Alceu Amoroso Lima (Tristão de Athayde) – cartas do Prof. Plinio para ele (1930-1939)

blank

Em pé, no fundo (terceiro da esquerda para a direita) o Prof. Plinio, tendo a seu lado Alceu Amoroso Lima (Tristão de Athayde)

1930-04-16 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima (Tristão de Athayde) / Informa que foi constituído o Conselho Executivo da Ação Universitária Católica (AUC), apresenta o plano das principais atividades para 1930 e pede que faça parte dos conferencistas sobre temas sociológicos (contra o comunismo).

1930-05-02 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima reiterando convite para que seja conferencista em evento organizado pela Ação Universitária Católica (AUC) / Acolhi com grande satisfação a confirmação que me deu sua carta, da notícia de que o Senhor vai tomar parte no concurso a que se refere. Sua vitória, que não pode ser posta em dúvida, lhe abrirá certamente um novo e vasto campo de apostolado, onde poderá sustentar os bons princípios, postos em cheque por tantas e tão falsas doutrinas, infelizmente bem aceitas em certos círculos intelectuais.

1930-08-14 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima, em que aponta os perigos em que o Brasil se encontra, devido à ameaça comunista (dando exemplos concretos), propões alguns planos para contrarestar essa investida soviética. – “Nosso lema é recristianizar, para restaurar”.

1930-10-03 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima aconselhando o “abandono confiante” na Providência e a “infância espiritual” que Santa Teresinha do Menino Jesus pregou.

1930-12-30 – Substanciosa e extensa carta de Dr. Plinio (então com 22 anos) para Alceu Amoroso Lima (com 37 anos): comenta livro de Mons. Henri Delassus “A Conjuração Anticristã” – Manifesta sua firme certeza no triunfo da Santa Igreja, que mais tarde ficaria conhecido como “o Reino de Maria”.

1931-09-24 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima: comunica dados relativos à magnitude da ameaça comunista no Brasil

1931-11-04 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima informando que concluiu o projeto de organização da Liga Eleitoral Católica.

1931-11-21 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima: planos e medidas concretas face à realização da Constituinte, combate aos projetos de lei anti-religiosos e defesa do voto feminino.

1931-11-30 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima em que trata dos mais variados temas: 1) processo da perda completa da noção cristã da dor; 2) escritores católicos que procuram sempre dar infusões de leninismo ao Catolicismo, em oposição ao ensinamento da Igreja; 3) como aboliu a Igreja a escravidão? 4) comentários sobre a Encíclica de Leão XIII “Rerum Novarum” sobre a condição dos operários; 5) o decreto do Coronel Rabello, que veio destruir a penadas e patadas a admirável obra de Assistência aos Mendigos que a Sociedade São Vicente de Paulo, e nosso Sawaya, vinham fazendo em São Paulo; 6) o jornal íntimo de Flaubert, até então inédito, e publicado no (jornal francês) “Figaro” por uma sua sobrinha: raramente tenho visto tão bem caracterizada a luta, no homem, entre o Anjo e a besta (exemplos).

1931-12-24 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima: 1) como fazer propaganda da revista A ORDEM; 2) programa face à desunião entre os católicos / Maritain, no folheto que escreveu contra Maurras, queixava-se de que os católicos não eram unidos em questões fundamentais, nas quais a doutrina da Igreja não dá margem a discussões. Se fossem mais unidos, diz ele, não só esta união aumentaria muito sua força, mas criaria uma tal unidade de vistas, que excederia de muito o simples campo doutrinário, e transbordaria para questões práticas, ou mesmo em teorias deixadas pela Igreja à discussão dos fiéis. Estaria assim removido o maior obstáculo da ação católica: nossa desunião. Penso que estas considerações de Maritain constituem um programa.

1932-01-01 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima: informa que Dom Duarte Leopoldo e Silva, Arcebispo de São Paulo, mandou ao Getúlio um longo memorial sobre o ensino.

