Novidades
   

NOVIDADES

SETEMBRO

 

 Dr. Plinio: "O livro que mais efeito teve sobre mim na vida" (texto e áudio)

21/09/2020

Especial / Santos e festas do mês:

* São Mateus, Apóstolo e Evangelista (21/9)

* São Lino, 2° Papa, e mártir (23/9)

Discursos, conferências:

1974-09-23 - Comparação entre ditos franceses antigos e modernos / “Tudo aquilo que por um tempo exagerado permanece na sombra e dorme, se habitua à mentira e consente na morte”. A que situações um dito deste se aplica? - "É durante a noite que é belo acreditar na luz”. - “Cantar é minha maneira de combater e de crer; eu penso na luz e não na glória”. - “Quando o dedo aponta para a lua, o imbecil olha para o dedo”.

Artigos em O Legionário:

1936-06-07 - Até o Impossível / Como atingir as almas que circunstâncias várias mantém afastadas do Templo do Senhor, mas que se ouvissem a palavra do Divino Salvador se regenerariam? Como estas almas suspiravam por uma palavra de conforto, no meio de tantas tentações. Muitas eram fracas. A sedução das coisas efêmeras ameaçava arrastá-las para o abismo. Uma palavra as teria retido antes do momento imprudente em que se entregaram ao mal. Mas esta palavra não lhes veio... e o Coração de Jesus sangrava. Outras estavam inteiramente sepultadas na iniqüidade. Mas a saciedade do mundo as assaltava, nos momentos amargos de reflexão solitária. Instintivamente, seu coração se abria para uma felicidade mais completa, que o mundo não lhes poderia dar. Uma palavra oportuna, caída nesse momento, teria sido a salvação dessas almas sofredoras. Como Jesus desejaria que essas almas O ouvissem. Mas o respeito humano as retinha distantes do Templo do Senhor. O momento oportuno passava... e a alma recaía novamente nas garras do vício. Quantas e quantas vezes, sob formas variadas, esses dramas de alma se repetiam! E Jesus, silencioso no fundo do Sacrário, sofria amargamente...

English:

1961-07-01 - Synarchic Morality / Man, A Mere Producer of Useful Material Goods - The Post-War Misery Generated the Synarchic Spirit - A Humanitarian Mystique Behind the Moral Synarchy - Behind the Humanitarian Mystique, Egalitarianism - This Mentality Repercuts in Medicine and in the Hospitals - Depersonalizing Character of Synarchic Morality - To Be Productive in the Moral Order

Deutsch:

1955-05 -
Lehrer, Prophet und Apostel in der gegenwärtigen Krise

 

18/09/2020

Especial / Santos e festas do mês:

*
São José de Cupertino (18/9) - I - Amar a Deus e cumprir sua vocação: isto é ser grande, feliz, eficiente e bem sucedido na vida

*
São José de Cupertino – II - Heróica despretensão e confiança em Deus e em Nossa Senhora. Cada episódio de sua vida é uma lição para nós

*
São José de Cupertino - III  - Admirado por todos católicos, no que deve ser imitado? Seus dons sobrenaturais evocam a atmosfera medieval

*
Nossa Senhora de La Salette (19/9)

Artigos em O Legionário:

1936-02-16 - A Exposição de Imprensa Católica / A maior parte dos católicos generosos julga mais meritório dar dinheiro para hospitais, para creches, para obras de assistência social. E com isto suas bolsas dificilmente se abrem para auxiliar qualquer outra iniciativa. No entanto, bastará uma pequena pergunta, que submetemos à apreciação de quem nos ler, para mostrar o equívoco de tais católicos. É certamente conforme à caridade aliviar as dores físicas do homem e prolongar por mais alguns anos a vida dos enfermos. No entanto, perguntamos: não é mais meritório aliviar as dores da alma, as enfermidades morais tão frequentes em nossa época, os padecimentos ocultos, para os quais não há hospitais e nem remédios? O que é melhor: prolongar a vida de corpos que, cedo ou tarde, descerão à sepultura, ou a vida de almas imortais que, sem um conselho bom, dado em momento oportuno, poderão ser atiradas à noite eterna, “em que há trevas e ranger de dentes?” Responda quem nos ler.

1936-05-10 - Patriotismo / Descrição do espírito acolhedor do brasileiro em relação aos imigrantes, contrapondo-se às manifestações fascistas e hitleristas que, pela ação insultuosa e irrequieta de seus consulados procuram aglutinar seus nacionais para levá-los a uma posição de não assimilação pelo país que os acolheu, que poderia eventualmente colocar em risco a própria segurança nacional. - Citei a Itália e a Alemanha, pois que têm sido os dois Países que mais se têm destacado nessa atuação antinacional. E menciono tais países à vontade, porque sou um ardente admirador de ambos. Por quais motivos?

Español:

*
Comunismo, socialismo y nazi-fascismo... Harina de un mismo costal / Plinio Corrêa de Oliveira, las TFPs y los camaleonicos modelos revolucionarios

Deutsch:

1972-03-30 -
 Das Herz Jesu und das Letzte Abendmahl

 

17/09/2020

Especial / Santos e festas do mês:

*
São Roberto Bellarmino (17/9)

Biografia:

1973-07-14 -
Encontro de Plinio Corrêa de Oliveira com D. Agnelo Rossi, então Cardeal de São Paulo, e D. Ivo Lorscheiter (secretário geral da CNBB). Da parte do Fundador da TFP brasileira, sua atitude foi "amável e franca".

Artigos em O Legionário:

1936-09-06 - Comentando... Grã-fino / Em uma “Crônica Social” enviada do Rio se retraça perfeitamente o quadro da decadência de uma parte de nossa sociedade: os grã-finos. E que se apresenta tão degradada como a da decadência romana; é a parte mais inútil de nossa Pátria e evidentemente nada poderemos esperar deles.

06 de setembro - Comentando... Em busca da paz / Notícias de Bruxelas dão interessantes informações sobre o 1º Congresso do “Agrupamento Universal pela Paz”. Inúmeras são as nações aí representadas. Caracterizemo-lo pela tabela de ausências e presenças: a Itália e a Alemanha não serão representadas; as esquerdas de Londres mandarão 700 representantes, sendo alguns dos “sem-trabalho”. Rússia e Espanha serão representadas.

