Plinio Corrêa de Oliveira com a beca de Professor
1936 – Curso de História da Civilização, Parte I – Metodologia histórica – A tarefa do historiador – Critérios para o historiador – Definição de História – Divisão da História em períodos – Ciências auxiliares da História – Os grandes historiadores.
1936 – Curso de História da Civilização, Parte II – Pré-História – Definição de pré-história – A origem da vida – A hipótese evolucionista de Darwin – Raças – Civilizações paleolíticas e neolíticas – Civilizações orientais – Religiões pagãs
1936 – Curso de História da Civilização, Parte III – Civilização Egípcia – Classes sociais – O faraó no antigo Egito – Cultura – Leis penais – Arte
1936 – Curso de História da Civilização, Parte IV – Civilizações caldaica e assírica / A Mesopotâmia – Política externa – Arquitetura – As cidades – Templos – Costumes – Religião – Astrologia – Arte: arquitetura, construções, escultura, pintura, ciência
1936 – Curso de História da Civilização, Parte V – Medos e persas / Cultura e produção literária – Organização política e social – Família – Arte – Costumes
1936 – Curso de História da Civilização, Parte VI – Os fenícios / Comércio fenício – O Mediterrâneo – A Fenícia – Suas rotas marítimas e terrestres – Mercadorias que negociavam. Eles não elaboraram civilização alguma; eram um povo numericamente pequeno, que só teve valor na História pela sua navegação e pelo seu comércio.
1936 – Curso de História da Civilização, Parte VII – Os hebreus / A Palestina – O povo – A religião – A Bíblia – Patriarcas – Moisés – Os juízes – Os reis – Profetas – A vida dos judeus – Características da civilização hebraica
1936 – Curso de História da Civilização, Parte VIII – A civilização na primitiva Grécia / Civilizações pré-helênicas – História da primitiva Grécia: recentes descobertas; civilização helênica; civilização em Atenas; falseamento da democracia; características da civilização grega – Civilização helênica: culto aos mortos; gens, cúria, tribo; exclusivismo do novo culto; a aristocracia; primeira revolução; segunda revolução; terceira revolução; quarta revolução – Esparta: classes sociais; a educação; o laconismo; as mulheres; valor militar de Esparta; escultura; pintura; literatura – Invasões e migrações na Grécia primitiva – Colônias: causas da colonização grega – A filosofia grega; período pré-socrático: escola jônica; sofistas; escola italiana ou pitagórica – Período socrático – Período pós-socrático – A arte grega: estilo dórico; estilo jônico; estilo coríntio – Resumo: arquitetura; escultura.
1936 – Curso de História da Civilização, Parte IX – Civilizações itálicas anteriores a Roma /A Magna Grécia – A história legendária – Crítica da tradição – A Itália primitiva: civilizações anteriores a Roma; Roma e a história legendária; evolução; primeira fase; segunda fase – Direito Romano: Lei das Doze Tábuas; Evolução do Direito Romano.
1936 – Curso de História da Civilização, Parte X – A evolução política e dos costumes em Roma / Política interna: Primeira revolução; Segunda revolução; Terceira revolução – A reação aristocrática – Novas conquistas da plebe – A democracia em Roma – O Império Romano – Costumes e vida social em Roma – O luxo – Depravação sexual – Os imperadores destroem as tradições e estimulam a imoralidade – Decadência da família – Dureza dos costumes: os gladiadores; os escravos – A religião: desordem e decadência dos antigos cultos; os deuses estrangeiros invadem Roma; ceticismo e incredulidade; a religião agrava a corrupção; a intolerância; o formalismo religioso. / São tremendas as reflexões que estes fatos sugerem. Mas, ao mesmo tempo, são confortadoras. Tremendas, porque mostram que se iludem cruelmente aqueles que querem alicerçar a própria felicidade sobre a fortuna e os prazeres que a vida proporciona. Confortadoras, porque mostram aos homens retos e puros que a felicidade não está na concupiscência, mas na tranquilidade ordenada e metódica de uma vida pura.
1936 – Curso de História da Civilização, Parte XI – A civilização no Império Romano / Influência da civilização grega sobre o povo romano: artes; religião; língua; ciências – A família romana – O direito em Roma: suas características; origem e evolução; divisão do Direito Romano; codificação do Direito Romano; advogados e jurisconsultos – O instituto da escravidão entre os romanos: conceito de escravo; fontes de escravos; tipos de escravos; libertação dos escravos; situação do escravo; consequências da escravidão – Desenvolvimento das letras em Roma: características – Influência do Cristianismo sobre o povo romano: transformações sociais; políticas; econômicas. / O Cristianismo deu à propriedade privada um fundamento doutrinário. Afirmou que ela deve existir como doação de Deus, e portanto por concessão do Estado; mas limitou a propriedade a uma recompensa de Deus ao trabalho honesto. Sendo assim, não a admitia como meio de diminuir os demais homens. Por outro lado, afirmava a caridade: é lícito a um homem gozar de suas rendas, mas deve suprir o que falta ao próximo. Estes conceitos transformaram completamente os costumes.
