Parte I

 

 

Capítulo V

 

N° 69 - Prof. Plinio

Corrêa de Oliveira almoça na "Folha de S. Paulo"

 

 

Bookmark and Share

Um homem, uma obra, uma gesta – Homenagem das TFPs

a Plinio Corrêa de Oliveira
 

EDIÇÕES BRASIL DE AMANHÃ
Rua Javaés 681 – São Paulo
Impressão e acabamento
Artpress – Papéis e Artes Gráficas Ltda.
Rua Javaés 681 – São Paulo
s/d (1989)

O texto do presente trabalho, até o ano de 1979, é o da documentada obra "Meio Século de Epopéia Anticomunista" (coordenação de Antonio Augusto Borelli Machado - Editora Vera Cruz, São Paulo, 1980, 4 edições, 39 mil exemplares), com algumas adaptações.
De 1979 em diante, no que toca à TFP brasileira, o trabalho de redação recorreu a muitas fontes, mas beneficiou-se de modo todo particular da consulta aos livros, artigos e outros documentos redigidos pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, e é grato mencionar aqui esta circunstância.

 

11 de Janeiro de 1979

"Acho que o nosso povo tem um traço de intuição, de cordialidade, que começa a ser reconhecido mesmo por europeus, como a gente percebe conversando com eles. Não creio que seja apenas devido à miscigenação; o brasileiro é um povo criativo, tem um grande poder criador que acredito venha de sua capacidade de intuir. [...] Penso que os aspectos positivos existem, apenas não estou certo de que eles prevalecerão nesse futuro imediato". Este comentário é feito pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira em almoço que a "Folha de S. Paulo" oferece a seus colaboradores, em sua sede.

O jornal comenta que o Presidente do Conselho Nacional da TFP "chamou particularmente a atenção", e que, "sempre sorridente e afável", constituía "uma espécie de exemplo vivo de sua teoria da cordialidade brasileira".

Para ver uma reprodução da matéria jornalística clicar [1], [2] e [3].

Almoço oferecido pela "Folha de S. Paulo" aos colaboradores de sua secção "Tendências e Debates". O prof. Plinio está sentado à esquerda do diretor do jornal, Octávio Frias, que tem à sua direita o escritor Gilberto Freire. O primeiro à esquerda é o ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso.

Índice


ROI campagne pubblicitarie