Plinio Corrêa de Oliveira

 

São Nuno Álvares Pereira:

 

decisão, solércia e sagacidade

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Santo do Dia, 17 de janeiro de 1986

  Bookmark and Share

 

A D V E R T Ê N C I A

Gravação de conferência a sócios e cooperadores da TFP, não tendo sido revista pelo autor.

Se o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira estivesse entre nós, certamente pediria que se colocasse explícita menção a sua filial disposição de retificar qualquer discrepância em relação ao Magistério tradicional da Igreja. É o que fazemos aqui constar, com suas próprias palavras, como homenagem a tão belo e constante estado de espírito:

“Católico apostólico romano, o autor deste texto  se submete com filial ardor ao ensinamento tradicional da Santa Igreja. Se, no entanto,  por lapso, algo nele ocorra que não esteja conforme àquele ensinamento, desde já e categoricamente o rejeita”.

As palavras "Revolução" e "Contra-Revolução", são aqui empregadas no sentido que lhes dá o Prof. Plínio Corrêa de Oliveira em seu livro "Revolução e Contra-Revolução", cuja primeira edição foi publicada no Nº 100 de "Catolicismo", em abril de 1959.

Comentários à fisionomia, conforme representada nesta pintura, de São Nuno de Santa Maria (Nuno Álvares Pereira), Confessor, Condestável de Portugal, fundador da Casa de Bragança e... Carmelita; conservou sob o hábito religioso o arnês de cavaleiro – Século XIV. Sua festa litúrgica se comemora no dia 1° de novembro.

 

Para conhecer outros comentários do Prof. Plinio sobre este insigne personagem, basta clicar aqui.


Bookmark and Share