Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima, Natal de 1937

blank

 

[Os sublinhados e as palavras em maiúsculas são do original]
( I H S )
São Paulo, Natal de 1937
Meu caro Dr. Alceu
Agradecendo muitíssimo sua última carta, aqui lhe envio o requerimento solicitando o favor de o encaminhar novamente. Pensei que uma representação fosse mais adequada do que um requerimento, daí o fato de não ter assinado sobre estampilhas.
Passo agora rapidamente a outro assunto. Estive hoje com o Sr. Arcebispo, no Palácio São Luís, que estava cheio, pois que havia recepção de Natal. Muito rapidamente, ele me chamou a um canto, dizendo que havia chegado ao conhecimento dele uma carta enviada pelo Sobral Pinto ao Sr. Cardeal, em que aquele se manifestava muito irreverente em relação a este, a propósito da Missa celebrada na Praia do Russel no dia da bandeira. Depois de várias impertinências, o Sobral terminava com uma tremenda objurgatória contra o Getúlio Vargas, dizendo ser ele o inimigo no. 1 do Catolicismo no Brasil. O Sr. Arcebispo não crê na autenticidade da carta, mas como sabe de outras pessoas que a estão recebendo – eu, aliás, não a recebi nem sequer li – julga que alguém está empenhado em difamar o Sobral, e por este motivo manda as cartas a S. Paulo, incompatibilizando-o ao mesmo tempo com o elemento católico daqui e o governo da República.
Pede-me o Sr. Arcebispo que informe ao Sr. de tudo isto, para que o sr. providencie como achar mais acertado, levando o caso, se preciso for, ao conhecimento do Sobral e de Sua Eminência.
Com um afetuoso abraço, e novos votos de bom Natal mais uma vez lhe agradeço o favor.
Plinio Corrêa de Oliveira

blank

Nota: Clique aqui para consultar a vasta correspondência entre o Prof. Plinio e Alceu de Amoroso LIma (Tristão de Athayde), de 1930-1939.

Contato