06 de setembro - Comentando... Nitti, a Espanha e... “O Estado de S. Paulo” / Artigo do ex-presidente do Conselho de Ministros da Itália a respeito das causas da guerra civil espanhola, onde apresenta conclusões verdadeiramente estarrecedoras. Por exemplo: o primeiro responsável pela situação atual da Espanha não são os comunistas de Madri mas... o Exército espanhol; o segundo seria o clero espanhol; acha ainda o sr. Nitti que a Espanha está ameaçada não “pelo bolchevismo que — pretende ele — é uma ordem” (!), mas “pela maior desordem, pela explosão de todas as paixões políticas, religiosas”.

Italiano:

1982-04-17 - Dalla Politica alla Psicologia, il pensiero di Plinio Corrêa de Oliveira / Le nuove generazioni si interessano sempre meno della res pubblica e sempre più del proprio problema esistenziale. Come cambia il panorama della lotta fra la Rivoluzione e la Contro-Rivoluzione?

 

16/09/2020

Especial / Santos e festas do mês:

* São Cipriano (16/9)

Especial / Frases e axiomas:

* A sabedoria da Igreja é por demais profunda e sobrenatural para que esta aversão à guerra e à efusão injusta do sangue humano tenha jamais degenerado no pacifismo sonhador e tolo, tão em voga depois de 1918.

* Com o declínio do espírito cristão, ocorrido em consequência da Renascença e da Pseudo-Reforma, as guerras se foram tornando cada vez mais cruéis, a ação internacional do Papado como elemento de conciliação entre os povos foi sendo cada vez menos importante.

* Há uma lógica de guerra na qual não queremos, não podemos e não devemos entrar (Legionário, 25-7-1943).

Multimedia:

1974-06-15 -
A gentileza contra-revolucionária - Respeitar os outros e respeitar a si mesmo / Amigo à venda, não é difícil encontrar; difícil é que ele seja amigo, o que é uma coisa diferente. Porque um amigo venal, que espécie de amigo é?

Italiano:

* 17 settembre,
San Roberto Bellarmino, grande tranquillità di spirito del “martello degli eretici”

 

15/09/2020

Especial / Santos e festas do mês:

*
As sete dores de Nossa Senhora (15/9)

Multimedia:

1981-06-12 -
Mentalidade e doutrina de um gozador da vida... com um pouco de água benta em cima / "Contanto que eu tenha o mínimo de amolação nessa terra e depois eu consiga um lugarzinho no Céu, eu estou arranjado. O que eu não quero é sofrimento..." Nisso aí há uma mentalidade? E uma doutrina também? Qual dos dois é mais importante: doutrina ou mentalidade? É possível alguém ter doutrinas contraditórias com sua mentalidade?

Especial / Frases e axiomas:

* Que a humanidade se destrua e que tudo se perca, que importa aos homens de hoje? É precisamente o ideal do anarquismo: a destruição até que desapareça da terra o último vestígio do homem (Legionário, 9-1-1938).

* Prepara-se por aí uma grande festa de pseudocristianismo [falso cristianismo], que vai ser uma grande sedução, uma grande tentação, um dos maiores golpes de todos os tempos contra a Igreja, golpe tão grande e tão bem planejado, que A faria soçobrar, se Ela não fosse indefectível. Será um cristianismo "puro", sem dogmas, despido das "particularidades acidentais", não confessional, que não será o monopólio da Igreja Católica e que Nosso Senhor Jesus Cristo terá apenas a usurpação do nome (Legionário, 13-6-1943).

* As considerações de ordem meramente pessoal desunem. A discussão serena sobre princípios une (Legionário, 28-11-1943).

English:

1965-04-09 -
The Lesson of Our Lady’s Sword of Sorrow

Español:

1965-09-15 -
Los Siete Dolores de Nuestra Señora / A quien Dios ama, a quien Nuestra Señora ama, éste sufre, porque Dios no va a recusar a este hijo, aquello que dio en abundancia a los dos seres que más amó, que son Nuestro Señor Jesucristo y Nuestra Señora.

Deutsch:

1965-09-14 -
Zum Fest der Kreuzerhöhung

 

14/09/2020

Especial / Santos e festas do mês:

*
Exaltação da Santa Cruz (14/9)

Artigos em O Legionário:

1937-01-17 - Comentando... Comunismo e constituição / Um dos fatos mais estranháveis havidos durante o processo dos comunistas presos quando da intentona de Novembro de 1935, foi a atitude de alguns réus a qual, conforme declarações do Cel. Costa Netto, obedece a um plano pré-estabelecido com o único e imperioso objetivo de achincalhar a justiça e provocar confusões.

1937-12-12 - Comentando... O General Ludendorff escolheu... / Ludendorff escreveu artigo no qual o autor anunciava que o mundo devia escolher entre o Catolicismo e a concepção filosófica de sua esposa. Porém, eis que ele cai gravemente doente, e escolheu ser atendido "por freiras católicas, que o servem como enfermeiras". São as "grandes vinganças" da "odiosa e detestada Igreja Católica"...

Italiano:

1994-06-05 -
Una promessa della Madonna di Fatima molto più importante che una polizza assicurativa sulla vita!

English:

1994-03 -
An Invitation to Love the Holy Cross of Our Lord Jesus Christ / Any quality, however exalted, will be useless, unless it is founded on a love of Our Lord’s cross.

Español:

1994-03 -
La Santa Cruz de Nuestro Señor Jesucristo cimiento de nuestra Fe / Toda y cualquier cualidad, por más eximia que sea, de nada servirá si no hubiese en todas las almas, como un cimiento, el amor a la Santa Cruz de Nuestro Señor Jesucristo.

Deutsch:

1946-06-09 -
Feierlicher Schlussakt der Woche der „Katholischen Aktion“ in Rio de Janeiro

 

11/09/2020

Especial / Santos e festas do mês:

* 5a. Aparição de Nossa Senhora em Fátima (13/9)

* O Santíssimo Nome de Maria (dia 12/9)

*
São Jacinto, pregador no Leste europeu, considerado como o apóstolo da Ordem dos dominicanos na Polônia  (dia 11/9)

*
Santa Pulquéria (dia 10/9)

Artigos em O Legionário:

1936-08-09 - Comentando... Tocha Olímpica / Agora, depois de 20 séculos de Cristianismo, restaurar, com todos os seus “fogos sagrados” e outras coisas, o velho ideal materialista dos jogos olímpicos é indiscutivelmente dar um notável salto para traz; é verdade, porém, que a tocha se dirige para lugares onde impera o paganismo: a Alemanha dominada por Hitler...

