Verba Tua manent in aeternum

 

 

Não é hora de procurar novidades, mas de agir conforme

os princípios já estabelecidos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bookmark and Share

A D V E R T Ê N C I A

Transcrevemos abaixo matéria tal qual foi publicada pelo mensário de cultura "Catolicismo", conforme indicado no final da citação. "Catolicismo" utilizava, para isso, traduções provenientes de fontes fidedignas, como o serviço de divulgação da Santa Sé para o português ou então sua equipe redatorial se valia da ediçao do "Osservatore Romano" em francês ou ainda - conforme o documento - proporcionava aos leitores versão baseada na própria "Acta Apostolicae Sedis". 

A utilidade da leitura dessas "Verdades esquecidas" - com as devidas adaptações - encontra-se ressaltada pelo Prof. Plinio em artigo de "Catolicismo" de abril de 1952: "É necessário que se ponham em foco as máximas que o demônio, o mundo e a carne procuram a todo momento relegar para segundo plano".

Da Exortação de Pio XII aos fiéis de Roma, de 10-2-1952: 

Não é hora de discutir, de procurar novos princípios, de apontar novos fins e objetivos. Uns e outros são já conhecidos e firmados em sua substância, porque ensinados pelo próprio Cristo, elucidados pela elaboração da Igreja, adaptados às circunstâncias imediatas pelos últimos Soberanos Pontífices; não esperam, pois, senão uma coisa: sua realização concreta. De que valeria perscrutar os caminhos de Deus e do Espírito, se na prática se escolhem os caminhos da perdição e dobra-se docilmente o dorso ao aguilhão da carne? Qual o proveito de saber e de dizer Deus é Pai e os homens são irmãos, se toda intervenção de Sua parte na vida privada e pública é temida? Qual o benefício de se discutir acerca da justiça, da caridade, da paz, se de antemão a vontade está decidida a fugir da imolação, o coração determinado a fechar-se numa solidão glacial, se ninguém ousa tomar a iniciativa de quebrar as barreiras do ódio que divide, para promover um sincero entendimento? Tudo isso não contribuiria senão para tornar mais culpáveis os filhos da luz, aos quais será perdoado menos se tiverem amado menos. Não foi com essa inconseqüência e essa inércia que a Igreja, nos seus primórdios, mudou a face do mundo, e que estendeu rapidamente e continuou através dos séculos sua obra benfeitora que lhe valeu a admiração e confiança dos povos ("Catolicismo", nº 19, julho de 1952).


ROI campagne pubblicitarie