Carta do Cardeal

 Pizzardo ao Bispo de

Campos a propósito de

 «A liberdade da Igreja

 no Estado comunista»

Bookmark and Share

 

 

SAGRADA CONGREGAÇÃO

DOS SEMINÁRIOS E

UNIVERSIDADES

Roma, 2 de dezembro de 1964

Prot. nº 914/52/9

 

Excelência Reverendíssima,

Somente agora pudemos ler o amplo e profundo estudo do ilustre Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, sobre o importante tema «A liberdade da Igreja no Estado comunista» (3ª edição ampliada, São Paulo, 1964), que V. Excia. Revma. teve a bondade de encaminhar a esta Sagrada Congregação, com a amabilíssima carta chegada aos nossos escritórios em novembro passado.

Ao mesmo tempo que lhe exprimimos nossa sincera gratidão, congratulamo-nos com V. Excia. e com o egrégio Autor, merecidamente célebre pela sua ciência filosófica, histórica e sociológica, e auguramos a mais larga difusão ao denso opúsculo, que é um eco fidelíssimo dos Documentos do supremo Magistério da Igreja, inclusive as luminosas Encíclicas «Mater et Magistra» de João XXIII e «Ecclesiam suam» de Paulo VI, felizmente reinante.

Queira o Senhor conceder a todos os católicos que compreendam a necessidade de estarem unidos «in uno sensu eademque sententia» a fim de evitar as ilusões, os enganos e os perigos que hoje ameaçam internamente a sua Igreja!

Com sentimentos de particular estima e consideração, de todo o coração me professo novamente

de Vossa Excelência Reverendíssima

devotíssimo em Jesus Cristo

 

G. Cardeal PIZZARDO

 + DINO STAFFA, Secretário