Catolicismo, N° 586, Outubro de 1999, pág. 24-27
Em 17 de janeiro de 1967, o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira proferiu importante conferência que marcou época nos ambientes internos da TFP.
Sócios e cooperadores da entidade haviam obtido a competente licença para ministrar aulas de Religião em vários colégios da capital paulista, naquele ano. Solicitaram então ao insigne líder e pensador católico uma orientação a respeito.
Em sua exposição, o fundador da TFP julgou preferível apresentar uma visão geral, embora muito sintética, da História a partir da criação divina, para que os futuros professores extraíssem dela aquilo que julgassem mais adequado à elaboração dos programas de seus cursos.
Beneficiários dessa sucinta exposição não foram apenas os referidos professores de Religião; mas todos nós que, 32 anos após, tomamos conhecimento ou relembramos os conceitos — ao mesmo tempo penetrantes, claros e didáticos — que compõem o vasto e complexo tema desenvolvido pelo ilustre orador.
A fonte do texto abaixo é uma gravação em fita magnética, feita na ocasião, razão pela qual nos limitamos a introduzir pequenas adaptações ao estilo de um texto escrito, excluindo apenas o que nos pareceu de menor interesse para o leitor. #9;
Desde o falecimento do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, em outubro de 1995, Catolicismo vem dedicando a matéria de capa desse mês à existência e obra daquele que, em vida, foi a realização plena da frase que lhe serviu de epitáfio: Varão católico e apostólico, totalmente romano.
Esperamos que a escolha da matéria da presente edição para os caros leitores seja de igual proveito espiritual e cultural ao dos temas abordados nas edições de outubro dos anos anteriores.
A Direção de Catolicismo
A criação dos astros e dos animais – Mosaico da nave central da catedral (fim do século XII) de Monreale (Itália)
Coroação da Virgem (detalhe) – Fra Angélico, Galeria dos Ofícios, Florença (Itália)