1936-08-16 - Comentando... Boas contas / Estado social

 

08/09/2020

Mariologia:

1966-12-09 - “Jesus Cristo deu mais glória a Deus Pai pela sua submissão a Maria durante trinta anos, do que lhe teria dado se convertesse toda a terra operando os maiores prodígios!” / Voltemos nossa atenção para esse fato, para compreendermos de um modo mais vívido, mais interno e mais profundo toda a sujeição que devemos a Nossa Senhora.

Artigos em O Legionário:

1936-08-09 - Comentando... Comunismo divertido / Se alguém pedir pão e não “circo”, seguir-se-á a doutrina daquele comunista espanhol que prometia a abolição das prisões, ordinários instrumentos de opressão burguesa: - Quando formos governo, dizia, trataremos apenas de convencer os nossos inimigos; os que não se convencerem, serão simplesmente fuzilados!

1936-08-09 - Comentando... Curas em Lourdes / Notícias recentes de Lourdes informam que em 1934 foram examinados, pelo “Bureau” Médico, 88 casos de cura naquele lugar de peregrinação, dos quais, contudo, só 14 foram reconhecidos com o cunho sobrenatural. Os restantes não tinham provas suficientes para serem proclamados de “cura sobrenatural”.

English:

1966-09-08 - Our Lady’s Birth and the Triumph of Her Reign

Español:

1966-09-08 - Augurio de la redención del mundo - Significado de la fiesta de la Natividad de la Santísima Virgen

Deutsch:

1966-09-08 - Die Geburt Mariens und der Triumph ihres Reiches

 

07/09/2020

Especial / Santos e festas do mês:

*
A Natividade de Nossa Senhora num mundo imerso no paganismo e as irrupções da ação dEla na alma dos fiéis nos períodos de provação

*
Natividade de Nossa Senhora: uma festa, três auges

*
Natividade de Nossa Senhora: festa do início da derrocada do paganismo

*
Natividade de Nossa Senhora e as múltiplas invocações da Mãe de Deus

Artigos em O Legionário:

1936-08-02 - Comentando... Os comunistas do Brasil / Colocada bomba em uma igreja no Rio de Janeiro: isto deve servir para convencer os nossos incrédulos de que o comunismo não é o manso cordeiro que finge ser, aliás, na tática de sempre. Na Espanha, os incêndios de igrejas só começaram quando o regime se viu no poder; antes ele defendia as “liberdades populares”...

1936-08-02 - Comentando... De acordo... / Não nos limitamos a achar que os católicos se devem interessar pela política, a título privado. Achamos que a própria Ação Católica, oficialmente, pode e deve intervir na vida política do país, desde que estejam empenhados em qualquer luta os princípios da Igreja.

1936-08-02 - Comentando... A balada da serpente / Os comunistas são férteis nos meios de combate, barateados pela nudez completa de qualquer preconceito moral, e mesmo de coerência, coisa para eles da menor importância e meio mitológica. Não agasalhemos em nosso seio, como o encanto caridoso da fábula, a serpente imobilizada pelo frio, porque ela, depois de absorver o calor, requererá o nosso sangue.

Gesta:

1995-08 - TFP-Covadonga refuta a falaciosa carta do senhor Bispo de Campos (RJ), D. João Corso (versão em português)

Français:

2020-09-05 - Sanctuaire de Lorette, chapelle française. 750ème anniversaire de la mort de Saint Louis IX

 

04/09/2020

Especial / Santos e festas do mês:

* Moisés (4/9)

Especial / Frases e axiomas:

* “Procurai antes de tudo o reino de Deus, e todas as coisas vos serão dadas por acréscimo”. A esta regra não pode escapar a política internacional. E, se cremos no Evangelho, devemos reconhecer que as coisas materiais e secundárias só prosperarão na medida em que o reino de Deus florescer.

* À medida que se generaliza a descristianização do mundo contemporâneo, vão reaparecendo os costumes políticos das piores épocas de decadência.

* Querer separar no Papa o chefe eclesiástico do soberano, é criar um monstrengo absurdo que só pode existir nos desvãos do mais estreito sectarismo.

Discursos, conferências:

1985-04-27 - Doçura e heroísmo juntos: a vocação do Brasil

Italiano:

2020-08-31 - L’unione Europea nel pensiero di Plinio Corrêa De Oliveira / Da quasi mezzo secolo, il Prof. Plinio Corrêa de Oliveira poneva già i termini di una scottante questione attuale: l'Unione Europea, o verrà fatta in modo autentico, sulla scia di Carlo Magno e sotto l’influsso delle sue radici cristiane, oppure sarà una tappa rivoluzionaria e laicista per la costruzione della Repubblica Universale di stampo massonico.

Deutsch:

2019-07-31 - Plinio Corrêa de Oliveira und das Reich Mariens / Eine Rezension des Buches: „Plinio Corrêa de Oliveira: Prophet des Reiches Mariens” von Prof. Roberto de Mattei (II)

 

03/09/2020

Especial / Santos e festas do mês:

* São Gregório Magno, Papa e Doutor da Igreja (3/9)

Artigos em O Legionário:

1936-07-19 - Comentando... Sangue e paganismo / Transita na Câmara Federal um projeto, visando proibir as corridas de automóveis. Um deputado maranhense, falando sobre elas, fez uma evocação da Roma antiga, no seu período de trevas, quando se exigiam espetáculos em que se derramasse sangue, muito sangue.

1936-07-19 - Comentando... Renan... e outros / Como considerar um “grande homem” Aquele que disse tantas vezes taxativamente ser Ele o Messias, o Prometido, o Filho de Deus? Ou um Deus, ou o maior mentiroso! Mas nunca um “grande homem”! Mais coerência, escravos de Freud, advogados tardios de Renan

Discursos, conferências:

1981-05-16 - Quando um país tem “sonhos” (ideais), ou tem “sono” ou “pesadelos”

English:

1966-01-03 - What We Can Learn From the Marvelous Story of Saint Genevieve

Deutsch:

1964-08-25 - Der hl. König Ludwig von Frankreich: Staatsmann, Krieger und Mann der Frömmigkeit

 

02/09/2020

Especial / Santos e festas do mês:

* Bem-aventurados martirizados pela Revolução Francesa no início de setembro de 1792 (2/9)

Especial / Frases e axiomas:

* Quando de ambos os lados há repúdio das leis de Deus e dos princípios de justiça, cresce o horror desses conflitos em que os homens se entredevoram.

* Um mundo reconduzido a Cristo e à Sua Igreja teria sempre que estar preparado para repelir as investidas dos aliados dos anjos das trevas, que habitarão entre nós até os confins dos séculos.

