Plinio Corrêa de Oliveira

 

 

Minha

 

Vida Pública

 Bookmark and Share


Durante os eventos dedicados à memória de Plinio Corrêa de Oliveira, por ocasião do 20º ano de seu passamento, em almoço no Jockey Club de São Paulo, foi lançada a obra “Minha Vida Pública – Compilação de Relatos Autobiográficos de Plinio Corrêa de Oliveira”. Tal lançamento contou com a presença de diretores e membros do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, de TFPs do exterior e de entidades coirmãs.

No sentido relógio, a partir de Mons. Schneider, Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Dr. Adopho Lindenberg, Duque Paul de Oldenburg, Dr. Caio Xavier da Silveira, Prof. Roberto de Mattei, Dr. Eduardo de Barros Brotero e Dom Luiz de Orleans e Bragança

Ao ato, assistido por mais de  300 pessoas - das quais cerca de uma centena não conheceram o fundador da TFP brasileira -, estiveram presentes o bispo de Astana (Cazaquistão) Dom Athanasius Schneider, os Príncipes Dom Luiz e Dom Bertrand de Orleans e Bragança, o Duque Paul de Oldenburg e dois de seus filhos Kiril e Carlos de Oldenburg.

Na falta de uma autobiografia redigida por Plinio Corrêa de Oliveira, alguns de seus discípulos dedicaram-se a extrair do vastíssimo acervo que ele lhes legou — por exemplo, de suas numerosas conferências — os principais traços da admirável e fecunda vida do inesquecível “Cruzado do Século XX”.

A compilação, com mais de 800 páginas, traz, por exemplo, detalhes inéditos sobre os primeiros embates, no Brasil, entre o catolicismo tradicional e o progressismo dito católico. Revela a articulação, no ano de 1935, de uma congregação secreta de freiras, composta por moças da melhor sociedade de São Paulo, formadas na mentalidade progressista por uma professora belga, Adèle de Loneux. Este grupo foi a ponta de lança do movimento progressista em São Paulo, e desenvolveu uma campanha surda contra as Congregações Marianas e o grupo do jornal Legionário liderado por Plinio.

A mentalidade observada nessas moças e em outros próceres progressistas, como Alceu Amoroso Lima (o Tristão de Athayde, da literatura) está no nascedouro dos tristes desvios da Ação Católica no Brasil, movimento que desaguou depois nas CEBs e na própria Teologia da Libertação.

A extraordinária epopéia de Plinio Corrêa de Oliveira vem a lume nesse novo livro lançado sob a responsabilidade do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, por meio da Editora Artpress, como uma homenagem a sua heróica militância católica, iniciada nos bancos escolares da pequena São Paulo do início do século passado, que fez com que sua grandiosa obra se expandisse pelos cinco continentes.

Lendo-se tal compilação autobiográfica, ver-se-á que do firme e ininterrupto combate desse grande brasileiro aos erros que visam destruir a Cristandade, germinou e cresceu a Contra-Revolução no mundo inteiro. Uma luta que, com as bênçãos de Deus, contribui vigorosamente para a restauração de uma autêntica Civilização verdadeiramente católica.

O Site pliniocorreadeoliveira.info tem a alegria de colocar ao alcance de seus visitantes a íntegra do livro, não sem recomendar vivamente a sua aquisição, que pode ser feita através do link abaixo, pois esse trabalho se afigura como uma obra de referência sobre a vida e gesta daquele que tão bem foi chamado de "O Cruzado do Século XX".