Plinio Corrêa de Oliveira

 

 

7 Dias em Revista

 

 

 

 

 

 

 

Legionário, 30 de janeiro de 1938, N° 281, pag. 2

  Bookmark and Share

O prefeito do Rio, Sr. Henrique Dodsworth, contratou aqui em São Paulo o Rev.mo Sr. D. Xavier de Mattos O.S.B. para exercer na Secretaria da Educação o cargo de assistente técnico.

Congratulamo-nos com a Capital da República pela aquisição desse excelente educador patrício, que honra a educação brasileira.

A própria Prefeitura do Rio vem buscar em São Paulo, dentre os católicos, os orientadores do seu ensino. No entanto, aqui, são eles completamente relegados como é o caso, entre muitos outros, por exemplo, do Sr. Leonardo Van Acker, cujos méritos são de todos conhecidos e que não foi, até hoje, chamado a colaborar na Universidade de São Paulo.

* * *

Noticia-se que o presidente Roosevelt apoiará uma moção apresentada ao Congresso norte-americano visando criar uma estação oficial de rádio destinada a combater a propaganda racista e nazista na América do Sul.

É de estranhar esse interesse do presidente Roosevelt pela América do Sul, tanto mais que ele muito bem poderia combater o fascismo e o nacional socialismo na própria América do Norte.

Por outro lado, por que o Sr. Roosevelt não se lembra de mandar que a estação de rádio a ser criada por seus deputados sirva também para combater o comunismo?

* * *

Na Alemanha, os tribunais condenaram a Sra. Helena Kaisu porque esta se recusou a participar dos exercícios de defesa contra ataques aéreos sob a alegação de que punha sua vida nas mãos de Deus.

Essa senhora tornou-se, de fato, passível de punição, por desobedecer a uma ordem do governo que em nada afetava as suas crenças. O motivo que ela alega não é absoluto conforme à doutrina católica, pois a prudência é uma das grandes virtudes católicas, e o católico não deve em absoluto expor a sua vida inutilmente, recusando os recursos postos ao seu alcance pela própria Providência.

* * *

Para maior confusão dos ingênuos que julgam possível uma reconciliação da Igreja com o nacional socialismo, ou que supõem que os católicos sejam culpados da perseguição na Alemanha, transcrevemos alguns dos 10 mandamentos do nacional socialista publicados pelos jornais alemães:

1 - O “führer” deve ser o teu modelo. A fidelidade para com ele é o mais sagrado dos deveres, sem sofismas, quanto às suas decisões.

4 – Somente o nacional socialismo gera a verdade, por toda a vida. Combate por essa verdade. Usa sempre a tua insígnia, que é o símbolo da nossa luta comum.

5 - O nosso adversário nunca tem razão. Se ele tivesse razão, seria nacional socialista. Os adversários que usam um manto religioso estão errados quando atacam o nacional socialismo, que não tem o direito de criticar. Eles erraram milhares de vezes e milhares de vezes pecaram contra a alma e o espírito do povo alemão, sendo também em parte responsáveis pelos infortúnios da Alemanha no passado.

8 - Não esqueças que, como soldado do “führer”, não tens direitos, só tem deveres...

9 - Conduze-te como modelo para os outros alemães, tal como o “führer” é para contigo. O mundo julga o partido pelos seus representantes.

Todos esses artigos, a começar pelo seu número revelam nitidamente o desejo de atacar o Catolicismo. Alguns deles, então, são simplesmente ridículos, como os que apresentam o “führer” como modelo ou o que proclama o nazismo gerador da verdade. É pena que só agora o Sr. Hitler a tenha descoberto. E será interessante saber o que acham os nacionalistas alemães da infalibilidade do “führer” e da verdadeira escravidão dos alemães que não tem, absolutamente, direito algum.

Além desses mandamentos, noticia o “Osservatore Romano” que 18 escolas secundárias masculinas e 64 femininas vão ser fechadas na Baviera, o que, mais uma vez, evidencia a impossibilidade de acordo com o regime hitlerista.


ROI campagne pubblicitarie