Plinio Corrêa de Oliveira

 

7 Dias em Revista

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Legionário, 11 de julho de 1943, N. 570

  Bookmark and Share

 

Folgamos em registrar que, afinal, apareceu na imprensa diária uma palavra com referência ao futuro da Áustria. O conhecido especialista de questões internacionais, Sr. Walter Lippmam, publicou um artigo na "Folha da Manhã", em que sustenta, de passagem, a viabilidade política e econômica de uma Áustria independente. É uma só voz. É uma simples referência acidental. Mas, enfim, é melhor do que nada.

O “Legionário” continua a atribuir a este assunto a maior importância. Com efeito, Viena deve ser a capital católica de um grande Império Alemão ou de uma monarquia dual austro-húngara. Qualquer coisa que não seja isso representará, para a influência católica na bacia danubiana, um prejuízo irreparável.

* * *

À medida que se generaliza a descristianização do mundo contemporâneo, vão reaparecendo os costumes políticos das piores épocas de decadência. Nesta semana, as notícias referentes à tentativa de rapto do general De Gaulle, e as circunstâncias suspeitas que cercaram a morte do general Sikorsky são tristemente significativas a este respeito.

* * *

Lamentamos que o deputado trabalhista inglês Sr. Alfred Edwards tenha proposto a modernização ou supressão da Câmara dos Lordes. Um dos grandes riscos, depois desta guerra, será a destruição de várias das tradições que ainda restam no mundo. A Câmara dos Lordes é ela mesma uma brilhante tradição, guardiã e amparo de muitas outras. Sua supressão seria altamente nociva.


Bookmark and Share