Capítulo II

 

 

 

5. Nossa Senhora de Fátima alertando o mundo para o perigo comunista:

Imagem Peregrina percorre nove nações

 

 

Bookmark and Share

Um homem, uma obra, uma gesta – Homenagem das TFPs

a Plinio Corrêa de Oliveira

EDIÇÕES BRASIL DE AMANHÃ
Rua Javaés 681 – São Paulo
Impressão e acabamento
Artpress – Papéis e Artes Gráficas Ltda.
Rua Javaés 681 – São Paulo
s/d (1989)

 

A radiofoto, publicada em 21 de julho de 1972 na imprensa mundial, mostra a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima a verter lágrimas no local onde estava sendo venerada em Nova Orleans, Estados Unidos. A funda impressão produzida pelo fato nas TFPs está na origem do apoio prestado por elas às viagens dessa venerável Imagem em diversos países

A promulgação do dogma da Imaculada Conceição pelo grande Papa Pio IX trouxe consigo um renascer da piedade mariana. Foi este um dos fatores – talvez remoto, mas dos mais influentes – do impressionante reflorescimento das Congregações Marianas. Reflorescimento cuja repercussão favorável se estendeu a toda a América do Sul, notadamente ao Brasil dos anos 30.

A mensagem de Nossa Senhora em Fátima, outrossim, impressionou vivamente o continente.

Estes são, sem dúvida, dois dos principais fatores que prepararam o terreno para as vitoriosas peregrinações de uma Imagem de Nossa Senhora de Fátima por estas terras.

EM 21 DE JULHO de 1972, a imprensa mundial publicou impressionante radiofoto, que mostrava a miraculosa Imagem a verter lágrimas em Nova Orleans, Estados Unidos.

Em 1973, por especial concessão da Blue Army of Our Lady of Fatima (Exército Azul de Nossa Senhora de Fátima) dos Estados Unidos, a mesma Imagem visitara a sede do Conselho Nacional da TFP, em São Paulo, e a diocese de Campos, deixando o Brasil depois de poucos dias.

O Exército Azul de Nossa Senhora de Fátima do Brasil obteve de seu congênere norte-americano, no ano seguinte, a custódia desta Imagem Peregrina. E a fez percorrer toda a América do Sul.

Em todo o continente, a iniciativa recebeu especial apoio das várias TFPs e entidades afins. Tais entidades fizeram e continuam fazendo grande divulgação da Mensagem de Fátima, por meio de artigos, conferências, publicações e campanhas de rua.

As diversas TFPs têm difundido muito especialmente o opúsculo do Eng. Antonio Augusto Borelli Machado, As aparições e a mensagem de Fátima conforme os manuscritos da Irmã Lúcia (Editora Vera Cruz, São Paulo, 1967, 96 pp.). Esta obra - um best-seller com no total nada menos que 859 mil exemplares de tiragem - contém o texto das célebres revelações feitas em 1917, em Fátima, nas quais Nossa Senhora adverte o mundo para o perigo da expansão do comunismo. Acompanham notas explicativas e comentários. Deste livro foram publicadas 24 edições em português, 27 em espanhol, 4 em inglês, 4 em italiano, 3 em polonês, 2 em francês. Foi estampado originariamente em "Catolicismo" e transcrito em 7 periódicos de 5 países.

Recebeu ele cartas de aprovação de D. Pacifico M. Luigi Perantoni, O.F.M., Arcebispo Emérito de Lanciano, Itália (15-6-76); de D. Philip M. Hannan, Arcebispo de Nova Orleans, Estados Unidos (18-11-85); de D. Bernardino Echeverría Ruiz, O.F.M., Arcebispo de Guayaquil, Equador (22-2-86); de D. Germán Villa Gaviria, Arcebispo de Barranquilla, Colômbia (1º-7-86); de D. Alejandro Mestre, S.J., Arcebispo Coadjutor de La Paz (13-11-86) e de D. Polidoro Van Vlierberghe, O.F.M., Bispo-Prelado Emérito de Illapel, Chile (30-1-87).

* * *

As peregrinações pela América do Sul se estenderam até 1985, com pequenas interrupções. Nas viagens de avião, a Imagem Peregrina era sempre admitida como passageiro, em assento especial reservado pelas companhias aéreas, e tratada com todo o respeito pelos passageiros e pela tripulação. As pessoas lhe manifestavam sua veneração e afeto, tendo uma senhora chegado inclusive a ajoelhar-se no corredor, durante parte de uma dessas viagens.

A presença da Imagem foi ocasião de graças singulares. No aeroporto de Bucaramanga (Colômbia), por exemplo, cruzou-se Ela com um homem que se dizia ateu e que, ao vê-la, pôs-se a chorar de maneira incontenível. Em Mérida (Venezuela), esteve durante algum tempo diante da imagem da Mãe de Deus um pobre pecador que havia mais de 40 anos não freqüentava os Sacramentos. Fitou aqueles olhos tão comunicativos, e acabou dizendo: "Este olhar me converteu. Vou confessar-me".

