Catolicismo, N.° 516, Dezembro de 1993 – Ano XLIII, pag. 21
JUAN MIGUEL MONTES – Correspondente
MILÃO — A edição italiana do livro Nobreza e elites análogas nas alocuções de Pio XII ao Patriciado e à Nobreza romana, do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, foi lançada a 15 de outubro último, nesta cidade, em solenidade realizada no amplo auditório do Círculo da Imprensa, do Palácio Seberlloni, uma bela construção que data do século XVII.
Em mostruário à entrada do auditório, encontravam-se exemplares das edições em português, espanhol, inglês e francês, além da edição italiana. Na mesma ocasião realizava-se, nesta mesma cidade, um congresso de nobres europeus, vários dos quais tiveram a ocasião de estar presentes ao mencionado lançamento.
Entre as personalidades presentes destacaram-se o Conde Galimberti, Presidente do Movimento Monárquico Italiano, o Conde Neri Capponi, o Conde Carlo Emanuele Manfredi e o Marquês Luigi Coda Nunzianti. Tendo pertencido à Guarda Pontifícia, o Conde Manfredi evocou sua atuação sob o pontificado de Pio XII, recordando também o convívio com o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, que teve ocasião de desfrutar por ocasião da presença deste em Roma, durante o Concílio Vaticano II.
Discursou também o Prof. Giovanni Cantoni, demostrando como os regimes do Leste europeu encontram-se numa situação ruinosa devido à falta de elites. O Prof. Roberto de Mattei, Presidente do Centro Cultural Lepanto, comentou, em sua exposição, o notável perfil autobiográfico de Plinio Corrêa de Oliveira, sintetizado num de seus livros: “Quando ainda muito jovem, considerei enlevado as ruínas da Cristandade. A elas entreguei o meu coração. Voltei as costas ao meu futuro, e fiz daquele passado, carregado de bênçãos, o meu Porvir”.
Vista parcial do público presente no lançamento da obra do Prof. Plinio em Milão