* O pior inimigo da virtude não é sempre o vício escancarado, mas a contrafação da virtude verdadeira. O vício aberto, cínico, extravia facilmente as almas depravadas. A virtude mal-entendida, ou mal praticada, pode iludir e desviar as próprias almas retas.

Artigos em O Legionário:

1936-07-05 - Comentando... Escolas noturnas / Organização de escolas noturnas, destinadas aos operários dos bairros ou das cidades onde estão instaladas as Congregações Marianas. Achamos que na época atual, poucas obras são tão meritórias.

1936-07-05 - Comentando... Ciência russa... / Na Rússia soviética, todos os laboratórios são medíocres, as fontes de informações são miseráveis, as bibliotecas mesquinhas. O resultado é que a maior parte do trabalho se reduz a fazer “descobertas” já feitas em outras partes do mundo!

Deutsch:

1964-05-18 - Maria, Hilfe der Christen

 

01/09/2020

Discursos, conferências:

1971-05-22 - A TFP não tem ideia fixa, mas fixidez nas ideias. Tradição e progresso autêntico - Perguntas e respostas sobre a TFP

Artigos em O Legionário:

1936-05-24 -
Comentando... A sorte dos intelectuais russos / Exemplos concretos do que sucedeu a diversos intelectuais da Rússia soviética, desde o desterro até a pena capital, passando por prisão perpétua e quejandos.

1936-06-07 -
Comentando... “Catecismo do P.R.P.” / Como católicos, fora e acima dos partidos, temos criticado as atitudes tomadas por gregos e troianos, quando essas atitudes vêm ao encontro dos princípios católicos, ou quando elas constituem uma irreverência à Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo. É o que se dá agora com o referido “Catecismo do P.R.P.”, decalcado sobre o Catecismo da Doutrina Cristã.

Multimedia:

1990-07-14 - Revolução Francesa: fatos históricos - vista de conjunto / Quais os motivos apresentados normalmente para se tentar justificar uma tal Revolução? O que era a Bastilha? Por que sua tomada foi utilizada como símbolo desse evento?

English:

1967-02-21 - How Blessed Isabel of France Shows That Suffering Is More Important Than Enjoying Life

 

31/08/2020

Especial / Santos e festas do mês:

* São Raimundo Nonato (31/8), Mercedário, Cardeal, pregador de Cruzada / Exemplo de varonilidade e de uma época em que havia santos e sensibilidade à pregação que faziam

Artigos em O Legionário:

1936-05-24 -
Comentando... A comunhão das famílias / Os inimigos da sociedade e da ordem procuram ferir e destruir em primeiro lugar a família, que é o sustentáculo dessa mesma sociedade e dessa mesma ordem. Para combater esse trabalho de destruição feito pelos inimigos, o Bispo de Rio Preto quis dar à família, em conjunto, o mais poderoso elemento de união, que é a Sagrada Eucaristia e, como complemento, pequenas palestras sobre os deveres e as responsabilidades da família e sobre seu aperfeiçoamento espiritual.

1936-05-24 -
Comentando... Graus e formas de comunismo / Manifestações diversas de comunismo: anticlericalismo? campanha sexual para libertação de “falsos preconceitos”? socialismo pedagógico? - Qualquer destes abcessos do comunismo negará ser comunista integral: busca apenas um ideal, que tem como base a igualdade de todos. Se chegassem à realização de todos estes “ideais” juntos veriam com assombro o comunismo integral. Numa soma, cada parcela não é o total. O total é a soma destas parcelas todas...

Deutsch:

1946-06-02 - Weihe Brasiliens an das Unbefleckte Herz Mariens

 

28/08/2020

Especial / Santos e festas do mês:

* São Fiacre, príncipe irlandês, eremita na França (festa dia 30/8)

Especial / Frases e axiomas:

* Há dois modos de combater a família. Um, consiste em investir contra ela abertamente, quer visando extingui-la por completo, como é o caso do comunismo, quer visando destruir-lhe a parte mais importante e fundamental, o vínculo indissolúvel. O outro modo, porém, é inteiramente diverso: vem de mansinho, vai corroendo tudo o que há de substancial em torno da Família, reduzindo-a à expressão mais simples, a um simples rótulo sem conteúdo, a um fantasma vago e flutuante, um sonho, uma miragem. A Família, é verdade, continua a existir, mas só poderá ser encontrada nos dicionários. Este modo desleal de combater a Família é próprio aos regimes nazifascistas, que se caracterizam pela fraude e pela mentira despudorada (Legionário, 27-6-1943).

* É próprio do Brasil combater como combatia São Luís IX, Rei de França: ninguém tão rijo na luta, ninguém tão moderado na vitória, ninguém tão compassivo ante a desgraça do vencido. Reivindicava seus direitos em toda linha, com heróico vigor. Mas, reparados os seus direitos, podia-se ver que nenhum ódio tivera seu grande coração.

Artigos em O Legionário:

1936-05-10 -
Comentando... Laicismo rançoso / Em nossa Constituição, neutralidade religiosa não quer dizer hostilidade religiosa. Entendeu-o assim a Constituição. Mas certo grupinho continua a professar o laicismo positivista rançoso da Constituição de 1881, em lugar de abraçar o laicismo um pouco menos rançoso da Constituição de 1934.

1936-05-24 -
Política Social / A voz augusta do Sumo Pontífice se fez ouvir, das alturas do Vaticano, para fulminar, com sua condenação, os intuitos subversivos dos comunistas brasileiros. Há uma advertência discreta mas muito clara, nas palavras do Pontífice. Cumpre não desarmar. Cumpre lutar, cumpre agir. - A questão social não é apenas uma questão de polícia. É antes de tudo uma questão de justiça e de caridade.

Español:

1965-08-31 - El coloquio de San Agustín con Santa Mónica en Ostia, y la búsqueda del absoluto / "Es una verdadera búsqueda de lo absoluto. Empezaron a considerar: primero las cosas de la tierra, que lisonjean los sentidos. La oposición es de la felicidad celestial con la felicidad de los hombres. Respuesta: esto no es nada. Entonces, empiezan a preguntar: ¿cómo es entonces la felicidad verdadera? Y empiezan a recorrer los cielos, a imaginar como sería el paraíso celestial material, pero invisible, y cómo sería la gloria de la visión beatífica que en este paraíso se goza. Este es el esquema de su conversación."

