigos em Catolicismo:

* Igreja e Sociedade Temporal devem visar a salvação das almas. Notas conceito CRISTANDADE / Verdade omitida: a sociedade humana deve satisfazer não só as necessidades do corpo mas também as da alma - Conseqüências trágicas do esquecimento da supremacia da alma sobre o corpo - A sociedade dos homens deve espelhar-se na sociedade angélica - Os Anjos enriquecem seu conhecimento de Deus ao contemplar o Universo criado - O homem prepara-se para o Céu contemplando os reflexos de Deus nas coisas criadas e recebendo o impulso para conhecer, admirar e se relacionar com outros homens - As disposições da alma não só se irradiam ao corpo, mas se comunicam aos objetos sobre os quais o homem exerce sua influência - Um ambiente não pode ser moralmente indiferente. Ou será bom, e favorecerá as almas, ou será mau, e agirá em sentido oposto - O ambiente exprime o estado de espírito dominante - A sociedade temporal deve criar condições para o progresso tanto espiritual quanto material - A Igreja alcança grandes frutos em sua atuação quando instituições, leis, estilos etc. constituem um ambiente católico - Noção de sociedade temporal sacral

Español:

1940-12-01 - Síntoma característico de la decadencia del espíritu católico: ceder, transigir, callar, acomodarse / Los que aman a la Iglesia sin reservas deben amarla haciendo de ella el centro de toda la vida y reconociendo en ella la fuente de todo Bien

Italiano:

07/02/2018 - Festa do Bem-aventurado Papa Pio IX

Especial / Santos e festas do mês:

* A estratégia apostólica de Pio IX

Especial:

* Coletânea de documentos relativos ao Carnaval / Vide, por exemplo: Alegria por Decreto - Perdoai, Senhor, nossa Pátria. É o Brasil de amanhã que Vos fala. Perdoai o Brasil de hoje! - Carnaval de hoje : há quase 50 anos se podia prever...

Livros:

1959 - RCR, Parte II, Capítulo II - Reação e imobilismo histórico: 1. O que restaurar; 2. O que inovar

Español:

1992-09-17 - El auténtico pueblo ruso antes de 1917

 

06/02/2018

Livros:

1959 - RCR, Parte II – A CONTRA-REVOLUÇÃO, Capítulo I - Contra-Revolução é Reação / 1. A Contra-Revolução, luta específica e direta contra a Revolução; 2. Nobreza dessa reação; 3. Reação voltada também contra os adversários de hoje; 4. Modernidade e integridade da Contra-Revolução

Artigos em O Legionário:

1939-04-23 - São Pedro Canísio S.J. / Desde muito cedo se distinguiu de seus companheiros pela piedade e por sua pureza absolutamente viril, porque heroica. O Papa Pio XI, canonizando-o, mostrou claramente ao mundo como um apostolado bem orientado - mas só bem orientado - auxilia a vida interior, encaminhando assim quem a faz à santidade.

Ambientes, Costumes, Civilizações:

Nº 20 - O traje, espelho de uma época / "Dize-me como te trajas, e eu te direi quem és". Esta máxima, tantas vezes errada se a quisermos aplicar a cada pessoa individualmente considerada, é bem verdadeira para as várias épocas da Historia.

Español:

1984 - Refutación de la TFP a una Embestida Frustrada, Volumen I

 

05/02/2018

Livros:

1982-08 - AS CEBs ... Das quais muito se fala, Pouco se conhece - A TFP as descreve como são / CEBs: instrumento da esquerda católica para reformar o Brasil num sentido socializante

Ambientes, Costumes, Civilizações:

Nº 19 - Bárbaros, pagãos – neo-bárbaros, neo-pagãos / Os frutos da apostasia são piores do que os da gentilidade. Pois pode não haver culpa em ignorar a verdade: há sempre culpa em repudiá-la. O movimento comunista, enquanto realizado em nações cristãs, é uma apostasia. E como tal carrega muito mais culpa diante de Deus. Carregado de culpas maiores, de armas mais mortíferas, como poderá não ser mais terrível?

Deutsch:

1983-12-27 - Luther: Nein und nein!

1984-01-10 - Luther dachte, er sei göttlich!

