Plinio Corrêa de Oliveira

 

 

“Super hanc petram aedificabo Ecclesiam Meam”

 

 

 

 

 

 

Legionário, 25 de junho de 1944, N. 620, 1ª. página

  Bookmark and Share

 

Por uma notável e significativa coincidência, os católicos paulistas podem festejar no mesmo dia 29 de junho a festa do Príncipe dos Apóstolos, do Apóstolo das Gentes (São Paulo) que deu seu nome ao Estado, à Arquidiocese e à cidade, e o aniversário de quem representa entre nós o Sumo Pontífice, do Exmo. Revmo. Sr. Núncio Apostólico.

Nesse dia, devemos, pois, elevar a Deus Nosso Senhor uma prece tríplice.

Pelo Santo Padre, sucessor de São Pedro, para que o Divino Espírito Santo faça crescer cada vez mais em nossos corações a noção de que o Papa é a coluna única e suficiente sobre a qual se apoia a salvação das almas, a ordem e a felicidade mesmo temporal deste mundo. É essa “pedra” sobre a qual a Igreja de Cristo foi edificada, o único alicerce de tudo quanto queira durar, o centro de gravidade de tudo quanto queira estar em ordem, a garantia de todos os súditos, a proteção de todas as autoridades, a cúpula e o alicerce do mundo inteiro.

Por nosso Estado, nossa Arquidiocese, nossa cidade, para que o Apóstolo das Gentes nos obtenha do Divino Espírito Santo que batalhemos pela Sé de Pedro com todo o ardor, toda a combatividade, toda a intrepidez magnífica com que Ele mesmo conquistou para Pedro as nações gentias e manteve sob o cetro de Pedro a Cristandade nascente, fustigando os erros que começavam a se insinuar entre os cristãos. São Paulo é o tipo perfeito do “miles Christi” (soldado de Cristo), e portanto, implicitamente, automaticamente, do “miles Petri” (soldado de Pedro), é o que queremos ser. Dá-nos isto, Senhor, “et caetera tolle” (e o resto tirai-nos).

E a São Pedro e São Paulo peçamos que derrame toda a abundância de suas graças sobre a veneranda figura do Exmo. Sr. Núncio Apostólico, recompensando-lhe todo o bem que tem feito ao Brasil, e dando-lhe forças para ainda nos fazer muito mais bem.


ROI campagne pubblicitarie