 

27/08/2020

Especial / Santos e festas do mês / Recebemos muito interessante sugestão (pelo que agradecemos) de um de nossos assíduos e prezados visitantes, no sentido de recordar com 1 ou 2 dias de antecedência o Santo que será comemorado proximamente, de tal sorte que se possa aproveitar as referidas matérias em outros sites/blogues em português e/ou em outros idiomas.

* Nossa Senhora dos Prazeres

* Santa Mônica

* Santo Agostinho (festa dia 28/8): coleção de documentos

* São João Batista (dia 29/8) e a virtude da severidade. A doutrina católica tem que ser amada por inteiro (texto e áudio)

Italiano:

* 28 agosto, Santo Agostino: ammirazione, pentimento, conversione

English:

1990-05-20 - Commentary on Saint Augustine’s Prayer to the Holy Ghost

Deutsch:

* Der hl. Augustinus (28. Ausgust)

Français:

1965-08-25 - Saint Louis IX, un homme de paix et un guerrier / Prière pour la France à Saint Louis d’un « fils de France »

 

26/08/2020

Especial / Santos e festas do mês:

* Nossa Senhora de Czestochowa (principal devoção mariana da Polônia)

Artigos em O Legionário:

1936-03-15 -
Comentando... Soares d’Azevedo e o "Legionário" / A revista “Vozes” de Petrópolis, em número todo dedicado à Exposição de Imprensa Católica que vai realizar-se em Roma, publica artigo de Soares d’Azevedo com uma referência a O LEGIONÁRIO, a qual, se por um lado nos enche de justificada alegria, por outro nos faz meditar demoradamente sobre o muito que devêramos e devemos fazer: “não são muitos os periódicos redigidos com o brilho e dirigidos com a orientação magnífica de “O Legionário” de São Paulo”.

1936-04-12 -
Comentando... “Divagações abstratas” em “momentos perdidos” / O prof. Miguel Osório de Almeida em entrevista aos “Diários Associados” manifestou que: a Universidade tem “como finalidade última” a “preparação da felicidade”, mas que o conceito de felicidade varia segundo as doutrinas através das quais os indivíduos a concebem. Logo é absurdo pretender que uma Universidade laica e neutra, como o referido professor a quer, “realize o reino de Deus sobre a Terra”!...

1936-05-10 -
Comentando... "Belezas" do socialismo!... / Exemplificando com ato despótico de um governador no México que mandou fechar uma escola gratuita para meninas pobres, pelo fato de ser dirigida por católicos.

English:

* The Siege of Czestochowa - The Battle of Jasna Gora

 

25/08/2020

Especial / Santos e festas do mês:

* São Luís IX, organizador da sociedade cristã

* São Luís IX, Rei, estadista, guerreiro e homem de piedade

* São Luís, Rei de França: majestade, calma, segurança e determinação no Rei cruzado

Artigos em O Legionário:

1936-03-01 -
Comentando... Ainda os comunistas / Passados os primeiros momentos, a vigilância afrouxa, o cansaço domina; só os agitadores marxistas são infatigáveis em suas propagandas. Mas diante desta atividade incessante não é possível repousar.

1936-03-01 -
Comentando... Retiro espiritual / Para a generalidade dos homens, quanto mais a matéria for glorificada nesta terra - e essa glorificação da matéria é sua maior brutalisação - tanto melhor será o planeta. Eis por que eles se entregam ao vício, esquecidos de que são algo mais que um pedaço de carne.

English:

1965-08-25 - Saint Louis IX Was Both a Man of Peace and a Warrior

Romeno:

1964-08-25 - Sfântul Ludovic al IX-lea: Cruciat şi Om de Stat

Cuando el PSOE se volvió monárquico... El Rey Juan Carlos

 

24/08/2020

Discursos, conferências:

1974-12-06 - Comentários de Churchill sobre o imperador Guilherme II da Alemanha. Os homens-símbolo (conscientes ou não) / Teria Luiz XIV percebido inteiramente quem ele era? Teria ele amado a sua própria simbologia como os contemporâneos amaram? Também não sei. Saint Simon [escritor das famosas Memórias sobre a vida na Corte de Versailles] conta que Luiz XIV de vez em quando permitia que a orquestra tocasse, enquanto jantava, músicas populares de elogios a ele. E que cantarolava a música com a orquestra. Nessas horas ele deixava de ser o "rei sol" para passar a ser lâmpada elétrica; se quiserem, gás néon...

Especial / Frases e axiomas:

* As ditaduras passam, mas as dinastias ficam.

* Ele [Hitler] continuará a viver onde se aconselhar a esterilização e se matarem os nascituros [aborto], nas correntes em que se afirmar que o homem é escravo da bestialidade insofreável de seus instintos.

* Uma sociedade nivelada será uma sociedade inorgânica, um conjunto de indivíduos impessoais, simples números no total coletivo; nesta sociedade não haverá autoridade, mas todo o poder estará reunido nas mãos de um só autocrata. Todos serão iguais: todos igualmente escravos.

* O Cristianismo irmana as classes sociais, unindo-as num mesmo amor de caridade. Porém, para as irmanar e as unir, é condição indispensável não as destruir, mas aperfeiçoá-las segundo a perfeição que a Igreja traz a este mundo.

Artigos em O Legionário:

1936-02-16 - Comentando... Opinião franca / Pedido para o leitor enviar uma opinião franca (franqueza significa inteira fidelidade no apontar as qualidades e... também os defeitos) a respeito da nova orientação que vimos imprimindo ao “O Legionário”. Se favoráveis, nos estimularão. Se contrárias, nos instruirão.

1936-03-01 - Por que? / Se os bons fossem melhores, os maus não seriam tão maus. Se os filhos da luz fossem mais dedicados aos interesses da Santa Igreja, se eles amassem mais entranhadamente a verdade religiosa que professam...

Deutsch:

1951-01 - Die christliche Vollkommenheit

 

21/08/2020

Especial / Santos e festas do mês:

* São Pio X (coletânea de documentos)

Especial:

* Especial / Revolução Francesa (acrescidos mais documentos a esta seção)

Discursos, conferências:

1967 - A Revolução nos ambientes e a atitude dos contra-revolucionários / A Revolução não existe apenas no plano teórico, mas se manifesta, concretamente, nas pessoas, nos costumes e nos ambientes. E ela toma aspectos próprios e característicos locais nos diversos ambientes atingidos.

Manifestos, cartas, declarações à imprensa:

1943 - Réplica às críticas de D. Alexandre do Amaral, Bispo de Uberaba (MG), ao livro "Em Defesa da Ação Católica" / O documento do Prof. Plinio desmonta de forma respeitosa, porém pormenorizadamente, as objeções levantadas por aquele Prelado, em um documento de 40 laudas datilografadas que lhe foi entregue.