 

02/02/2018

Especial / Santos e festas do mês:

1988-11-30 - Apresentação do Menino Jesus no Templo: atmosfera de santidade e pureza

1985-02-02 - Nossa Senhora do Bom Sucesso e os acontecimentos previstos em Fátima

Livros:

1959 - RCR, Parte I, Capítulo XII - Caráter pacifista e antimilitarista da Revolução / 1. A ciência abolirá as guerras, as forças armadas e a polícia; 2. Incompatibilidade doutrinária entre a Revolução e a farda; 3. O “temperamento” da revolução é infenso à vida militar

Artigos em O Legionário:

1939-03-05 - São Tomás de Aquino / O traço característico do caráter desse grande gênio era uma virtude desconhecida hoje de nossos menores intelectuais: a humildade. As suas obras esclarecem até hoje as inteligências afastadas de todo o pedantismo intelectual.

Ambientes, Costumes, Civilizações:

Nº 16 - Heresiarcas de hoje e de outrora / O espírito de revolta da sensualidade vivia a medo e às ocultas no séc. XVI. E no séc. XX tão grande é sua vitória, que se mostra sem rebuços. A fé, a pureza, estas - infelizmente - se imaginam na contingência de viver às ocultas. E no século XXI...

 

01/02/2018

Livros:

1959 - RCR, Parte I, Capítulo XI - A Revolução, o pecado e a Redenção - A utopia revolucionária / 1. A Revolução nega o pecado e a Redenção; 2. Exemplificação histórica: negação do pecado no liberalismo e no socialismo; 3. A redenção pela ciência e pela técnica: a utopia revolucionária

Ambientes, Costumes, Civilizações:

Nº 10 - Tipos humanos característicos / Albrecht Dürer, o célebre pintor alemão (1471-1528) e um jovem de uma grande universidade americana (metade do sec. XX), aclamado como figura exponencial - do ponto de vista da personalidade e da simpatia - de todo o corpo discente.

Artigos em O Legionário:

1945-01-07 - Prece à Santa Joana d'Arc pela França

Multimedia:

1989-02-18 - LEGIONÁRIO: lírio nascido à noite, no lodo, em meio à tempestade = TFP

 

31/01/2018

Especial / São João Bosco:

1938-01-30 - São João Bosco / Ele nada tinha de seu, no começo de sua vida, mas confiado exclusivamente na Providência divina, e cooperando fielmente com a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, construiu igrejas, colégios, fundou duas congregações religiosas, ganhou inúmeras almas para o Céu e, o que vale mais que tudo isto, santificou-se.

Livros:

1959 - RCR, Parte I, Capítulo X - A cultura, a arte e os ambientes, na Revolução

Ambientes, Costumes, Civilizações:

Nº 134 - Tempora mutantur... / Em 1846, até as reuniões de cunho meramente econômico tinham, quando de alto nível, um tônus nobre, elevado, distinto. Por outro lado, atualmente existe algo de mais trivial em toda a sua fisionomia, em seu ambiente, em seu tônus do que, por exemplo, a ONU?

Italiano:

* 31 Gennaio - San Giovanni Bosco, apostolo anche della buona stampa e della divulgazione di idee

 

30/01/2018

Livros:

1959 - RCR, Parte I, Capítulo IX — Também é filho da Revolução o “semi-contra-revolucionário”

Ambientes, Costumes, Civilizações:

Nº 66 - Prezam a civilização cristã e aplaudem expoentes do neopaganismo / Não se tem o direito de cultivar de tal maneira os valores de que o comunismo é a mais atroz negação e ao mesmo tempo manifestar consideração e apreço aos expoentes mais qualificados do comunismo.

Cartas de elogio:

1939-01-02 - Padre Leonel Franca S.J. (um dos mais eminentes intelectuais do Brasil) elogia a prudência do LEGIONÁRIO

Deutsch:

1945-01-30 - Bitte an die hl. Jeanne d'Arc für Frankreich

 

29/01/2018

Livros:

1959 - RCR, Parte I, Capítulo VIII - A inteligência, a vontade e a sensibilidade, na determinação dos atos humanos / 1. A natureza decaída, a graça e o livre arbítrio - 2. O germe da Revolução - 3. Revolução e má fé

Prefácios:

1984 - Apelo para que continue o Brasil da bondade Cristã / Agitação social, violência: produtos de laboratório que o Brasil rejeita. Versão resumida e adaptada do livro "As CEBs ... das quais muito se fala, pouco se conhece - A TFP as descreve como são" (1982)

Ambientes, Costumes, Civilizações:

Nº 27 - Modernização, brutalização, primitivismo (com melhores imagens)

Italiano:

