Mestrado em História Social

 

O Arauto da Contra-Revolução:

o pensamento conservador de

Plinio Corrêa de Oliveira

(1968-1976)

 

 

Bookmark and Share

De um quadrante ideológico oposto ao Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, apresentamos a seguir outra produção intelectual universitária dedicada ao "Cruzado do século XX". Em boa parte de seu trabalho, o autor apresenta os fatos com objetividade, apesar de focalizá-los sob um prisma declaradamente esquerdista, o que lhe prejudica a imparcialidade de certas conclusões que faz.

O leitor poderá formar sua própria opinião a respeito lendo tal documento ou então assistindo o vídeo abaixo, com apresentação que o autor proporcionou de um resumo (cerca de meia hora) de sua tese de mestrado, a 30 de abril de 2015, na UNESP (Universidade de São Paulo), em sua sede na Praça da Sé, na capital paulista. 

 

Clique na imagem acima para ter acesso diretamente ao arquivo PDF com a tese em sua integralidade (262 páginas)

 

Abaixo, apresentação de um resumo da tese de mestrado (cerca de meia hora), feito pelo seu próprio autor

 

Na UNESP, conferência sobre Plinio Corrêa de Oliveira e a TFP. "O conservadorismo de matriz católica representado no Brasil pela Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP)", apresentado por Luiz Felipe Loureiro Foresti – Mestre em História Social pela PUC-SP e pesquisador do Núcleo de Estudo sobre Trabalho, Ideologia e Poder da PUC-SP (NETIPO). O Cedem, Centro de Documentação e Memória da UNESP, promoveu no dia 30 de abril de 2015 o debate: Contradições da direita contemporânea: diferentes linhagens do pensamento conservador brasileiro em sua história recente.

Os pesquisadores convidados abordarão três vertentes com importantes diferenças entre si, mas que ajudaram a formar - segundo eles - um mesmo caldo cultural hoje presente na sociedade brasileira: a regressividade representada pelo Integralismo, o conservadorismo de matriz católica representado no Brasil pela Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP) e o arcabouço jurídico de manutenção de ordem forjado pelo ex-ministro da justiça Alfredo Buzaid.


ROI campagne pubblicitarie