Deutsch:

1937-10-24 - Umkehrung in der weiblichen Erziehung

 

20/08/2020

Especial / Santos e festas do mês:

* São Bernardo e a confiança inabalável em Nossa Senhora

* São Bernardo de Claraval: sua pregação às Cruzadas. As almas valem mais do que a Terra Santa

Artigos em O Legionário:

1936-01-19 - Comentando... “Pan” / Passando em revista os artigos que “Pan” recortou e ofereceu aos seus leitores, encontram-se: “As cenas que a censura cortou”, acompanhados de “edificantes” clichês, em que parece existir nas entrelinhas a pretensão de afirmar uma evolução da moral, como se o que era imoral há 20 anos já não o fosse hoje. Além de outros artigos do mesmo naipe, matérias elogiosas à perseguição religiosa contra os católicos no México e propaganda pró Rússia soviética. - Uma nova revista com o seu sistema curioso de oferecer um campo de joio, para que nele se procure uma haste de trigo...

1936-02-02 -
Comentando... Tristes recordes / A Câmara Federal do Brasil derrotou, em matéria de abundância de discursos, os mais famosos Parlamentos do mundo. Nossos deputados proferiram, em 1935, 2.892 discursos, o que dá uma média de 20 por dia. A maioria deles não versou sobre matéria legislativa. Enquanto tal se fazia, a Nação pagava subsídios a obstrucionistas e não obstrucionistas tal e qual o sol, que ilumina indistintamente bons e maus. O lema “res, non verba” [coisas, fatos e não palavras] parece ter sido substituído em nossa Câmara por outro: “verba, non res”.

Deutsch:

1936-06-21 - Um den Papst herum

 

19/08/2020

Especial / Santos e festas do mês:

* 4a. Aparição de Nossa Senhora em Fátima / O Administrador de Ourém (que mandou prender os três pequenos videntes) foi uma coisa providencial, porque a sinceridade dessas crianças transparecia mais em virtude da infame pressão moral que tinha sido feita contra elas. Foi exatamente nessa ocasião, que o Administrador de Ourém fez pressão sobre Jacinta para que ela gritasse: "Viva a República". E Jacinta, que era uma criança, não entendia nada, nem de monarquia, nem de república, teve para ele essa resposta negativa: "Ora vai tu, bolacha maria; morra a república, viva a monarquia". E resistiram heroicamente até à pressão do martírio.

Especial / Frases e axiomas:

* A tendência, incentivada e explorada pelo comunismo, de formar uma religião sem dogmas, onde naufragará definitivamente o espírito humano.

* Um pan-cristianismo socialista de ares moderados é o grande cavalo de Tróia que está sendo preparado como "presente" para o mundo para logo depois da guerra.

* Prepara-se uma imensa ofensiva de confusionismo religioso, sob a capa de "interconfessionalismo", para depois da guerra. Em que consiste tal "interconfessionalismo"? Em afirmar que "todas as religiões são boas", "todas as religiões são verdadeiras", e outros chavões deste estilo, que a boca de um católico consciencioso não ousaria jamais repetir e que tomam corpo nesta estratégia. (...) Um absurdo destes, uma tão violenta colisão com a lógica, só poderia ser preparada nas oficinas de erro do Ministério da Propaganda nazista, ou nas retortas do grande laboratório de erros do Kremlin.

English:

1966-04-02 - Saint Francisco of Fatima Calls Us to Make Special Reparation

Italiano:

2020-07-29 - I primi sintomi della crisi dentro la Chiesa? “Il prof. de Oliveira li denunciò già nel 1943”

 

18/08/2020

Especial / Santos e festas do mês:

* Santa Helena: o ideal da ordem temporal Católica e o papel da oração

Especial / Frases e axiomas:

* A história do mundo mostra como é difícil afastar o perigo de uma guerra, quando se acha em jogo a malícia do homem. Não bastam os propósitos pacíficos de um lado, diante da má fé e perfídia de propósitos do outro.

* Que valor tem o pastor que não sabe distinguir o lobo entre suas ovelhas?

Discursos, conferências:

1974-03-18 - Padre Bourdaloue S.J., pregador na Corte de Luís XIV: “Separemo-nos do mundo antes que o mundo se separe de nós”.

Deutsch:

1951-01 - Die Kirche und die christliche Kultur

 

17/08/2020

Biografia:

2020-07-29 - Os primeiros sintomas da crise na Igreja? O Prof. Plinio já os denunciara em 1943.

Especial / Frases e axiomas:

* O “Legionário” combateu o fascismo não para se arrogar a gloriola de dizer que foi previdente. Não tivemos outro intuito senão servir a Igreja.

Livros:

1980-08 - Na “Noite Sandinista” O INCITAMENTO À GUERRILHA dirigido por sandinistas “cristãos” à esquerda católica no Brasil e na América Espanhola / Dom Pedro Casaldáliga veste-se de guerrilheiro e afirma: "Eu me sinto, vestido de guerrilheiro, como me poderia sentir paramentado de Padre".

English:

1967-08-08 - The Cure of Ars Shows How You Can Benefit From Your Suffering

Deutsch:

1936-01-19 - Warum nicht Katholizismus?

 

14/08/2020

Especial / Santos e festas do mês:

* Assunção de Nossa Senhora: glória incomensurável - O que Lhe pedir? Devemos ser sedentos de afirmar e de defender a glória de Nossa Senhora na terra

* A Glória extraordinária da Assunção de Nossa Senhora

* A Assunção de Nossa Senhora "deixou um perfume por toda a Igreja que se prolongará por todos os séculos"

* Festa da Assunção de Nossa Senhora e as promessas de Fátima

Español:

1965-08-14 - ¿Cómo fue la Asunción de la Santísima Virgen?

