Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima, 28 de agosto de 1935

blank

 

[Os sublinhados e as palavras em maiúsculas são do original]
( I H S )
São Paulo, 28-VIII-1935
Meu caro Dr. Alceu
Em primeiro lugar, um afetuoso abraço por sua eleição para a Academia. Além de um justo reconhecimento de seu mérito pessoal, representa também o ingresso de um representante autêntico do pensamento católico, na nossa Academia de Letras. Seu ingresso para a Academia constitui motivo de júbilo para todos os católicos do Brasil.
Em carta que lhe escrevi há dias, já lhe falei que contamos seguramente com sua presença na nossa Semana Mariana, conforme promessa que o Sr. nos fez aqui. Venho, agora, depois de marcada a data da Semana, convidá-lo para falar aqui no dia 19 de setembro, que será o dia do encerramento. A Semana deverá abrir-se a 12. No dia do encerramento, contamos com algumas palavras do Sr. Arcebispo, que evidentemente serão rápidas, pois que seu estado de saúde não lhe permite a realização de um trabalho de fôlego, e uma conferência sua. As sessões anteriores serão dedicadas ao estudo de questões atinentes à formação moral e espiritual de Congregados e Filhas de Maria, apostolado, problemas de organização interna etc. O nosso ex-vigário, Dom Paulo, atual Bispo de Santos, e Dom José Gaspar deverão falar também em outras sessões. Contamos ainda com Dom Gastão, embora sem muita esperança, porque é um verdadeiro esforço que se necessita para arrancá-lo à sua Diocese.
Peço lhe empenhadamente que faça o possível para corresponder ao nosso convite, uma vez que sua presença é indispensável para que a Semana Santa seja o que deve ser.
Com um afetuoso abraço, e recomendações aos seus,
Amigo em Nossa Senhora
Plinio

 

blank

Nota: Clique aqui para consultar a vasta correspondência entre o Prof. Plinio e Alceu de Amoroso LIma (Tristão de Athayde), de 1930-1939.

Contato