1973-04-22 - La tragedia: “Soli. Senza capo e senza Pastore” / Lettera di due dirigenti della Sociedad Chilena de Defensa DE LA TRADICIÓN, FAMILIA Y PROPIEDAD

 

26/01/2018 - Festa de Santa Inês, virgem e mártir

Livros:

1959 - RCR, Parte I, Capítulo VII, 3. A Revolução, o orgulho e a sensualidade - Os valores metafísicos da Revolução: A. Orgulho e Igualitarismo - B. Sensualidade e liberalismo

Ambientes, Costumes, Civilizações:

Nº 29 - A era da técnica e a da "douceur de vivre" (doçura de viver) - (ilustrado com melhores imagens)

Especial / Fátima:

* Coleção de "A VOZ DA FÁTIMA", do n. 1 (13 de outubro de 1922) ao n. 279 (13 de dezembro de 1945), em formato PDF pesquisável / Este mensário foi fundado por Mons. Manuel Nunes Formigão (1883-1958), chamado de "o quarto vidente de Fátima" e "o apóstolo de Fátima" dado seu importante papel que teve para a investigação das Aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos. Escreveu muitos artigos para "A Voz da Fátima", com o pseudônimo de Visconde de Montello. Estamos certos de que a presente postagem será de grande valia para os estudiosos de tão importante quanto atual assunto. Mas, sobretudo, fazemos votos de que seja um elemento a mais para aumentar a devoção a Nossa Senhora e a urgente realização de Suas palavras proféticas para o mundo, pronunciadas na Cova da Iria, em 1917.

Italiano:

* 21 gennaio - Sant'Agnese, in una sola vittima, un doppio martirio

 

25/01/2018

Especial / Santos e festas do mês:

1939-01-22 - A conversão de São Paulo / Ele usou de uma frase que bem define o que é a vida do defensor da fé, do católico consciente de sua missão sobre a terra: “Bonum certamen certavi – Combati o bom combate(new)

1946-01-20 - O Apóstolo das Gentes / São Paulo é o modelo da argúcia, intrepidez, capacidade de realização, postas ao serviço do apostolado. Depois do Príncipe dos Apóstolos, ninguém o excedeu, em nenhum sentido, entre os que evangelizaram o mundo. As virtudes desse grande Santo tem uma atualidade perene na Igreja, que o honra de todos os modos. Sejam o seu exemplo e as suas preces um auxílio para que os católicos deste século, e especialmente os desta sua Arquidiocese, se esmerem mais e mais no serviço da Igreja.

Livros:

1959 - RCR, Parte I, Capítulo VII, 2. Revolução e legitimidade / A. A legitimidade por excelência; B. Cultura e civilização católica; C. Caráter sacral da civilização católica; D. Cultura e civilização por excelência; E. A ilegitimidade porexcelência

Ambientes, Costumes, Civilizações:

Nº 60 - Duas concepções da sociedade: família de famílias ou campo de concentração

Français:

1970-06-14 - Les demi-vérités sont la cause de la ruine

 

24/01/2018 - Festa de São Francisco de Salles

Especial / Santos e festas do mês:

1938-01-23 - São Francisco de Salles aliava à nobreza de sua família uma ciência invulgar adquirida com brilhantismo nos melhores colégios de França

Multimedia:

1989-02-18 - Minha vocação: fazer a Contra-Revolução

Livros:

1959 - RCR, Parte I, Capítulo VII - A Essência da Revolução / 1. A Revolução por excelência: A. Sentido da palavra “Revolução”; B. Revolução cruenta e incruenta; C. A amplitude desta Revolução; D. A Revolução por excelência; E. A destruição da ordem por excelência

Artigos em O Legionário:

1937-09-05 - Cristo e a alta sociedade / Caridade fraterna ou plebeização total? Dignificação pela Igreja ou aburguesamento plutocrático?

Español:

1970-05-10 - ¿Qué vale más? ¿La prosperidad, el saber o el heroísmo? / ¿Quién merece más homenaje, la gracia de una pastora o la dulce sesudez de una maestra? ¿Y el heroísmo? ¿No tiene también un mérito, un mérito que sería injusto no tomar en consideración, una vez que de méritos se trata? Problemas universales, problemas de todos los tiempos, que por eso mismo se agitan siempre que las vicisitudes de la vida los ponen en relieve.