English:

1965-08-13 - Celebrating Our Lady of Glory on the Assumption

Italiano:

* 15 de agosto, La straordinaria gloria dell'Assunzione della Madonna

Livros:

2020-07 - Veio a lume a primeira edição lusa de "Revolução e Contra-Revolução", artisticamente apresentada por "Caminhos Romanos" (Porto). A obra vem enriquecida com uma PARTE IV - Apêndices:
1. Prefácio do autor para a primeira edição argentina de Revolução e Contra-Revolução
2. Prefácio para a primeira edição francesa por S.A.I.R. Dom Pedro Henrique de Orléans e Bragança
3. Carta de Mons. Romolo Carboni, Núncio Apostólico no Peru, dirigida ao autor
4. Cartas de elogio a Revolução e Contra-Revolução (do Cardeal Bernardino Eccheverría, do P. Anastasio Gutiérrez CMF, de Mons. Juan Rodolfo Laise)
5. Excertos de cartas de diversas personalidades sobre Revolução e Contra-Revolução, como por exemplo: Zita de Bourbon-Parma e Habsburgo, última Imperatriz da Áustria e Rainha da Hungria, do então Cardeal Thomas Tien, Arcebispo de Pequim, Cardeal Eugène Tisserant, Decano do Sacro Colégio dos Cardeais, Barão Maurice de Charrette (Paris), Professor Fernando Serrano (da Faculdade de Direito da Universidade Complutense de Madrid), Dom Salvador Quesada, Bispo de Aguascalientes, México, Luis María Sandoval Pinillos (historiador, presidente da Escuela Española de Estudios Políticos, Madri), entre outros.


*   *   *

07/07/2020

Especial / Frases e axiomas:

* Se não estiver fundamentada em Deus, a autoridade será sinônimo de opressão. Não há autoridade sem Deus.

Manifestos:

1977-07-07 - O PAPA ANALISA A SITUAÇÃO NO BRASIL. Telegrama da TFP a Paulo VI / Esta Sociedade se sente perplexa, Santíssimo Padre, ao notar que a alocução dirigida por V. S. ao Embaixador do Brasil deixa ver sua paternal solicitude ante violações de direitos humanos que a V. S. consta haverem ocorrido por ocasião de atos de repressão contra agitadores comunistas. Mas não contém qualquer censura à violação de direitos humanos sistemática e astuciosa, que o comunismo internacional, com sede na Rússia, vem cometendo há décadas em nosso território ao instigar continuamente a luta de classes e a revolução social, com patente violação de nossa soberania. Instigação esta favorecida – como nos dói dizê-lo – pela atitude de simpatia, quando não de cumplicidade, de eclesiásticos e leigos da chamada esquerda-católica com os manejos soviéticos. (...) As relações cordiais do Vaticano com o governo russo nos levam a esperar que um protesto de V. S. poderia influenciar os soviéticos no sentido de cessarem a pressão subversiva que exercem no Brasil e em toda a América Latina.

English:

1977-07-07 - The detente of Paul VI with the communist governments. The American TFP Supports Telegram of Prof. Plinio to the Pope / The cordial relations existing between the Vatican and the Russian government lead us to expect that a protest of Your Holiness could influence the Soviets to cease the subversive pressure that they exert in Brazil and in all of Latin America. This pressure is felt like a real nightmare by the families of Brazil and of the brother countries. By helping to eliminate this pressure, Your Holiness would be giving a most valuable support to diminish the Communist danger, and eliminate thus the occasion for the excesses of anti­communist repression mentioned by Your Holiness.

 

06/07/2020

Especial / Santos e festas do mês:

*
Santa Maria Goretti, mártir: suma intransigência e requintada doçura

Discursos, conferências:

1964-06-15 - Considerações em torno de "Revolução e Contra-Revolução" - III / Evolução da tendência para a ideia - o pecado de espírito. Exemplo com as modas - Revolução e luz primordial. Esta é uma espécie de espinha dorsal do mecanismo da certeza - A teoria da justificação do pecado e sua utilidade para a obra da Revolução - A raiz deste processo de justificação interna - A criação dos vários tipos de mito - Como a Revolução governa o mundo criando "filosofias" a propósito de realidades ampliadas, desfocalizadas e/ou deformadas a fim de difundir o marxismo... sem espalhar o manifesto de Marx - A falta de certeza, razão da docilidade à Revolução. As almas estão reduzidas a um imenso teclado, e sobre ele a Revolução toca a ária que lhe apraz. É a escravização do mundo contemporâneo à propaganda. - Idade Média: era de certeza. A Revolução queria que todos se tornassem comunistas. Não conseguindo isto, provocou o entrechoque das opiniões contraditórias. - Interpretação contra-revolucionária dos acontecimentos históricos segundo a psicologia e a moral, à luz da doutrina católica. - O que de nós deseja Nossa Senhora. Procuremos insistentemente aplicar os princípios aqui enunciados para que eles se nos tornem familiares, único meio de nos armarmos para o combate à Revolução, e único meio de a derrotar.

Artigos em O Legionário:

1936-01-05 - Comentando... Meio consolo / Taxar a escolástica de ser contra o senso comum é negar o “abc” da filosofia.

English:

1966-06-06 - Saint Maria Goretti and the Importance of Chastity

Italiano:

* 6 luglio, Santa Maria Goretti - Senza la purezza qualunque ordine sociale o politico inevitabilmente cade in rovina

Español: Discursos, conferencias

1965-07-01 - Fiesta de la Preciosísima Sangre de Nuestro Señor - "Una gota de su sangre habría sido suficiente, pero derramó toda Su sangre. El no quiso que quedara nada, para redimirnos. Esta abundancia de sangre, esta abundancia de sufrimiento, esta completa entrega de sí mismo, recuerda una palabra de Nuestro Señor: “No hay amor más grande que dar la vida por los amigos” (Jn 15,13). La Preciosa Sangre ante nosotros afirma: nadie puede ser más amigo de cada uno de nosotros que el que da su vida por nosotros."

 

03/07/2020

Especial / Santos e festas do mês:

* São Tomé (3/7): ninguém pode se instituir em juiz de Deus, escolhendo as verdades em que deseja crer.

Discursos, conferências:

1964-06-15 - Considerações em torno de "Revolução e Contra-Revolução" - II / É possível tomar-se em relação à Revolução tanto uma posição tolerante legítima, verdadeira, como também enganar-se com uma falsa tolerância. - As famílias de alma são a verdadeira alavanca da História. A teoria do pecado imenso - A Revolução e a Contra-Revolução são dois blocos compactos? Concepção verdadeira, mas pavorosamente incompleta. Um grande número de erros de estratégia que têm sido cometidos, sobretudo pela Contra-Revolução, foram baseados na ignorância do que tem de incompleto tal panorama. - A luta consiste em atrair a verdadeira alavanca da sociedade que está, habitualmente, no centro. - Os que se empenham na luta da Contra-Revolução devem ter um conhecimento muito especial do caráter processivo da Revolução - Primeiro princípio: da dupla gradatividade (na natureza e no homem) - Segundo princípio: o da totalidade - Terceiro princípio: a totalidade está contida no primeiro germe - Quarto: o revolucionário de marcha lenta e o de marcha rápida - Veracidade e utilidade destas noções: reduzi-las a moedas bem cunhadas, para depois utilizá-las no combate à Revolução, é tarefa da maior utilidade para a causa contra-revolucionária.

