Em meados do mês de novembro de 2008, veio a lume "Una battaglia nella notte. Plinio Corrêa de Oliveira e la crisi del secolo XX nella Chiesa" (Uma batalha na noite, Plinio Corrêa de Oliveira e a crise do século XX na Igreja"), edições Sugarco, Milão, 296 páginas, de autoria do Dr. Massimo Introvigne. Este último é fundador e diretor do CESNUR (Centro de Estudos sobre Novas Religiões), membro do grupo "Religioni" da Associação Italiana de Sociologia, autor de quarenta volumes e de mais de cem artigos a respeito de temas relativas â sua especialização, um dos mais conhecidos estudiosos italianos sobre as religiões. Ele é também dirigente de "Alleanza Cattolica".

"O livro - explica Introvigne - nasce de uma ocasião: em 2008 se cumprem 100 anos do nascimento de Plinio Corrêa de Oliveira, que teve no mundo uma notável influência no âmbito do pensamento católico conservador. (...) No próximo ano será também o 50º. aniversário de sua obra mais influente Revolução e Contra-Revolução".

O trabalho do renomado sociólogo italiano fornece vasta documentação – inclusive material até agora inédito – e apresenta seus pontos de vista próprios de tal sorte que, com os dotes com os quais a Providência o favoreceu, sabe atrair a atenção de seus leitores para as questões que coloca.

“A obra de Corrêa de Oliveira – afirma o autor – permanece para muitos um mapa que ensina como sair das trevas e voltar à luz”.