(*) Da “Refutação da TFP a uma investida frustra” (Edição da TFP, São Paulo, vol. I, junho de 1984, pags. 2-5, por uma Comissão de sócios da TFP com a colaboração, revisão e posfácio de Antonio Augusto Borelli Machado). Para aprofundar o assunto, consulte-se Depois do fracasso de dez estrondos publicitários, singular tentativa de “implodir” a TFP (cfr. Um homem, uma obra, uma gesta – Homenagem das TFPs a Plinio Corrêa de Oliveira, Parte I, Capítulo IV, EDIÇÕES BRASIL DE AMANHÃ, São Paulo, 1989, pags. 160 a 164).
* * *
[vide tradução abaixo]
Santo Domingo El Real
- Dominicanos
(Rua) Claudio Coelho, 141
Madrid – 6
P A R E C E R
Revi atentamente a obra a que se refere a Ata Notarial número mil quatrocentos e três do Tabelionato do Sr. Guilhermo Barquln Sequín, desta Capital, lavrada no dia vinte e dois de maio do presente ano e intitulada Investida frustrada contra a TFP, de autoria de uma Comissão de Estudos da Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP) – composta pelos Srs. Antonio Augusto Borelli Machado, Átila Sinke Guimarães, Gustavo Antonio Solimeo e João Clá – em resposta a três cartas do Sr. Orlando Fedeli ao Sr. Plinio Corrêa de Oliveira, nas quais ele pretendia acusar a referida Associação de certos desvios de ordem religiosa. A obra está dividida em duas partes (I e II). A primeira parte (I) contêm 288 paginas e a segunda (II), 547. Todas as páginas da primeira parte (I) estão assinadas por mim e pelo Sr. João S. C. Dias, representante da TFP brasileira. Da segunda parte (II) só foram assinadas as duas primeiras páginas, pois as demais são citações de livros já publicados.
A respeito dessa obra, deixo consignada a seguinte opinião:
A resposta, a meu ver, atinge plenamente o seu objetivo: responde de modo adequado as pretensas acusações, com argumentação cristalina e eficaz, a partir de pressupostos teológico-canônicos bem assumidos e da reconstrução de circunstâncias subjetivas e objetivas que serviram de pretexto às denúncias.
Não encontrei nenhum erro teológico, moral ou canônico, ou de qualquer outro ponto de vista concernente aos ensinamentos e às práticas da Santa Igreja Católica Apostólica e Romana. Somente notei erros de datilografia e alguma incorreção de vocabulário espanhol ou de redação. Sugeri apenas duas ou três leves precisões para melhorar certas frases, as quais, aliás, foram levadas em conta nos exemplares definitivos que assinei.
Madrid, 23 de maio de 1984.
Professor de Teologia