1932-03-06 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima sobre temas vários: 1) devemos cultivar a vida espiritual acima de tudo, e sobretudo, porque da intensidade de nossa vida interior depende, essencialmente, a fecundidade de nosso apostolado; 2) não tenho vontade de me manifestar contra AS PESSOAS de tal ou tal outro dos chefes revolucionários. A meu ver, quem faz política pela Igreja, deve atacar constante, veemente e intransigentemente ideias. Neste sentido, o rigor e todo o ardor ainda são poucos. 3) Quanto à eventual Constituinte, recomenda que seu destinatário vá reservando para si um lugar de deputado federal. “O Senhor, que me conhece, e que sabe que tenho exclusivamente em vista a causa da Igreja, me compreenderá”. 4) Chegaram de Roma instruções do Papa para que os Bispos do Brasil não intervenham em política. Tal proibição destoa inteiramente do que a Santa Sé tem sabiamente estatuído para TODOS os outros países do mundo. 5) Expõe plano que deseja fazer em função da interpretação que foi dada, em São Paulo, a tais instruções do Santo Padre. 6) Consta que X, Y, Z tentam formar um partido. O que é que há? Por que não foi isto comunicado aos daqui? Não seria conveniente maior coesão? Não está tal coesão na medula do espírito católico?

1932-03-28 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima alertando-o quanto às posições doutrinárias de Plinio Salgado, uma vez que este último e Alceu foram convidados por Juarez Távora para redigirem a próxima Constituição.

1932-04-04 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima: um grupo de operários católicos da extrema esquerda está querendo cindir-se de nós.

1932-05-02 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima: Concordo inteiramente com sua última carta, cujas determinações já foram postas em execução plenamente, e com resultados satisfatórios.

1932-05-18 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima: “A situação, como sempre, está muito turva. Só confio em Nossa Senhora”.

1932-05-21 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima em que agradece a missiva que este lhe enviara “pelos termos de sua última carta. (…) Refiro-me a palavras amigas que compreendem profundamente o significado que reconhecemos na vida, e principalmente os ideais que constituem nossa razão de ser. (…) Tomei-a como um programa a seguir, para que chegue a conquistar na sua plenitude as qualidades que sua bondade indica em mim.

1932-06-01 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima: deseja publicar artigo em o “Século”.

1932-06-04 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima: comunica-lhe a constituição definitiva da Junta Estadual da Liga Eleitoral Católica em São Paulo.

1932-06-06 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima expandindo-se a respeito de sua vida espiritual / De escravo, que deveria ser, fui promovido a filho, e admitido – contra toda a indignidade de minha pessoa – à inestimável graça da Comunhão diária. Ainda não contente com isto, Nosso Senhor me deu a dádiva mais rica de Sua Misericórdia, dando-me a devoção à Sua Mãe Santíssima. E ensinou-me agora que todo o bem que eu possa fazer, toda a ação católica que eu venha a desenvolver, não é resultante da mesquinha estreiteza de minha alma, mas fruto rico e substancioso de Sua misericórdia.

1932-10-15 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima a respeito das necessidades espirituais/morais de muitos dos católicos no Brasil: 1) a tendência de fazer da Igreja uma simples organizadora de novenas, inteiramente privada de qualquer intervenção positiva na vida social; 2) considerar o Catolicismo principalmente como uma doutrina social, relegando a um plano inferior seu aspecto propriamente religioso e piedoso. O Catolicismo é, ao mesmo tempo, uma e outra coisa. E desde que perca um destes aspectos, passará a ser coisa alguma.

1932-12-24 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima: preocupações sobre o futuro do Brasil e observações a respeito de recente livro publicado por A.A.L. / Vejo, com uma nitidez cada vez maior, o Calvário que se aproxima de nós. Durará muito tempo esta agonia em que vive o Brasil? Virá já a imolação completa? Só Deus o sabe. Mas uma coisa, para mim, é certa: a Providência vai lavar o Brasil no sangue. Enfim, todos os sofrimentos, todas as provações serão muito bem empregadas, serão mesmo uma benção de Deus se obtiverem finalmente o perdão integral de que muito precisamos, e que não merecemos. – O demônio, invejoso da dignidade do homem, e precisamente por isto revoltado contra Deus quis fazer o homem decair de ser racional a adorador de animais. – E que maior satisfação para o inimigo da Encarnação do que ver o homem prostrado aos pés de um animal, ou – o que é pior – da matéria inerte, que é a escala última das criaturas?