Há qualquer coisa nessa Imagem que exerce uma especial atração sobre as almas. Não se trata de algo físico, nem de um prodígio sensível; mas é como se Ela falasse a cada fiel, com a expressão de seu rosto.

Na viagem de 1976 ocorreu, talvez mais do que outras vezes, uma verdadeira explosão de piedade em todos os estratos sociais de cidades da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Venezuela, nas quais peregrinou, quase sempre venerada em casas particulares ou em conventos.

Em Caracas, em um único dia, foi visitada por mais de 60 mil fiéis. Uma interminável fila de devotos contornava vários quarteirões, esperando ao longo de horas a fio para poder ver de perto, ainda que por um instante apenas, a Soberana dos Céus e da Terra. Em Mérida (Venezuela), cidade de 80 mil habitantes, em um único dia foi visitada por cerca de 11 mil pessoas (mais de um oitavo da população).

Em Medellín (Colômbia), em apenas um dia, cerca de 20 mil fiéis passaram pela casa que a acolhia. Quando chegou ao aeroporto de Bogotá, um embaixador ibero-americano pôs à disposição da Virgem sua "Mercedes" e, dispensando o motorista, tomou ele mesmo o volante: "Ante a Virgem, o embaixador é o último dos homens".

Em Mendoza (Argentina), 2 mil cadetes do Colégio Militar desfilaram diante dEla, tributando-lhe honras marciais. Em sua passagem pelo Equador, terra mariana, atribuíram-lhe uma conversão e uma cura miraculosa.

* * *

 

No Palácio do Governo de Pernambuco, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima é recebida com honras oficiais pelo Governador Moura Cavalcanti e Senhora

"Que bonita é minha Mãe!", foi a primeira exclamação ouvida no aeroporto de Recife, no Nordeste brasileiro.

Nas refinarias de açúcar, era recebida com sinos e foguetes. Um cortejo solene levava a Imagem à capela da propriedade, onde os homens rezavam algumas Ave-Marias. Ao mesmo tempo, as mulheres dos empregados organizavam uma vigília contínua, recitando o rosário. O dono de uma das refinarias, em impecável terno branco, permaneceu em pé durante todo o tempo, junto ao altar.

* * *

Sempre e por todas as partes, a Imagem atrai devotas multidões. Nas fotos: acima, à esquerda, 2000 cadetes do Liceu Militar de Mendoza, Argentina, lhe prestam homenagem; à direita, em Pasto, Colômbia; abaixo, à esquerda, em Cuzco, Peru e à direita em Caracas, Venezuela.

Em 1984 esteve Ela no Equador. O Sr. Arcebispo de Guayaquil, Mons. Bernardino Echeverría, compareceu à sede da TFP para visitá-la. A entrada na cidade foi feita em carro descoberto, e constituiu uma apoteose mariana de fervor filial. Foi exposta à veneração pública na Catedral, para onde acorreram multidões de fiéis.

Em 1983 e 1985 a veneranda Imagem esteve no Peru. Peregrinou por oito dias em residências, conventos e igrejas de Lima, Arequipa, Cusco e Trujillo. Mais de 100 mil peruanos vieram ajoelhar-se a seus pés. Na Arquidiocese de Cusco percorreu também várias aldeias de população indígena, perdidas em meio aos Andes. Todo o povo, tendo à testa o prefeito, vinha recebê-la e, ao fim da visita, a acompanhava até os arredores da cidadezinha, ou mesmo até o próximo lugarejo. Em Trujillo, 15 mil fiéis a visitaram no único dia em que esteve exposta à visitação pública.

Mas como narrar em tão pouco espaço todos os lances dessa gesta sobrenatural que se prolongou por doze anos? É impossível ser completo; bastem portanto, para dar alguma idéia, estes poucos flashes.

Esta foi a via luminosa, a ser consignada com letras de ouro nas páginas dos grandes feitos de Nossa Senhora de Fátima. As TFPs registram aqui sua alegria por terem participado de tão gloriosas jornadas, em boa hora promovidas pelo Exército Azul de Nossa Senhora de Fátima do Brasil.

 

 

Sendo ateus, os comunistas são geralmente infensos a todos as devoções católicas. Mas eles se referem com particular ojeriza à devoção a Nossa Senhora de Fátima. O fato se deve a que, em uma de suas aparições na Cova da Iria, a Virgem Santíssima apresentou o advento do comunismo na Rússia, e sua expansão mundial, como um dos castigos merecidos pela humanidade em razão dos pecados gravíssimos que já então se cometiam por toda parte (Cfr. Antonio Augusto Borelli Machado, op. cit., 23ª ed., p. 45).

Para os católicos resulta de singular importância praticar e difundir a devoção a Nossa Senhora de Fátima, e conhecer esta admonição, que se veio tornando crescentemente oportuna ao longo das décadas, na medida em que o perigo comunista assume aspectos cada vez mais ameaçadores em todas as partes do mundo.

Tópico seguinte

ÍNDICE GERAL


ROI campagne pubblicitarie