 

23/01/2018

Livros:

1959 - RCR, Parte I, Capítulo VI - A Marcha da Revolução / 1. A força propulsora da Revolução - 2. Os aparentes interstícios da Revolução - 3. A marcha de requinte em requinte - 4. As velocidades harmônica da Revolução - 5. Desfazendo objeções - 6. Os agentes da Revolução: a Maçonaria e as demais forças secretas

Artigos na Folha de S. Paulo:

1970-07-12 - A atitude de Plinio Corrêa de Oliveira diante da crise dentro da Santa Igreja

Deutsch:

1991-11 - „Du bist ein Martyrer! Du musst mich zuerst segnen!“ / Vorwort zur brasilianischen Ausgabe der Biographie des litauischen Erzbischofs Teofilius Matulionis

 

22/01/2018

Artigos em O Legionário:

1937-01-10 - O papel do Brasil no Século XX. Impressões de um jornalista francês – O que ele viu e nós não vemos / O Brasil não pode ficar à mercê de alguns poucos homens que o arrastem para cá ou para lá, indiferentes à sua sorte de nação e ao papel que lhe está destinado. No rumo para Deus é que o Brasil deve afirmar-se para manter os seus verdadeiros tesouros, para salvar os direitos do espírito e para não “destruí-los por suas próprias mãos, em lutas intestinas”.

Catolicismo:

* Coleção fac-similar de "Catolicismo", em formato PDF pesquisável, dos anos 1989 a 1995 / No livro "Um homem, uma obra, uma gesta - Homenagem das TFPs a Plinio Corrêa de Oliveira" (1989), vem narradas, de modo circunstanciado, suas primeiras atividades no movimento católico (1928) até quando ele cumpriu seu 80° aniversário (1988). Pareceu-nos, pois, de utilidade aos nossos visitantes completar o período restante de sua existência, com a disponibilização dos números da revista "Catolicismo" até dezembro de 1995 inclusive. E isto, de modo tal, que agilizasse consultas e pesquisas aprofundadas a respeito deste ou daquele lance do Fundador e Presidente da TFP brasileira, acompanhado do respectivo contexto histórico. A presente postagem vem se somar, pois, à coleção da edição fac-similar do LEGIONÁRIO (1927-1947). Deste modo, fica facilitado ainda mais o conhecimento de fatos para quem queira formar um abalizado juízo e eventualmente se manifestar sobre a figura de quem foi justamente chamado de "o Cruzado do século XX". A verdade para ser julgada - afirmou Bossuet - só pede uma coisa: que seja ouvida.

Livros:

1959 - RCR, Parte I, Capítulo V - As Três Profundidades da Revolução: nas tendências, nas idéias, nos fatos

Italiano:

* Atteggiamento di Plinio Corrêa de Oliveira di fronte alla crisi nella Chiesa

 

19/01/2018

Mariologia:

1976-01-20 - Nossa Senhora do Milagre (em Roma) Madonna del Miracolo: o prazer da calma, da despretensão, da pureza e da admiração

1983-06-25 - “Não sei dizer quanto essa Imagem (de Nossa Senhora do Milagre) me alentou e me animou”!

English:

1976-01-20 - Our Lady of the Miracle ("Madonna del Miracolo", january 20th): The Happiness of Unpretentiousness, Purity, and Admiration

Italiano:

* 20 gennaio – Madonna del Miracolo - La felicità ineffabile dell’assenza di pretese e della purezza

Español:

1976-01-20 - Nuestra Señora del Milagro: la felicidad inefable de la despretensión y de la pureza

 

06/01/2018

Especial / Santos e festas do mês:

* Epifania (adoração dos Reis magos)

O LEGIONÁRIO:

* Coleção fac-similar do LEGIONÁRIO, de 1927 a 1947 / Graças ao Divino Infante e à Sua Mãe Santíssima, temos a alegria de poder disponibilizar a coleção do LEGIONÁRIO, em formato PDF pesquisável, de seu 1° número até o de 28 de dezembro de 1947, quando o Prof. Plinio deixou de ser seu diretor. Tal cargo ele o exerceu desde 1933, mas foi colaborador daquela folha a partir de novembro de 1929. Além das vantagens para pesquisa que tal formato permite, é possível igualmente fazer o "download" dos arquivos. Cônscios da qualidade e da quantidade que tal acervo constitui, não postaremos novas matérias nos próximos 15 dias a fim de que nossos visitantes possam aproveitar devidamente tão rica documentação, seja para formação espiritual e/ou intelectual, seja para conhecimento da História eclesiástica ou temporal, tanto do Brasil como do mundo naquele período do século XX.

*   *   *