1933-02-01 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima: deseja esclarecimentos sobre registro LEC em São Paulo.

1933-05-17 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima: pergunta-lhe se conhece algum convento ou hospedagem religiosa onde possa ficar durante o período em que deva participar, como deputado, da Constituinte. Além disso, comenta as duras provações espirituais pelas quais passa desde 1932. – Consola-me porém a convicção profunda de que, para nós, católicos, todos os sofrimentos vem da Mão de Nosso Senhor, e que sua ação em nossa alma é como a do cinzel do escultor que, para modelar o mármore informe, o fere duramente.

1933-06-06 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima: carências do movimento católico no Rio de Janeiro e sugestões para as solucionar / Qualquer Congregação em que haja “medalhões” é uma Congregação-arbusto, mas nunca chegará a ser uma árvore. – É preciso que o Rio tenha ao menos UMA Congregação de elementos exclusivamente MOÇOS, da verdadeira mocidade, que é a do espírito. É preciso que, nesta Congregação, haja um núcleo de espírito realmente eucarístico, de uma devoção real a Nossa Senhora, e de uma dedicação autêntica ao Santo Padre. Se se obtiver isto, quase me responsabilizaria pelo futuro do movimento mariano no Rio. A A.U.C., tal qual existe, é incompleta, pois que seu feitio é muito mais de ação do que de piedade. Ela forma culturalmente. Não forma, em geral, espiritualmente. – Desculpe-me a intromissão. A causa Mariana é a mesma, por toda a parte. Por este motivo, amo-a no Rio, como a amo em São Paulo, ou a amaria em Pequim.

1933-06-24 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima relatando-lhe confusão havida a propósito de quem seria o possível Interventor do Governo Provisório, em São Paulo.

1933-07-01 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima sobre vários temas: 1) fala-se que a Liga Eleitoral Católica [LEC] será dissolvida em todos os Estados; 2) consta que o Código Eleitoral será modificado; 3) planos a fim de que O LEGIONÁRIO se torne um órgão de envergadura e feitio maiores.

1933-07-19 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima agradecendo condolências pelo falecimento do Presidente da Junta Estadual de São Paulo da Liga Eleitoral Católica, Dr. Estevão de Souza Rezende, a respeito do qual tece elogios.

1933-08-08 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima: comunica a indicação, pela Junta Estadual, do Sr. Dr. Vicente Melillo, para substituir o saudoso Dr. Estevão Emmerick de Sousa Rezende.

1933-08-08 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima: pede cópia dos Estatutos da Liga Eleitoral Católica.

1933-08-08 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima: pede que, em sua próxima vinda a São Paulo, reserve tempo para uma ou duas horas de conversa sobre muitos assuntos.

1933-08-12 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima: pede lista dos deputados recentemente eleitos pela representação de classes e cópia dos Estatutos da LEC, que ainda não chegaram.

1934-08-20 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima na qual expõe a situação política muito delicada, apesar da vitalidade manifesta do movimento religioso em São Paulo. Levanta diversas hipóteses e possibilidades de atuação concreta para favorecer os ideais católicos e extra-partidários.

1934-08-22 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima: aceita a orientação Sampaio Doria tendente a anular os votos avulsos e a Liga Eleitoral Católica se transformará em Partido Político, a eficiência de sua atuação sofrerá uma tal diminuição que representará praticamente o exílio do pensamento católica da vida pública brasileira.

1934-08-25 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima: comentários à resposta de Alceu à missiva do dia 22 de agosto.

1934-09-18 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima em que comunica que não se candidatará por nenhum dos Partidos.

1935-01-08 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima sobre projeto de lei de reatamento de relações diplomáticas com a Rússia, e título para as conferências de Alceu em São Paulo / “é preciso que saibamos nos fazer vaiar ou aplaudir, indiferentemente, para a causa da Igreja”.

1935-01-15 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima: necessidade urgente de reorganizar os católicos.

1935-01-22 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima: a questão da DOUTRINA integralista e da MENTALIDADE integralista, e sua repercussão no campo católico.

Contato