1936 – Curso de História da Civilização, Parte XII – Os povos bárbaros / Os bárbaros se infiltram no império – Suas invasões – Seus costumes – Sua religião – As leis bárbaras. Com isto, fica claramente estabelecido que, se bem que a Idade Média realmente mereça censura quanto aos dois pontos de que tratei (suas superstições e diversas leis), esta censura não se deve à influência cristã, mas aos restos de paganismo que, laboriosamente, a Igreja foi extirpando.
1936 – Curso de História da Civilização, Parte XIII – Organização social e econômica medieval / Na antiguidade, o poder despótico dos reis, a crueldade com que eles o exerciam, a depravação, o excesso de riquezas, o ócio e o brutal desprezo professado pelas aristocracias em relação à plebe; o espírito de revolta furioso da plebe, que explodiu em Roma, na Grécia e na Fenícia em sanguinolentas revoluções populares, o horror ao trabalho, a indisciplina agressiva e o insopitável ódio das classes pobres contra toda e qualquer autoridade; a crueldade inenarrável com que aristocratas e plebeus tratavam os escravos, aos quais era dada uma sorte que nem aos animais era reservada. Tudo isto, que se nota em todas as civilizações anteriores a Nosso Senhor Jesus Cristo, é em última análise fruto do egoísmo. Nosso Senhor Jesus Cristo, pelo contrário, pregou no mundo o amor ao próximo. Sobre esta base inteiramente nova Ele renovou o mundo, a tal ponto que Ele divide a História em dois grandes períodos ou eras: a era Cristã e a era anterior ao Seu nascimento. Qual foi a doutrina política e social de Nosso Senhor Jesus Cristo? Costumam certos escritores, que não compreendem o Cristianismo, chamar Nosso Senhor Jesus Cristo de “revolucionário”. O Cristianismo não trouxe uma revolução, mas uma renovação. Em lugar de tomar partido pela autoridade contra a anarquia, ou pelo despotismo contra os oprimidos, o Cristianismo transformou uns e outros, oprimidos e opressores, fazendo cair de suas mãos as armas com que se feriam reciprocamente, e unindo-os num afetuoso abraço de irmãos. / ÍNDICE: Fatores da civilização medieval: os bárbaros; a civilização greco-romana; a Igreja Católica – A questão da autoridade – A questão da propriedade – A família – A paz – A vida dos senhores feudais – Os castelos – Residência – Educação – Vida de um cavaleiro: a guerra; os torneios; a caçada; os festins – A cavalaria – Os camponeses e seus costumes – As cidades – A agricultura – A indústria – O comércio – As letras e as artes – Escritores – Artistas – Progresso técnico.
1936 – Curso de História da Civilização, Parte XIV – Organização política medieval / Fatores da civilização medieval: o romano; fator bárbaros; o que é o selvagem; hábitos dos povos bárbaros; fator cristão ou Igreja Católica; evangelização da Europa não romana – O feudalismo: o que foi; origem; hierarquia feudal; complexidade da hierarquia feudal; a política dos matrimônios; prerrogativas do senhor feudal; a hierarquia e a desigualdade social; o clero; situação da plebe; equivalência de direitos e deveres; formação do feudalismo; deformações do regime feudal; direitos e deveres dos senhores feudais; a sociedade medieval; as cortes; tendências políticas das monarquias europeias.
1936 – Curso de História da Civilização, Parte XV – A Civilização na Idade Média / Papel da Igreja Católica na Idade Média: os problemas medievais; contribuição da Igreja na elaboração da civilização medieval; contribuição intelectual; contribuição moral e política; contribuição social; contribuição econômica – Vida intelectual da Europa no século XIII: estudos na Idade Média; estado da cultura no século XIII; Universidades; As letras no século XIII – As instituições inglesas na Idade Média: realeza; vida econômica; nobreza; Magna Carta; Parlamento; o Júri – O islamismo: Maomé; sua doutrina – predestinação.
1936 – Curso de História da Civilização, Parte XVI – Idade Moderna e Contemporânea / A invenção da imprensa: sua expansão; consequências – Descobrimento da América: Cristóvão Colombo; primeira viagem; outras viagens de Colombo – Consequências do descobrimento – A Renascença: Conceito de Renascimento; Causas; Precursores do Renascimento; Renascimento na Itália; na França; o Renascimento alemão – O regime colonial no século XVIII: Países colonizadores; O novo conceito de colônia; Companhias de comércio – Regimes coloniais: Colônias portuguesas; espanholas; holandesas; francesas; inglesas – Desenvolvimento do Império Otomano; sua formação; o império turco na Idade Média; na Idade Contemporânea; Revoltas dos sérvios; A Grécia e sua independência; Guerra turco-egípcia; Guerra russo-turca – A indústria moderna; formação da grande indústria; a tendência para “criar” necessidades – Desenvolvimento do comércio contemporâneo: Transportes terrestres; marítimos; Navegação aérea; Conseqüências comerciais; econômicas; sociais; políticas; Países senhores do comércio mundial – A democracia: origem; conceito; a democracia na Europa; na América.