Cardeal Mindszenty,

 

símbolo da resistência ao comunismo

 

 

 

 

 

Catolicismo, N.° 295, Junho de 1975 

  Bookmark and Share

 

  

POR MOTIVO do falecimento de Sua Eminência o Cardeal Jószef Mindszenty, a TFP distribuiu à imprensa, em São Paulo, no dia 7 de maio p.p., o seguinte comunicado:

"Há dias atrás, os estandartes da TFP se tarjavam de negro pelo desaparecimento, do cenário internacional, de duas nações que lutaram gloriosamente contra o comunismo.

Hoje os mesmos estandartes mais uma vez se cobrem de luto para assinalar o desaparecimento, do rol dos vivos, de um varão cuja figura teve, na luta contra o comunismo, a influência e a glória de uma nação.

Todos os que conservam o senso da honra e da dignidade, e repudiam como uma covardia a flexão sistemática diante de um adversário agressor, tiveram nos feitos que a História Contemporânea atribui ao Cardeal Jószef Mindszenty um exemplo assinalado.

Mais especialmente a figura impávida do imortal Purpurado animou e estimulou os católicos, provados em nossos dias por tantos fatores de confusão, de desânimo e de derrota.

Grande pela dignidade de Arcebispo-Príncipe de Esztergom, que possuiu quase até o fim da vida, pelo esplendor da Púrpura romana, grande na prisão padecida sob o domínio dos comunistas, no ostracismo e no silêncio da embaixada norte-americana em Budapest, na luta que, depois de "libertado", soube continuar com denodo em Viena como em Fátima, na América do Norte, na Venezuela ou na Colômbia, o Cardeal Mindszenty, ontem falecido em Viena, constitui para os católicos verdadeiros um título de ufania do qual jamais se olvidarão.

Espiritualmente presente junto aos despojos mortais do ilustre Prelado, a TFP ora por sua alma, rogando que, pela intercessão de Maria Santissima, ela receba com a mais generosa abundância a paga de todo o bem que fez sobre a terra".

Túmulo do Cardeal Mindszenty em Mariazell, Áustria. Posteriormente, transladado a Budapest (Hungria) em 1991, seu corpo foi exumado e encontrado incorrupto, após 16 anos de sua morte. Em 1996 a documentação para o processo de sua beatificação foi apresentada à Congregação para a Causa dos Santos pelo postulador de sua causa