Artigos na Folha de S. Paulo:

1974-03-03 - Como já dizia Maquiavel... / "Nemo summus fit repente: nada de extremado se faz de repente". – Este adágio, bem conhecido dos moralistas católicos tradicionais, exprime uma verdade de observação corrente. Habitualmente – no terreno moral como no intelectual – as grandes ascensões ou as grandes decadências se fazem por etapas. É este principio que os anticomunistas de visão estreita, ou simplista, ganhariam em introduzir no seu panorama sócio-político. - Por vezes, o simpatizante ou o catedrático de Universidade que "serve" aos soviéticos não é diretamente um comunista. Mas precisamente como uma pessoa pode ser transmissora dos gérmens de uma doença sem estar doente, assim também pode um democrata-cristão ou um progressista ser transmissor do comunismo, sem se dar ele próprio explicitamente conta de que tende para o comunismo.

Artigos em O Legionário:

1937-12-26 - Comentando... Os católicos vencem! / A Juventude Esportiva Católica recebeu os prêmios correspondentes ao ano de 1937. Do total das cartas concedidas, em número de 332.000, um terço, ou seja 110.000 foram conquistadas pela organização católica. Não há setor algum da atividade humana em que a Igreja não esteja presente. E essa Igreja tão acusada de inimiga do homem não se esquece nem sequer de sua parte física e forma, à sombra de seus sacerdotes, atletas que sabem impor-se nos prélios esportivos e que são capazes de vencer os representantes das entidades oficiais. Essa mesma notícia revela também que a verdadeira França não é a da Frente Popular (esquerdista). A França Católica está vigorosa e forte e à semelhança de seus atletas, ela vencerá em um “élan” sublime e vigoroso a crise que a atingiu.

Español: Discursos, conferencias

1968-11-18 - Nuestra Señora del Perpetuo Socorro - "El Perpetuo Socorro es un auxilio, un acto de misericordia, de piedad perpetua, ininterrumpida, que nunca se detiene, que nunca cesa, que nunca se suspende. Nunca, significa en ningún minuto; nunca significa en ningún lugar; nunca significa en ningún caso".

 

02/07/2020

Multimedia:

1980-11-21 - A vida é uma imensa peça na qual se é espectador que procura entendê-la ou ator que dela participa (com texto e áudio) / Ambientes e costumes à época da morte de Leão XIII. Contraste entre a concepção da vida até a "Belle Époque" (1870-1914) e a do mundo influenciado pela mentalidade hollywoodiana.

Discursos, conferências:

1964-06-15 - Considerações em torno de "Revolução e Contra-Revolução" - I / Diferenças entre mentalidade e doutrina - Ao lado do orgulho entra uma nova doutrina: o Absolutismo - Histórico do desencadeamento da Revolução tendenciosa - A atmosfera triunfal da Idade Média levou ao afrouxamento na prática da virtude - Pode-se aplicar nos problemas de vida espiritual dos povos os mesmos princípios à vida espiritual dos indivíduos. Nada de extremo se faz repentinamente - Deu-se na Idade Média um fenômeno que poderá repetir-se no Reino de Maria, no momento do triunfo sobre os inimigos da Igreja: o perigo vem com a vitória - Em menos de dois séculos, todo o corpo social ficou deteriorado - Uma atitude despreocupada da Cristandade foi a causa da decadência - Não se deve temer tanto as lutas de conversão (primeira fase) quanto as batalhas de segunda fase - As profundidades desta crise nas diversas camadas sociais - Os centros naturais de resistência.

Artigos em O Legionário:

1937-12-26 - Comentando... Defesa da Mocidade / Na época atual, caracterizada por uma grande fraqueza de autoridade, um dos pontos mais atingidos foi precisamente o da autoridade paterna. Urge que os pais compreendam realmente a sua responsabilidade em tudo o que se refere a uma boa formação dos filhos. Sendo eles pais - no verdadeiro sentido da palavra - teremos uma geração de moços que saberá dar-lhes honra e dar glória ao Brasil.

Italiano:

1963-12-03 - Concilio Vaticano II: 200 Padri conciliari chiedono la condana del comunismo, marxismo e socialismo. Lo storico documento è stato redatto dal Prof. Plinio. Ecco il suo testo integrale.

 

01/07/2020

Especial / Santos e festas do mês:

* O Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo / "Confesso que, das festas com que se honra Nosso Senhor Jesus Cristo, talvez nenhuma me diga tanto ao espírito e me impressione tanto ou tão profundamente, quanto a festa do Preciosíssimo Sangue. É claro que tais coisas são individuais e dependem do modo da graça tocar cada pessoa, mas concretamente comigo isso é assim. A razão disso está no que segue..."

Artigos em O Legionário:

1937-12-19 - Comentando... “O catolicismo americano” / Não há um “catolicismo americano, ou argentino, ou brasileiro”. Há um só que é o “Catolicismo Apostólico Romano”: uma só doutrina e um só pastor. Os católicos dos Estados Unidos são tão católicos quanto os do Brasil, da Itália ou da Cochinchina, professam a mesma doutrina e obedecem ao mesmo Chefe supremo que é o Bispo de Roma, o Sumo Pontífice.

1937-12-19 - Comentando... “... para bellum” / Dados publicados pelo “Livro de Armamentos” da Sociedade das Nações e referentes ao ano de 1937: até agora, as despesas de guerra atingiram a importância de 7.100.000.000 dólares-ouro, contra 5.800.000.000 em 1936 e 2.500.000.000 em 1913 nas vésperas da Guerra Mundial. Tais dados falam por si mesmos, clamando a necessidade de uma reviravolta na orientação do mundo, uma vez que os homens não foram feitos para se matarem mutuamente.

1937-12-26 - Comentando... Castidade pré-matrimonial / O problema sexual já está resolvido há 6.000 anos, quando Deus nosso Criador, fonte de toda a sabedoria e ciência, deu as tábuas da Lei a Moisés.

English:

1994-07 - Nobility and Elites in the Post-industrial Society / Does it make sense to speak about nobility and elites today 200 years after the French revolution, which abolished nobility in France and decapitated Louis XVI, challenging all the royalty in Europe?

*   *   *

Bookmark and Share